Buscar

A corrente elétrica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

resistência elétrica:
5. **Resistência e Lei de Ohm:** A relação entre tensão, corrente e resistência é descrita pela Lei de Ohm, que afirma que a corrente (I) em um circuito é diretamente proporcional à tensão (V) aplicada e inversamente proporcional à resistência (R) do circuito, conforme expresso pela equação V = IR.
6. **Resistores:** São componentes eletrônicos projetados especificamente para introduzir uma quantidade precisa de resistência em um circuito. Eles são amplamente utilizados em eletrônica para controlar a corrente, dividir a tensão, ajustar ganhos de amplificação, entre outras funções.
7. **Resistividade:** É uma propriedade intrínseca de um material que determina sua capacidade de resistir ao fluxo de corrente elétrica. É representada pela letra grega rho (ρ) e é medida em ohms por metro (Ω.m).
8. **Resistência em série e em paralelo:** Quando resistores estão conectados em série, a resistência total é a soma das resistências individuais. Em contraste, quando estão em paralelo, a resistência total é calculada de forma diferente, proporcionando caminhos alternativos para a corrente fluir, resultando em uma resistência total menor do que a menor resistência individual.
9. **Variação da resistência com a temperatura:** Nem todos os materiais seguem o mesmo padrão de aumento de resistência com a temperatura. Alguns materiais têm uma resistência que diminui com o aumento da temperatura, como é o caso dos semicondutores.
10. **Aplicações práticas:** Além das aplicações mencionadas anteriormente, a resistência elétrica é fundamental em uma variedade de dispositivos e sistemas, incluindo termistores (utilizados em sensores de temperatura), lâmpadas incandescentes (onde a resistência do filamento produz luz), elementos de aquecimento (como em fornos e estufas), e em muitos outros dispositivos eletrônicos e elétricos.
Esses tópicos fornecem uma visão abrangente sobre o conceito de resistência elétrica e sua importância em várias áreas da eletrônica e da engenharia elétrica.

Outros materiais