Buscar

Trypanossomose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trypanossomose 
A trypanosomose equina, também conhecida como “mal-das-cadeiras” ou “surra” é uma doença que tem uma distribuição geográfica extremamente ampla. O Trypanosoma evansi, é um hemoparasita flagelado conhecido por causar infecção em uma enorme diversidade de hospedeiros mamíferos.
O T. evansi é transmitido mecanicamente por moscas hematófagas. Não ocorre desenvolvimento cíclico no vetor, os tripanosomas permanecem na probóscide. Os vetores usuais pertencem aos gêneros tabanus, porém insetos dos gêneros Stomoxys, Haematopota e Lyperosia também podem transmitir.
Os sinais clínicos da doença incluem: febre intermitente, anemia, conjuntivite, edema de membros e partes ventrais do corpo, perda de pelos, emagrecimento progressivo, inapetência e, ocasionalmente, hemorragias na câmara anterior do olho.
Como em qualquer outra enfermidade, o diagnóstico clínico deve ser acompanhado de análises laboratoriais para confirmação da suspeita, diagnósticos diferenciais, instituição de protocolos de tratamento além de medidas de controle e prevenção adequados.
FONTES
https://www.tecsa.com.br/assets/pdfs/Trypanosoma%20Evansi%20em%20Equinos.pdf
https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/810940/trypanosoma-evansi-e-trypanosoma-vivax-biologia-diagnostico-e-controle

Outros materiais