Buscar

Fisiologia Humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

"Imagenologia I" é um curso que geralmente se concentra na introdução aos princípios e técnicas de diagnóstico por imagem. Aqui estão 10 temas comuns que podem ser abordados em um curso anual de Imagenologia I:
1. Introdução à Imagenologia: Visão geral dos princípios básicos da imagenologia, incluindo modalidades de imagem, como radiografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM).
2. Radiologia Convencional: Estudo dos fundamentos e técnicas de radiologia convencional, incluindo posicionamento do paciente, exposição à radiação, interpretação de imagens radiográficas simples e contrastadas.
3. Ultrassonografia: Exploração dos princípios físicos e técnicas de ultrassonografia, incluindo transdutores, formação de imagem, aplicações clínicas e interpretação de imagens ultrassonográficas.
4. Tomografia Computadorizada (TC): Análise dos princípios físicos e técnicas de tomografia computadorizada, incluindo formação de imagens, protocolos de exames, e aplicações clínicas da TC.
5. Ressonância Magnética (RM): Estudo dos princípios físicos e técnicas de ressonância magnética, incluindo formação de imagens, sequências de pulso, segurança do paciente e aplicações clínicas da RM.
6. Imagem Digital: Exploração dos conceitos e tecnologias de imagem digital, incluindo PACS (Sistemas de Arquivamento e Comunicação de Imagens) e DICOM (Comunicação de Imagens e Informação em Medicina).
7. Contrastes em Imagenologia: Análise dos contrastes utilizados em diferentes modalidades de imagenologia, incluindo meios de contraste iodados, gadolínio, e sua administração e efeitos adversos.
8. Anatomia Radiológica: Estudo da anatomia radiológica, incluindo a correlação entre as imagens radiográficas, ultrassonográficas, tomográficas e de ressonância magnética com a anatomia normal do corpo humano.
9. Ética e Segurança em Imagenologia: Exploração das questões éticas relacionadas à prática de imagenologia, incluindo consentimento informado, privacidade do paciente, e princípios de proteção contra radiação.
10. Aplicações Clínicas e Casos Clínicos: Estudo de casos clínicos e correlação entre achados radiológicos e diagnósticos clínicos, incluindo interpretação de imagens e discussão de casos em grupo.

Outros materiais