Buscar

PROVA - ASPECTOS INTRODUTORIOS DAS PERICIAS E AVALIAÇÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ASPECTOS INTRODUTORIOS DAS PERICIAS E AVALIAÇÕES
Aspectos Introdutórios das Perícias e Avaliações
Você foi aprovado com nota 10 nessa avaliação
Aprovado
 Questão 1 CORRETA
O Código de Processo Civil de 2015 traz determinações importantes que devem ser atendidas quanto a realização e a fiscalização da prova pericial, sendo a sua definição enfatizada pelo artigo 464 do mencionado código. Dessa forma, assinale a única alternativa que não está em consonância com as disposições presentes no mencionado artigo.
A) A prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliação.
B) A prova técnica simplificada consistirá apenas na inquirição de especialista, pelo juiz, sobre ponto controvertido da causa que demande especial conhecimento científico ou técnico.
C) A prova depende de forma exclusiva de conhecimento especial de técnico, por isso nesses casos a perícia será deferida pelo juiz.
D) O juiz indeferirá a perícia quando a mesma for desnecessária em razão das demais provas produzidas.
E) O juiz indeferirá a perícia quando a verificação for impraticável.
 Questão 2 CORRETA
O artigo 464 do Código de Processo Civil de 2015 estabelece determinações gerais acerca da prova pericial, apresentando o seu conceito e fazendo pressupor algumas tipologias. Assim, as perícias, em geral, são caracterizadas por sua diversidade tipológica, assim a perícia que ocorre em razão de imposição da lei ou a natureza do fato impõe a sua realização, assim se a perícia não for efetuada o processo será prejudicado. É denominada como:
A) Obrigatória.
B) Necessária.
C) De presente.
D) Requerida.
E) Oficial.
 Questão 3 CORRETA
A perícia é uma ferramenta que pode estar associada a várias áreas, sendo que a sua principal finalidade consiste na realização da verificação ou de esclarecimentos acerca de determinado fato, sendo comumente solicitada quando há a necessidade de explicação ou determinação de causas motivadoras do fato. Assim, assinale a alternativa correta acerca das perícias:
A) O perito é um profissional que não precisa ter formação específica.
B) A perícia imobiliária é utilizada na concessão de aposentadoria por invalidez.
C) A perícia médica é aquela realizada com a intenção de solucionar um assalto.
D) O perito não precisa seguir uma conduta ética, já que a imparcialidade não é elemento essencial para o desempenho de suas funções.
E) A perícia criminal possui grande utilidade na solução e investigação de homicídios, sendo comumente vista em séries e filmes policiais.
 Questão 4 CORRETA
A perícia é “atividade técnica realizada por profissional com qualificação específica, para averiguar e esclarecer fatos, verificar o estado de um bem, apurar as causas que motivaram determinado evento, avaliar bens, seus custos, frutos ou direitos”. A definição apresentada está presente na seguinte norma:
A) NBR 15.287.
B) NBR 6023.
C) NBR 13.752.
D) NBR 14.724.
E) NBR 14.653-1.
 Questão 5 CORRETA
A perícia não é a única forma de análise que possui incidência e utilidade sobre os imóveis, sendo a avaliação imobiliária também importante para o exercício desse papel, mas dotado de uma finalidade específica e diferente daquela aplicada para as perícias. A avaliação imobiliária faz pressupor uma série de capacidades para que a avaliação imobiliária possa ser realizada de forma precisa e efetiva, assim a avaliação imobiliária possui como objeto principal:
A) Estabelecer se o imóvel está apto a ser usucapido.
B) Determinar o tamanho do bem.
C) Definir se o bem é imóvel rural ou urbano.
D) Identificar o valor do bem.
E) Determinar a destinação atribuída ao imóvel.
 Questão 6 CORRETA
No Brasil existem vários casos emblemáticos que causaram comoção nacional, entre esses está a morte da menina Isabella Nardoni, de apenas cinco anos, que em 2008 foi agredida e jogada pela janela do sexto andar por seu pai e madrasta. Assim, considerando a atuação e a importância da perícia para a solução desse crime, assinale a única alternativa incorreta.
A) No caso Isabela Nardoni, a atuação dos peritos criminais não foi essencial para que os culpados fossem acusados, já que através das provas documentais essa informação poderia ser alcançada.
B) Dentre os variados tipos de perícia, a perícia criminal é considerada como uma das principais.
C) Os peritos devem ser profissionais éticos que além de conhecerem a tecnicidade da atividade que estão desempenhando também precisam demonstrar domínio sobre as regras relativas a perícia em si.
D) A atuação dos peritos, tanto no caso da Isabela Nardoni, como em outros crimes de repercussão nacional e mundial é de suma importância para que se alcance a solução, por meio de avaliações, exames e investigações.
E) Os peritos criminais além de atuarem na investigação de homicídios, também atuam nas investigações de incêndios, acidentes nucleares, acidentes de trânsito e crimes contra o patrimônio.
 Questão 7 CORRETA
As perícias possuem como finalidade principal a realização da verificação ou do esclarecimento sobre determinado fato, assim as tipologias dessas perícias são variadas, considerando o campo em que as mesmas são aplicadas e necessárias para a solução de dúvidas e questionamentos. Existem vários tipos de perícia, sendo que as finalidades e objetivos relacionados a mesma também podem apresentar variedades. Assim, as _____________________ possuem como finalidade realizar descrições a partir de narrações minuciosas, assim os peritos irão relatar aquilo que foi observado, assim irão ver, traduzir e repetir empregando uma linguagem técnica e elucidativa. Assinale a alternativa que completa a lacuna corretamente.
A) Perícias deduciendi, efetuadas por meio de processo científico.
B) Perícia opinativa retrospectiva.
C) Perícias interpretativas, que chegam a uma conclusão técnica.
D) Perícia opinativas, que chegam a uma conclusão técnica.
E) Perícias de retratação, são aquelas relativas a narrações minuciosas.
 Questão 8 CORRETA
A avaliação judicial do imóvel é imprescindível para o Judiciário, sendo esse um argumento fácil de ser comprovado mediante a quantidade de demandas que envolvem esse tipo de bem, assim tais aspectos também justificam a necessidade de profissionais que sejam especialistas nessa área. Dessa forma, o avaliador de imóveis judiciais é uma função que pode ser exercida:
A) Oficial de justiça ou pessoa com nível médio.
B) Oficial de justiça ou por uma pessoa que tenha curso superior na área em que a perícia será efetuada.
C) Exclusivamente por pessoa de formação técnica.
D) Exclusivamente por profissional formado em ciências contábeis.
E) Exclusivamente por oficial de justiça.
 Questão 9 CORRETA
Existem áreas do direito em que a perícia é considerada mais importante do que outras, assim um âmbito em que a realização das mesmas ganha destaque é no processo trabalhista ou ainda nas demandas previdenciárias. Assinale a alternativa que corresponde a uma hipótese em que a atuação do perito não é essencial.
A) Doenças e síndromes emocionais causadas em decorrência do serviço prestado.
B) Concessão da aposentadoria por invalidez.
C) Comprovação de danos físicos em decorrência das condições de trabalho.
D) Compra indevida no cartão de crédito.
E) Concessão de auxílio-doença.
 Questão 10 CORRETA
Em muitos momentos os processos judiciais necessitam de uma análise mais detalhada, porém os profissionais que estão julgando o processo ou atuando no mesmo, ou seja, os assessores, o juiz, os servidores públicos e os advogados, nem sempre possuem o conhecimento e as especializações necessárias ao entendimento de todas as questõesprocessuais, por isso a atuação do perito judicial é de suma importância nessas hipóteses. Assinale a alternativa correta acerca da perícia judicial:
A) A perícia judicial só pode ser exclusivamente solicitada ex officio.
B) O assistente técnico é uma figura obrigatória para que a perícia judicial ocorra.
C) Apenas as partes poderão indicar o perito que desejam que atue no caso, não sendo essa uma competência do juiz em nenhuma das hipóteses.
D) A perícia judicial só pode ser exclusivamente solicitada ex officio.A perícia judicial depende apenas de solicitação das partes.
E) A perícia judicial pode ser solicitada pelas partes ou pelo magistrado.

Outros materiais