Buscar

Desenvolvimento humano e social A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Desenvolvimento humano e social
Discente: Larissa Santana Melo do Carmo
Data: 04/11/2020
ATIVIDADE A1
De acordo com os conteúdos da Unidade 1, a escola é uma instituição social que molda e normatiza o indivíduo. Contudo, o ambiente escolar não está descolado da realidade social, trazendo para o seu interior as desigualdades vistas no corpo da sociedade. Os currículos escolares também mostram esse cenário, muitas vezes privilegiando grupos sociais em detrimento de outros silenciados, emergindo assim a necessidade de ações que viabilizem um ensino mais democrático. A Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino, surge nesse contexto em que a superação da visão tradicional eurocêntrica da cultura brasileira é tratada como um desafio. 
Deste modo, elabore um texto buscando responder: De que modo as escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais? Como outras instituições, por exemplo, o Estado e a família, poderiam realizar articulações com a instituição escolar, contribuindo para o enfrentamento às desigualdades e por meio de quais ações concretas isto se realizaria.
Com o mundo cada vez mais globalizado, é natural que culturas diferentes se encontrem. A escola é uma das instituições sociais onde esse encontro acontece com maior frequência. Por isso, é essencial que esse seja um ambiente em constante mudança para incluir a diversidade de forma natural e positiva. 
Entretanto, a escola por muito tempo foi uma instituição social que agia com papeis de repreensão e valores conservadores do que seria “certo e errado” e até hoje encontram-se escolas dirigidas dessa forma. Pois, essa instituição ao mesmo que reflete na sociedade, é um reflexo da mesma. Então para concretizar uma mudança, é preciso que isso parta da sociedade. 
Além de contar com matérias diversificadas e que contem a história de diversas culturas, é necessário também reformular o modo como os indivíduos são tratados no ambiente escolar. Esse ambiente deve romper com a ideia de repreensão e passar a ser um ambiente de expressão. 
Para isso, uma sugestão seriam grupos semanais que valorizem o dialogo e que estejam dispostos a ouvir alunos, professores e familiares sobre diversas temáticas. Assim, todo o conhecimento sobre diversidade pode ser compartilhado e discutido por uma fatia maior da sociedade em que a criança ou jovem tera contato.
É claro que em tese, essa valorização do dialogo só funcionaria com pais pró ativos em relação à educação escolar. Mas segundo dados da Agência Brasil, em 2019, 50,2% dos pais demonstravam interesse pelas atividades escolares. Com esse movimento da valorização da educação é possível dar o primeiro passo em direção ao enfrentamento das desigualdades sociais. 
Paralelo a essa educação pró ativa em que se entende a origem da desigualdade social, também é necessário atuar diretamente nesse sistema. Por exemplo, aumentando as políticas de cotas sociais para pelo menos 30%, desde a educação infantil até a superior.
Além disso, dentro da escola é possível implementar cotas para grupos desfavorecidos que acaba refletindo na desigualdade social, como, por exemplo, pessoas lgbtq+, pessoas negras e mulheres. Garantindo que projetos como iniciações cientificas, por exemplo, seja composto pelo menos 30% por esses grupos.
REFERÊNCIAS
SMIRNE, D.C. “Educação é fundamental para reduzir a desigualdade”, diz professor. Disponível em https://jornal.usp.br/atualidades/educacao-e-fundamental-para-reduzir-a-desigualdade-diz-professor/ Acessado em 04/11/2020 as 16:49.
SILVA, A.P.S.; VIEIRA, J.J. A ESCOLA E AS DESIGUALDADES SOCIAIS: ALGUNS APONTAMENTOS DA VIOLÊNCIA ESCOLAR COMO UM PROBLEMA SOCIAL. Disponível em http://www.fiepbulletin.net/index.php/fiepbulletin/article/view/265 Acessado em 04/11/2020 as 16:52.
TOKARNIA, M. Participação dos pais na vida escolar melhora desempenho dos filhos. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-09/participacao-de-pais-na-vida-escolar-melhora-desempenho-dos-filhos#:~:text=No%20Brasil%2C%2050%2C2%25,t%C3%AAm%20interesse%20pelas%20atividades%20escolares.&text=Os%20dados%20brasileiros%20apontam%20que,n%C3%ADvel%20socioecon%C3%B4mico%2C%20com%2046%25. Acessado em 04/11/2020 as 16:53.

Outros materiais