Buscar

(31)98516-8580-Bennett e Pfetsch (2018) sugerem que a complexidade crescente dos sistemas de mídia, o esvaziamento dos partidos, as mudanças com relação às lealdades políticas dos cidadãos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(31) 98516-8580
 (31) 98516-8580
QRcode LINK direto!
TEMOS ESSE MAPA DISPONÍVEL! CHAMA NO NÚMERO ACIMA PARA ENVIAR! 
.... .....
MAPA - CIÊNCIA POLÍTICA - 51/2024
São ainda raras, entretanto, as análises mais preocupadas com as consequências das mídias digitais para os processos eleitorais e a democracia no Brasil, lacuna esta para a qual este artigo pretende contribuir. Nesse sentido, perguntamos quais são os parâmetros científicos mais adequados para o entendimento das mudanças políticas que ocorrem como consequências do desenvolvimento e das transformações tecnológicas da comunicação política. Bennett e Pfetsch (2018) sugerem que a complexidade crescente dos sistemas de mídia, o esvaziamento dos partidos, as mudanças com relação às lealdades políticas dos cidadãos e as transformações nos hábitos midiáticos apontam para um momento de virada, quando muitas sociedades democráticas sofrem desafios profundos relacionados à legitimidade das instituições, à incoerência dos públicos, ao crescimento da desinformação e ao enfraquecimento relativo da instituição tradicional do jornalismo (legacy media). Os mesmos autores sugerem que as pesquisas atuais devem focar nas maneiras pelas quais forças social e institucionalmente disruptivas estão remodelando a comunicação política contemporânea, desenvolvendo conceitos e métodos mais voltados a explicar fenômenos contemporâneos e menos a confirmar ideias consolidadas de comunicação, democracia e sociedade.
Nesse debate, Chadwick (2020) sugere focar menos nas instituições e organizações e mais na análise de impulsos, emoções, identidades e crenças. O autor apresenta quatro desafios epistemológicos às pesquisas de comunicação política: 1) selecionar contextos não favoráveis ao liberalismo democrático; 2) repensar as noções de engajamento e participação até então adotadas; 3) debater o papel das expectativas racionais; e 4) não subestimar os jogos de soma zero entre deliberação racional e solidariedade afetiva. 
​ ITUASSU, A. et al. Mídias Digitais, Eleições e Democracia no Brasil: Uma Abordagem Qualitativa para o Estudo de Percepções de Profissionais de Campanha. Dados, v. 66, n. 2, p. e20210063, 2023. 
A partir deste contexto, responda:
1. Diante do crescimento da complexidade nos sistemas de mídia e das transformações significativas no campo da comunicação política destacadas pelos autores, como essas mudanças impactam diretamente a democracia e os processos eleitorais no Brasil? Discuta as consequências do esvaziamento dos partidos, mudanças nas lealdades políticas dos cidadãos, transformações nos hábitos midiáticos e o aumento da desinformação, considerando também o enfraquecimento da instituição tradicional do jornalismo (legacy media).
2. Com base no texto, que sugere um enfoque menos institucional e mais voltado para impulsos, emoções, identidades e crenças na análise da comunicação política, como esse direcionamento epistemológico pode contribuir para a compreensão e a abordagem dos fenômenos políticos contemporâneos no Brasil? Argumente sobre a relevância de selecionar contextos não favoráveis ao liberalismo democrático, repensar as noções de engajamento e participação, debater o papel das expectativas racionais e considerar os jogos de soma zero entre deliberação racional e solidariedade afetiva.
3. Como o desenvolvimento e as transformações tecnológicas da comunicação política podem influenciar e ser influenciados pelos parâmetros científicos adequados para o entendimento das mudanças políticas no Brasil? Reflita sobre a necessidade de desenvolver conceitos e métodos voltados não apenas para explicar fenômenos contemporâneos, mas também para não confirmar ideias já consolidadas sobre comunicação, democracia e sociedade, segundo destacado no trecho. Argumente também sobre a importância da pesquisa focada nas forças social e institucionalmente disruptivas que estão remodelando a comunicação política contemporânea.
Orientações para realizar a atividade:
- Assista ao vídeo de explicação da atividade, na Sala do Café.
- Para realizar essa atividade, você deverá baixar o arquivo " Formulário Padrão Mapa", disponível no material da disciplina.
- Ao mencionar partes de textos, sejam elas retiradas do livro didático ou da internet, lembre-se de indicar as devidas referências ao final da atividade.
Em caso de dúvidas, fale com seu professor mediador.
 
Bons Estudos!

Outros materiais