Buscar

3 2 Etnocentrismo e relativismo cultural nas relacoes cotidianas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Etnocentrismo e relativismo cultural nas relações cotidianas
	Etnocentrismo é a visão do mundo onde a visão do grupo em que pertencemos é vista como o centro de tudo e os outros são vistos através de nossos valores, sentidos e definições de exisência. Pode ser vista como a dificuldade em de entender ou visualizar a diferença e no plano afetivo podem gerar sentimentos de estranheza, medo e hostilidade. O etnocentrismo é um fenômeno em que elementos intelectuais, racionais, afetivos e sentimentais se misturam. Este fenômeno é fortemente ligado a historia das sociedades e é facilmente encontrado no dia a dia das nossas vidas, como nos exemplos abaixo:
Discriminação racial: 
	Na discriminação racial indivíduos são tratados de forma superior ou inferior com base na sua raça. Isto pode ser identificado no cotidiano onde pessoas são disriminadas ou excluidas de oportunidades com base na cor de sua pele.
No Brasil, a marginalização da população negra ocorreu desde a época da escravidão. Isto atribuiu uma percepção de valor distorcido e estereotipado por piadas de falas sobre cabelo, corpo, fala, entre outros. Isto trouxe a tona um debate sobre o racismo estrutural, que está presente na política, cultura, mercado de trabalho e diversos outros lugares.
Xenofobia: 
	A xenofobia é outra forma de etnocentrismo, em que pessoas são discriminadas por sua nacionalidade ou origem étnica. Os casos são geralmente vistos por imigrantes que são alvo de hostilidade e tratados de forma inferiror como já aconteceu diversas vezes na história. Um caso marcante foi a perseguição aos judeus durante a segunda guerra mundial na Alemanha. Outros casos recentes que tem acontecido são casos de portugueses que hostilizam brasileiros que estão morando em Portugal. Os casos tem crescido nos utlimos anos e acontecem em vários tipos de lugares, até mesmo em meios acedêmicos.
Preconceitos religiosos:
	O preconceito religioso é uma forma de etnocentrismo em que determinado povo com determinada crença ou religião é considerado superior ou inferior às outras. Isso pode levar a discriminação e conflitos religiosos, como está acontecendo atualmente em Israel e já aconteceu diversas vezes durante a história. Atualmente existe uma disputa entre o grupo extremista islamico HAMAS e as autoridades Israelenses (que representam o grupo religioso judaico) na região de Gaza no oriente médio. O grupo islâmico não reconhece o estado judeu e não aceita a presença de judeus e israelitas naquela região.
	Essas são algumas questões do cotidiano que estão associadas a questões históricas mencionadas no texto, como o exemplo do holocausto durante o regime nazista de Hitler e a discriminação racial que ocorre no Brasil. O etnocentrismo extremo levou à perseguição e a exterminação de vidas, baseado na crença de superioridade racial. Esses exemplos históricos servem como alerta para os perigos do etnocentrismo e destacam a importância de promover o respeito e a valorização das diferentes culturas.
Bibliografia:
1. Rocha, Everardo P.G., O que é etnocentrismo, primeira edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.
2. Nascimento, Jefferson et.al. Racismo no Brasil: por que isso ainda é uma realidade? Veja aqui!. AXFAM, 2021. Disponível em: < https://www.oxfam.org.br/blog/racismo-no-brasil-por-que-isso-ainda-e-uma-realidade-veja-aqui/>. Acesso em: 26 de nov. de 2023.
3. Barrucho, Luis. Discriminação contra brasileiros em Portugal: 'Tive que falar inglês para ser bem tratado'
BBC, 2022. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-61241139>. Acesso em: 26 de nov. de 2023.
4. Ferreira, Luiz C. Israel, Hamas, Palestina: entenda a guerra no Oriente Médio: Conflito tem disputa por terras como pano de fundo. Agência Brasil, 2023. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-10/israel-hamas-palestina-entenda-guerra-no-oriente-medio#:~:text=O%20conflito%20entre%20Israel%20e,terras%2C%20ampliaram%20e%20as%20perderam.>. Acesso em: 26 de nov. de 2023.

Outros materiais