Buscar

Ponte Retificadoras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ponte Retificadoras
Uma ponte retificadora é um circuito eletrônico utilizado para converter corrente alternada (AC) em corrente contínua (DC). Ela é composta por quatro diodos retificadores conectados em uma configuração específica, formando uma estrutura semelhante a uma ponte, daí o nome.
Existem dois tipos principais de pontes retificadoras:
1. **Pontes Retificadoras de Onda Completa (Full Wave Bridge Rectifiers):** Este é o tipo mais comum de ponte retificadora. Consiste em quatro diodos retificadores conectados em uma configuração em ponte. Durante a metade positiva do ciclo de entrada da corrente alternada, dois diodos conduzem, permitindo que a corrente flua através da carga na direção desejada, resultando em uma polaridade positiva na saída. Durante a metade negativa do ciclo de entrada, os outros dois diodos conduzem, invertendo a polaridade da saída, mas ainda mantendo a corrente unidirecional na carga. Isso resulta em uma saída de corrente contínua suave, sem a necessidade de um grande capacitor de filtro. As pontes retificadoras de onda completa são amplamente utilizadas em fontes de alimentação de dispositivos eletrônicos, carregadores de bateria e em sistemas de energia.
2. **Pontes Retificadoras de Meia Onda (Half Wave Bridge Rectifiers):** Este tipo de ponte retificadora usa apenas dois diodos. Durante a metade positiva do ciclo de entrada da corrente alternada, um diodo conduz, permitindo que a corrente flua através da carga na direção desejada, resultando em uma polaridade positiva na saída. Durante a metade negativa do ciclo de entrada, o outro diodo conduz, mas a corrente é bloqueada, resultando em um período de corrente zero na carga. Isso faz com que a saída seja pulsante, o que pode exigir um capacitor de filtro maior para suavizar a saída em comparação com as pontes de onda completa. As pontes retificadoras de meia onda são menos eficientes e geralmente são usadas em aplicações de menor custo ou onde a eficiência não é uma consideração crítica.
Além desses tipos básicos, existem variantes de pontes retificadoras com características especiais, como pontes retificadoras controladas, que usam dispositivos semicondutores controlados, como tiristores ou transistores, para oferecer controle sobre a saída retificada, sendo usadas em aplicações de controle de potência, como em inversores e conversores de frequência.

Outros materiais