Buscar

REDAÇÃO - 12th

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE PRODUÇÃO TEXTUAL
1ª UNIDADE
ESCOLA AMERICANA DO RECIFE – LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – COM PATRÍCIA BARROS
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta preta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem de linhas.
4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”;
4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo;
4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.
_____________________________________________________________________________________
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
O que é o déficit habitacional?
O déficit habitacional é um índice utilizado para retratar as famílias que residem em condições precárias, ou seja, em moradias inadequadas. Também enquadra aqueles que não têm nenhum tipo de habitação em determinada região, seja um bairro, seja uma cidade ou um estado.
Moradias inadequadas são aquelas que foram construídas com materiais improvisados ou com baixa durabilidade, habitações em risco. Também estão inclusas aquelas que abrigam um número excessivo de pessoas.
O que causa o déficit habitacional?
A maior causa do déficit habitacional é a falta de políticas públicas e transformações sociais. As mudanças familiares e o êxodo rural são alguns dos motivos do aumento desse índice. A especulação imobiliária também é responsável pelo déficit habitacional, visto que o processo de urbanização está diretamente ligado a ela.
Os preços elevados dos imóveis e dos aluguéis estão entre as razões do aumento do déficit habitacional no Brasil. Quando uma região passa por uma grande valorização, a população carente que reside no local é forçada a migrar para áreas de alto risco.
Ainda, é possível destacar alguns pontos que levam a população a residir em moradias inadequadas, como restrições ambientais, crédito para imóveis com altos juros e a necessidade de verbas públicas.(...)
Fonte: https://direcional.com.br/blog/financas/deficit-habitacional-no-brasil/. Acesso: 18 de setembro de 2023.
TEXTO II
Número de casas vazias renova debate sobre déficit habitacional
Censo Demográfico aponta aumento de domicílios vagos para 11,4 milhões, quase o dobro da falta de moradias do país
O Brasil tinha, em 2022, quase 12 milhões de domicílios vazios, o dobro da quantidade observada em 2010 e também o dobro do déficit habitacional mais recente calculado para o Brasil, segundo dados do Censo Demográfico e da Fundação João Pinheiro. A magnitude do número e a distância entre o total de imóveis desocupados e a necessidade de moradia da população brasileira renovam o debate sobre a política habitacional no Brasil.
Especialistas apontam a crise econômica que se agravou com a pandemia - com queda da renda, devolução de imóveis comprados e dificuldade de acesso a residências - como uma das razões por trás desse aumento do estoque de imóveis vazios, além de melhor contagem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do número de domicílios.
Ainda que não haja uma solução simples para o problema da moradia - nem seria possível simplesmente resolver o déficit ao ocupar esses espaços vazios -, demógrafos e urbanistas defendem que há alternativas na legislação para estimular a ocupação de propriedades vagas, como o IPTU progressivo (aumento da alíquota para imóveis sem uso), que poderiam ser adotadas junto a políticas para reduzir o tamanho do déficit.
Os números mostram que a questão deve ir muito além da construção de novas moradias, apontam estudiosos. Ainda há necessidade de programas como o novo Minha Casa, Minha Vida, que acaba de ser apresentado pelo governo federal, dizem, mas este processo deve ser cada mais seletivo, lançando mão de outras estratégias, como o aluguel social, melhoria de unidades existentes ou transformação do uso de imóveis comerciais, por exemplo.
	“Alguma taxa de vacância de imóveis é natural, é parte do mercado. Há imóveis para vender, imóveis para alugar, imóveis em inventário.... Mas é razoável pensar que pelo menos metade desses domicílios vagos poderiam ser aproveitados como moradias”, afirma o urbanista Adauto Lucio Cardoso, coordenador do Grupo Habitação e Cidade do Observatório das Metrópoles, ligado ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur), da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
	Ele destaca que, desde a Constituição de 1988, existem instrumentos para forçar o uso de imóveis vazios e aumentar a oferta no mercado, como IPTU progressivo ao longo do tempo, mas que não são usados, “principalmente por questões políticas”. (...)
Fonte: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/07/12/numero-de-casas-vazias-renova-debate-sobre-deficit-habitacional.ghtml. Acesso: 18 de setembro de 2023.
TEXTO III
https://linhaslivres.wordpress.com/2013/11/26/charge-do-jotape-deficit-habitacional/. Acesso: 18 de setembro de 2023.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O déficit habitacional em debate no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. 
ESCOLA AMERICANA DO RECIFE – LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS – COM PATRÍCIA BARROS

Outros materiais