Buscar

Exame final de psicolinguistica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFPEL - CLC - PSICOLINGUÍSTICA - EXAME 
NOME: Rute Santiago
NOTA:_____________
LEIA COM ATENÇÃO AS DUAS QUESTÕES DO EXAME E OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. SUA PROVA (COMPOSTA PELO TEXTO SOLICITADO E PELAS FRASES REFORMULADAS) DEVE SER ENVIADA
PARA O E-MAIL ATÉ O DIA 24/11 ÀS 19 HORAS.
I. Disserte sobre (i) o gerativismo e o conexionismo OU (ii) o gerativismo e a "teoria da aquisição baseada no uso" (interacionista). Para tanto, você deve utilizar os materiais propostos no e-aula e citar os autores trabalhados durante o semestre. Cópias de fragmentos dos textos propostos ou de documentos da internet serão desconsideradas. Logo, você precisa propor um texto seu ou paráfrases dos textos acessados.
Critérios: para que a sua resposta seja avaliada:
(i) situar as duas perspectivas no tempo e no espaço (0,6),
 (ii) estabelecer relações entre elas (1,0),
 (iii) citar autores importantes que as representam e tecer comentários sobre eles (0,4),
 (iv) identificar e definir dois conceitos/ ideias/ hipóteses relativos a cada uma dessas duas abordagens (2,0) e
 (v) fornecer exemplos comentados relativos aos dois conceitos selecionados (1,0).
ATENÇÃO: sua resposta será realizada sob forma de texto dissertativo (que poderá conter subdivisões). Ainda, seu texto deverá ter, no mínimo, 10 linhas, ser claro e escrito segundo as regras da língua portuguesa culta. Caso o texto proposto não apresente os critérios estabelecidos acima, ele não será avaliado. A avaliação, de fato, levará em conta esses critérios.
II. As sentenças abaixo são verdadeiras ou falsas? Corrija as frases falsas, propondo uma versão nova para cada uma das frases em que há inadequação de conteúdo. É, pois, necessário que sejam totalmente reformuladas. (5,0).
ATENÇÃO: frases assinaladas como incorretas (F) sem reformulação serão desconsideradas.
1. ( V ) Segundo Pinker, a cultura influencia no modo como a criança desenvolve a linguagem verbal e na maneira como o adulto fala com ela, pois o input linguístico é, antes de mais nada, uma forma de socialização.
2. ( V ) Para os gerativistas, não há, na criança pequena, nenhum conhecimento prévio de estruturas gramaticais.
3. (F ) No gerativismo, a linguagem é fruto de um mesmo mecanismo: o que processa as demais faculdades cognitivas humanas.
No gerativismo, a linguagem é fruto de um órgão linguístico mental: o que processa as demais faculdades cognitivas humanas.
4. ( F	) Para os behavioristas, o pensamento pode ser observado, descrito, mas não pode ser quantificado. 
Para os behavioristas, o comportamento é a resposta dada por um determinado organismo a algum fator externo que o estimule, sendo que tal resposta pode sempre ser observada, descrita e quantificada.
5. ( F ) O behaviorismo associa a linguagem a possíveis predisposições inatas do ser humano.
O behaviorismo associa todo tipo de aprendizagem a estímulos, respostas e reforços, sendo assim não é necessária qualquer menção a possíveis predisposições inatas do ser humano.
6. ( F ) “Operante livre” é um conceito que pode ser substituído por “hábito”.
“Operante condicionado” é um conceito que pode ser substituído por “hábito”.
7. ( V ) Skinner defendeu que o comportamento verbal diferia de outros tipos de comportamento por se tratar de um artefato cultural específico da espécie humana.
8. ( V ) Conexionistas acreditam na existência de um período crítico para a aquisição da linguagem.
9. ( V ) Para pesquisadores gerativos, a transformação de pidgins em línguas crioulas é explicada pelo uso e habilidade naturais do homem. No caso, o conhecimento de uma língua europeia e de uma ou mais línguas da África ocidental.
10. ( F ) Pavlov acreditava que a linguagem era específica da espécie, uma dotação genética e não um conjunto de comportamentos verbais.
Pavlov acreditava que a linguagem era específica da espécie, um conjunto de comportamentos verbais e não uma dotação genética
11. ( F ) Após a publicação da crítica de Skinner do livro de Chomsky, intitulado Verbal Behavior (Comportamento verbal), houve uma maior influência do comportamentalismo nos estudos psicolinguísticos. 
Após a publicação da crítica de Chomsky do livro de Skinner, intitulado Verbal Behavior (Comportamento verbal), houve uma menor influência do comportamentalismo nos estudos psicolinguísticos. 
12. ( F ) A publicação do livro Verbal behavior marca o coroamento e o esgotamento da obra de Skinner e da 1ª fase da psicolinguística.
A publicação do livro Verbal behavior marca o esgotamento da 1ª fase da psicolinguística. 
13. ( F ) A inacessibilidade da caixa-preta e a tabula rasa são noções criticadas por Skinner.
A inacessibilidade da caixa-preta é uma noção criticada por Skinner.
14. ( V ) Skinner tentou dar conta de como a criança modifica rapidamente suas emissões iniciais até chegar aos enunciados da gramática adulta e de como os falantes-ouvintes nativos são capazes de entender e produzir enunciados inteiramente novos.
15. ( F ) Segundo Chomsky, deve haver um conjunto infinito de regras que definem todas as operações gramaticais de uma dada língua.
Segundo Chomsky, deve haver um conjunto limitado de regras, a partir das quais pode-se gerar um número infinito de operações gramaticais em uma dada língua.
16. ( V ) Gramática Universal (GU) é o conjunto das propriedades gramaticais comuns compartilhado por todas as línguas naturais, bem como as diferenças entre elas (previsíveis segundo o leque de opções disponíveis na própria GU)
17. ( V ) Para Michael Tomasello, mecanismos de aprendizagem operando apenas no input seriam insuficientes para construir a gramática de qualquer língua
18. ( F ) Aprendizagem como uma consequência da extração de padrões de regularidades resultantes de fatores estatísticos e probabilísticos presentes no input: visão behaviorista sobre aquisição da linguagem.
Aprendizagem como uma consequência da extração de padrões de regularidades resultantes de fatores estatísticos e probabilísticos presentes no input: visão conexionista 
sobre aquisição da linguagem.
19. ( F ) O Argumento da Pobreza de estímulo implica aceitar a ideia de que o input ao qual a criança pequena tem acesso é pouco complexo.
O Argumento da Pobreza de estímulo implica aceitar a ideia da impossibilidade da criança aprender as regras da língua apenas através da exposição ao input, mas, é atribuído a princípios linguísticos inatos.
20. ( F ) Comportamentalistas não apoiam a hipótese gerativa. Porém, acreditam na existência de um impulso natural da nossa espécie para compartilhar intenções. Tal motivação levaria a nossa espécie a participar ativamente de tarefas colaborativas complexas. 
Sociocognitivistas (Tomasello) acreditam na existência de um impulso natural da nossa espécie para compartilhar intenções, objetivos, experiências e atividades. Tal motivação levaria a nossa espécie a participar ativamente de tarefas colaborativas complexas.

Outros materiais