Buscar

PPI Planejamento e projeto de pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Planejamento e projeto de pesquisa
1. Um trabalho de pesquisa demanda considerável dedicação, uma vez que envolve diferentes aspectos a serem considerados e elementos a serem elaborados.
Entre as demandas envolvidas no trabalho de pesquisa, encontram-se demandas relacionadas ao planejamento e ao projeto da pesquisa, elementos sobre os quais é verdadeiro afirmar que:
são duas atividades distintas, embora muito próximas e complementares.
______________________________________________________________________
2. Joana é Doutora em Economia, e decidiu realizar uma pesquisa de pequeno porte em sua área de atuação.
Se Joana decidisse, como primeiro passo de seu trabalho, elaborar o projeto de pesquisa, você diria que ela está:​​​​​​​
errada, pois embora muitos possam pensar que o projeto é a primeira coisa a ser feita, é necessário primeiro planejar a pesquisa.
________________________________________________________________________
3.  Planejamento e projeto têm relação direta e significativa com _________ elementos que integram a pesquisa em si, ainda que o planejamento esteja mais voltado à __________ da pesquisa, enquanto o projeto está mais voltado para sua _________. No _________, trata-se da decisão de realizar o trabalho, tratando de aspectos como intenções, objetivos, metas e resultados pretendidos com o estudo. Enquanto isso, o _________ se encarrega de dar corpo às ações a serem realizadas, por meio de um plano no qual estarão contidas as definições do que é preciso fazer para que os objetivos, metas e resultados sejam atingidos.
Qual das alternativas a seguir completa adequadamente a afirmativa?​​​​​​​
todos os, concepção, execução, planejamento, projeto.
4. João está iniciando as atividades para a realização de um trabalho de pesquisa científica visando à obtenção do título de Especialista em Gestão da Educação. Neste momento, João está elaborando o planejamento de sua pesquisa, tratando de sua estruturação lógica, colhendo informações sobre o estado atual de conhecimento a respeito do assunto que pretende abordar.
Em que etapa do planejamento João está?​​​​​​​
Revisão de literatura.
________________________________________________________________________
5. Patrícia está iniciando um trabalho de pesquisa em seu curso de Graduação, e neste momento está tratando do planejamento e do projeto dele. Ela elaborou um material contendo aspectos iniciais e fundamentais do projeto, e está ansiosa por iniciar a fase dos estudos preliminares da pesquisa. Ela apresenta a você o material elaborado, uma espécie de checklist de itens que irá elaborar, no qual constam tema, problema e objetivos (geral e específicos), e pede sua opinião sobre ele, desejando saber se, após elaborados aqueles elementos, ela já poderá iniciar os estudos preliminares. Ao avaliar o material, você percebe a falta de um elemento que, além de fundamental nesta primeira parte (que antecede os estudos preliminares), é também obrigatório para qualquer pesquisa.
Qual elemento seria?​​​​​​​
Hipótese ou questões norteadoras.

Outros materiais