Buscar

Nosemose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nosemose
Provocada pelo protozoário (Nosema apis), que se aloja no intestino da abelha provocando graves distúrbios digestivos. principalmente diarréia, donde quase sempre o fundo da colmeia se apresenta bem sujo de fezes; as rainhas suspendem às vezes a postura e são substituídas pelas operárias (isto explica certas substituições inesperadas de algumas rainhas). 
O intestino, quando arrancado, mostra-se engrossado, sem constrições e de cor branco-turva e seu conteúdo, colocado sobre uma lâmina de vidro e diluído com um pouco d'água, toma uma cor de leite característica.
Naturalmente o exame sob o microscópio revelará com exatidão se existem ou não protozoários causadores da doença.
Tratamento: É preventivo, antes que curativo (embora a fumagilina esteja sendo usada com sucesso). As colmeias sadias devem ser isoladas. Devem ser evitadas as águas paradas nas imediações do apiário, bem como os saques. Limpeza e desinfecção rigorosa das colmeias que alojaram abelhas doentes.
As doenças que atingem as abelhas adultas, entre nós não provocam geralmente perdas muito acentuadas (a acariose não foi ainda observada). As doenças da cria nos Estados Unidos e Europa é que provocam os maiores danos, assim como entre nós.
FONTES
http://www.apiario.ufv.br/doencas.html#:~:text=1)%20Acariose%3A,e%20se%20arrastam%20no%20ch%C3%A3o.
https://www.sebrae-sc.com.br/observatorio/relatorio-de-inteligencia/nosemose-nova-doenca-das-abelhas

Outros materiais