Buscar

Ligas eletricas

Prévia do material em texto

SEMINÁRIO 1
MATERIAIS ELÉTRICOS
LIGAS 
LIGAS CONDUTORAS - DEFINIÇÃO
Ligas condutoras são materiais que consistem em uma combinação de dois ou mais elementos, geralmente metais, que são projetados para conduzir eletricidade de forma eficiente. Essas ligas são desenvolvidas para melhorar as propriedades condutoras de um metal puro, tornando-o mais adequado para aplicações específicas. Exemplos incluem latão e o bronze.
LIGAS RESISTIVAS - DEFINIÇÃO
As ligas resistivas são compostos que combinam cobre e outros metais para criar uma alta resistência elétrica. Eles limitam a quantidade de corrente elétrica permitida, sendo úteis em resistores de circuitos, dispositivos de medição e regulação de sistemas elétricos. Exemplos incluem konstantan, novokonstantan, niquelina, mangalina e isabelina.
Cobre e suas ligas
O cobre é um dos metais mais antigos da civilização mundial, datando seus primeiros usos desde 8.700 anos a.C.
Um metal de transição avermelhado, que apresenta alta condutibilidade elétrica e térmica, só superada pela prata.
Possui elevada resistência a corrosão e oxidação
Excelente soldabilidade
Ampla aplicação das ligas de Cu (bronze, latão)
Produzido a partir do minério e de sucata e totalmente reciclável
Resistência contra bactérias e outros agentes contaminantes 
Cobre e suas ligas
 Existem mais de 400 ligas de cobre no mercado, os elementos de liga são adicionados ao cobre com o intuito de melhorar a resistência, a ductilidade e a estabilidade térmica, sem causar prejuízos à formabilidade, condutividades elétrica e térmica e resistência à corrosão característicos do cobre. As ligas de cobre apresentam excelentes ductilidade a quente e a frio, ainda que um pouco inferiores às do metal puro. As grandes ligas de cobre são divididas nos grupos listados abaixo:
Cobre comercialmente puro;
 Ligas de alto teor de cobre;
 Latões;
 Bronzes;
 Ligas de Cobre-níquel;
Ligas de Cobre-níquel-zinco;
Cobre e suas ligas
 Onde as ligas de cobre são aplicadas? 
 Fios e Cabos Elétricos - Cobre Eletrolítico (baixo % de impurezas)
 Canalização – Instalações de Água Quente e Gás; 
 Circuitos integrados e em Motores;
-Estruturas submetidas a atmosferas agressivas
 Carro “tradicional”: • de 22 a 25 kg de Cu
Moedas
Cobre e suas ligas
 
CUSTOS x BENEFÍCIOS
• Tolerâncias pequenas (estreitas) podem ser empregadas durante a manufatura, garantindo que o custo final do produto a ser produzido seja minimizado; 
• A fácil trabalhabilidade do metal indica que os custos de produção podem ser minimizados (tempos de fabricação reduzidos, menos consumo de ferramentas, 
• A boa resistência à corrosão significa que os custos com acabamentos para proteção (pintura e outros tratamentos superficiais) são menores do que para muitos outros materiais
LIGAS CONDUTORAS - LATÃO
O latão é uma liga de cobre e zinco. A proporção de cobre para zinco varia, o que pode afetar as propriedades do material.
O latão é conhecido por sua boa condutividade elétrica e resistência à corrosão, tornando-o adequado para uma variedade de aplicações. Ele é mais resistente à corrosão do que o cobre puro.
O latão é amplamente utilizado na fabricação de componentes elétricos, como conectores, tomadas, terminais e soquetes, devido à sua combinação de boas propriedades condutoras e resistência mecânica.
LIGAS CONDUTORAS - BRONZE
O bronze é uma liga de cobre e estanho, embora possa incluir outros elementos em pequenas quantidades para ajustar suas propriedades.
O bronze é conhecido por sua resistência mecânica e durabilidade, tornando-o adequado para aplicações que exigem essas características. Além disso, o bronze também possui boa condutividade elétrica, embora não seja tão condutivo quanto o cobre puro.
A medida que aumenta o teor de estanho, aumentam a dureza e as propriedades relacionadas com a resistência mecânica, sem queda da ductilidade
LIGAS CONDUTORAS - BRONZE
O bronze tem aplicações em: tubos flexíveis, torneiras, varetas de soldagem, válvulas, buchas (mancais), engrenagens, registros, esculturas, sinos, instrumentos musicais (por exemplo, tambores e trompetes), peças de máquinas, arte escultural e até mesmo moedas antigas.
A resistência mecânica do bronze é muitas vezes explorada em peças que precisam suportar forças e desgaste.
LIGAS RESISTIVAS 
O que são;
konstantan;
novokonstantan;
LIGAS RESISTIVAS - NIQUELINA
A niquelina ainda conhecido como cupro-níquel é uma liga que contém cobre (Cu), níquel (Ni) e pequenas quantidades ferro (Fe) e manganês (Mn).
A niquelina apresenta alta resistência á corrosão, especialmente à água do mar e tem boa conductibilidade elétrica e tèrmica.
A niquelina permanece monofásica para qualquer composição e tem uma boa resistência a temperaturas elevadas, o que è útil em aplicações que envolvem altas temperaturas como Termopares e sondas de temperatura.
LIGAS RESISTIVAS - MANGALINA
A mangalina, as vezes chamada de “Manganina” è uma liga que contém aproximadamente 86% de cobre (Cu), 12% de manganês (Mn) e 2% de níquel (Ni). As vezes, ela pode conter pequenas quantidades de ferro (Fe) e alumínio (Al).
A mangalina é conhecida por sua alta resistência mecânica, sua resistência a choques térmicos e corrosão, o que é adequado para aplicações onde há atrito e desgaste, como escavadeiras, trituradoras e máquinas de mineração. 
A mangalina tem uma dureza significativa que é adequada para aplicações que exigem resistência a impactos e cargas pesadas.
A mangalina è usada em aplicações de medição de resistência elétrica, como extensômetros e termopares de resistência.
A resistividade elétrica da manganina é muito estável com variações de temperatura, o que se torna ideal para aplicações onde a resistência elétrica precisa ser medida com alta precisão em diferentes condições de temperatura. 
LIGAS RESISTIVAS - ISABELINA
A isabelina è uma liga que contém 84% de cobre, 13% de manganês e 3% de alumínio.
A isabelina tem baixa variação da resistividade com a temperatura e è usada em termopares e sensores de temperatura.
Conclusão
Em conclusão, as ligas de cobre, como o latão e o bronze, desempenham um papel fundamental na engenharia e na indústria devido às suas excelentes propriedades condutoras. Por outro lado, ligas resistivas como konstantan, novokonstantan, niquelina, mangalina e isabelina são igualmente essenciais, devido à sua resistividade útil em aplicações de medição e regulação. Assim, todas elas confirmam a versatilidade e a importância do cobre e suas ligas em nossa tecnologia e sociedade.
Referências 
Sulcromo.Conheça as principais ligas de cobre, vantagens e aplicações na indústria. 18 de abril de 2022. Disponível em: <https://www.sulcromo.com.br/blog/conheca-as-principais-ligas-de-cobre-vantagens-e-aplicacoes-na-industria/>. Acesso em:20 de setembro de 2023.
Pavanati,Henrique Cezar.Tecnologia dos Materiais Cobre e Suas Liga .18 de abril de 2022. Disponível em: <http://pavanati.com.br/doc/Aula%2002%20-%20Tecnologia%20dos%20Materiais%20-%20Cobre%20e%20suas%20ligas.pdf>. Acesso em:20 de setembro de 2023.
Oliveira,Lucas Angelim.Materiais Elétricos Aula 06 .2016. Disponível em: <https://slideplayer.com.br/slide/14274099/:>. Acesso em:19 de setembro de 2023.
Prof Sheid, Cobre e Suas Ligas. Disponível em: <http://ftp.demec.ufpr.br/disciplinas/TM052/Prof.Sheid/COBRE%20E%20SUAS%20LIGAS.pdf>. Acesso em:19 de setembro de 2023.
Callister, W. D. (2006). "Materials Science and Engineering: An Introduction." John Wiley & Sons.
Roberge, P. R. (1999). "Handbook of Corrosion Engineering." McGraw-Hill.

Continue navegando