Buscar

AVA2 LINGUAGEM STELLA DE CASTRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO 2 DA DISCIPLINA LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E DISCURSO
ALUNA: STELLA DE CASTRO SILVA REGO
O PAPEL DA LEITURA NA CONSTITUIÇÃO DO INDIVÍDUO E DA SOCIEDADE
José Saramago, renomado escritor português, é também autor da seguinte frase: “A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar”. Quando lemos, somos apresentados a novos conceitos, mundos, ideais, entre tantas outras infinitas possibilidades que, de outra forma, talvez não fôssemos capazes de acessar dentro de nossa finita vida.
A leitura e a escrita são práticas sociais de enorme importância para o desenvolvimento da cognição humana. Elas proporcionam o desenvolvimento do intelecto, da imaginação, e até mesmo emocional. É durante uma leitura que muitas vezes conseguimos pela primeira vez traduzir em palavras sentimentos engasgados antes inominados. É também durante uma leitura provocativa que novos sentimentos borbulham dentro de nós e extravasam em novos textos, seja para argumentar contra ou a favor do primeiro. Seja como for, a leitura é sempre um estímulo ao leitor, sempre expandindo sua mente.
A leitura também nos ajuda a conhecer novas palavras e termos, tornando nosso vocabulário ainda mais rico. E quanto mais oportunidades o indivíduo tiver de ouvir, ver e sentir leituras de outros, maior será seu repertório e a sua sensibilidade para compreender que lê e ouve.
Entretanto, em um mundo cada vez mais digitalizado e dinâmico, onde os impérios dos fast-food, fast-fashion, fast-tudo cresce cada vez mais, a antiga e pacata leitura parece estar sendo abandonada uma vez que as informações são facilmente obtidas com uma rápida pesquisa ou um curto vídeo de resumo sobre o assunto de interesse. As pessoas parecem estar perdendo o prazer de ler, seja por desinteresse ou pelo imediatismo impossível de competir fornecido pelos outros meios supracitados. Como então, resgatar esse hábito tão benéfico em um mundo a ele tão disruptivo?
É preciso entender que o ato da leitura corresponde ao desejo do leitor, ao que o impulsiona a ler. Seja qual for o texto, ele proporcionará prazer apenas se o leitor se sentir motivado à leitura e interagir com a mensagem escrita. Para encontrar o prazer de ler, o leitor deve analisar a estrutura do texto e se apropriar dos signos linguísticos, encontrar o significado proposto e atribuir novos significados aos signos expressos na mensagem. Só assim o texto lido se expande e revela saberes até então desconhecidos pelo leitor e emoções não experimentadas na sua própria vida.
Outro grande escritor, Charles Bukowski disse que “não há problema que a leitura não possa solucionar”. Em uma sociedade cada vez mais doente e de valores desgastados, cabe aqui dar a ela o benefício da dúvida – ou melhor – da leitura.

Outros materiais