Buscar

Cria ensacada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cria ensacada
Cria ensacada é uma doença das abelhas que é causada pelo vírus Morator aetatulas do tipo picornavírus. que é um vírus com ARN esférico, cujo tamanho é de 30 nm. Admite-se que seja produzida por vírus filtrável pois ainda não se conseguiu encontrar um microrganismo responsável; é infecciosa, porém de caráter benigno, não chegando a exterminar as colmeias; enfraquece no entanto a família prejudicando a produção. 
As laricas doentes, geralmente colocadas em células já fechadas, cujos opérculos se mostram furados, apresentam-se inicialmente de cor creme, passando mais tarde a marrom e até cinza; essas larvas se apresentam como que sentadas, no fundo da célula, com a cabeça sempre erguida: retiradas das células essas larvas saem inteiras e tornam a forma de um saco, donde o nome dado à doença; às vezes têm consistência muito mole. 
Esta doença, embora não muito grave senão em casos excepcionais, existe no Brasil e bem espalhada.
Tratamento: Não há um tratamento eficiente contra a cria-ensacada; quase sempre a doença desaparece com o início da florada; é natural que a seleção de rainhas resistentes à doença seja interessante; portanto, devem-se substituir as rainhas das colmeias doentes por filhas de outras que se tenham mantido completamente sadias.
FONTES
http://www.apiario.ufv.br/doencas.html#:~:text=1)%20Acariose%3A,e%20se%20arrastam%20no%20ch%C3%A3o.
https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/2289/1/BRT-doencasdaslarvasdeapismelifera-Emater.pdf

Outros materiais