Buscar

O fato de fazer uma avaliação de risco antes de liberar uma atividade, garante a segurança do trabalhador? Ainda que todas as ações pertinentes a análise preliminar de riscos - APR no ambiente onde se

Prévia do material em texto

Olá, aluno(a)! Está com dificuldade ou sem tempo para elaborar essa MAPA? Iremos te ajudar! 
Entre em contato
 (63) 99129-5554
MAPA – SEG - FUNDAMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO - 51/2024
O fato de fazer uma avaliação de risco antes de liberar uma atividade, garante a segurança do trabalhador?
Ainda que todas as ações pertinentes a análise preliminar de riscos - APR no ambiente onde se realiza uma determinada atividade, não significa que o trabalhador, o ambiente e/ou o patrimônio da empresa estejam totalmente seguros. Em um ambiente laboral, dependendo do tipo de atividade desenvolvida, sofre a influência de fatores que fogem do controle das pessoas responsáveis pela segurança.
Elaborado pelo professor, 2023.
Para exemplificar, podemos pensar em uma atividade envolvendo trabalho em altura e soldagem.
Neste caso, as duas atividades envolvem riscos extremos, pois a queda e a eletricidade podem causar danos irreversíveis ou irreparáveis para o trabalhador, bem como grandes prejuízos para a empresa. Vamos analisar rapidamente a seguinte situação:
O trabalhador deve fazer uma operação de solda em uma estrutura com 10 metros de altura. O tecnólogo de segurança do trabalho e o encarregado fazem, juntamente com o trabalhador a análise preliminar de riscos e liberam a atividade. No entanto, o tempo estava nublado, porém, sem chuva. Durante a realização da atividade de soldagem, ocorre uma descarga atmosférica que atinge a estrutura metálica. Mesmo com todos os equipamentos de segurança o trabalhador é atingido pela descarga e cai, causando lesões nas pernas e tem fraturas na costela, sendo necessário o acionamento da equipe de resgate devido a gravidade do acidente.
Diante da situação apresentada, podemos dizer que, embora tenha sido realizada a análise preliminar de riscos, não conseguimos eliminar totalmente os perigos de riscos que estão presentes em alguns tipos de atividade. Assim, você, como um futuro profissional que tem o conhecimento da segurança no trabalho, tenha em mente o seguinte requisito... “mesmo estando em segurança, nunca se sinta totalmente seguro”. Sempre dê um ou dois passos para trás e reavalie as condições, tanto da atividade, quanto do ambiente.
Elaborado pelo professor, 2023.
Diante do exposto, vemos que é necessário estar sempre alerta e atento às condições em que uma determinada atividade será realizada. A utilização de checklist, formulário de APR, entre outros, são recursos imprescindíveis para a realização de uma atividade segura. É por meio destas ferramentas que podemos fazer uma avaliação mais minuciosa e consequentemente tomar ações para prevenir ou eliminar os perigos e riscos presentes na atividade a ser realizada.
Para o desenvolvimento desta atividade, assista o vídeo:
“Quando achamos que temos controle da situação”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=axQ1cTqoAPQ&t=1s>. Acesso em: 26 dez. 2023.
Assistiu o vídeo? Então é hora de pôr a mão na massa!!!!
Esta atividade tem o objetivo de fazer com que você seja o profissional de segurança do trabalho, responsável pela análise de ricos e a tomada de ações para evitar o acidente apresentado no vídeo
Assim, sua atividade consiste em:
01) Apresentar os tipos de riscos envolvendo a atividade apresentada no vídeo
02) Apresentar ao menos um (01) acidente associado a cada tipo de risco apresentado na questão anterior (questão 01)
03) Elaborar um plano de ação para prevenir os riscos apresentados na questão anterior (questão 02), de acordo com o quadro apresentado a seguir e presente no Formulário Padrão.
	Tipo do risco
	Tipo da ação
	Quem vai fazer
	Como será feito
	Quando será feito
	Relevância
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
Orientações adicionais:
- Baixar o Formulário Padrão para resposta e as Instruções de como realizar a atividade MAPA, no "Material da Disciplina".
- O uso do Formulário Padrão para resposta é obrigatório
- Assistir o filme do estudo de caso, presente no link indicado na atividade ou na “Sala do Café”.
- Responda todos os itens solicitados, conforme apresentado no formulário padrão.
- Fundamentar sua resposta com citações de autores e/ou documentos da área de Segurança do Trabalho, não se esquecendo de colocar corretamente a referência.
- Siga as normas da ABNT, utilizando letra Arial ou Times New Roman 12, com espaçamento 1,5 entre linhas e alinhamento das margens justificado.
- Salvar o formulário padrão, com todos os itens solicitados.
- Anexar seu arquivo no espaço da atividade MAPA
- Certifique-se que o arquivo a ser enviado é o correto, no momento do envio.
- Clique em "Responder".
Abraço, bons estudos!
Equipe de Segurança do Trabalho

Continue navegando