Buscar

Atividade 1 - Redes industriais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia com atenção o excerto a seguir:
“Com o crescimento e a popularização da Internet, o esquema de endereçamento do IPv4 está sendo vítima de seu próprio sucesso. Em 1996, segundo levantamento da ARIN (American Registry for Internet Numbers), 100% dos endereços de classe A, 62% dos endereços de classe B e 37% dos endereços de classe C já tinham sido atribuídos. Esse quadro provocou previsões de que não haveria mais endereços IP disponíveis a partir 2008 e que algum tipo de medida deveria ser tomada para contornar essa situação. A prova de que as medidas tomadas foram efetivas é que até ́ o momento (dezembro de 2008) a Internet não entrou em colapso” (CARISSIMI, 2011, p. 249).
No cenário descrito, um dos fatores que levaram à criação do novo protocolo de internet foi a escassez de endereços IPv4 (internet protocol versão 4). Mas, além disso, a segurança do IPv4 é provida pela implantação de um outro protocolo, o IPSec (internet protocol security). Em contrapartida, o IPv6 já nasceu com suporte ao IPSec.
Nesse século XXI, a era dos dados, a preocupação com segurança é fundamental para garantir os direitos de privacidade dos usuários da internet, bem como as informações sigilosas e privativas das grandes corporações industriais e comerciais. Novos conceitos, como Internet das Coisas, fazem com haja um aumento na escalabilidade de endereçamento IP, porém suportada pelo protocolo IPv6. A infraestrutura da rede é baseada em fundamentos aprendidos nos estudos desta unidade. Você pôde verificar que a rede é baseada em diversos conceitos, com topologia, arquitetura, padrões, modelos e, principalmente, na camada de rede (modelo OSI) ou internet (modelo TCP/IP) em diversos protocolos, como o IPv6.
 Agora, considere o que você estudou a respeito do protocolo IPv6. Ao projetar uma rede de computadores, quais seriam as preocupações de segurança relativas a esse protocolo? Além do mais, nesses tempos contemporâneos da comunicação digital, cite, como exemplo, uma situação de aplicação real associada à segurança do IPv6. 
R:
O IPv6 foi desenvolvido para abordar as limitações existentes do IPv4, incluindo sua escassez de endereços IP, mas também incorporou recursos de segurança desde o início.
- Gerenciamento de endereços IP: com o grande número de endereços IPv6 disponíveis, torna-se mais difícil acompanhar e gerenciar todos eles. Isso pode impactar em problemas de segurança, como endereços IP não autorizados que passam despercebidos.
- Proteção contra-ataques de spoofing: são uma preocupação no IPv6. É importante implementar mecanismos de segurança, como securitização do NDP, para evitar esse tipo de ataque.
Exemplo de situação de aplicação real associada a segurança do IPv6.
Com a expansão da internet das coisas (IoT) os dispositivos usam o IPv6, aproveitando a grande quantidade de endereços disponíveis. Uma situação de aplicação real seria em uma rede residencial, onde é possível conectar várias dispositivos como câmeras, lâmpadas, tvs, entre outros. Para garantir a segurança nesse cenário, seriam necessárias medidas como:
- isolamento de dispositivos IoT em uma rede separa.
- implementação de autenticação de dispositivos.
- Atualização regular de firmware e correções de segurança em dispositivos IoT.

Outros materiais