Buscar

(31) 98516-8580 - Bioética e dilema A bioética é uma disciplina que se dedica a examinar questões éticas relacionadas às ciências da vida e à prática da medicina. Ela busca orientar as decisões e açõe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(31) 98516-8580
QRcode LINK direto!
 (31) 98516-8580
TEMOS ESSE MAPA DISPONÍVEL! CHAMA NO NÚMERO ACIMA PARA ENVIAR!!!!!!
MAPA - GERON - BIOSSEGURANÇA E BIOÉTICA - 51/2024
Olá, estudante! Chegou a hora de colocar em prática seu aprendizado sobre Biossegurança e Bioética! Vamos lá!​
Bioética e dilema
A bioética é uma disciplina que se dedica a examinar questões éticas relacionadas às ciências da vida e à prática da medicina. Ela busca orientar as decisões e ações no campo da saúde, levando em consideração valores fundamentais, conhecidos como princípios éticos, como respeito à autonomia, beneficência, não maleficência e justiça. Um dos elementos centrais da bioética é a abordagem de dilemas éticos complexos que frequentemente surgem no contexto médico e biológico. Os dilemas bioéticos podem envolver decisões difíceis relacionadas a questões como experimentação em seres humanos, manipulação genética, eutanásia, distribuição de recursos escassos e outras situações em que valores éticos entram em conflito. Lidar com esses dilemas requer uma análise cuidadosa, considerando não apenas os aspectos técnicos, mas também os impactos sociais, culturais e morais das decisões tomadas, visando garantir um equilíbrio ético que respeite a dignidade e os direitos dos indivíduos envolvidos.
Fonte: adaptado de: MATEUS, G. A. P .; PALUDO, M. P.; AMARO, M. M. R. Biossegurança e Bioética. Maringá: Unicesumar, 2019.
  
Situação
Durante um estágio supervisionado em um hospital, você, o estagiário, está acompanhando o posto de enfermagem na atenção e cuidados aos idosos internados, no que se refere a biossegurança dos profissionais de saúde e dos pacientes. Como você se destacou durante o estágio, o supervisor te convidou a continuar para conhecer outros setores do hospital e,  assim, compreender a dinâmica do funcionamento do estabelecimento. Dentre os setores, você foi convidado a participar de uma reunião do Comitê de Ética do hospital envolvendo o caso de um paciente idoso. O caso está apresentado a seguir.
 
Estudo de caso: Senhor Lima
Você está responsável por acompanhar o senhor Lima, 76 anos, sexo masculino, que foi admitido com pneumonia no hospital no qual você está realizando estágio. Ele tem uma história de enfisema grave, e havia sido hospitalizado duas vezes no ano anterior em razão de pneumonia secundária. Durante a tarde do terceiro dia de tratamento com antibiótico por via intravenosa, o senhor Lima ficou com uma cor cada vez mais azulada e com a respiração dificultada.
Como seu médico estava fora da cidade, o enfermeiro supervisor (que é o seu supervisor de estágio) passou as informações a você para que notificasse o médico por telefone sobre o ocorrido. Ele tentou sem sucesso falar com a senhora Lima para avisá-la de seu plano de transferir o senhor Lima para a unidade de tratamento intensivo (UTI) e colocá-lo em um respirador artificial (aparelho de respiração mecânica). Durante os preparativos para a transferência, a enfermeira assistente disse que achava que o senhor Lima e sua esposa haviam dito que recusariam medidas de assistência à vida (vida artificial), caso fosse necessário. A documentação destes comentários não pôde ser encontrada.
Quando o senhor Lima chegou à UTI, ele estava ansioso e sua respiração estava tão dificultada que ele não podia falar. Ele tentou dizer “não” com a cabeça quando o médico explicou lhe o procedimento de inserir um tubo conectando-o no ventilador e tentou empurrar o médico para o lado. A capacidade do senhor Lima para tomar decisões sobre o tratamento foi desconsiderada, pois seu oxigênio arterial estava muito baixo. Foi realizada sem sucesso outra tentativa de localizar a senhora Lima. A condição do senhor Lima piorou, levando a equipe médica a deliberar sobre o procedimento de intubação. Finalmente, o paciente foi sedado e colocado no respirador.
A senhora Lima quando chegou na manhã seguinte, ficou chocada com a rápida piora das condições de seu marido. Ela ficou chateada por seu marido estar na ventilação mecânica, explicando que eles haviam concordado que não recorreriam à medida de vida artificial. Quando o médico perguntou-lhe: “O que você queria que eu fizesse?”, a senhora Lima respondeu: “Eu não sei”. Diante da situação, o médicosolicitou a assistência do Comitê de Ética.
  
Questões para responder
Como você não tem poder de voto e fala durante a reunião, seu supervisor lhe atribuiu uma tarefa para aprender como tomar uma decisão relacionada ao dilema apresentado sobre o senhor Lima. A resolução do dilema compõe tópicos sobre bioética. Leia com atenção cada um dos nove tópicos.
  
Passos básicos para o modelo de tomada de decisões
Um sumário dos passos do modelo de tomada de decisão é apresentado a seguir. Considerando as informações apresentadas e seu conhecimento sobre o tema, responda às seguintes questões.
 
1) Identifique e escreva a questão que você deseja tratar do estudo de caso. Geralmente, para qualquer caso dado, muitas questões poderiam ser consideradas. No entanto, escreva apenas uma, aquela à qual você irá explorar. Por exemplo, o início do questionamento pode ser “ Será que....?”
 
2) Identifique e escreva o problema que você está explorando (por exemplo: triagem genética, eutanásia, terapia gênica, sobrevida por aparelhos, temas de pesquisa humana etc.). Nomear o problema vai ajudá-lo na procura de literatura relevante.
 
3) Estabeleça e escreva os fatos do caso. Certifique-se de evitar interferências. (Aqui somente os fatos conhecidos do caso podem ser usados, não traga conclusões a que você possa ter chegado).
 
4) Pense e descreva o maior número de decisões possíveis para o caso. Enumere quantas você achar necessário, sem se preocupar com qual delas é a melhor ou qual você escolherá.
 
5) Escolha e escreva a decisão que você irá defender justificando cada uma delas (para isso, utilize uma das possíveis decisões escritas por você na resposta da questão anterior).
 
6) Identifique os princípios éticos que sustentam sua decisão (para isso escolha ao menos um dos princípio éticos apresentados no texto inicial), esse princípio ético reforça sua decisão até aqui e as respostas das próximas questões.
 
7) Formule uma réplica, ou seja, descreva sob qual(is) circunstância(s) você poderia abandonar sua decisão (aquela que foi tomada na resposta da questão 5)?
 
8) O quanto você acredita em sua decisão? Qual é o seu nível de confiança? Para responder essa questão utilize os termos seguintes, ou similares: pouco confiante, moderadamente confiante, absolutamente confiante ou questionavelmente confiante.
 
9) Faça um breve resumo do caso, apontando os motivos da decisão tomada por você. (Apresente seus argumentos de forma que alguém que nunca tenha ouvido sobre o caso compreenda as razões de sua decisão).
 
Obs.:
Como se trata de um dilema, não existe uma decisão correta, o que é levado em consideração é a decisão mais aceitável de acordo com seus argumentos. Traga sempre em suas respostas segurança e clareza, bem como objetividade. Para resolver esse dilema, você não precisará realizar pesquisas, apenas estudando o caso e utilizando o texto introdutório será possível desenvolver a atividade.
 
Referências
KREUZER, H.; MASSEY, A. Engenharia genética e biotecnologia. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 305- 309.
MATEUS, G. A. P.; PALUDO, M. P.; AMARO, M. M. R. Biossegurança e bioética. Maringá: Unicesumar, 2019. p. 147-162.
​Bons estudos!

Outros materiais

Outros materiais