Buscar

metrologia-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Calibradores:
Os calibradores são utilizados para medições indiretas, onde o operador apenas compara as medidas de uma peça com as medidas de um calibrador. Geralmente são fabricados de aço-carbono e com as faces de contato temperadas e retificadas. 
Calibrador tampão (para furos),Calibrador de boca ,Calibrador de boca ajustável,Calibrador chato,Calibrador tipo vareta ,Calibradores tampão cônico e anel cônico padrão,Calibradores de rosca,Calibrador regulável de rosca.
Conservação
• Evitar choques e quedas, Limpar e passar um pouco de óleo fino, após o uso,Guardar em estojo e em local apropriado, Não utilizar em peças que não precisarão ser calibradas.
Verificadores
· Esquadro
É um instrumento em forma de ângulo reto, construído de aço ou granito. Usa-se para verificação de superfícies em ângulo de 90º. 
Os gabaritos são instrumentos relativamente simples, confeccionados de aço carbono, podendo ser fabricado pelo próprio mecânico. Suas formas, tipos e tamanhos variam de acordo com o trabalho a ser realizado. 
· Verificador de Raios, Verificador de Ângulos, Verificador de folgas, Verificador de chapas e fios (Fieira), Verificador de furos .
Relógio comparador
Medir a grandeza de uma peça por comparação é determinar a diferença da grandeza existente entre ela e um padrão de dimensão predeterminado. Daí originou-se o termo medição indireta.
O relógio comparador é um instrumento que faz medição por comparação, dotado de uma escala e um ponteiro, ligados por mecanismos diversos a uma ponta de contato.
O comparador centesimal é um instrumento comum de medição por comparação. As diferenças percebidas nele pela ponta de contato são amplificadas mecanicamente irão movimentar o ponteiro rotativo diante da escala.
Aplicações dos relógios comparadores
VERIFICAÇÃO DO PARALELISMO, VERIFICAÇÃO DE EXCENTRICIDADE DE PEÇA MONTADA NA PLACA DE UM TORNO, VERIFICAÇÃO DO ALINHAMENTO DAS PONTAS DE UM TORNO, VERIFICAÇÃO DE CONCENTRIDADE, VERIFCAÇÃ O DE SUPERFÍCIES PLANAS.
CONSERVAÇÃO DO RELÓGIO
• Descer suavemente a ponta de contato sobre a peça, Levantar um pouco a ponta de contato ao retirar à peça, Evitar choques, arranhões e sujeira, Manter o relógio guardado no seu estojo, Os relógios devem ser lubrificados internamente nos mancais das engrenagens.
RELÓGIO APALPADOR
• É um dos relógios mais versáteis que se usa na mecânica. Seu corpo monobloco possui três guias que facilitam a fixação em diversas posições, Existem dois tipos de relógios apalpadores. Um deles possui reversão automática do movimento da ponta de medição; outro tem alavanca inversora, a qual: Seleciona a direção do movimento de medição, ascendente ou descendente.
Exemplos DE MEDIÇÕES:
- Excentricidade de peças, Alinhamento e centragem de peças nas máquinas, Paralelismos entre faces, Medições internas,Medições de detalhes de difícil acesso.
Conservação
· Evitar choques, arranhões e sujeira, Guardá-lo em estojo apropriado, Montá-lo rigidamente em seu suporte, Descer suavemente o ponta de contato sobre a peça, Verificar se o relógio é anti-magnético antes de colocá-lo em contato com a mesa magnética.
PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE CALIBRADORES E VERIFICADORES:
Os calibradores são usados com um limite máximo e um mínimo da medição de uma peça, já o verificador é utilizado para uma medida específica.

Outros materiais