Buscar

12 - LINGUAGENS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTRUÇÕES:
1.       Identifique a prova colocando o seu nome, a sua série, a sua turma e a data da aplicação da avaliação em questão;
2. A avaliação é individual, autoexplicativa e dispensa a consulta de qualquer pessoa durante a aplicação. A infração acarretará anulação.
3.      O aluno deverá usar caneta definitiva de tinta azul ou preta e não será aceito o uso de corretivo nos itens do gabarito;
4.      O aluno que, no decorrer da prova, usar celular ou qualquer aparelho eletrônico e/ou consultar anotações terá sua avaliação anulada;
5. Apenas a marcação do gabarito, que se encontra no final da verificação, será considerada para a correção.
1ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE LINGUAGENS, CÓGIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – 1ª UNIDADE
ESCOLA AMERICANA DO RECIFE – LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – COM PATRÍCIA BARROS
Questão 01
O termo “espaço” possui relevância teórica em várias áreas do conhecimento. A feição transdisciplinar da categoria pode ser constatada tanto em estudos que aproximam distintas áreas de conhecimento – como Geografia, Teoria da Arte, Física, Filosofia, Teoria da Literatura, Urbanismo, Semiótica – quanto naqueles que necessitam delimitar o grau de adequação, para certa área, de sentidos pressupostos em outras áreas. Tal feição é fonte não somente de abertura crítica estimulante, já que agregadora, mas também de dificuldades devidas à inexistência de um significado unívoco e ao fato de que o conceito de espaço assume funções diferentes em cada contexto teórico. 
BRANDÃO, Luis Alberto. Teorias do espaço literário. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: FAPEMIG, 2013. (adaptado) 
O texto de Brandão possui natureza educativa. Nesse sentido, percebese que, para abordar as noções de “espaço”, o autor faz uso da função referencial, função de apresentar informações, porque a intenção comunicativa é
A) explorar a irrelevância teórica do termo no contexto literário. 
B) expor a própria opinião sobre o uso do termo. 
C) convencer o leitor sobre uso inapropriado do termo. 
D) registrar as variações da palavra nos contextos transdisciplinares.
E) informar o leitor a respeito da complexidade do conceito. 
Questão 02
A análise dos elementos constitutivos desse texto permite associar o termo “queremos” ao pronome
A) vós.
B) eles.
C) nós.
D) deles.
E) nossos.
Questão 03
A dinâmica de vídeos de dança ocorre da seguinte forma: um usuário cria um trecho coreografado de alguma música e posta em seu perfil; outros usuários aprendem aquela sequência coreográfica a partir da observação; estes outros usuários também postam seus vídeos reproduzindo o original, utilizando a mesma trilha sonora, através de um recurso da plataforma que agrupa os vídeos que usam a mesma trilha, facilitando o acesso de outros usuários aos vídeos de conteúdo similar.
ARAUJO, Ana Talita Torres de; OLIVEIRA, Lara Seidler de. Estudos sobre o Tiktok: corpos híbridos em processos educativos autônomos em dança. Disponível em: https://portalanda.org.br. Acesso em: 28 set. 2021. (adaptado)
O texto descreve um processo de manifestação da dança. O termo “aprendem” (linha 4) refere-se a(ao)
A) uso de passos complexos pelos dançarinos.
B) execução dos movimentos em duplas ou em grupos.
C) os diferentes usuários do processo da dança.
D) facilidade no acesso às coreografias na internet.
E) pessoas que acessam às plataformas digitais.
Questão 04
Assinale a alternativa em que a reescrita de uma das falas no primeiro quadrinho observa a concordância verbal da norma-padrão e mantém a coerência com o teor do texto.
A) Por aqui nós, os pedestres, devemos atravessar uma rua!
B) Por aqui nós e os pedestres devem atravessar uma rua!
C) Por aqui o pessoal e os pedestres deveis atravessar uma rua!
D) Por aqui eu, você e os pedestres devem atravessar uma rua!
E) Por aqui todos – eu, você, o pedestre – deve atravessar uma rua!
Questão 05
O uso de telefones celulares e aplicativos de comunicação está associado a um rompimento das fronteiras que separam a vida no trabalho e a vida familiar, gerando efeitos negativos sobre as pessoas – maior angústia e menor satisfação com a vida familiar. Uma implicação de poder trabalhar a qualquer tempo e em qualquer lugar é trabalhar o tempo todo e em todo lugar, o que reduz a possibilidade de dedicação a outras atividades, inclusive o descanso. No Brasil, as mães que ocupam cargos gerenciais lidam com o fato de possuírem telefones celulares oferecidos por suas empresas. Se, por um lado, essas mulheres consideram que o celular e os aplicativos para contato trazem inúmeros benefícios – liberdade e mobilidade para tratar de questões pessoais e profissionais em qualquer lugar –, por outro, ressentem‐se da invasão de sua vida privada por problemas profissionais a qualquer hora do dia e da noite, incluindo fins de semana e até período de férias.
OLIVEIRA, Lucia Barbosa. Efeitos da tecnologia móvel sobre a qualidade de vida no trabalho. Disponível em: http://revistagt.fpl.edu.br. Acesso em: 20 dez. 2021. (adaptado)
No artigo, direciona‐se uma crítica às tecnologias de comunicação principalmente com a menção do(a)
A) abuso de empresas ao designarem aparelhos corporativos aos seus colaboradores.
B) ameaça à liberdade da mulher quando esta acessa o mercado de trabalho.
C) afastamento entre mães e filhos pelo excesso de afazeres das mulheres.
D) invasão da vida privada pelas tecnologias usadas para o trabalho.
E) aumento de doenças devido ao uso exagerado de eletrônicos.
Questão 06
O excesso de informação em nossa sociedade hiperconectada é, ao mesmo tempo, uma oportunidade e um desafio. Uma oportunidade, pois amplia as possibilidades de aprendizado autônomo e de acesso a informações; e um desafio, pois a multiplicidade de autores e intenções exige atenção redobrada para a natureza e a confiabilidade das mensagens. É por essa razão que ações de educação midiática, e não só de educação tecnológica e digital, são urgentes. A educação midiática engloba o arsenal de estratégias que precisamos ter para lidar, de forma reflexiva e responsável, com a abundância de informação no mundo atual. Desenvolve essencialmente as habilidades para a leitura crítica das informações e para a participação responsável na sociedade por meio das mídias – ou seja, propõe um olhar mais reflexivo e consciente para o que fazemos diariamente ao consumir informação ou entretenimento, comunicar-nos uns com os outros e participar do diálogo da sociedade utilizando mídias.
OCHS, Mariana. Educação midiática vai além da educação digital e tecnológica. Folha de S.Paulo, 15 abr. 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 22 fev. 2022. (adaptado) 
No que se refere às tecnologias da informação e comunicação, no texto destaca-se a importância da educação midiática para a sociedade ao 
A) expressar a necessidade do uso crítico e responsável das informações veiculadas em meio digital. 
B) mostrar as mídias digitais como principal meio para exercer direitos em uma sociedade hiperconectada. 
C) expor a falta de habilidades do manuseio de equipamentos e plataformas digitais por parte de alguns usuários. 
D) explicar o valor do conhecimento tecnológico enquanto ferramenta essencial para participar do diálogo da sociedade. 
E) apresentar o saber operacional de utilizar dispositivos como estratégia para impossibilitar a veiculação de excesso de informação. 
Questão 07
Fonte: https://www.amazon.fr/Todavia-Torto-arado/dp/6580309318. Acesso: 11 de setembro de 2023.
O título “Torto Arado”, do Vencedor do prêmio Leya 2018, obra internacionalmente reconhecida, do escritor contemporâneo Itamar Vieira Junior apresenta um(a)
A) frase nominal.
B) frase verbal.
C) oração.
D) período simples.
E) período composto.
Questão 08
Embora a democracia atual envolva a eleição de governantes por parte da maioria da população, ou como afirma Munck (2010), existe um acordo geral amplo onde a democracia é considerada, pelo menos, um tipo de regime no qual o acesso aos mais altos cargos públicos no país é caraterizado pela votação massivae a concorrência eleitoral. Sendo um sistema maioritário, do mesmo modo não podem ser abandonadas as minorias e há uma necessidade de representar tanto estes setores da população como os outros.
Deste modo, é necessário dentro de um regime democrático legítimo que as minorias gozem de todos os direitos ou, nas palavras de Dahl (2001), o sistema democrático é, além de um sistema de governo, inerentemente um sistema de direitos, dentre os que se destacam, por exemplo, o direito à livre expressão, participação, etc. Da mesma forma, no processo democrático todos os cidadãos, segundo este autor, têm a possibilidade de viver sob leis de sua escolha, mas com base num princípio de autodeterminação no qual seja possibilitada aos cidadãos a discussão e a crítica das leis que regulamentam a convivência.
MARTÍNEZ, M. M. B. Disponível em: teses.usp.br. Acesso em: 3 mar. 2022.
Além de caracterizar o sistema democrático, um dos objetivos do texto é
A) externalizar o descontentamento de determinadas populações com a disputa eleitoral.
B) relacionar aspectos adversos do sistema atual à decisão da maioria da população. 
C) demonstrar que a democracia e a cidadania estão intimamente ligadas.
D) descredenciar governos que são relapsos com as minorias.
E) emitir um alerta sobre o atual processo democrático.
Questão 09
No Brasil, o desenvolvimento do esporte para pessoas portadoras de deficiência física data de 1958, com a fundação do Clube dos Paraplégicos em São Paulo e do Clube do Otimismo no Rio de Janeiro. A educação física começa a se preocupar com atividade física para essas pessoas apenas, aproximadamente, no final dos anos de 1950, e o enfoque inicial para a prática dessas atividades foi o médico. Os programas eram denominados ginástica médica e tinham a finalidade de prevenir doenças, utilizando para tanto exercícios corretivos e de prevenção [...] Em outros termos, podemos dizer que um programa de educação física geral não conseguiu abranger a especificidade da pessoa portadora de deficiência e, então, a educação física adaptada veio para suprir essa lacuna existente. Até porque, como a educação física poderia lidar com corpos imperfeitos, mutilados, improdutivos, se teve a sua história marcada pela ideia de corpo bonito, perfeito e saudável? Ressaltamos que estas ideias de corpo perfeito, bonito e saudável vieram em decorrência das primeiras décadas do século XX, cujo sistema educacional brasileiro sofreu influência dos métodos ginásticos e da instituição militar, o que favorecia a educação do corpo tendo como meta a constituição de um físico saudável e um corpo organicamente harmonioso e equilibrado.
COSTA, A. SOUSA, S. Educação física e esporte adaptado: história, avanços e retrocessos em relação aos princípios da integração/inclusão e perspectivas para o século XXI. Rev. Bras. Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, n. 3, p. 27-42, maio, 2004.
No texto, a principal noção defendida pelo autor é a de que
A) a educação física é regida pela educação corporal, e seu objetivo é constituir um físico saudável que seja equilibrado.
B) as noções de corpo perfeito e saudável se consolidaram no início do século XX sob influência do militarismo, que difundia a ideia de corpos harmônicos.
C) desde o início, a educação física já previa a adaptabilidade a diferentes tipos de corpos, englobando a ideia de que os exercícios podem ser realizados de maneira universal.
D) a educação física adaptada para pessoas com deficiência surgiu no Brasil em 1958, com a criação do Clube dos Paraplégicos em São Paulo e do Clube do Otimismo no Rio de Janeiro.
E) inicialmente, as atividades físicas para pessoas com deficiência estavam voltadas para fins medicinais, e foi necessário que a educação física fosse adaptada para incluir as necessidades dessas pessoas.
Questão 10
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/24629129200692924/. Acesso em: 11 de setembro de 2023.
Na tirinha da personagem Anésia, conhecida pelo seu humor ácido, há a presenta de diversas formas verbais. Quantas orações pode-se observar no último quadrinho?
A) Apenas uma oração.
B) Duas orações.
C) Três orações.
D) Quatro orações.
E) Inexistem orações.

Outros materiais