Logo Passei Direto
Buscar

AOL4 PROCESSOS CONSTRUTIVOS

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “O revestimento de argamassa pode ser entendido como a proteção de uma superfície porosa com uma ou mais camadas superpostas, com espessura normalmente uniforme, resultando em uma superfície apta a receber de maneira adequada uma decoração final.” Fonte: ABCP. Associação Brasileira de Cimento Portland. Manual de revestimentos de argamassa. [s. l.]: ABCP. 2002. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre etapas de uma obra, pode-se afirmar a camada do revestimento responsável pela aderência na parede, é:
Ocultar opções de resposta
o chapisco.
o emboço.
o reboco.
a regularização.
a massa única.

Leia o trecho a seguir: “A indústria da construção tem sido pressionada a melhorar as práticas de gerenciamento da produção em função da baixa produtividade e alto índice de desperdício, uma filosofia que pode contribuir nesse contexto é o pensamento enxuto (Lean Thinking). Baseada na generalização dos preceitos do Sistema Toyota de Produção sendo aplicado nos diversos setores industriais ou de serviços. Na construção civil a filosofia baseada no Lean Thinking é o Lean Construction.” Fonte: MARIZ, R. N.; PICCHI, F. A. Método para aplicação do trabalho padronizado. Ambient. constr., Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 7-27, set. 2013. Disponível em:. Acesso em: 02 mar. 2021. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Construção enxuta (ou lean construction), analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A variabilidade no processo produtivo aumenta os custos e o tempo necessário para a produção.
II. ( ) A pesquisa prévia para obter informações pode agregar valor ao produto a ele direcionado.
III. ( ) Ter um sistema de informações completas a respeito de um determinado processo produtivo reduz a quantidade de erros.
IV. ( ) O processo produtivo é melhor controlado quando analisado de forma fragmentada em suas fases.
V. ( ) A redução de perdas deve ser realizada em determinados períodos de tempo estabelecidos.
V, V, V, F, F.
V, F, V, F, V.
V, V, F, V, V.
F, V, V, F, F.
F, F, F, V, V.

Leia o trecho a seguir: “O gerenciamento por valor agregado é uma ferramenta essencial para gerenciar o escopo, o prazo e o custo, possibilitando a obtenção do índice de desempenho do projeto. Atualmente, as pesquisas sobre controles de prazos são cada vez mais frequentes, apresentando-se em diversos modelos e aplicações. Entretanto, há poucas pesquisas que abordam a gestão de projetos da construção civil com a utilização do desempenho de valor agregado.” Fonte: NETTO, J. T. et al. Estudo comparativo entre as práticas empresariais e a teoria de gerenciamento por Valor Agregado: o caso da construção civil. Ambient. constr., Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 145-160, set. 2015. Disponível em: . Acesso em: 02 mar. 2021. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre acompanhamento do desenvolvimento do projeto, pode-se afirmar que o indicador representa diferença entre a quantidade de trabalho planejada e a quantidade efetivamente executada em um determinado período, é:
Ocultar opções de resposta
a variação de custo.
o valor previsto.
o valor agregado.
o custo real.
a variação de prazo.

Leia o trecho a seguir: “A redução de perdas é imperiosa, especialmente em empreendimentos de habitações de interesse social (EHIS), nos quais há a busca premente de atingir custos acessíveis à população de baixa renda. Sistemas construtivos industrializados têm potencial para alcançar esse propósito, levando a níveis mínimos de perdas no seu processo produtivo e melhor produtividade da mão de obra. Contudo, a racionalização depende da elaboração adequada do projeto do produto e do processo de produção.” Fonte: NOGUEIRA, C. F. B.; SAFFARO, F. A.; GUADANHIM, S. J. Diretrizes de projeto para a redução de perdas na produção de Habitações de Interesse Social customizadas com painéis pré-fabricados em sistemas de construção a seco. Ambient. constr., Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 67-89, mar. 2018. Disponível em: . Acesso em: 02 mar. 2021. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gestão das perdas construtivas, pode-se afirmar que o tipo de perda que caracteriza a compra de argamassa por um preço 20% maior em função da falta desde produto no mercado, é a:
Ocultar opções de resposta
perda por incidência.
perda por unidade de medida.
perda de recursos físicos.
perda incorporada.
perda estritamente financeira.

Leia o trecho a seguir: “Na perspectiva da transformação, as perdas estão relacionadas à utilização de mais recursos para a produção do que o necessário, ou seja, as perdas de materiais. Na perspectiva do valor, o desperdício ocorre quando o resultado não é o esperado. Na perspectiva de fluxo, perda envolve o uso de mais tempo do que necessário, pois entendem o tempo como um atributo e um recurso na produção.” Fonte: PEREZ, C. T.; COSTA, D. B.; GONCALVES, J. P. Identificação, mensuração e caracterização das perdas por transporte em processos construtivos. Ambient. constr., Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 243-263, jan. 2016. Disponível em: . Acesso em: 02 mar. 2021. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gestão das perdas construtivas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) As perdas são maiores na construção civil, pois é utilizada uma variedade de materiais.
II. ( ) As perdas financeiras ocorrem por erros de cálculo e uso incorretos dos materiais.
III. ( ) Na fase de produção na construção civil são observados os menores índices de desperdício de materiais.
IV. ( ) É considerada uma perda construtiva a aquisição de materiais diferentes daqueles especificados no projeto.
V. ( ) A coordenação entre os projetistas é um fator que contribui para os altos índices de perdas construtivas.
V, F, F, V, V.
F, F, F, V, V.
F, V, V, F, F.
V, F, V, F, V.
V, V, F, V, F.

Leia o trecho a seguir: “Vários estudos de diferentes países confirmaram que as perdas representam uma porcentagem relativamente grande dos custos de produção. A construção enxuta propõe a redução de perdas e improvisos na produção em busca de um produto de maior qualidade e menos custo. Sendo assim, a eliminação de perdas tem sido a palavra-chave para as empresas que adotaram essa filosofia gerencial.” Fonte: SANTOS, P. R. R.; SANTOS, D. G. Investigação de perdas devido ao trabalho inacabado e o seu impacto no tempo de ciclo dos processos construtivos. Ambient. constr., Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 39-52, jun. 2017. Disponível em: . Acesso em: 02 mar. 2021. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre construção enxuta (ou lean construction), analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. O objetivo básico da construção enxuta é a eliminação das perdas do processo produtivo.
II. As perdas nessa metodologia são consideradas quaisquer atividades que acarretam em consumo de recursos sem agregar valor.
III. O pensamento enxuto tem como princípio a utilização de mais recursos para o sucesso de um empreendimento.
IV. O valor agregado ao produto ser alcançada quando o este consegue satisfazer o seu cliente.
I, II e III.
I, II e IV.
III e IV.
II e III.
II e IV.

Leia o trecho a seguir: “Um projeto adequado do produto deve possibilitar a utilização dos componentes de forma a minimizar desperdícios e garantir o melhor aproveitamento devido ao alto valor agregado. Outros fatores com claras repercussões no processo de produção devem ser considerados ao definir o produto, entre eles cita: complexidade individual dos componentes; baixa variedade de componentes e possibilidade de utilizá-los em diferentes famílias de produto; e grau de flexibilidade para conectar componentes entre si.” Fonte: NOGUEIRA, C. F. B.; SAFFARO, F. A.; GUADANHIM, S. J. Diretrizes de projeto para a redução de perdas na produção de Habitações de Interesse Social customizadas com painéis pré-fabricados em sistemas de construção a seco. Ambient. constr., Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 67-89, mar. 2018. Disponível em: . Acesso em: 02 mar. 2021. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gestão das perdas construtivas, analise os tipos de perda a seguir e associe-os com as respectivas etapas que pertencem:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1) Perdas estritamente financeiras.
2) Perdas em função da perda de recursos físicos.
3) Perdas de mão de obra.
4) Perdas de materiais.
3, 1, 2, 4.
4, 1, 2, 3.
4, 2, 3, 1.
1, 4, 3, 2.
2, 3, 4, 1.

Leia o trecho a seguir: “A técnica do Análise de Valor Agregado tem foco na previsão de duração do projeto e seus custos finais, considerados como fundamentais para alertar a gerência sobre o desempenho do projeto. Porém, não oferece ferramentas de gestão que possam trazer o projeto de volta ao cronograma inicial, servindo como base apenas para o monitoramento das metas e objetivos do projeto.” Fonte: CÂNDIDO, L. F.; CARNEIRO, J. Q.; HEINECK, L. F. M. Uma visão lean do gerenciamento do valor agregado aplicado a projetos de construção. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUIDO, 15.,2014, Maceió. Anais ENTAC 2014. Maceió: ENTAC, 2014. p. 1418-1427. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre acompanhamento do desenvolvimento do projeto, pode-se afirmar que o indicador que representa o valor que deveria ter sido gasto na execução de determinado serviço, é:
Ocultar opções de resposta
a variação de prazo.
a variação de custo.
o custo real.
o valor previsto.
o valor agregado.

Leia o trecho a seguir: “A curva representa o projeto como um todo, em termos de homens-hora ou de recursos financeiros necessários à sua execução, e também permite visualizar o ritmo de andamento previsto para sua implementação. Em geral, a Curva S é uma ferramenta importante para verificar o desembolso do recurso destinado as atividades previstas no cronograma físico.” Fonte: COSTA, A. H. Aplicações da curva S e do método do caminho crítico no planejamento de obras. 2017. 65 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, 2017. Disponível em: . Acesso em: 2 mar. 2021. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre acompanhamento do desenvolvimento do projeto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A curva S padrão é utilizada no início do projeto quando não se tem muitas informações.
II. ( ) A curva S é utilizada para comparar dados planejados com os dados realmente executados.
III. ( ) Os valores utilizados para a plotagem da curva S representam os valores isolados de cada etapa.
IV. ( ) A curva S é uma importante ferramenta que pode ser utilizada em todo o ciclo de vida do projeto.
V. ( ) A curva S pode ser utilizada em todos os tipos de projetos, desde os de menor porte até os maiores.
V, V, F, V, F.
V, F, V, F, V.
F, V, V, F, F.
F, F, F, V, V.
V, V, F, V, V.

Leia o trecho a seguir: “O indicador de valor agregado avalia o desempenho do projeto em três dimensões fundamentais: o prazo, o escopo e o custo. Essas três dimensões são reconhecidas pelo Project Management Institute (PMI) como o ‘triângulo de ferro’, e é de reconhecida importância seu controle para a eficiência em projetos. Para a obtenção dos indicadores de valor agregado é necessário que as atividades sejam quantificadas em custo e que as datas de conclusão de cada tarefa sejam estipuladas. A técnica de valor agregado atende ao objetivo de interligar o custo, o prazo e o escopo.” Fonte: NETTO, J. T. et al. Estudo comparativo entre as práticas empresariais e a teoria de gerenciamento por Valor Agregado: o caso da construção civil. Ambient. constr., Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 145-160, set. 2015. Disponível em: . Acesso em: 02 mar. 2021. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre acompanhamento do desenvolvimento do projeto, pode-se afirmar que o indicador representa diferença de valores de um serviço estabelecido no orçamento e o seu custo real é:
Ocultar opções de resposta
a variação de prazo.
a variação de custo.
o custo real.
o valor previsto.
o valor agregado.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “O revestimento de argamassa pode ser entendido como a proteção de uma superfície porosa com uma ou mais camadas superpostas, com espessura normalmente uniforme, resultando em uma superfície apta a receber de maneira adequada uma decoração final.” Fonte: ABCP. Associação Brasileira de Cimento Portland. Manual de revestimentos de argamassa. [s. l.]: ABCP. 2002. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre etapas de uma obra, pode-se afirmar a camada do revestimento responsável pela aderência na parede, é:
Ocultar opções de resposta
o chapisco.
o emboço.
o reboco.
a regularização.
a massa única.

Leia o trecho a seguir: “A indústria da construção tem sido pressionada a melhorar as práticas de gerenciamento da produção em função da baixa produtividade e alto índice de desperdício, uma filosofia que pode contribuir nesse contexto é o pensamento enxuto (Lean Thinking). Baseada na generalização dos preceitos do Sistema Toyota de Produção sendo aplicado nos diversos setores industriais ou de serviços. Na construção civil a filosofia baseada no Lean Thinking é o Lean Construction.” Fonte: MARIZ, R. N.; PICCHI, F. A. Método para aplicação do trabalho padronizado. Ambient. constr., Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 7-27, set. 2013. Disponível em:. Acesso em: 02 mar. 2021. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Construção enxuta (ou lean construction), analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A variabilidade no processo produtivo aumenta os custos e o tempo necessário para a produção.
II. ( ) A pesquisa prévia para obter informações pode agregar valor ao produto a ele direcionado.
III. ( ) Ter um sistema de informações completas a respeito de um determinado processo produtivo reduz a quantidade de erros.
IV. ( ) O processo produtivo é melhor controlado quando analisado de forma fragmentada em suas fases.
V. ( ) A redução de perdas deve ser realizada em determinados períodos de tempo estabelecidos.
V, V, V, F, F.
V, F, V, F, V.
V, V, F, V, V.
F, V, V, F, F.
F, F, F, V, V.

Leia o trecho a seguir: “O gerenciamento por valor agregado é uma ferramenta essencial para gerenciar o escopo, o prazo e o custo, possibilitando a obtenção do índice de desempenho do projeto. Atualmente, as pesquisas sobre controles de prazos são cada vez mais frequentes, apresentando-se em diversos modelos e aplicações. Entretanto, há poucas pesquisas que abordam a gestão de projetos da construção civil com a utilização do desempenho de valor agregado.” Fonte: NETTO, J. T. et al. Estudo comparativo entre as práticas empresariais e a teoria de gerenciamento por Valor Agregado: o caso da construção civil. Ambient. constr., Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 145-160, set. 2015. Disponível em: . Acesso em: 02 mar. 2021. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre acompanhamento do desenvolvimento do projeto, pode-se afirmar que o indicador representa diferença entre a quantidade de trabalho planejada e a quantidade efetivamente executada em um determinado período, é:
Ocultar opções de resposta
a variação de custo.
o valor previsto.
o valor agregado.
o custo real.
a variação de prazo.

Leia o trecho a seguir: “A redução de perdas é imperiosa, especialmente em empreendimentos de habitações de interesse social (EHIS), nos quais há a busca premente de atingir custos acessíveis à população de baixa renda. Sistemas construtivos industrializados têm potencial para alcançar esse propósito, levando a níveis mínimos de perdas no seu processo produtivo e melhor produtividade da mão de obra. Contudo, a racionalização depende da elaboração adequada do projeto do produto e do processo de produção.” Fonte: NOGUEIRA, C. F. B.; SAFFARO, F. A.; GUADANHIM, S. J. Diretrizes de projeto para a redução de perdas na produção de Habitações de Interesse Social customizadas com painéis pré-fabricados em sistemas de construção a seco. Ambient. constr., Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 67-89, mar. 2018. Disponível em: . Acesso em: 02 mar. 2021. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gestão das perdas construtivas, pode-se afirmar que o tipo de perda que caracteriza a compra de argamassa por um preço 20% maior em função da falta desde produto no mercado, é a:
Ocultar opções de resposta
perda por incidência.
perda por unidade de medida.
perda de recursos físicos.
perda incorporada.
perda estritamente financeira.

Leia o trecho a seguir: “Na perspectiva da transformação, as perdas estão relacionadas à utilização de mais recursos para a produção do que o necessário, ou seja, as perdas de materiais. Na perspectiva do valor, o desperdício ocorre quando o resultado não é o esperado. Na perspectiva de fluxo, perda envolve o uso de mais tempo do que necessário, pois entendem o tempo como um atributo e um recurso na produção.” Fonte: PEREZ, C. T.; COSTA, D. B.; GONCALVES, J. P. Identificação, mensuração e caracterização das perdas por transporte em processos construtivos. Ambient. constr., Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 243-263, jan. 2016. Disponível em: . Acesso em: 02 mar. 2021. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gestão das perdas construtivas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) As perdas são maiores na construção civil, pois é utilizada uma variedade de materiais.
II. ( ) As perdas financeiras ocorrem por erros de cálculo e uso incorretos dos materiais.
III. ( ) Na fase de produção na construção civil são observados os menores índices de desperdício de materiais.
IV. ( ) É considerada uma perda construtiva a aquisição de materiais diferentes daqueles especificados no projeto.
V. ( ) A coordenação entre os projetistas é um fator que contribui para os altos índices de perdas construtivas.
V, F, F, V, V.
F, F, F, V, V.
F, V, V, F, F.
V, F, V, F, V.
V, V, F, V, F.

Leia o trecho a seguir: “Vários estudos de diferentes países confirmaram que as perdas representam uma porcentagem relativamente grande dos custos de produção. A construção enxuta propõe a redução de perdas e improvisos na produção em busca de um produto de maior qualidade e menos custo. Sendo assim, a eliminação de perdas tem sido a palavra-chave para as empresas que adotaram essa filosofia gerencial.” Fonte: SANTOS, P. R. R.; SANTOS, D. G. Investigação de perdas devido ao trabalho inacabado e o seu impacto no tempo de ciclo dos processos construtivos. Ambient. constr., Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 39-52, jun. 2017. Disponível em: . Acesso em: 02 mar. 2021. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre construção enxuta (ou lean construction), analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. O objetivo básico da construção enxuta é a eliminação das perdas do processo produtivo.
II. As perdas nessa metodologia são consideradas quaisquer atividades que acarretam em consumo de recursos sem agregar valor.
III. O pensamento enxuto tem como princípio a utilização de mais recursos para o sucesso de um empreendimento.
IV. O valor agregado ao produto ser alcançada quando o este consegue satisfazer o seu cliente.
I, II e III.
I, II e IV.
III e IV.
II e III.
II e IV.

Leia o trecho a seguir: “Um projeto adequado do produto deve possibilitar a utilização dos componentes de forma a minimizar desperdícios e garantir o melhor aproveitamento devido ao alto valor agregado. Outros fatores com claras repercussões no processo de produção devem ser considerados ao definir o produto, entre eles cita: complexidade individual dos componentes; baixa variedade de componentes e possibilidade de utilizá-los em diferentes famílias de produto; e grau de flexibilidade para conectar componentes entre si.” Fonte: NOGUEIRA, C. F. B.; SAFFARO, F. A.; GUADANHIM, S. J. Diretrizes de projeto para a redução de perdas na produção de Habitações de Interesse Social customizadas com painéis pré-fabricados em sistemas de construção a seco. Ambient. constr., Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 67-89, mar. 2018. Disponível em: . Acesso em: 02 mar. 2021. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gestão das perdas construtivas, analise os tipos de perda a seguir e associe-os com as respectivas etapas que pertencem:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1) Perdas estritamente financeiras.
2) Perdas em função da perda de recursos físicos.
3) Perdas de mão de obra.
4) Perdas de materiais.
3, 1, 2, 4.
4, 1, 2, 3.
4, 2, 3, 1.
1, 4, 3, 2.
2, 3, 4, 1.

Leia o trecho a seguir: “A técnica do Análise de Valor Agregado tem foco na previsão de duração do projeto e seus custos finais, considerados como fundamentais para alertar a gerência sobre o desempenho do projeto. Porém, não oferece ferramentas de gestão que possam trazer o projeto de volta ao cronograma inicial, servindo como base apenas para o monitoramento das metas e objetivos do projeto.” Fonte: CÂNDIDO, L. F.; CARNEIRO, J. Q.; HEINECK, L. F. M. Uma visão lean do gerenciamento do valor agregado aplicado a projetos de construção. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUIDO, 15.,2014, Maceió. Anais ENTAC 2014. Maceió: ENTAC, 2014. p. 1418-1427. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre acompanhamento do desenvolvimento do projeto, pode-se afirmar que o indicador que representa o valor que deveria ter sido gasto na execução de determinado serviço, é:
Ocultar opções de resposta
a variação de prazo.
a variação de custo.
o custo real.
o valor previsto.
o valor agregado.

Leia o trecho a seguir: “A curva representa o projeto como um todo, em termos de homens-hora ou de recursos financeiros necessários à sua execução, e também permite visualizar o ritmo de andamento previsto para sua implementação. Em geral, a Curva S é uma ferramenta importante para verificar o desembolso do recurso destinado as atividades previstas no cronograma físico.” Fonte: COSTA, A. H. Aplicações da curva S e do método do caminho crítico no planejamento de obras. 2017. 65 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, 2017. Disponível em: . Acesso em: 2 mar. 2021. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre acompanhamento do desenvolvimento do projeto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A curva S padrão é utilizada no início do projeto quando não se tem muitas informações.
II. ( ) A curva S é utilizada para comparar dados planejados com os dados realmente executados.
III. ( ) Os valores utilizados para a plotagem da curva S representam os valores isolados de cada etapa.
IV. ( ) A curva S é uma importante ferramenta que pode ser utilizada em todo o ciclo de vida do projeto.
V. ( ) A curva S pode ser utilizada em todos os tipos de projetos, desde os de menor porte até os maiores.
V, V, F, V, F.
V, F, V, F, V.
F, V, V, F, F.
F, F, F, V, V.
V, V, F, V, V.

Leia o trecho a seguir: “O indicador de valor agregado avalia o desempenho do projeto em três dimensões fundamentais: o prazo, o escopo e o custo. Essas três dimensões são reconhecidas pelo Project Management Institute (PMI) como o ‘triângulo de ferro’, e é de reconhecida importância seu controle para a eficiência em projetos. Para a obtenção dos indicadores de valor agregado é necessário que as atividades sejam quantificadas em custo e que as datas de conclusão de cada tarefa sejam estipuladas. A técnica de valor agregado atende ao objetivo de interligar o custo, o prazo e o escopo.” Fonte: NETTO, J. T. et al. Estudo comparativo entre as práticas empresariais e a teoria de gerenciamento por Valor Agregado: o caso da construção civil. Ambient. constr., Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 145-160, set. 2015. Disponível em: . Acesso em: 02 mar. 2021. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre acompanhamento do desenvolvimento do projeto, pode-se afirmar que o indicador representa diferença de valores de um serviço estabelecido no orçamento e o seu custo real é:
Ocultar opções de resposta
a variação de prazo.
a variação de custo.
o custo real.
o valor previsto.
o valor agregado.

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
0/0
Leia o trecho a seguir:
“O revestimento de argamassa pode ser entendido como a proteção de uma superfície porosa com uma ou mais camadas superpostas, com espessura normalmente uniforme, resultando em uma superfície apta a receber de maneira adequada uma decoração final.”
Fonte: ABCP. Associação Brasileira de Cimento Portland. Manual de revestimentos de argamassa. [s. l.]: ABCP. 2002.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre etapas de uma obra, pode-se afirmar a camada do revestimento responsável pela aderência na parede, é: 
Ocultar opções de resposta 
Correta: 
o chapisco.
Resposta correta
o emboço.
o reboco.
a regularização.
a massa única.
2. Pergunta 2
0/0
Leia o trecho a seguir:
“A indústria da construção tem sido pressionada a melhorar as práticas de gerenciamento da produção em função da baixa produtividade e alto índice de desperdício, uma filosofia que pode contribuir nesse contexto é o pensamento enxuto (Lean Thinking). Baseada na generalização dos preceitos do Sistema Toyota de Produção sendo aplicado nos diversos setores industriais ou de serviços. Na construção civil a filosofia baseada no Lean Thinking é o Lean Construction.”
Fonte: MARIZ, R. N.; PICCHI, F. A. Método para aplicação do trabalho padronizado. Ambient. constr., Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 7-27, set. 2013. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167886212013000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 02 mar. 2021. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Construção enxuta (ou lean construction), analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A variabilidade no processo produtivo aumenta os custos e o tempo necessário para a produção.
II. ( ) A pesquisa prévia para obter informações pode agregar valor ao produto a ele direcionado.
III. ( ) Ter um sistema de informações completas a respeito de um determinado processo produtivo reduz a quantidade de erros.
IV. ( ) O processo produtivo é melhor controlado quando analisado de forma fragmentada em suas fases.
V. ( ) A redução de perdas deve ser realizada em determinados períodos de tempo estabelecidos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
Correta: 
V, V, V, F, F.
Resposta correta
V, F, V, F, V.
V, V, F, V, V.
F, V, V, F, F.
F, F, F, V, V.
3. Pergunta 3
0/0
Leia o trecho a seguir:
“O gerenciamento por valor agregado é uma ferramenta essencial para gerenciar o escopo, o prazo e o custo, possibilitando a obtenção do índice de desempenho do projeto. Atualmente, as pesquisas sobre controles de prazos são cada vez mais frequentes, apresentando-se em diversos modelos e aplicações. Entretanto, há poucas pesquisas que abordam a gestão de projetos da construção civil com a utilização do desempenho de valor agregado.”
Fonte: NETTO, J. T. et al. Estudo comparativo entre as práticas empresariais e a teoria de gerenciamento por Valor Agregado: o caso da construção civil. Ambient. constr., Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 145-160, set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167886212015000300145&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 02 mar. 2021.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre acompanhamento do desenvolvimento do projeto, pode-se afirmar que o indicador representa diferença entre a quantidade de trabalho planejada e a quantidade efetivamente executada em um determinado período, é: 
Ocultar opções de resposta 
a variação de custo.
o valor previsto.
o valor agregado.
o custo real.
Correta: 
a variação de prazo.
Resposta correta
4. Pergunta 4
0/0
Leia o trecho a seguir:
“A redução de perdas é imperiosa, especialmente em empreendimentos de habitações de interesse social (EHIS), nos quais há a busca premente de atingir custos acessíveis à população de baixa renda. Sistemas construtivos industrializados têm potencial para alcançar esse propósito, levando a níveis mínimos de perdas no seu processo produtivo e melhor produtividade da mão de obra. Contudo, a racionalização depende da elaboração adequada do projeto do produto e do processo de produção.” 
Fonte: NOGUEIRA, C. F. B.; SAFFARO, F. A.; GUADANHIM, S. J. Diretrizes de projeto para a redução de perdas na produção de Habitações de Interesse Social customizadas com painéis pré-fabricados em sistemas de construção a seco. Ambient. constr., Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 67-89, mar. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212018000100067&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 02 mar. 2021.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gestão das perdas construtivas, pode-se afirmar que o tipo de perda que caracteriza a compra de argamassa por um preço 20% maior em função da falta desde produto no mercado, é a: 
Ocultar opções de resposta 
perda por incidência.
perda por unidade de medida.
perda de recursos físicos.
perda incorporada.
Correta: 
perda estritamente financeira.
Resposta correta
5. Pergunta 5
0/0
Leia o trecho a seguir:
“Na perspectiva da transformação, as perdas estão relacionadas à utilização de mais recursos para a produção do que o necessário, ou seja, as perdas de materiais. Na perspectiva do valor, o desperdício ocorre quando o resultado não é o esperado. Na perspectiva de fluxo, perda envolve o uso de mais tempo do que necessário, pois entendem o tempo como um atributo e um recurso na produção.”
Fonte: PEREZ, C. T.; COSTA, D. B.; GONCALVES, J. P. Identificação, mensuração e caracterização das perdas por transporte em processos construtivos. Ambient. constr., Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 243-263, jan. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212016000100243&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 02 mar. 2021.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gestão das perdas construtivas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As perdas são maiores na construção civil, pois é utilizada uma variedade de materiais.
II. ( ) As perdas financeiras ocorrem por erros de cálculo e uso incorretos dos materiais.
III. ( ) Na fase de produção na construção civil são observados os menores índices de desperdício de materiais.
IV. ( ) É considerada uma perda construtiva a aquisição de materiais diferentes daqueles especificados no projeto.
V. ( ) A coordenação entre os projetistas é um fator que contribui para os altos índices de perdas construtivas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
V, F, F, V, V.
F, F, F, V, V.
F, V, V, F, F.
V, F, V, F, V.
Correta: 
V, V, F, V, F.
Resposta correta
6. Pergunta 6
0/0
Leia o trecho a seguir:
“Vários estudos de diferentes países confirmaram que as perdas representam uma porcentagem relativamente grande dos custos de produção. A construção enxuta propõe a redução de perdas e improvisos na produção em busca de um produto de maior qualidade e menos custo. Sendo assim, a eliminação de perdas tem sido a palavra-chave para as empresas que adotaram essa filosofia gerencial.”
Fonte: SANTOS, P. R. R.; SANTOS, D. G. Investigação de perdas devido ao trabalho inacabado e o seu impacto no tempo de ciclo dos processos construtivos. Ambient. constr., Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 39-52, jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212017000200039&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 02 mar. 2021.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre construção enxuta (ou lean construction), analise as afirmativas a seguir:
I. O objetivo básico da construção enxuta é a eliminação das perdas do processo produtivo.
II. As perdas nessa metodologia são consideradas quaisquer atividades que acarretam em consumo de recursos sem agregar valor.
III. O pensamento enxuto tem como princípio a utilização de mais recursos para o sucesso de um empreendimento.
IV. O valor agregado ao produto ser alcançada quando o este consegue satisfazer o seu cliente.Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
I, II e III.
Correta: 
I, II e IV.
Resposta correta
III e IV.
II e III.
II e IV.
7. Pergunta 7
0/0
Leia o trecho a seguir:
“Um projeto adequado do produto deve possibilitar a utilização dos componentes de forma a minimizar desperdícios e garantir o melhor aproveitamento devido ao alto valor agregado. Outros fatores com claras repercussões no processo de produção devem ser considerados ao definir o produto, entre eles cita: complexidade individual dos componentes; baixa variedade de componentes e possibilidade de utilizá-los em diferentes famílias de produto; e grau de flexibilidade para conectar componentes entre si.”
Fonte: NOGUEIRA, C. F. B.; SAFFARO, F. A.; GUADANHIM, S. J. Diretrizes de projeto para a redução de perdas na produção de Habitações de Interesse Social customizadas com painéis pré-fabricados em sistemas de construção a seco. Ambient. constr., Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 67-89, mar. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212018000100067&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 02 mar. 2021.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gestão das perdas construtivas, analise os tipos de perda a seguir e associe-os com as respectivas etapas que pertencem:
1) Perdas estritamente financeiras.
2) Perdas em função da perda de recursos físicos.
3) Perdas de mão de obra.
4) Perdas de materiais.
( ) Um lote de sacos de cimento foi mal armazenado na obra, entrando em contato com a umidade e tornando-os inutilizáveis pela sua hidratação.
( ) Ao levantar o quantitativo de tijolos para uma construção foram calculados 500 tijolos a menos que o necessário, sendo necessária nova compra.
 
( ) Em função de pintura de 1000 m² mal executada foi necessário refazer o serviço comprando novamente grande quantidade de tintas.
( ) Um projeto executivo sem muito detalhamento fez com que o azulejista tivesse que esperar o engenheiro para buscar os dados que faltavam.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
3, 1, 2, 4.
Correta: 
4, 1, 2, 3.
Resposta correta
4, 2, 3, 1.
1, 4, 3, 2.
2, 3, 4, 1.
8. Pergunta 8
0/0
Leia o trecho a seguir:
“A técnica do Análise de Valor Agregado tem foco na previsão de duração do projeto e seus custos finais, considerados como fundamentais para alertar a gerência sobre o desempenho do projeto. Porém, não oferece ferramentas de gestão que possam trazer o projeto de volta ao cronograma inicial, servindo como base apenas para o monitoramento das metas e objetivos do projeto.”
Fonte: CÂNDIDO, L. F.; CARNEIRO, J. Q.; HEINECK, L. F. M. Uma visão lean do gerenciamento do valor agregado aplicado a projetos de construção. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUIDO, 15.,2014, Maceió. Anais ENTAC 2014. Maceió: ENTAC, 2014. p. 1418-1427.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre acompanhamento do desenvolvimento do projeto, pode-se afirmar que o indicador que representa o valor que deveria ter sido gasto na execução de determinado serviço, é: 
Ocultar opções de resposta 
a variação de prazo.
a variação de custo.
o custo real.
o valor previsto.
Correta: 
o valor agregado.
Resposta correta
9. Pergunta 9
0/0
Leia o trecho a seguir:
“A curva representa o projeto como um todo, em termos de homens-hora ou de recursos financeiros necessários à sua execução, e também permite visualizar o ritmo de andamento previsto para sua implementação. Em geral, a Curva S é uma ferramenta importante para verificar o desembolso do recurso destinado as atividades previstas no cronograma físico.”
Fonte: COSTA, A. H. Aplicações da curva S e do método do caminho crítico no planejamento de obras. 2017. 65 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, 2017. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/325523>. Acesso em: 2 mar. 2021.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre acompanhamento do desenvolvimento do projeto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A curva S padrão é utilizada no início do projeto quando não se tem muitas informações.
II. ( ) A curva S é utilizada para comparar dados planejados com os dados realmente executados.
III. ( ) Os valores utilizados para a plotagem da curva S representam os valores isolados de cada etapa.
IV. ( ) A curva S é uma importante ferramenta que pode ser utilizada em todo o ciclo de vida do projeto.
V. ( ) A curva S pode ser utilizada em todos os tipos de projetos, desde os de menor porte até os maiores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
Correta: 
V, V, F, V, F.
Resposta correta
V, F, V, F, V.
F, V, V, F, F.
F, F, F, V, V.
V, V, F, V, V.
10. Pergunta 10
0/0
Leia o trecho a seguir:
“O indicador de valor agregado avalia o desempenho do projeto em três dimensões fundamentais: o prazo, o escopo e o custo. Essas três dimensões são reconhecidas pelo Project Management Institute (PMI) como o ‘triângulo de ferro’, e é de reconhecida importância seu controle para a eficiência em projetos. Para a obtenção dos indicadores de valor agregado é necessário que as atividades sejam quantificadas em custo e que as datas de conclusão de cada tarefa sejam estipuladas. A técnica de valor agregado atende ao objetivo de interligar o custo, o prazo e o escopo.”
Fonte: NETTO, J. T. et al. Estudo comparativo entre as práticas empresariais e a teoria de gerenciamento por Valor Agregado: o caso da construção civil. Ambient. constr., Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 145-160, set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167886212015000300145&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 02 mar. 2021.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre acompanhamento do desenvolvimento do projeto, pode-se afirmar que o indicador representa diferença de valores de um serviço estabelecido no orçamento e o seu custo real é: 
Ocultar opções de resposta 
a variação de prazo.
o custo real.
o valor agregado.
Correta: 
a variação de custo.
Resposta correta
o valor previsto.

Mais conteúdos dessa disciplina