Buscar

Do carboidrato à glicose. Quando você se alimenta, o seu estômago se contrai de forma ritmada. Ele funciona como um triturador de alimentos movido pelo ácido gástrico e a pepsina. Como o corpo humano

Prévia do material em texto

MAPA – BIOLOGIA E BIOQUÍMICA HUMANA - 51/2024
 (21) 99887-9815
ASSESSORIA NOS SEUS TRABALHOS
 (21) 99887-9815
 (21) 99887-9815
Do carboidrato à glicose.
 
Quando você se alimenta, o seu estômago se contrai de forma ritmada. Ele funciona como um triturador de alimentos movido pelo ácido gástrico e a pepsina. Como o corpo humano é sábio, as paredes estomacais e o duodeno possuem uma proteção natural —o muco— que as mantêm intactas. Qualquer alteração nesse revestimento abre espaço para lesões. A úlcera péptica é uma delas: se ela aparece no estômago, é chamada de úlcera gástrica. Essa enfermidade, caracterizada por uma ferida circular ou oval na mucosa do estômago (ou do duodeno) é sempre benigna, acomete indivíduos de todas as idades, inclusive crianças.
 
Com o avançar da idade ou o uso crônico de determinados medicamentos, ela se torna mais frequente. Estima-se que 5% a 10% das pessoas que procuram ajuda médica apresentem o problema, mas podem ser mais, já que parte deles não apresenta sintomas. Os especialistas garantem que, independentemente da causa, o tratamento precoce da úlcera péptica garante resultados positivos, e ainda evita complicações. A estratégia terapêutica inclui o uso de medicamentos, além de orientações como deixar de fumar, reduzir o consumo de carboidratos e o uso de determinados medicamentos capazes de desencadear ou piorar o quadro. 
 
 Agora vamos imaginar que você irá dar uma palestra em uma escola voltada para a educação de jovens e adultos. Nesta escola, você conhece a dona Maria, uma idosa de 68 anos, de descendência italiana, que se queixa de irritações no estomago, azia, queimação e dores recorrentes. Após ser atendida na UBS, a equipe observa que dona Maria consome quantidades diárias excessivas de carboidratos.
 
 A mucosa gástrica senil passa a apresentar predominância das células não parietais, modificação que proporciona diminuição na acidez gástrica. Com isso, cerca de 25% dos idosos desenvolvem acloridria e têm prejuízo na absorção de nutrientes essenciais, tais como a vitamina B12, o ácido fólico, o ácido ascórbico e o ferro. Geralmente, a capacidade de absorção intestinal não se encontra alterada, embora possa haver um declínio no metabolismo e na absorção de cálcio, ferro e carboidratos (especialmente lactose).
 
 Ao conversar com a dona Maria, juntamente com os demais alunos, você percebe que estes estudantes não conhecem adequadamente o processo de digestão de carboidratos. Ademais, estes alunos mostraram dificuldade de diferir os tipos de carboidratos e o processo de quebra destes compostos para gerar ATP.
  
Com base nas dificuldades que o seu público apresentou em relação ao metabolismo dos carboidratos, você deverá apresentar a eles alguns conceitos fundamentais para a compreensão do processo. Na próxima palestra, você precisará responder a algumas questões feitas pelos alunos, sendo elas:
 
a) Qual a diferença entre as vias aeróbias e anaeróbias de degradação dos carboidratos?
b) Onde ocorre o processo de metabolização dos carboidratos dentro da célula? Quais os produtos formados?
c) Qual a diferença entre a fase preparatória e a fase de pagamento da glicólise?
d) Na presença de oxigênio, qual o destino do produto da glicólise?
 
O que e como deve ser feito?
 
- Após assistir ao vídeo explicativo da atividade, realizar uma pesquisa bibliográfica e compreender a glicólise.
- Posteriormente, você deverá responder as questões propostas.
 
Procedimentos para realizar a atividade:
Inserir nos campos específicos do "FORMULÁRIO PADRÃO PARA RESPONDER ATIVIDADE MAPA SUB DE BIOLOGIA E BIOQUÍMICA HUMANA" o arquivo em pdf contendo as respostas encontradas
 
Como deve ser entregue?
Salvar o arquivo em formato PDF (Clicar em Arquivo > Salvar como > em tipo, alterar para PDF).
Anexar o arquivo final em PDF no ambiente específico para envio do MAPASUB. Certificar-se do anexo correto do arquivo antes de finalizar e, então, clicar em "Finalizar Questionário".
ATENÇÃO!
Só finalize a atividade se tiver certeza de que anexou o arquivo correto, não é possível realizar a abertura do envio depois que ele foi finalizado!
OLÁ! SOMOS A HELP EDUCACIONAL! ELABORAMOS ESSE TRABALHO POR UM PREÇO ACESSÍVEL.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO
 (21) 99887-9815

Continue navegando