Logo Passei Direto
Buscar

Projetos de Redes II - Redes de Serviço

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Considerando o texto acima e o estudado em aula é correto afirmar:
A As propriedades rurais deveriam usar apenas cabos ópticos para inteconectar a sede à rede de sensores que são imunes à corrosão e ataque de roedores.
B Cabos Ethernet externos devem ser blindados e em cada barracão um patch panel de descarga precisa ser instalado de forma a permitir o aterramento da blindagem em ambas as pontas do cabo.
C Cabos Ethernet não podem ser externos, no interior de cada barracão um patch panel de descarga
D Nenhuma das alternativas é verdadeira.

No que se refere às redes padronizadas pela recomendação IEEE 802.11, é correto afirmar:
Na faixa de 2,4GHz os canais têm banda de 22MHz, assim, mesmo existindo 165 canais disponíveis, para que não ocorra interferência, apenas 11 canais podem ser usados
E Nenhuma das alternativas é verdadeira.

Tendo em vista o que se afirma acima e o exposto em aula, assinale a afirmativa correta:
A A conexão à malha de terra deve ser feita em todos os pontos possíveis do cabo ou do conduíte.
B O rack de equipamentos também deve ser aterrado em ponto único e a conexão elétrica entre carcaças e rack deve ser garantida e testada.
C Múltiplas conexões, entre o cabeamento e a malha de terra, conservam o potencial de terra, drenando a circulação de correntes parasitas.
D Poucas conexões tendem a gerar diferenças de potencial de terra, desta forma não há circulação de correntes parasitas.
E A conexão à malha de terra deve ser feita em dois pontos do cabo e em todos os pontos possíveis do conduíte.

Tendo em vista o que se afirma acima e o exposto em aula, assinale a afirmativa correta:
A A conexão à malha de terra deve ser feita em todos os pontos possíveis do cabo ou do conduíte.
B Múltiplas conexões entre o cabeamento e a malha de terra impedem a circulação de correntes parasitas.
C Múltiplas conexões, entre o cabeamento e a malha de terra, conservam o potencial de terra, drenando a circulação de correntes parasitas.
D Poucas conexões tendem a gerar diferenças de potencial de terra, desta forma não há circulação de correntes parasitas.
E A conexão à malha de terra deve ser feita em um ponto do cabo ou em um ponto do conduíte

No que se refere a estratégia de segurança em redes de grande porte é correto afirmar:
A A área não confiável é aquela interna à rede, onde, teoricamente, somente usuários de baixíssimo risco à segurança acessam e onde estão os dados de maior valor da organização
B A área semi-confiável (Semi-trusted zone) é aquela que não sofre exposição externa à rede. Esta área permite a conexão de usuários de identidade completamente conhecida apenas.
C A área confiável, normalmente, corresponde a área completamente externa à organização, mas apresenta dificuldades de implementação frente o aparecimento de novos usuários de rede.
D Os serviços IPS/IDS (Intrusion Prevention/Detection Systems), de detecção e prevenção de invasão da rede, não são capazes de tratar eventuais tráfegos criptografados de dispositivos IoT.
E Nenhuma das alternativas é verdadeira.

Considerando o texto acima e o exposto em aula sobre PROJETOS DE REDES PARA AMBIENTE CORPORATIVO, assinale a afirmativa correta:
A Estratégias especiais de segurança da informação são indicadas e cuidados diferenciados com a infraestrutura da rede são necessários quando se trata do núcleo (core) da rede e dos espaços (datacenters) destinados aos equipamentos da operação central(servidores, storages, gateways por exemplo).
B Estratégias especiais de segurança da informação são indicadas somente quando se trata de datacenters terceirizados.
C A escolha pela utilização de recursos de nuvem ou datacenters próprios é a única solução para a massa de dados a ser armazenada, categorias de importância e confidencialidade poderão melhor orientar o projeto.
D A escolha pela utilização de recursos de nuvem ou datacenters terceiros não é recomendada uma vez que a massa de dados a ser armazenada precisa ser conhecida pelo terceiro.
E Nenhuma das alternativas é verdadeira.

Tendo em vista o que se afirma acima e o exposto em aula, assinale a afirmativa correta:
A Se temos um cabo de rede, instalado nas proximidades de outro condutor inerte (sem corrente elétrica), este primeiro condutor (cabo de rede) perceberá a circulação de uma corrente elétrica induzida proporcional ao quadrado da distância entre os cabos.
B A lei de Biot Savart justifica a insistência das normas técnicas de implantação de redes na justaposição entre os caminhamentos de cabos de dados e de alimentação elétrica.
C Se temos um cabo de rede, instalado nas proximidades de outro condutor percorrido por corrente elétrica, este primeiro condutor (cabo de rede) perceberá a circulação de uma corrente elétrica induzida proporcional àquela circulante no cabo de alimentação elétrica e proporcional a distância entre os cabos.
D A lei de Ampére justifica a insistência das normas técnicas de implantação de redes na segregação entre os caminhamentos de cabos de dados e de alimentação elétrica.

Tendo em vista o que se afirma acima e o discutido em aula, assinale a afirmativa que indica o que diferencia um projeto profissional de outro de qualidade inferior:
A A desconsideração, desde a concepção inicial, das especificidades gerais e particulares do cliente.
B Redes projetadas de forma genérica, normalmente não são fáceis de manter e não são economicamente otimizadas, dada a generalização do projeto.
C Projetar uma rede de computadores envolve, como todo projeto técnico, conceitos abrangentes, como normas técnicas, e não as especificidades do cliente
D A grande diferença que a atuação de um profissional especializado pode oferecer é sua presença em todo o processo de projeto e construção da rede.

Tendo em vista o que se afirma acima e o exposto em aula, assinale a afirmativa correta: A São as principais distorções aleatórias: distorção de retardo, de atenuação e característica. B Dados os parâmetros elétricos do cabo, o sinal não terá limitação de banda de passagem, principalmente quanto mais próximo da frequência máxima de transmissão se encontrar. C Distorções sistemáticas, por serem previsíveis, podem ser corrigidas, dentro de determinados limites, pelos equipamentos de transmissão e recepção. D São as principais distorções aleatórias: ruído branco, distorção de retardo, distorção de atenuação estocástica e característica ohmica. E Distorções aleatórias, por não serem previsíveis, permitem, no máximo, tratamento estatístico por parte dos equipamentos de recepção. Você assinalou essa alternativa (E)

A São as principais distorções aleatórias: distorção de retardo, de atenuação e característica.
B Dados os parâmetros elétricos do cabo, o sinal não terá limitação de banda de passagem, principalmente quanto mais próximo da frequência máxima de transmissão se encontrar.
C Distorções sistemáticas, por serem previsíveis, podem ser corrigidas, dentro de determinados limites, pelos equipamentos de transmissão e recepção.
D São as principais distorções aleatórias: ruído branco, distorção de retardo, distorção de atenuação estocástica e característica ohmica.
E Distorções aleatórias, por não serem previsíveis, permitem, no máximo, tratamento estatístico por parte dos equipamentos de recepção.

Tendo em vista o que se afirma acima e o discutido em aula, assinale a afirmativa correta: A As características físicas de operação são importantes para a manutenção após a implantação. Estas características levam em conta o entorno físico mas não devem considerar as interferências entre o meio e os equipamentos, B Os aspectos humanos da operação dos equipamentos são problemas a serem tratados pela equipe de operação e não no projeto C Atender às normas técnicas permitem a aderência a requisitos técnicos e legais de engenharia. D Os impactos ambientais que porventura possam surgir em consequência do projeto devem ser evitados a qualquer custo de forma independente da sustentabilidade geral do projeto. Você assinalou essa alternativa (D)

A As características físicas de operação são importantes para a manutenção após a implantação. Estas características levam em conta o entorno físico mas não devem considerar as interferências entre o meio e os equipamentos,
B Os aspectos humanos da operação dos equipamentos são problemas a serem tratados pela equipe de operação e não no projeto
C Atender às normas técnicas permitem a aderência a requisitos técnicos e legais de engenharia.
D Os impactos ambientais que porventura possam surgir em consequência do projeto devem ser evitados a qualquer custo de forma independente da sustentabilidade geral do projeto.

No que se refere às redes padronizadas pela recomendação IEEE 802.11, é correto afirmar: A A norma seleciona várias faixas de frequência de operação entre 2,4MHz e 15MHz. B Na faixa de 2,4MHz os canais têm banda de 22MHz, assim, mesmo existindo 3 macro-canais disponíveis, para que não ocorra interferência, apenas 11 sub-canais podem ser usados em cada macro-canal. C Na faixa de 2,4GHz os canais têm banda de 22MHz, assim, mesmo existindo 165 canais disponíveis, para que não ocorra interferência, apenas 11 canais podem ser usados D A faixa de SHF apresenta menor multiplicidade de canais em relação aos 165 canais do UHF. E Nenhuma das alternativas é verdadeira. Você assinalou essa alternativa (E)

A A norma seleciona várias faixas de frequência de operação entre 2,4MHz e 15MHz.
B Na faixa de 2,4MHz os canais têm banda de 22MHz, assim, mesmo existindo 3 macro-canais disponíveis, para que não ocorra interferência, apenas 11 sub-canais podem ser usados em cada macro-canal.
C Na faixa de 2,4GHz os canais têm banda de 22MHz, assim, mesmo existindo 165 canais disponíveis, para que não ocorra interferência, apenas 11 canais podem ser usados
D A faixa de SHF apresenta menor multiplicidade de canais em relação aos 165 canais do UHF.
E Nenhuma das alternativas é verdadeira.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Considerando o texto acima e o estudado em aula é correto afirmar:
A As propriedades rurais deveriam usar apenas cabos ópticos para inteconectar a sede à rede de sensores que são imunes à corrosão e ataque de roedores.
B Cabos Ethernet externos devem ser blindados e em cada barracão um patch panel de descarga precisa ser instalado de forma a permitir o aterramento da blindagem em ambas as pontas do cabo.
C Cabos Ethernet não podem ser externos, no interior de cada barracão um patch panel de descarga
D Nenhuma das alternativas é verdadeira.

No que se refere às redes padronizadas pela recomendação IEEE 802.11, é correto afirmar:
Na faixa de 2,4GHz os canais têm banda de 22MHz, assim, mesmo existindo 165 canais disponíveis, para que não ocorra interferência, apenas 11 canais podem ser usados
E Nenhuma das alternativas é verdadeira.

Tendo em vista o que se afirma acima e o exposto em aula, assinale a afirmativa correta:
A A conexão à malha de terra deve ser feita em todos os pontos possíveis do cabo ou do conduíte.
B O rack de equipamentos também deve ser aterrado em ponto único e a conexão elétrica entre carcaças e rack deve ser garantida e testada.
C Múltiplas conexões, entre o cabeamento e a malha de terra, conservam o potencial de terra, drenando a circulação de correntes parasitas.
D Poucas conexões tendem a gerar diferenças de potencial de terra, desta forma não há circulação de correntes parasitas.
E A conexão à malha de terra deve ser feita em dois pontos do cabo e em todos os pontos possíveis do conduíte.

Tendo em vista o que se afirma acima e o exposto em aula, assinale a afirmativa correta:
A A conexão à malha de terra deve ser feita em todos os pontos possíveis do cabo ou do conduíte.
B Múltiplas conexões entre o cabeamento e a malha de terra impedem a circulação de correntes parasitas.
C Múltiplas conexões, entre o cabeamento e a malha de terra, conservam o potencial de terra, drenando a circulação de correntes parasitas.
D Poucas conexões tendem a gerar diferenças de potencial de terra, desta forma não há circulação de correntes parasitas.
E A conexão à malha de terra deve ser feita em um ponto do cabo ou em um ponto do conduíte

No que se refere a estratégia de segurança em redes de grande porte é correto afirmar:
A A área não confiável é aquela interna à rede, onde, teoricamente, somente usuários de baixíssimo risco à segurança acessam e onde estão os dados de maior valor da organização
B A área semi-confiável (Semi-trusted zone) é aquela que não sofre exposição externa à rede. Esta área permite a conexão de usuários de identidade completamente conhecida apenas.
C A área confiável, normalmente, corresponde a área completamente externa à organização, mas apresenta dificuldades de implementação frente o aparecimento de novos usuários de rede.
D Os serviços IPS/IDS (Intrusion Prevention/Detection Systems), de detecção e prevenção de invasão da rede, não são capazes de tratar eventuais tráfegos criptografados de dispositivos IoT.
E Nenhuma das alternativas é verdadeira.

Considerando o texto acima e o exposto em aula sobre PROJETOS DE REDES PARA AMBIENTE CORPORATIVO, assinale a afirmativa correta:
A Estratégias especiais de segurança da informação são indicadas e cuidados diferenciados com a infraestrutura da rede são necessários quando se trata do núcleo (core) da rede e dos espaços (datacenters) destinados aos equipamentos da operação central(servidores, storages, gateways por exemplo).
B Estratégias especiais de segurança da informação são indicadas somente quando se trata de datacenters terceirizados.
C A escolha pela utilização de recursos de nuvem ou datacenters próprios é a única solução para a massa de dados a ser armazenada, categorias de importância e confidencialidade poderão melhor orientar o projeto.
D A escolha pela utilização de recursos de nuvem ou datacenters terceiros não é recomendada uma vez que a massa de dados a ser armazenada precisa ser conhecida pelo terceiro.
E Nenhuma das alternativas é verdadeira.

Tendo em vista o que se afirma acima e o exposto em aula, assinale a afirmativa correta:
A Se temos um cabo de rede, instalado nas proximidades de outro condutor inerte (sem corrente elétrica), este primeiro condutor (cabo de rede) perceberá a circulação de uma corrente elétrica induzida proporcional ao quadrado da distância entre os cabos.
B A lei de Biot Savart justifica a insistência das normas técnicas de implantação de redes na justaposição entre os caminhamentos de cabos de dados e de alimentação elétrica.
C Se temos um cabo de rede, instalado nas proximidades de outro condutor percorrido por corrente elétrica, este primeiro condutor (cabo de rede) perceberá a circulação de uma corrente elétrica induzida proporcional àquela circulante no cabo de alimentação elétrica e proporcional a distância entre os cabos.
D A lei de Ampére justifica a insistência das normas técnicas de implantação de redes na segregação entre os caminhamentos de cabos de dados e de alimentação elétrica.

Tendo em vista o que se afirma acima e o discutido em aula, assinale a afirmativa que indica o que diferencia um projeto profissional de outro de qualidade inferior:
A A desconsideração, desde a concepção inicial, das especificidades gerais e particulares do cliente.
B Redes projetadas de forma genérica, normalmente não são fáceis de manter e não são economicamente otimizadas, dada a generalização do projeto.
C Projetar uma rede de computadores envolve, como todo projeto técnico, conceitos abrangentes, como normas técnicas, e não as especificidades do cliente
D A grande diferença que a atuação de um profissional especializado pode oferecer é sua presença em todo o processo de projeto e construção da rede.

Tendo em vista o que se afirma acima e o exposto em aula, assinale a afirmativa correta: A São as principais distorções aleatórias: distorção de retardo, de atenuação e característica. B Dados os parâmetros elétricos do cabo, o sinal não terá limitação de banda de passagem, principalmente quanto mais próximo da frequência máxima de transmissão se encontrar. C Distorções sistemáticas, por serem previsíveis, podem ser corrigidas, dentro de determinados limites, pelos equipamentos de transmissão e recepção. D São as principais distorções aleatórias: ruído branco, distorção de retardo, distorção de atenuação estocástica e característica ohmica. E Distorções aleatórias, por não serem previsíveis, permitem, no máximo, tratamento estatístico por parte dos equipamentos de recepção. Você assinalou essa alternativa (E)

A São as principais distorções aleatórias: distorção de retardo, de atenuação e característica.
B Dados os parâmetros elétricos do cabo, o sinal não terá limitação de banda de passagem, principalmente quanto mais próximo da frequência máxima de transmissão se encontrar.
C Distorções sistemáticas, por serem previsíveis, podem ser corrigidas, dentro de determinados limites, pelos equipamentos de transmissão e recepção.
D São as principais distorções aleatórias: ruído branco, distorção de retardo, distorção de atenuação estocástica e característica ohmica.
E Distorções aleatórias, por não serem previsíveis, permitem, no máximo, tratamento estatístico por parte dos equipamentos de recepção.

Tendo em vista o que se afirma acima e o discutido em aula, assinale a afirmativa correta: A As características físicas de operação são importantes para a manutenção após a implantação. Estas características levam em conta o entorno físico mas não devem considerar as interferências entre o meio e os equipamentos, B Os aspectos humanos da operação dos equipamentos são problemas a serem tratados pela equipe de operação e não no projeto C Atender às normas técnicas permitem a aderência a requisitos técnicos e legais de engenharia. D Os impactos ambientais que porventura possam surgir em consequência do projeto devem ser evitados a qualquer custo de forma independente da sustentabilidade geral do projeto. Você assinalou essa alternativa (D)

A As características físicas de operação são importantes para a manutenção após a implantação. Estas características levam em conta o entorno físico mas não devem considerar as interferências entre o meio e os equipamentos,
B Os aspectos humanos da operação dos equipamentos são problemas a serem tratados pela equipe de operação e não no projeto
C Atender às normas técnicas permitem a aderência a requisitos técnicos e legais de engenharia.
D Os impactos ambientais que porventura possam surgir em consequência do projeto devem ser evitados a qualquer custo de forma independente da sustentabilidade geral do projeto.

No que se refere às redes padronizadas pela recomendação IEEE 802.11, é correto afirmar: A A norma seleciona várias faixas de frequência de operação entre 2,4MHz e 15MHz. B Na faixa de 2,4MHz os canais têm banda de 22MHz, assim, mesmo existindo 3 macro-canais disponíveis, para que não ocorra interferência, apenas 11 sub-canais podem ser usados em cada macro-canal. C Na faixa de 2,4GHz os canais têm banda de 22MHz, assim, mesmo existindo 165 canais disponíveis, para que não ocorra interferência, apenas 11 canais podem ser usados D A faixa de SHF apresenta menor multiplicidade de canais em relação aos 165 canais do UHF. E Nenhuma das alternativas é verdadeira. Você assinalou essa alternativa (E)

A A norma seleciona várias faixas de frequência de operação entre 2,4MHz e 15MHz.
B Na faixa de 2,4MHz os canais têm banda de 22MHz, assim, mesmo existindo 3 macro-canais disponíveis, para que não ocorra interferência, apenas 11 sub-canais podem ser usados em cada macro-canal.
C Na faixa de 2,4GHz os canais têm banda de 22MHz, assim, mesmo existindo 165 canais disponíveis, para que não ocorra interferência, apenas 11 canais podem ser usados
D A faixa de SHF apresenta menor multiplicidade de canais em relação aos 165 canais do UHF.
E Nenhuma das alternativas é verdadeira.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“Os parâmetros elétricos do cabo conferem-lhe um comportamento não linear diante do sinal a ser transmitido, distorcendo-o. As características intrínsecas 
do material ou da construção não são, no entanto as únicas fontes de distorção, o meio externo também pode induzi-las no sinal.” (adaptado da Aula 1 - 
Tema 2) 
Tendo em vista o que se afirma acima e o exposto em aula, assinale a afirmativa correta: 
Nota: 10.0 
 
A São as principais distorções aleatórias: distorção de retardo, de atenuação e característica. 
 
B Dados os parâmetros elétricos do cabo, o sinal não terá limitação de banda de passagem, principalmente quanto mais próximo da frequência máxima de transmissão 
se encontrar. 
 
C Distorções sistemáticas, por serem previsíveis, podem ser corrigidas, dentro de determinados limites, pelos equipamentos de transmissão e recepção. 
 
D São as principais distorções aleatórias: ruído branco, distorção de retardo, distorção de atenuação estocástica e característica ohmica. 
 
E Distorções aleatórias, por não serem previsíveis, permitem, no máximo, tratamento estatístico por parte dos equipamentos de recepção. 
Você assinalou essa alternativa (E) 
Você acertou! 
CORRETA: Segundo Aula 1 - Tema 2, pg.9 
 
Questão 2/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“Todo projeto, em sentido estrito, precisa estar aderente às normas técnicas aplicáveis inclusive, mais recentemente, àquelas referentes à preservação 
ambiental..” (Aula 1 - Tema 1) 
Tendo em vista o que se afirma acima e o discutido em aula, assinale a afirmativa correta: 
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão 
 
A As características físicas de operação são importantes para a manutenção após a implantação. Estas características levam em conta o entorno físico mas não devem 
considerar as interferências entre o meio e os equipamentos, 
 
B Os aspectos humanos da operação dos equipamentos são problemas a serem tratados pela equipe de operação e não no projeto 
 
C Atender às normas técnicas permitem a aderência a requisitos técnicos e legais de engenharia. 
Projetos aderentes às normas técnicas contornam-se de legalidade e tendem a estar alinhados com o estado da arte da ciência sobre o tema. 
 
D Os impactos ambientais que porventura possam surgir em consequência do projeto devem ser evitados a qualquer custo de forma independente da sustentabilidade 
geral do projeto. 
Você assinalou essa alternativa (D) 
 
Questão 3/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“As camadas mais internas da rede guardarão informações importantes para o sucesso da companhia em seus negócios. De fato, as informações 
corporativas se transformam em ativos da empresa com valores significativos.” STALLINGS, WILLIAN. Criptografia e Segurança de Redes. 4ª. Edição. São 
Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. 
Considerando o texto acima e o exposto em aula sobre PROJETOS DE REDES PARA AMBIENTE CORPORATIVO, assinale a afirmativa correta: 
Nota: 10.0 
 
A Estratégias especiais de segurança da informação são indicadas e cuidados diferenciados com a infraestrutura da rede são necessários quando se trata do núcleo 
(core) da rede e dos espaços (datacenters) destinados aos equipamentos da operação central(servidores, storages, gateways por exemplo). 
Você assinalou essa alternativa (A) 
Você acertou! 
CORRETA: Segundo o presente na Aula 2 - Tema 1). 
 
B Estratégias especiais de segurança da informação são indicadas somente quando se trata de datacenters terceirizados. 
 
C A escolha pela utilização de recursos de nuvem ou datacenters próprios é a única solução para a massa de dados a ser armazenada, categorias de importância e 
confidencialidade poderão melhor orientar o projeto. 
 
D A escolha pela utilização de recursos de nuvem ou datacenters terceiros não é recomendada uma vez que a massa de dados a ser armazenada precisa ser conhecida 
pelo terceiro. 
 
E Nenhuma das alternativas é verdadeira. 
 
Questão 4/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“A proteção do canal de comunicação contra influências externas, em cabeamentos metálicos, se dá, obrigatoriamente, pela blindagem do cabo. Quando a 
solução escolhida é o confinamento do cabeamento os dutos e canaletas, estes também precisam ser aterrados, de forma a drenar as correntes espúrias 
induzidas no metal do conduíte.” (adaptado da Aula 1 - Tema 2) 
Tendo em vista o que se afirma acima e o exposto em aula, assinale a afirmativa correta: 
Nota: 10.0 
 
A A conexão à malha de terra deve ser feita em todos os pontos possíveis do cabo ou do conduíte. 
 
B O rack de equipamentos também deve ser aterrado em ponto único e a conexão elétrica entre carcaças e rack deve ser garantida e testada. 
Você assinalou essa alternativa (B) 
Você acertou! 
CORRETA: Segundo Aula 1 - Tema 2, pg.10 
 
C Múltiplas conexões, entre o cabeamento e a malha de terra, conservam o potencial de terra, drenando a circulação de correntes parasitas. 
 
D Poucas conexões tendem a gerar diferenças de potencial de terra, desta forma não há circulação de correntes parasitas. 
 
E A conexão à malha de terra deve ser feita em dois pontos do cabo e em todos os pontos possíveis do conduíte. 
 
Questão 5/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“A proteção do canal de comunicação contra influências externas, em cabeamentos metálicos, se dá, obrigatoriamente, pela blindagem do cabo. Quando a 
solução escolhida é o confinamento do cabeamento os dutos e canaletas, estes também precisam ser aterrados, de forma a drenar as correntes espúrias 
induzidas no metal do conduíte.” (adaptado da Aula 1 - Tema 2) 
Tendo em vista o que se afirma acima e o exposto em aula, assinale a afirmativa correta: 
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão 
 
A A conexão à malha de terra deve ser feita em todos os pontos possíveis do cabo ou do conduíte. 
 
B Múltiplas conexões entre o cabeamento e a malha de terra impedem a circulação de correntes parasitas. 
 
C Múltiplas conexões, entre o cabeamento e a malha de terra, conservam o potencial de terra, drenando a circulação de correntes parasitas. 
Você assinalou essa alternativa (C) 
 
D Poucas conexões tendem a gerar diferenças de potencial de terra, desta forma não há circulação de correntes parasitas. 
 
E A conexão à malha de terra deve ser feita em um ponto do cabo ou em um ponto do conduíte 
CORRETA: Segundo Aula 1 - Tema 2, pg.9 
 
Questão 6/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“ Projetar uma rede é, portanto, a ação de desenhar sua arquitetura, indicar os equipamentos necessários à sua implantação bem como sua configuração e, 
eventualmente, disposição física, planejar e determinar os cuidados com segurança e manutenção da futura instalação.” (Aula 1 - Tema 1) 
Tendo em vista o que se afirma acima e o discutido em aula, assinale a afirmativa que indica o que diferencia um projeto profissional de outro de qualidade 
inferior: 
Nota: 10.0 
 
A A desconsideração, desde a concepção inicial, das especificidades gerais e particulares do cliente. 
 
B Redes projetadas de forma genérica, normalmente não são fáceis de manter e não são economicamente otimizadas, dada a generalização do projeto. 
Você assinalou essa alternativa (B) 
Você acertou! 
CORRETA: Redes projetadas de forma genérica normalmente serão difíceis de implementar e manter, não são economicamente otimizadas e, principalmente, serão, após a 
implantação, incapazes de entregar plenamente as facilidades para as quais foram criadas. 
 
C Projetar uma rede de computadores envolve, como todo projeto técnico, conceitos abrangentes, como normas técnicas, e não as especificidades do cliente 
 
D A grande diferença que a atuação de um profissional especializado pode oferecer é sua presença em todo o processo de projeto e construção da rede. 
 
Questão 7/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“A proteção do canal de comunicação contra influências externas, em cabeamentos metálicos, se dá, obrigatoriamente, pela blindagemdo cabo. Quando a 
solução escolhida é o confinamento do cabeamento os dutos e canaletas, estes também precisam ser aterrados, de forma a drenar as correntes espúrias 
induzidas no metal do conduíte.” (adaptado da Aula 1 - Tema 2) 
Tendo em vista o que se afirma acima e o exposto em aula, assinale a afirmativa INCORRETA: 
Nota: 10.0 
 
A A conexão à malha de terra deve ser feita em todos os pontos possíveis do cabo ou do conduíte. 
Você assinalou essa alternativa (A) 
Você acertou! 
ESTÁ É A ÚNICA INCORRETA: Segundo Aula 1 - Tema 2, pg.10: A conexão deve ser feita em apenas um ponto. Isto se justifica, porque múltiplas conexões tendem a gerar 
diferenças de potencial de terra, provocando a circulação de correntes parasitas, geradas pelo próprio sistema de aterramento equivocado. 
 
B Múltiplas conexões, entre o cabeamento e a malha de terra, tendem a gerar diferenças de potencial de terra, provocando a circulação de correntes parasitas. 
 
C Na conexão de canaletas, o mero contato entre as peças, não é, normalmente,suficiente para garantir o aterramento, recomendando-se o uso de jumper de cobre. 
 
D O rack de equipamentos também deve ser aterrado em ponto único e a conexão elétrica entre carcaças e rack deve ser garantida e testada.. 
 
E A conexão à malha de terra deve ser feita em um ponto do cabo ou em um ponto do conduíte. 
 
Questão 8/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“Antenas WiFi de uso profissional para fixação em tetos tem lóbulo frontal levemente achatado, lóbulo posterior reduzido e alta propagação horizontal.” (Aula 
1 - Tema 3, pg.19) 
Tendo em vista o que se afirma acima e o exposto em aula, assinale a afirmativa correta: 
Nota: 10.0 
 
A Podemos utilizar uma antena WiFi como a descrita acima para fixação em uma parede desde que o pé direito seja duplo, mantendo a uniformidade da tecnologia, sem 
prejuízo da potência propagada horizontalmente 
 
B As diferenças de potência são originadas no próprio projeto de fabricação de cada antena, mas o sinal ao se propagar pelo ambiente difratará nas particulas 
suspensas no ar, gerando a permeabilidade de frequência 
 
C Além das diferenças de potência originadas no próprio projeto de fabricação, a antena atravessará objetos (sofrendo atenuações) e difratará. 
 
D Não devemos utilizar uma antena WiFi, como a descrita acima, para fixação em uma parede se desejamos boa propagação horizontal. 
Você assinalou essa alternativa (D) 
Você acertou! 
CORRETA: Segundo o presente na Aula 1 - Tema 3, pg.20. 
 
E Nenhuma das alternativas é verdadeira. 
 
Questão 9/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
No que se refere a estratégia de segurança em redes de grande porte 
é correto afirmar: 
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão 
 
A A área não confiável é aquela interna à rede, onde, teoricamente, somente usuários de baixíssimo risco à segurança acessam e onde estão os dados de maior valor 
da organização 
 
B A área semi-confiável (Semi-trusted zone) é aquela que não sofre exposição externa à rede. Esta área permite a conexão de usuários de identidade completamente 
conhecida apenas. 
 
C A área confiável, normalmente, corresponde a área completamente externa à organização, mas apresenta dificuldades de implementação frente o aparecimento de 
novos usuários de rede. 
 
D Os serviços IPS/IDS (Intrusion Prevention/Detection Systems), de detecção e prevenção de invasão da rede, não são capazes de tratar eventuais tráfegos 
criptografados de dispositivos IoT. 
CORRETA: Segundo o presente na Aula 2 - Tema 2). 
 
E Nenhuma das alternativas é verdadeira. 
Você assinalou essa alternativa (E) 
 
Questão 10/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“As camadas mais internas da rede guardarão informações importantes para o sucesso da companhia em seus negócios. De fato, as informações 
corporativas se transformam em ativos da empresa com valores significativos.” STALLINGS, WILLIAN. Criptografia e Segurança de Redes. 4ª. Edição. São 
Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. 
Considerando o texto acima e o exposto em aula sobre PROJETOS DE REDES PARA AMBIENTE CORPORATIVO, assinale a afirmativa correta: 
Nota: 10.0 
 
A Estratégias especiais de segurança da informação são indicadas mas cuidados diferenciados com a infraestrutura da rede são desnecessários quando se trata dos 
espaços (datacenters) destinados aos equipamentos da operação central(servidores, storages, gateways por exemplo). 
 
B Estratégias especiais de segurança da informação são indicadas somente quando se trata de datacenters terceirizados. 
 
C A escolha pela utilização de recursos de nuvem ou datacenters terceiros precisa ser estudada para cada caso específico, a massa de dados a ser armazenada precisa 
ser conhecida em seus macro aspectos, ao menos Informações sobre seu crescimento médio, categorias de importância e confidencialidade poderão melhor orientar 
a escolha. 
Você assinalou essa alternativa (C) 
Você acertou! 
CORRETA: Segundo o presente na Aula 2 - Tema 1). 
 
D A escolha pela utilização de recursos de nuvem ou datacenters terceiros não é recomendada uma vez que a massa de dados a ser armazenada precisa ser conhecida 
pelo terceiro. 
 
E Nenhuma das alternativas é verdadeira. 
 
Questão 1/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
Considerando o exposto em aula sobre PROJETOS DE REDES PARA AGRONEGÓCIO, REDES LoRa, 
assinale a única afirmativa INCORRETA: 
Você não pontuou essa questão 
 
A A camada física do protocolo LoRaWAN implementa, associado ao CSS, um processo de correção de erro que permite operação mesmo em ambientes nos quais o 
nível do sinal transmitido esteja abaixo do ruído presente. 
 
B A distância típica entre terminais é medida em km e, a depender da topografia, pode chegar sem dificuldades a 8km 
Você assinalou essa alternativa (B) 
 
C As frequências de operação estão na faixa de 902 a 928 MHz 
 
D A taxa de transmissão máxima, dependendo das configurações varia entre 0,3 a 250 Mbps, mas outros setups são necessários para que opere convenientemente: o 
fator de espalhamento e taxa de codificação que define a redundância para o FEC. 
 
E A camada de controle de acesso ao meio e roteamento (dia LoRa MAC pelo fabricante) controla as mensagens, respeitando as regras de transmissão e recepção 
segundo a classe de dispositivos. 
 
Questão 2/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
Considerando o exposto em aula sobre PROJETOS DE REDES PARA AGRONEGÓCIO, Topologia de REDES WSN, 
assinale a única afirmativa INCORRETA: 
 
A Do ponto de vista de topologia três são os casos: meshing backbone, mesh cliente e híbrida 
 
B Na topologia mesh cliente será possível integrar a LAN mesh com o backbone nesh, a esta integração se dará o nome de topologia híbrida. 
 
C A topologia mesh prevê a existência de um coordenador de nuvem, que não é parte da rede por motivos de segurança, que fará a gerência da rede. A rede terá 
apenas nós roteadores e nós cliente que podem estar conectados diretamente aos usuários, acumulando a função de roteamento 
Você assinalou essa alternativa (C) 
 
D Na topologia meshing backbone, toda a infraestrutura depende do roteamento mesh, é uma topologia viável, porém pouco usada, dada a complexidade dos protocolos 
para trânsito alto de dados. 
 
E O objetivo principal dos protocolos de WMN é a extensão da cobertura de rede sem fio mesmo sem visada direta, ou seja, graças à característica multi-hop de 
roteamento a rede utiliza os nós como repetidores de sinal permitindo ampla cobertura sem a necessidade de levadas potências de transmissão. 
 
Questão 3/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
Considerando o exposto em aula sobre PROJETOS DE REDES PARA AGRONEGÓCIO, Topologia de REDES WSN, 
 assinale a afirmativa CORRETA: 
 
A Do ponto de vista de topologia dois são os casos: meshing backbone e híbrida 
 
B Na topologia mesh cliente não será possível integrar a LAN mesh com o backbone nesh. Esta integração só é possível na topologia internet-híbrida.C A topologia mesh prevê a existência de um coordenador de nuvem, que não é parte da rede por motivos de segurança, que fará a gerência da rede. A rede terá 
apenas nós roteadores e nós cliente que podem estar conectados diretamente aos usuários, acumulando a função de roteamento 
 
D Na topologia meshing backbone, toda a infraestrutura depende do roteamento mesh, é uma topologia viável, porém pouco usada, dada a complexidade dos protocolos 
para trânsito alto de dados. 
Você assinalou essa alternativa (D) 
 
E Os protocolos desenvolvidos especialmente para redes mesh são ainda plenamente utilizados, mas a consolidação das aplicações IoT, no entanto, exigiram sua 
descontinuidade. 
 
Questão 4/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“ Em uma rede para o agronegócio típica, o segmento dedicado à aplicação, de maneira geral, não será de grande porte, tratando-se de um ou alguns 
servidores locais e algumas máquinas de usuários, normalmente localizados na sede da propriedade rural. A solução de rede será normalmente cabeada, 
com especial cuidado às especificações físicas deste cabeamento, caso se tenha na localidade, barracões próximos, porém, desconectados fisicamente. 
Esta seleção se dá pela maior facilidade de implementação” (Adaptado do texto da Aula 4 - Tema 5.1) 
Considerando o texto acima e o estudado em aula é correto afirmar: 
 
A As propriedades rurais deveriam usar apenas cabos ópticos para inteconectar a sede à rede de sensores que são imunes à corrosão e ataque de roedores. 
 
B Cabos Ethernet externos devem ser blindados e em cada barracão um patch panel de descarga precisa ser instalado de forma a permitir o aterramento da blindagem 
em ambas as pontas do cabo. 
 
C Cabos Ethernet não podem ser externos, no interior de cada barracão um patch panel de descarga precisa ser instalado de forma a conectar o cabo Ethernet interno 
com o aterramento da blindagem óptica. 
 
D Cabos Ethernet internos devem ser blindados e em cada barracão um patch panel de descarga precisa ser instalado de forma a manter o aterramento da blindagem 
de todos os cabos em cada ponto do cabo. 
 
E Os equipamentos de cada barracão devem ter um ponto próprio de aterramento e eletrodutos metálicos aterrados devem ser instalados para a condução do 
cabeamento interno, posto que edificações em áreas rurais são especialmente suscetíveis a descargas atmosféricas. 
Você assinalou essa alternativa (E) 
 
Questão 5/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“Há uma tendência, relativamente consolidada, de segregar a rede em ao menos duas redes independentes. Construindo-se uma rede administrativa, de 
acesso restrito aos colaboradores da instituição e uma rede educacional, que permitiria a conexão de alunos e visitantes”. (Adaptado do texto da Aula 5 - 
Tema 1) 
Considerando o texto acima e o estudado em aula é correto afirmar: 
 
A A necessidade de se prover acesso a usuários externos embora comum em instituições de ensino superior deve ser evitada e a equipe de TI deverá restringi-la 
sempre que possível 
 
B O provimento de serviços à comunidade visitante, alheia a operação da instituição de ensino, é necessária notadamente em instituições de ensino superior, dada a 
inserção social própria ao negócio de educação. 
Você assinalou essa alternativa (B) 
 
C Assim como nas grandes redes corporativas, não há substanciais consequências em falhas de máquinas computacionais no negócio educacional, pois sempre se 
pode recorrer a uma máquina próxima, em redes com muitos usuários. 
 
D Inícios de aula e intervalos provocam um acréscimo substancial de tráfego na rede. No primeiro caso todos os docentes se logarão na rede e acessarão os dados 
educacionais ao iniciar o turno de ensino, desta forma a equipe de operação deverá restringir o uso da rede para este perfil de usuário, permitindo o acesso estável 
aos conteúdos didáticos. 
 
Questão 6/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
Considerando o exposto em aula sobre PROJETOS DE REDES PARA AGRONEGÓCIO, REDES WSN, 
 assinale a única afirmativa INCORRETA: 
 
A Solução usual para implementação de WSNs são as redes mesh, ditas então WMN (Wireless Mesh Network). 
 
B AS WMNs são redes nas quais a topologia típica hierárquica (do TCP/IP por exemplo) é rompida. Cada nó da rede pode, hipoteticamente, ser um pequeno roteador 
dinâmico. 
 
C Há vários protocolos de roteamento aplicáveis na topologia meshing backbone, mas como a infraestrutura não depende inteiramente do roteamento mesh, é uma 
topologia viável. 
Você assinalou essa alternativa (C) 
 
D Na arquitetura mesh, na topologia meshing backbone, toda a infraestrutura depende do roteamento mesh, é uma topologia viável, porém pouco usada, dada a 
complexidade dos protocolos para trânsito alto de dados. 
 
E Na arquitetura mesh, nós roteadores ou FFDs podem estar conectados diretamente aos usuários cumprindo também a função de roteamento adaptativa. Nós cliente 
ou RFDs , por outro lado, possuem a finalidade exclusiva de acesso para os usuários, em caso de colapso de um FFD, não podem assumir seu lugar. 
 
Questão 7/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“ Em uma rede para o agronegócio típica, o segmento dedicado à aplicação, de maneira geral, não será de grande porte, tratando-se de um ou alguns 
servidores locais e algumas máquinas de usuários, normalmente localizados na sede da propriedade rural. A solução de rede será normalmente cabeada, 
com especial cuidado às especificações físicas deste cabeamento, caso se tenha na localidade, barracões próximos, porém, desconectados fisicamente. 
Esta seleção se dá pela maior facilidade de implementação” (Adaptado do texto da Aula 4 - Tema 5.1) 
Considerando o texto acima é correto afirmar: 
 
A As propriedades rurais deveriam usar apenas cabos ópticos para inteconectar a sede à rede de sensores que são imunes à corrosão e ataque de roedores. 
 
B Cabos Ethernet externos devem ser blindados e em cada barracão um patch panel de descarga precisa ser instalado de forma a manter o aterramento da blindagem 
em apenas um ponto. 
Você assinalou essa alternativa (B) 
 
C Cabos Ethernet não podem ser externos, no interior de cada barracão um patch panel de descarga precisa ser instalado de forma a conectar o cabo Ethernet interno 
com o aterramento da blindagem óptica. 
 
D Cabos Ethernet internos devem ser blindados e em cada barracão um patch panel de descarga precisa ser instalado de forma a manter o aterramento da blindagem 
de todos os cabos em cada ponto do cabo. 
 
E Os equipamentos de cada barracão não devem ter aterramento e eletrodutos metálicos aterrados devem ser evitados, posto que atraem raios e edificações em áreas 
rurais são especialmente suscetíveis a descargas atmosféricas. 
 
Questão 8/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“Há uma tendência, relativamente consolidada, de segregar a rede em ao menos duas redes independentes. Construindo-se uma rede administrativa, de 
acesso restrito aos colaboradores da instituição e uma rede educacional, que permitiria a conexão de alunos e visitantes”. (Adaptado do texto da Aula 5 - 
Tema 1) 
Considerando o texto acima e o estudado em aula é correto afirmar: 
 
A A necessidade de se prover acesso a usuários externos embora comum em instituições de ensino superior deve ser evitada e a equipe de TI deverá restringi-la 
sempre que possível 
 
B O provimento de serviços à comunidade visitante, alheia a operação da instituição de ensino, é não necessária notadamente em instituições de ensino superior, 
mesmo considerada a inserção social própria ao negócio de educação. 
 
C As informações das corporações educacionais não são dados com valores elevados, são apenas informações de faturamento, de desenho de produtos ou 
informações de clientes que podem ser facilmente recuperadas. 
 
D Inícios de aula e intervalos provocam um acréscimo substancial de tráfego na rede, desta forma a equipe de operação deverá projetar o perfil de tráfegoda rede para 
cada perfil de usuário, permitindo o acesso estável aos conteúdos didáticos. 
Você assinalou essa alternativa (D) 
 
Questão 9/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
Considerando o exposto em aula sobre PROJETOS DE REDES PARA AGRONEGÓCIO, REDES LoRa, 
assinale a única afirmativa INCORRETA: 
 
A A camada física do protocolo LoRaWAN implementa, associado ao CSS, um processo de correção de erro que permite operação mesmo em ambientes nos quais o 
nível do sinal transmitido esteja abaixo do ruído presente. 
 
B A distância típica entre terminais é medida em km, mas Redes LoRa operam em linha de visada, o que limita a distância a 4km em visada direta. 
Você assinalou essa alternativa (B) 
 
C As frequências de operação estão na faixa de 902 a 928 MHz 
 
D A taxa de transmissão máxima, dependendo das configurações varia entre 0,3 a 50kbps. Outros setups são necessários para que a camada de comunicação opere 
convenientemente, o fator de espalhamento (que define a modulação e permite a operação de vários canais simultaneamente) e taxa de codificação que define a 
redundância para o FEC. . 
 
E A camada de controle de acesso ao meio e roteamento (dia LoRa MAC pelo fabricante) controla as mensagens, respeitando as regras de transmissão e recepção 
segundo a classe de dispositivos. 
 
Questão 10/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
Considerando o exposto em aula sobre PROJETOS DE REDES PARA AGRONEGÓCIO, REDES WSN, 
 assinale a única afirmativa INCORRETA: 
 
A Solução usual para implementação de WSNs são as redes mesh, ditas então WMN (Wireless Mesh Network) 
 
B AS WMNs são redes nas quais a topologia típica hierárquica (do TCP/IP por exemplo) é rompida. Cada nó da rede pode, hipoteticamente, ser um pequeno roteador 
dinâmico. 
 
C Há vários protocolos de roteamento aplicáveis a redes sem fio ad hoc. Nas implementações mesh buscam-se aqueles que têm por característica o remapeamento 
automático. 
 
D Na arquitetura mesh, nós roteadores podem estar conectados diretamente aos usuários cumprindo dupla função. Nós cliente, por outro lado, tem facilidades reduzidas 
de HW e SW (e menor custo) e possuem a finalidade exclusiva de acesso para os usuários. 
 
E Na arquitetura mesh, nós roteadores ou FFDs não podem estar conectados diretamente aos usuários cumprindo a função de roteamento adaptativa. Nós cliente ou 
RFDs , por outro lado, possuem a finalidade de acesso para os usuários mas em caso de colapso de um FFD, podem assumir seu lugar. 
Você assinalou essa alternativa (E) 
 
Questão 1/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
No que se refere a estratégia de segurança em redes de grande porte 
é correto afirmar: 
 
A A área não confiável é aquela interna à rede, onde, teoricamente, somente usuários de baixíssimo risco à segurança acessam e onde estão os dados de maior valor 
da organização. 
 
B A área semi-confiável (Semi-trusted zone) é aquela que não sofre exposição externa à rede. Esta área permite a conexão de usuários de identidade completamente 
conhecida apenas 
 
C A área confiável, normalmente, corresponde a área completamente externa à organização, mas apresenta dificuldades de implementação frente o aparecimento de 
novos usuários de rede. 
 
D Os serviços IPS/IDS (Intrusion Prevention/Detection Systems), de detecção e prevenção de invasão da rede, são capazes de tratar eventuais tráfegos criptografados 
de dispositivos IoT. 
 
E Nenhuma das alternativas é verdadeira. 
Você assinalou essa alternativa (E) 
 
Questão 2/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
No que se refere a estratégia de segurança em redes de grande porte 
é correto afirmar: 
 
A A área não confiável é aquela interna à rede, onde, teoricamente, somente usuários de baixíssimo risco à segurança acessam e onde estão os dados de maior valor 
da organização 
 
B A área semi-confiável (Semi-trusted zone) é aquela que não sofre exposição externa à rede. Esta área permite a conexão de usuários de identidade completamente 
conhecida apenas. 
 
C A área confiável, normalmente, corresponde a área completamente externa à organização, mas apresenta dificuldades de implementação frente o aparecimento de 
novos usuários de rede. 
 
D Os serviços IPS/IDS (Intrusion Prevention/Detection Systems), de detecção e prevenção de invasão da rede, não são capazes de tratar eventuais tráfegos 
criptografados de dispositivos IoT. 
Você assinalou essa alternativa (D) 
 
E Nenhuma das alternativas é verdadeira. 
 
Questão 3/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“As camadas mais internas da rede guardarão informações importantes para o sucesso da companhia em seus negócios. De fato, as informações 
corporativas se transformam em ativos da empresa com valores significativos.” STALLINGS, WILLIAN. Criptografia e Segurança de Redes. 4ª. Edição. São 
Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. 
Considerando o texto acima e o exposto em aula sobre PROJETOS DE REDES PARA AMBIENTE CORPORATIVO, assinale a afirmativa correta: 
Você não pontuou essa questão 
 
A Estratégias especiais de segurança da informação são indicadas e cuidados diferenciados com a infraestrutura da rede são necessários quando se trata do núcleo 
(core) da rede e dos espaços (datacenters) destinados aos equipamentos da operação central(servidores, storages, gateways por exemplo). 
 
B Estratégias especiais de segurança da informação são indicadas somente quando se trata de datacenters terceirizados. 
 
C A escolha pela utilização de recursos de nuvem ou datacenters próprios é a única solução para a massa de dados a ser armazenada, categorias de importância e 
confidencialidade poderão melhor orientar o projeto. 
Você assinalou essa alternativa (C) 
 
D A escolha pela utilização de recursos de nuvem ou datacenters terceiros não é recomendada uma vez que a massa de dados a ser armazenada precisa ser conhecida 
pelo terceiro. 
 
E Nenhuma das alternativas é verdadeira. 
 
Questão 4/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“Segundo a lei de Ampére, uma corrente elétrica, percorrendo um condutor, produz um campo magnético H, de densidade B. Um condutor elétrico inerte 
colocado neste campo magnético será percorrido pela corrente i, induzida por B.” (adaptado da Aula 1 - Tema 2) 
Tendo em vista o que se afirma acima e o exposto em aula, assinale a afirmativa correta: 
 
A Se temos um cabo de rede, instalado nas proximidades de outro condutor inerte (sem corrente elétrica), este primeiro condutor (cabo de rede) perceberá a circulação 
de uma corrente elétrica induzida proporcional ao quadrado da distância entre os cabos. 
 
B A lei de Biot Savart justifica a insistência das normas técnicas de implantação de redes na justaposição entre os caminhamentos de cabos de dados e de alimentação 
elétrica. 
 
C Se temos um cabo de rede, instalado nas proximidades de outro condutor percorrido por corrente elétrica, este primeiro condutor (cabo de rede) perceberá a 
circulação de uma corrente elétrica induzida proporcional àquela circulante no cabo de alimentação elétrica e proporcional a distância entre os cabos. 
 
D A lei de Ampére justifica a insistência das normas técnicas de implantação de redes na segregação entre os caminhamentos de cabos de dados e de alimentação 
elétrica. 
Você assinalou essa alternativa (D) 
 
Questão 5/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“ Projetar uma rede é, portanto, a ação de desenhar sua arquitetura, indicar os equipamentos necessários à sua implantação bem como sua configuração e, 
eventualmente, disposição física, planejar e determinar os cuidados com segurança e manutenção da futura instalação.” (Aula 1 - Tema 1) 
Tendo em vista o que se afirma acima e o discutido em aula, assinale a afirmativa que indica o que diferencia um projeto profissional de outro de qualidade 
inferior: 
Você não pontuou essa questão 
 
A A desconsideração, desde a concepção inicial, das especificidades gerais e particulares do cliente. 
Você assinalou essaalternativa (A) 
 
B Redes projetadas de forma genérica, normalmente não são fáceis de manter e não são economicamente otimizadas, dada a generalização do projeto. 
 
C Projetar uma rede de computadores envolve, como todo projeto técnico, conceitos abrangentes, como normas técnicas, e não as especificidades do cliente 
 
D A grande diferença que a atuação de um profissional especializado pode oferecer é sua presença em todo o processo de projeto e construção da rede. 
 
Questão 6/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“Os parâmetros elétricos do cabo conferem-lhe um comportamento não linear diante do sinal a ser transmitido, distorcendo-o. As características intrínsecas 
do material ou da construção não são, no entanto as únicas fontes de distorção, o meio externo também pode induzi-las no sinal.” (adaptado da Aula 1 - 
Tema 2) 
Tendo em vista o que se afirma acima e o exposto em aula, assinale a afirmativa correta: 
 
A São as principais distorções aleatórias: distorção de retardo, de atenuação e característica. 
 
B Dados os parâmetros elétricos do cabo, o sinal não terá limitação de banda de passagem, principalmente quanto mais próximo da frequência máxima de transmissão 
se encontrar. 
 
C Distorções sistemáticas, por serem previsíveis, podem ser corrigidas, dentro de determinados limites, pelos equipamentos de transmissão e recepção. 
 
D São as principais distorções aleatórias: ruído branco, distorção de retardo, distorção de atenuação estocástica e característica ohmica. 
 
E Distorções aleatórias, por não serem previsíveis, permitem, no máximo, tratamento estatístico por parte dos equipamentos de recepção. 
Você assinalou essa alternativa (E) 
 
Questão 7/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“Todo projeto, em sentido estrito, precisa estar aderente às normas técnicas aplicáveis inclusive, mais recentemente, àquelas referentes à preservação 
ambiental..” (Aula 1 - Tema 1) 
Tendo em vista o que se afirma acima e o discutido em aula, assinale a afirmativa correta: 
Você não pontuou essa questão 
 
A As características físicas de operação são importantes para a manutenção após a implantação. Estas características levam em conta o entorno físico mas não devem 
considerar as interferências entre o meio e os equipamentos, 
 
B Os aspectos humanos da operação dos equipamentos são problemas a serem tratados pela equipe de operação e não no projeto 
 
C Atender às normas técnicas permitem a aderência a requisitos técnicos e legais de engenharia. 
 
D Os impactos ambientais que porventura possam surgir em consequência do projeto devem ser evitados a qualquer custo de forma independente da sustentabilidade 
geral do projeto. 
Você assinalou essa alternativa (D) 
 
Questão 8/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
No que se refere às redes padronizadas pela recomendação IEEE 802.11, 
 é correto afirmar: 
 
A A norma seleciona várias faixas de frequência de operação entre 2,4MHz e 15MHz. 
 
B Na faixa de 2,4MHz os canais têm banda de 22MHz, assim, mesmo existindo 3 macro-canais disponíveis, para que não ocorra interferência, apenas 11 sub-canais 
podem ser usados em cada macro-canal. 
 
C Na faixa de 2,4GHz os canais têm banda de 22MHz, assim, mesmo existindo 165 canais disponíveis, para que não ocorra interferência, apenas 11 canais podem ser 
usados 
 
D A faixa de SHF apresenta menor multiplicidade de canais em relação aos 165 canais do UHF. 
 
E Nenhuma das alternativas é verdadeira. 
Você assinalou essa alternativa (E) 
 
Questão 9/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“A proteção do canal de comunicação contra influências externas, em cabeamentos metálicos, se dá, obrigatoriamente, pela blindagem do cabo. Quando a 
solução escolhida é o confinamento do cabeamento os dutos e canaletas, estes também precisam ser aterrados, de forma a drenar as correntes espúrias 
induzidas no metal do conduíte.” (adaptado da Aula 1 - Tema 2) 
Tendo em vista o que se afirma acima e o exposto em aula, assinale a afirmativa correta: 
Você não pontuou essa questão 
 
A A conexão à malha de terra deve ser feita em todos os pontos possíveis do cabo ou do conduíte. 
 
B O rack de equipamentos também deve ser aterrado em ponto único e a conexão elétrica entre carcaças e rack deve ser garantida e testada. 
 
C Múltiplas conexões, entre o cabeamento e a malha de terra, conservam o potencial de terra, drenando a circulação de correntes parasitas. 
 
D Poucas conexões tendem a gerar diferenças de potencial de terra, desta forma não há circulação de correntes parasitas. 
 
E A conexão à malha de terra deve ser feita em dois pontos do cabo e em todos os pontos possíveis do conduíte. 
Você assinalou essa alternativa (E) 
 
Questão 10/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“A proteção do canal de comunicação contra influências externas, em cabeamentos metálicos, se dá, obrigatoriamente, pela blindagem do cabo. Quando a 
solução escolhida é o confinamento do cabeamento os dutos e canaletas, estes também precisam ser aterrados, de forma a drenar as correntes espúrias 
induzidas no metal do conduíte.” (adaptado da Aula 1 - Tema 2) 
Tendo em vista o que se afirma acima e o exposto em aula, assinale a afirmativa correta: 
Você não pontuou essa questão 
 
A A conexão à malha de terra deve ser feita em todos os pontos possíveis do cabo ou do conduíte. 
 
B Múltiplas conexões entre o cabeamento e a malha de terra impedem a circulação de correntes parasitas. 
 
C Múltiplas conexões, entre o cabeamento e a malha de terra, conservam o potencial de terra, drenando a circulação de correntes parasitas. 
Você assinalou essa alternativa (C) 
 
D Poucas conexões tendem a gerar diferenças de potencial de terra, desta forma não há circulação de correntes parasitas. 
 
E A conexão à malha de terra deve ser feita em um ponto do cabo ou em um ponto do conduíte 
 
Questão 1/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
No que se refere a estratégia de segurança em redes de grande porte 
é correto afirmar: 
 
A A área não confiável é aquela interna à rede, onde, teoricamente, somente usuários de baixíssimo risco à segurança acessam e onde estão os dados de maior valor 
da organização. 
 
B A área semi-confiável (Semi-trusted zone) é aquela que não sofre exposição externa à rede. Esta área permite a conexão de usuários de identidade completamente 
conhecida apenas 
 
C A área confiável, normalmente, corresponde a área completamente externa à organização, mas apresenta dificuldades de implementação frente o aparecimento de 
novos usuários de rede. 
 
D Os serviços IPS/IDS (Intrusion Prevention/Detection Systems), de detecção e prevenção de invasão da rede, são capazes de tratar eventuais tráfegos criptografados 
de dispositivos IoT. 
 
E Nenhuma das alternativas é verdadeira. 
Você assinalou essa alternativa (E) 
 
Questão 2/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
No que se refere a estratégia de segurança em redes de grande porte 
é correto afirmar: 
 
A A área não confiável é aquela interna à rede, onde, teoricamente, somente usuários de baixíssimo risco à segurança acessam e onde estão os dados de maior valor 
da organização 
 
B A área semi-confiável (Semi-trusted zone) é aquela que não sofre exposição externa à rede. Esta área permite a conexão de usuários de identidade completamente 
conhecida apenas. 
 
C A área confiável, normalmente, corresponde a área completamente externa à organização, mas apresenta dificuldades de implementação frente o aparecimento de 
novos usuários de rede. 
 
D Os serviços IPS/IDS (Intrusion Prevention/Detection Systems), de detecção e prevenção de invasão da rede, não são capazes de tratar eventuais tráfegos 
criptografados de dispositivos IoT. 
Você assinalou essa alternativa (D) 
 
E Nenhuma das alternativas é verdadeira. 
 
Questão 3/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“As camadas mais internas da rede guardarão informações importantes para o sucesso da companhia em seus negócios.De fato, as informações 
corporativas se transformam em ativos da empresa com valores significativos.” STALLINGS, WILLIAN. Criptografia e Segurança de Redes. 4ª. Edição. São 
Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. 
Considerando o texto acima e o exposto em aula sobre PROJETOS DE REDES PARA AMBIENTE CORPORATIVO, assinale a afirmativa correta: 
Você não pontuou essa questão 
 
A Estratégias especiais de segurança da informação são indicadas e cuidados diferenciados com a infraestrutura da rede são necessários quando se trata do núcleo 
(core) da rede e dos espaços (datacenters) destinados aos equipamentos da operação central(servidores, storages, gateways por exemplo). 
 
B Estratégias especiais de segurança da informação são indicadas somente quando se trata de datacenters terceirizados. 
 
C A escolha pela utilização de recursos de nuvem ou datacenters próprios é a única solução para a massa de dados a ser armazenada, categorias de importância e 
confidencialidade poderão melhor orientar o projeto. 
Você assinalou essa alternativa (C) 
 
D A escolha pela utilização de recursos de nuvem ou datacenters terceiros não é recomendada uma vez que a massa de dados a ser armazenada precisa ser conhecida 
pelo terceiro. 
 
E Nenhuma das alternativas é verdadeira. 
 
Questão 4/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“Segundo a lei de Ampére, uma corrente elétrica, percorrendo um condutor, produz um campo magnético H, de densidade B. Um condutor elétrico inerte 
colocado neste campo magnético será percorrido pela corrente i, induzida por B.” (adaptado da Aula 1 - Tema 2) 
Tendo em vista o que se afirma acima e o exposto em aula, assinale a afirmativa correta: 
 
A Se temos um cabo de rede, instalado nas proximidades de outro condutor inerte (sem corrente elétrica), este primeiro condutor (cabo de rede) perceberá a circulação 
de uma corrente elétrica induzida proporcional ao quadrado da distância entre os cabos. 
 
B A lei de Biot Savart justifica a insistência das normas técnicas de implantação de redes na justaposição entre os caminhamentos de cabos de dados e de alimentação 
elétrica. 
 
C Se temos um cabo de rede, instalado nas proximidades de outro condutor percorrido por corrente elétrica, este primeiro condutor (cabo de rede) perceberá a 
circulação de uma corrente elétrica induzida proporcional àquela circulante no cabo de alimentação elétrica e proporcional a distância entre os cabos. 
 
D A lei de Ampére justifica a insistência das normas técnicas de implantação de redes na segregação entre os caminhamentos de cabos de dados e de alimentação 
elétrica. 
Você assinalou essa alternativa (D) 
 
Questão 5/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“ Projetar uma rede é, portanto, a ação de desenhar sua arquitetura, indicar os equipamentos necessários à sua implantação bem como sua configuração e, 
eventualmente, disposição física, planejar e determinar os cuidados com segurança e manutenção da futura instalação.” (Aula 1 - Tema 1) 
Tendo em vista o que se afirma acima e o discutido em aula, assinale a afirmativa que indica o que diferencia um projeto profissional de outro de qualidade 
inferior: 
Você não pontuou essa questão 
 
A A desconsideração, desde a concepção inicial, das especificidades gerais e particulares do cliente. 
Você assinalou essa alternativa (A) 
 
B Redes projetadas de forma genérica, normalmente não são fáceis de manter e não são economicamente otimizadas, dada a generalização do projeto. 
 
C Projetar uma rede de computadores envolve, como todo projeto técnico, conceitos abrangentes, como normas técnicas, e não as especificidades do cliente 
 
D A grande diferença que a atuação de um profissional especializado pode oferecer é sua presença em todo o processo de projeto e construção da rede. 
 
Questão 6/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“Os parâmetros elétricos do cabo conferem-lhe um comportamento não linear diante do sinal a ser transmitido, distorcendo-o. As características intrínsecas 
do material ou da construção não são, no entanto as únicas fontes de distorção, o meio externo também pode induzi-las no sinal.” (adaptado da Aula 1 - 
Tema 2) 
Tendo em vista o que se afirma acima e o exposto em aula, assinale a afirmativa correta: 
 
A São as principais distorções aleatórias: distorção de retardo, de atenuação e característica. 
 
B Dados os parâmetros elétricos do cabo, o sinal não terá limitação de banda de passagem, principalmente quanto mais próximo da frequência máxima de transmissão 
se encontrar. 
 
C Distorções sistemáticas, por serem previsíveis, podem ser corrigidas, dentro de determinados limites, pelos equipamentos de transmissão e recepção. 
 
D São as principais distorções aleatórias: ruído branco, distorção de retardo, distorção de atenuação estocástica e característica ohmica. 
 
E Distorções aleatórias, por não serem previsíveis, permitem, no máximo, tratamento estatístico por parte dos equipamentos de recepção. 
Você assinalou essa alternativa (E) 
 
Questão 7/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“Todo projeto, em sentido estrito, precisa estar aderente às normas técnicas aplicáveis inclusive, mais recentemente, àquelas referentes à preservação 
ambiental..” (Aula 1 - Tema 1) 
Tendo em vista o que se afirma acima e o discutido em aula, assinale a afirmativa correta: 
Você não pontuou essa questão 
 
A As características físicas de operação são importantes para a manutenção após a implantação. Estas características levam em conta o entorno físico mas não devem 
considerar as interferências entre o meio e os equipamentos, 
 
B Os aspectos humanos da operação dos equipamentos são problemas a serem tratados pela equipe de operação e não no projeto 
 
C Atender às normas técnicas permitem a aderência a requisitos técnicos e legais de engenharia. 
 
D Os impactos ambientais que porventura possam surgir em consequência do projeto devem ser evitados a qualquer custo de forma independente da sustentabilidade 
geral do projeto. 
Você assinalou essa alternativa (D) 
 
Questão 8/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
No que se refere às redes padronizadas pela recomendação IEEE 802.11, 
 é correto afirmar: 
 
A A norma seleciona várias faixas de frequência de operação entre 2,4MHz e 15MHz. 
 
B Na faixa de 2,4MHz os canais têm banda de 22MHz, assim, mesmo existindo 3 macro-canais disponíveis, para que não ocorra interferência, apenas 11 sub-canais 
podem ser usados em cada macro-canal. 
 
C Na faixa de 2,4GHz os canais têm banda de 22MHz, assim, mesmo existindo 165 canais disponíveis, para que não ocorra interferência, apenas 11 canais podem ser 
usados 
 
D A faixa de SHF apresenta menor multiplicidade de canais em relação aos 165 canais do UHF. 
 
E Nenhuma das alternativas é verdadeira. 
Você assinalou essa alternativa (E) 
 
Questão 9/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“A proteção do canal de comunicação contra influências externas, em cabeamentos metálicos, se dá, obrigatoriamente, pela blindagem do cabo. Quando a 
solução escolhida é o confinamento do cabeamento os dutos e canaletas, estes também precisam ser aterrados, de forma a drenar as correntes espúrias 
induzidas no metal do conduíte.” (adaptado da Aula 1 - Tema 2) 
Tendo em vista o que se afirma acima e o exposto em aula, assinale a afirmativa correta: 
Você não pontuou essa questão 
 
A A conexão à malha de terra deve ser feita em todos os pontos possíveis do cabo ou do conduíte. 
 
B O rack de equipamentos também deve ser aterrado em ponto único e a conexão elétrica entre carcaças e rack deve ser garantida e testada. 
 
C Múltiplas conexões, entre o cabeamento e a malha de terra, conservam o potencial de terra, drenando a circulação de correntes parasitas. 
 
D Poucas conexões tendem a gerar diferenças de potencial de terra, desta forma não há circulação de correntes parasitas. 
 
E A conexão à malha de terra deve ser feita em dois pontos do cabo e em todos os pontos possíveisdo conduíte. 
Você assinalou essa alternativa (E) 
 
Questão 10/10 - Projetos de Redes II - Redes de Serviço 
“A proteção do canal de comunicação contra influências externas, em cabeamentos metálicos, se dá, obrigatoriamente, pela blindagem do cabo. Quando a 
solução escolhida é o confinamento do cabeamento os dutos e canaletas, estes também precisam ser aterrados, de forma a drenar as correntes espúrias 
induzidas no metal do conduíte.” (adaptado da Aula 1 - Tema 2) 
Tendo em vista o que se afirma acima e o exposto em aula, assinale a afirmativa correta: 
Você não pontuou essa questão 
 
A A conexão à malha de terra deve ser feita em todos os pontos possíveis do cabo ou do conduíte. 
 
B Múltiplas conexões entre o cabeamento e a malha de terra impedem a circulação de correntes parasitas. 
 
C Múltiplas conexões, entre o cabeamento e a malha de terra, conservam o potencial de terra, drenando a circulação de correntes parasitas. 
Você assinalou essa alternativa (C) 
 
D Poucas conexões tendem a gerar diferenças de potencial de terra, desta forma não há circulação de correntes parasitas. 
 
E A conexão à malha de terra deve ser feita em um ponto do cabo ou em um ponto do conduíte

Mais conteúdos dessa disciplina