Buscar

Atividade Pratica 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
1. De que forma a criação do Ibama reflete o amadurecimento da política brasileira em relação às questões ambientais?
A criação do IBAMA foi um importante passo do Brasil em direção ao desenvolvimento sustentável. Por conta das pressões sobre o governo brasileiro com relação às políticas ambientais, a criação do IBAMA foi um marco para que o país pensasse de forma mais sustentável.
O Ibama foi criado com o finalidade de unificar a gestão ambiental em nosso país. Ele foi criado com fusão de quatro órgãos: a Secretaria Especial do Meio Ambiente (Sema), o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), a Superintendência de Pesca (Sudepe) e a Superintendência da Borracha (Sudhevea).
Os apontadores que compõem a dimensão política são muito importantes, pois contribuem no posicionamento da nossa politica frente às questões de desenvolvimento sustentável.
A Secretaria de Meio Ambiente atuava na preservação ambiental, tendo, por exemplo, papel importante na elaboração da Política Nacional do Meio Ambiente, que tem por objetivo “a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana”.
Os outros órgãos, no entanto, não estavam muito relacionados com a preservação do meio ambiente, estando ligados mais ao desenvolvimento econômico. A criação do Ibama permitiu, portanto, o cuidado do meio ambiente de uma forma mais integrada."
O Ibama é um órgão com grande importância para o meio ambiente do nosso país. Segundo a Lei nº 11.516, de 28 de agosto de 2007, o Ibama tem a finalidade de:
I - exercer o poder de polícia ambiental;
II - executar ações das políticas nacionais de meio ambiente, referentes às atribuições federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental, observadas as diretrizes emanadas do Ministério do Meio Ambiente; e
III - executar as ações supletivas de competência da União, de conformidade com a legislação ambiental vigente"
2. Como os princípios orientadores do Ibama dialogam com as diretrizes da Política Nacional para o Meio Ambiente apresentada na Lei n 6.938/19817?
A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, fornecendo condições ao desenvolvimento social e econômico, atendendo os interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana . 
Os princípios do IBAMA condizem com o que diz a Lei Nº 6.938, ou seja, buscam a utilização dos recursos naturais de forma sustentável, sempre visando a proteção do meio ambiente.
Sendo assim contribuem diretamente na preservação do meio ambiente de forma que o estabelece padrões de qualidade ambiental, através do zoneamento ambienta, avaliam os impactos ambientais, são responsáveis pelos licenciamentos e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, incentivam à produção e instalação de equipamentos e a criação ou absorção de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental e a criação de reservas e estações ecológicas, áreas de proteção ambiental e as de relevante interesse ecológico e ainda são responsáveis na aplicação das penalidades disciplinares ou compensatórias ao não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção da degradação ambiental.
Parte superior do formulário