Buscar

3 ANO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO PARCIAL DE HISTÓRIA – Professor Elivelton
	
	SÉRIE: (3º) 
	TURMA: (A) (B) (C) (D)
	3º PERÍODO
	2023
	NOME COMPLETO DO(A) ESTUDANTE (Letra Maiúscula)
	DATA: / / 2023
	NOTA:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	ASSINATURA:
01. 
Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar.
COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador.
A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra
	a Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial.
	os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial.
	o poder soviético, durante a Guerra Fria.
	o movimento comunista, na Guerra do Vietnã.
	o terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001.
02. Em discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época, Neville Chamberlain, sustentou sua posição política: “Não necessito defender minhas visitas à Alemanha no outono passado, que alternativa existia? Nada do que pudéssemos ter feito, nada do que a França pudesse ter feito, ou mesmo a Rússia, teria salvado a Tchecoslováquia da destruição. Mas eu também tinha outro propósito ao ir até Munique. Era o de prosseguir com a política por vezes chamada de ‘apaziguamento europeu’, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população alemã na Tchecoslováquia, eram a sua última ambição territorial na Europa, e que não queria incluir na Alemanha outros povos que não os alemães.”
Internet: <www.johndclare.net> (com adaptações).
Sabendo-se que o compromisso assumido por Hitler em 1938, mencionado no texto acima, foi rompido pelo líder alemão em 1939, infere-se que
	Hitler ambicionava o controle de mais territórios na Europa além da região dos Sudetos.
	a aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia poderia ter salvado a Tchecoslováquia.
	o rompimento desse compromisso inspirou a política de ‘apaziguamento europeu’.
	a política de Chamberlain de apaziguar o líder alemão era contrária à posição assumida pelas potências aliadas.
	a forma que Chamberlain escolheu para lidar com o problema dos Sudetos deu origem à destruição da Tchecoslováquia.
03. Quanto aos campos de batalha, os nomes de ilhas melanésias e assentamentos nos desertos norte-africanos, na Birmânia e nas Filipinas tornaram-se tão conhecidos dos leitores de jornais e radiouvintes quanto os nomes de batalhas no Ártico e no Cáucaso, na Normandia, em Stalingrado e em Kursk. A Segunda Guerra Mundial foi uma aula de geografia.
HOBSBAWM, E. Era dos extremos.
Um dos principais acontecimentos do século XX, a Segunda Grande Guerra (1939-1945) foi interpretada no texto como uma aula de geografia porque
	teve-se ciência de lugares outrora ignorados.
	foram modificadas fronteiras e relações interestatais.
	utilizaram mapas estratégicos os exércitos nela envolvidos.
	tratou-se de um acontecimento que afetou a economia global.
	tornou o continente europeu o centro das relações internacionais.
04. Analise a imagem abaixo e leia a notícia a seguir.
Estudante comemora aniversário com bolo com imagem de Hitler e UFPel encaminha caso às autoridades policiais
“Após uma estudante do curso de História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) postar nas redes sociais fotos comemorando aniversário de 24 anos com um bolo confeitado com um retrato de Adolf Hitler, como mostrou a coluna de Ancelmo Gois, a instituição encaminhou o caso às autoridades policiais ‘para as providências adequadas’.”
O Globo 18/10/2021
As manifestações de apologia ao Nazismo causam muita preocupação e são combatidas pelas instituições brasileiras, além de repudiadas pela sociedade, em razão do perigo que representam as ideias desse regime totalitário. Sobre os preceitos básicos da ideologia nazista, surgida na Alemanha, após a primeira guerra mundial, e colocada em prática como política de estado no governo de Adolf Hitler, é correto afirmar que
	apoiava o liberalismo econômico representado no livre mercado; era antimarxista, representado na perseguição ao bolchevismo como inimigo mortal dos alemães.
	 defendia o arianismo com a ideia de superioridade racial e extermínio de “raças” ditas inferiores; pregava o antissemitismo como forma de preconceito religioso e racial. 
	postulava o nacionalismo extremado e a superioridade da Alemanha; propunha a germanização dos povos judeus para estabelecer a igualdade racial entre as nações.
	tinha apreço pela democracia e pela liberdade de expressão do pensamento; defendia o culto à personalidade, com a exaltação do seu líder político.
	era a favor do pluripartidarismo e da democracia liberal e representativa na política; exaltava a guerra como forma de obter a expansão territorial, o chamado espaço vital.
05. Sobre a Segunda Guerra Mundial, considere as afirmativas a seguir.
I. Foi uma guerra com base em conflitos étnicos e raciais, cujo estopim foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando da Áustria por um nacionalista croata.
II. Foi um conflito relacionado às disputas imperialistas não resolvidas durante a Primeira Guerra Mundial.
III. Tinha como motivação a intenção alemã de ocupar a Europa, assim como as pretensões expansionistas do Japão na Ásia e na Oceania.
Assinale a alternativa correta.
	Somente as afirmativas I e II são corretas.
	Somente as afirmativas I e III são corretas.
	Somente as afirmativas II e III são corretas.
	Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
	Somente as afirmativas II e III são corretas.
06. A charge de Belmonte, originalmente publicada em 1942, mostra Adolf Hitler, um soldado nazista e um judeu capturado e acusado de derrotar as tropas alemãs. Por meio da representação de uma circunstância absurda, o que Belmonte trata de evidenciar?
	O poder militar do Estado de Israel e a sua importância nas derrotas sofridas pela Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
	A fragilidade militar do Estado de Israel e a facilidade com os seus soldados foram subjugados pelo exército da Alemanha nazista.
	A fragilidade militar da Alemanha nazista, cujas tropas foram facilmente derrotadas por exércitos formados predominantemente por idosos.
	A dificuldade do sistema de recrutamento militar alemão para enfrentar o boicote promovido pelos judeus.
	O uso dos judeus como bode expiatório das dificuldades militares alemãs e seu sofrimento pela perseguição e violência perpetradas durante o governo nazista.
07. Sobre a II Guerra Mundial, é correto afirmar que os brasileiros combateram os
	anarquistas.
	comunistas.
	fascistas.
	monarquistas.
	socialistas.
08. São causas da Segunda Guerra Mundial, exceto:
	Tratado de Versalhes
	Expansionismo alemão
	Primeira Guerra Mundial
	Surgimento de regimes totalitários
	Guerra Fria
09. Observe a charge a segui
A charge remete ao Pacto Germano Soviético firmado entre a União Soviética e a Alemanha, no ano de 1939, que representou
	a permissão para que as tropas soviéticas invadissem a Finlândia, dando início à Segunda Guerra Mundial, numa manobra conhecida como Anschluss.
	um acordo de não agressão entre esses países, além de dividir a Polônia entre si e conceder a ocupação da Finlândia ela União Soviética.
	a aproximação das duas potências no aspecto militar, orientadas pelo Plano Schlieffen, que garantia a neutralidade dos alemães ao retomar os países bálticos.
	a comemoração da instalação do Sindicado Solidariedade na Polônia, cujos simpatizantes defendiam ideias de cunho nacionalista e militarista.
	um acordo, fundamentado na Carta do Atlântico, por meio do qual os dois países dividiriam a Polônia e anexariam regiões perdidas na Primeira Guerra Mundial.10. Em 1935, a Alemanha havia reiniciado a produção de armamentos e restabelecido o serviço militar obrigatório, contrariando o Tratado de Versalhes. Em 1938, anexou a Áustria; logo em seguida, incorporou a região dos Sudetos, que abrigava minorias alemãs na Tchecoslováquia, e assinou um acordo de não agressão e neutralidade com a União Soviética. Estava plantada a semente da Segunda Guerra Mundial, que eclodiu em 1º de setembro de 1939, com o (a):
	participação efetiva de tropas nazistas na Guerra Civil Espanhola, por meio da invasão de Madri.
	invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich.
	rompimento do Pacto Germano-Soviético com a invasão do território russo por tropas nazistas.
	saída dos invasores alemães do território dos Sudetos, na Tchecoslováquia, para invadir a Hungria.
	tomada do “corredor polonês”, que desembocava na cidade livre de Dantzig, pelos aliados nazistas, principalmente italianos.
EXTRA
Leia o texto a seguir.
"Nesta etapa de concentração em guetos, o objetivo nazista era expulsar os judeus da Europa ocupada, tornar os territórios incorporados pela Alemanha “judenrein”. Mas, nas palavras de Heydrich, uma vez que todo o “problema judeu” era insolúvel pela imigração, era necessária agora uma “solução territorial final”. Himmler afirmou que queria “ver o conceito judaico totalmente extinto (na Europa” pela virtual possibilidade de uma grande emigração de todos os judeus para a África ou outra colônia”. Uma das ideias era deportá-los para uma região da Polônia próxima à fronteira com a URSS (Lublin, entre os rios Vístula e Bug) onde ficariam confinados em um protetorado, ou para alguma colônia europeia na África ou América, como a Guiana inglesa."
CYTRYNOWICZ, Roney.
O texto apresentado trata de um importante evento ocorrido, em escala global, durante o século XX. Assinale a alternativa correta que apresenta este evento histórico:
	Primeira Guerra Mundial.
	Segunda Guerra Mundial.
	Guerra Fria.
	Recolonização e partilha da África.

Continue navegando

Outros materiais