Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
O _______________ pode ser entendido como uma aptidão a preservar culturas, instituições e modos de pensar existentes. Como tende a manter o que já está definido, é uma oposição à novidade.
 
R=(Conservadorismo.)
Comentários
Conforme Capítulo 2 do livro da disciplina, a alternativa correta é o conservadorismo, que se apresenta como uma tendência de oposição às transformações.
Pergunta 2
A necessidade de se racionalizar a assistência buscava controlar a “questão social” e impedir manifestações dos trabalhadores. É nesse sentido que se dará a aliança entre a burguesia, a Igreja e o Estado, resultando na criação da ____________, na Inglaterra, no terço final do século XIX. Essa é considerada a primeira proposta de prática para o Serviço Social.
 R= “Sociedade de Organização da Caridade”. 
Pergunta 3
A partir de meados da década de 1970, no desenvolvimento da reconceituação do Serviço Social brasileiro, uma parcela significativa dos assistentes sociais da época se aproxima da Fenomenologia como alternativa de abordagem profissional. Sobre a perspectiva em questão, considere as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
I. A fenomenologia condena o objetivismo da ciência, priorizando a subjetividade como geradora do sentido.
II. A matriz fenomenológica questiona os conflitos de classe, problematiza a dominação e a correlação de forças e incentiva a transformação da realidade.
III. A fenomenologia promove a relevância do sujeito no processo de elaboração do conhecimento. Os fenômenos ocorridos no mundo precisam ser refletidos a partir das compreensões mentais individuais.
Assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
As sentenças I, II e III estão corretas.
Correta: 
R= As sentenças I e III estão corretas.
Comentários
Conforme Capítulo 2 do livro da disciplina, as sentenças I e III estão corretas. A sentença II está incorreta, já que a matriz fenomenológica não questiona a correlação de forças ou incentiva a transformação da realidade e, portanto, é conservadora.
Pergunta 4
A análise da gênese da profissão sob a perspectiva crítica entende o/a assistente social como um profissional que executa uma atribuição política e tem uma função a desempenhar na ordem capitalista, prestando serviços à população.
A profissão surgiu porque solicita-se ao assistente social o envolvimento na reprodução da força de trabalho, das relações sociais e da ideologia dominante. O Serviço Social é então compreendido como um _______________ , e não como um desenvolvimento interno das formas de ajuda. Diante da perspectiva crítica referida, analise as opções a seguir e preencha a lacuna com a alternativa correta: 
 R= Produto histórico.
Mostrar opções de resposta 
Comentários
Conforme Capítulo 1 do livro da disciplina, a resposta que preenche corretamente a lacuna é a opção “produto histórico”. De acordo com os autores estudados, o Serviço Social é produto e reprodutor das relações sociais.
Pergunta 5
Em relação às doutrinas filosóficas cristãs que influenciaram as perspectivas teórico-metodológicas e filosóficas do Serviço Social ao longo dos primeiros anos de existência da profissão no Brasil, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
I. São nomeados de “tomismo” os preceitos filosóficos e teológicos elaborados pelo monge São Tomás de Aquino no século XIII, que tinha como objetivo principal adequar o pensamento de Aristóteles com o Cristianismo.
II. O neotomismo surge como uma corrente filosófica que buscava atualizar princípios da filosofia tomista de São Tomás de Aquino, presente desde o fim do século XIX e especialmente nas primeiras décadas do século XX.
III. O neotomismo torna-se a base principal de pensamento e prática do Serviço Social brasileiro no período em questão.
R=I,II,III
Assinale a alternativa correta:
Mostrar opções de resposta 
Comentários
Conforme Capítulo 2 do livro da disciplina, as sentenças I, II e III estão corretas. Cabe destacar que, de acordo com a autora, o neotomismo influenciou o Serviço Social em seus primórdios, considerando que a profissão era alicerçada na Doutrina Social da Igreja.
Pergunta 6
O positivismo, fundado no século XIX, é uma forma de pensamento alinhada ao _______________ . Desde as formas que antecedem sua origem, o positivismo se propõe a determinar uma correspondência entre causa e efeito, sem ocorrer a reflexão das variáveis não verificáveis, na perspectiva científica.
R=Conservadorismo.
Analise as alternativas a seguir e preencha a lacuna com a opção correta.
Mostrar opções de resposta 
Comentários
Conforme Capítulo 2 do livro da disciplina, a alternativa correta menciona o termo “conservadorismo”, que se associa à maneira de pensar da corrente filosófica positivista.
Pergunta 7
Trata-se de instituição que procurou desenvolver ações para atender demandas da população pauperizada. Desde o final do século XIX, a entidade em questão visava retomar espaço de sua influência, e para tanto, buscou de diferentes formas efetivar sua missão. Inseriu-se no enfrentamento da pobreza, da fome e de outras formas de exploração. À qual instituição nos referimos?
R= Igreja Católica.
Mostrar opções de resposta 
Comentários
Conforme apontamentos iniciais do Capítulo 1 do livro da disciplina, a resposta correta é “Igreja Católica”. As ações em questão desenvolvidas pela Igreja estiveram ligadas às prefigurações do Serviço Social, como abordado no texto referido. A igreja incluiu-se no enfrentamento das mazelas sociais, junto ao Estado e Burguesia.
Pergunta 8
Sobre as origens do Serviço Social enquanto profissão, marque verdadeiro ou falso para as sentenças a seguir e assinale a sequência correta:
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )O Serviço Social desde sua origem recebe interferências de diferentes concepções filosóficas e de pensamentos.
( )A influência inicial provém da religião cristã, especialmente da Igreja Católica.
( )A influência religiosa atribuía ao assistente social uma peculiaridade missionária e benevolente.
( )Esse contexto colaborou para que o Serviço Social, em diferentes países, surgisse de iniciativas de grupos católicos ou protestantes.
( )Nos Estados Unidos e na Europa, diferentemente do Brasil, a influência religiosa não é uma marca perceptível.
A sequência correta é:
Ocultar opções de resposta.
R= V-V-V-V-F.
Comentários
Conforme Capítulo 1 do livro da disciplina, a sequência correta é V-V-V-V-F. A influência religiosa também é um elemento que marca a história da profissão tanto nos Estados Unidos como na Europa.
Pergunta 9
Sobre a análise da influência religiosa na história da profissão de Serviço Social, considere as alternativas a seguir e assinale a opção correta:
I. A análise em questão se torna importante quando se verifica que esta influência é um elemento presente em todos os países em que a profissão se institucionalizou.
II. O rastro religioso do Serviço Social esteve relacionado, no decorrer da história, a dois importantes aspectos: a dificuldade de determinar a especificidade profissional e a dificuldade para se estipular demarcações entre o trabalho assistencial de caráter filantrópico e o trabalho profissional.
III. No Brasil, a influência religiosa no Serviço Social se tornou um ponto positivo, considerando que a intervenção da Igreja Católica possibilitou a fundação de escolas e centros de estudos profissionalizantes para a qualificação profissional, atribuindo prestígio à profissão.
R=I,II
Assinale a alternativa correta:
Mostrar opções de resposta 
Comentários
Conforme Capítulo 1 do livro da disciplina, as sentenças I e II estão corretas. A sentença III está incorreta, considerando que a influência religiosa e a ligação profissional com a Igreja Católica por si só não necessariamente atribuíram prestígio
ao Serviço Social brasileiro.
Pergunta 10
O estudo dos pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam a profissão de Serviço Social em determinados contextos é extremamente importante, considerando que são os pressupostos em questão que irão delimitar a prática profissional. Diante do exposto, analise as sentenças e assinale verdadeiro ou falso para as afirmativas a seguir:
I. Pressupostos fundamentados em perspectivas conservadoras não direcionam práticas profissionais que possam transformar a ordem social estabelecida.
II. Somente uma perspectiva transformadora, a exemplo da perspectiva marxista, pode indicar outros direcionamentos para a profissão e para a sociedade.
III. Analisar a trajetória do Serviço Social a partir dessas diferentes perspectivas teórico-metodológicas e filosóficas tem fins apenas didáticos, pois possuem pouca influência na prática profissional contemporânea.
R=I,II
Assinale a alternativa correta:
Mostrar opções de resposta 
Comentários
Conforme Capítulo 2 do livro da disciplina, as sentenças I e II estão corretas. A sentença III está incorreta, à medida que as diferentes perspectivas teórico-metodológicas e filosóficas, seja de tendência conservadora ou transformadora, determinaram e ainda determinam o pensar e a prática profissional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina