Buscar

ATIVIDADE 3 REDES INDUSTRIAIS

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 – REDES INDUSTRIAIS
Hoje é comum o termo Wi-Fi (Wireless Fidelity). Em todos os lugares, você se depara com a pergunta “Tem Wi-fi?”. Esse termo virou sinônimo de conexão de Internet sem fio, ou wireless. Mas você já se perguntou qual a origem do nome? Na verdade, a palavra não tem significado, segundo Phil Belanger (2005), um dos membros fundadores da Wi-Fi Alliance, na época foi puramente uma questão de marketing (BBC News Mundo, 2021).
Entretanto, a tecnologia wireless teve um avanço a partir do final da década de 90 com a evolução nas características como segurança, velocidade, volume de dados transmitidos e redução de custo de implantação. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2019, um percentual de 81,2% dos brasileiros conecta a Internet via rede móvel.
Esse avanço resultou em novos serviços utilizados nas redes, comerciais e residenciais, como também nas redes industriais. Com relação às redes industriais, o crescimento da tecnologia wireless   trouxe melhorias na automação   dos processos, por exemplo, no gerenciamento dos processos industriais, se adequando às novas demandas do mercado e sendo aplicada a diversos tipos de equipamentos como sensores e computadores.   
Nesse novo cenário, a comunicação por wireless torna-se uma novidade e pode ser implantada no ambiente conhecido como chão de fábrica para permitir a comunicação de dados dos equipamentos de campo com os sistemas de softwares administrativos, por exemplo, facilitando a redução dos custos, e gerando alta confiabilidade.
Você pode notar que a tecnologia wireless torna-se abrangente, sendo uma solução em diversos tipos de ambiente, principalmente ambientes de rede industriais.  Diante disso, considere o protocolo HART (Highway Addressable Remote Transducer), mas a sua versão WirelessHART, e responda: por que implantar o WirelessHART em uma rede industrial?
RESPOSTA
O protocolo WirelessHART é uma rede de sensores sem fio destinados a monitorar e registrar os dados de processos industriais em andamento e organizar os dados em um banco de dados central. É livre de licença e utilizado em todo o mundo como um meio de transferência para várias tecnologias sem fio como Bluetooth, Zigbee e WLAN. É baseado na tecnologia TSMP (Time Synchronized Mesh Protocol). Isso significa que todos os dispositivos de sensor permanecem sincronizados entre si e enviam dados em intervalos de tempo.
O WirelessHART é uma opção para as empresas que buscam implementar redes sem fio e melhorar seu desempenho, enviando e recebendo dados confiáveis. Ele usa tecnologia de rede mesh, baseada no IEEE 802.15.4 e atuando na faixa de 2,4 GHz, onde cada objeto pode atuar como roteador, permitindo uma comunicação direta com um gateway. 
O WirelessHART tem várias vantagens: possui melhor segurança, confiabilidade e ao mesmo tempo que é simples de usar. Assim, a sua utilização em redes industriais vem se expandindo pois permitem aumentar a velocidade de processamento das informações (coleta de dados em tempo real permitindo identificar falhas no processo), uma vez que as operações estão cada vez mais complexas e variáveis, necessitando de muitos controles e mecanismos de regulação para permitir decisões mais ágeis e, portanto, aumentar os níveis de produtividade e eficiência do processo produtivo dentro das premissas da excelência operacional.

Continue navegando