Buscar

TESTE07 TECIDO ADIPOSO E TECIDO SANGUÍNEO

Prévia do material em texto

AULA 07 - TECIDO ADIPOSO E TECIDO SANGUÍNEO
		1.
		Um determinado tecido apresenta como características morfológicas a presença de matriz extracelular, grande irrigação sanguínea e com células capazes de armazenar triglicerídeos. Essas características se referem ao tecido:
	
	
	
	Adiposo.
	
	
	Ósseo.
	
	
	Muscular.
	
	
	Epitelial.
	
	
	Conjuntivo mucoso.
	
Explicação:
A característica do tecido adiposo se relaciona à presença da matriz extracelular, grande aporte sanguíneo e a presença dos adipócitos.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A Histologia está relacionada à Ciência que estuda os tecidos biológicos, abrangendo sua origem, estrutura e função. O nosso organismo é multicelular, sendo constituído por diversas células especializadas que realizam diversas funções. A observação desses tecidos ao microscópio óptico nos permite identificar como essas estruturas se organizam para constituir os diferentes órgãos. Na imagem do corte histológico abaixo, é possível afirmar que se trata de um tecido:
 
	
	
	
	Muscular.
	
	
	Sanguíneo.
	
	
	Adiposo unilocular.
	
	
	Epitelial.
	
	
	Conjuntivo propriamente dito frouxo.
	
Explicação:
O tecido adiposo unilocular, que é possivel observar na imagem apesenta células adiposas muito grandes, arredondadas, com uma gotícula de gordura predominante, que preenche quase todo o citoplasma, e comprime seu núcleo para a periferia. Seu citoplasma é escasso e aparece de maneira delgada envolvendo essa gota lipídica
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O tecido epitelial glandular possui um grupo de glândulas que produzem a sua secreção e liberam apenas o produto da secreção sem perda celular. Essas glândulas  segundo o modo de eliminação da secreção são classificadas como:
	
	
	
	Nenhuma das respostas
	
	
	Mista
 
	
	
	Apócrinas
	
	
	Holócrinas
	
	
	Merócrinas
	
Explicação:
O tecido epitelial glandular possui um grupo de glândulas produzem a sua secreção e liberam apenas o produto da secreção sem perda celular. Essas glândulas  segundo o modo de eliminação da secreção são classificadas como merócrinas.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Tecido epitelial presente no revestimento interno da bexiga urinária, e se apresenta como excessão da classificação por apresentar células irregulares: 
	
	
	
	Tecido epitelial de transição
	
	
	Tecido epitelial estratificado queratinizado
	
	
	Tecido epitelial pseudo estratificado
	
	
	Tecido epitelial cilíndrico simples
	
	
	Tecido epitelial pavimento simples
	
Explicação:
Tecido epitelial de transição presente no revestimento interno da bexiga urinária, se apresenta como excessão da classificação por apresentar células irregulares que se alteram conforme a necessidade do órgão: 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Tecido epitelial de revestimento presente no revestimento interno da traquéia e da uretra masculina, e se apresenta como excessão da classificação por apresentar células com núcleos em diferentes posições dando a impressão de várias camadas de células porém todas tocam a lâmina basal: 
	
	
	
	Tecido epitelail pseudo estratificado cilíndrico ciliado.
	
	
	Tecido epitelail pavimento  simples
	
	
	Tecido epitelail pavimento  estartificado queratinizado
	
	
	Tecido epitelail cúbico  simples
	
	
	Tecido epitelail cilíndrico  simples
	
Explicação:
Tecido epitelial de revestimento presente no revestimento interno da traquéia e da uretra masculina é chamado de pseudo estratificado cíndrico ciliado, e se apresenta como excessão da classificação por apresentar células com núcleos em diferentes posições dando a impressão de várias camadas de células porém todas tocam a lâmina basal: 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Quando ocorrem, por exemplo, reações alérgicas, algumas células de defesas aumentam sua concentração no sangue, dentre elas os eosinófilos. Morfologicamente apresenta como características morfológicas:
	
	
	
	Núcleo excêntrico, que pode apresentar forma ovoide ou de ferradura.
	
	
	Núcleo volumoso e irregular (normalmente em forma de ¿S¿), com grandes grânulos basófilos.
	
	
	Núcleo bilobulado, com presença de grânulos maiores e ovoides que ocupam quase todo seu citoplasma.
	
	
	Anucleados e apresentam a forma de disco bicôncavo.
	
	
	Núcleo com 2 a 5 lóbulos, que são ligados entre si por meio de uma fina ponte de cromatina.
	
Explicação:
Os eosinófilos apresentam núcleo bilobulado, com presença de grânulos maiores e ovoides que ocupam quase todo seu citoplasma.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O tecido adiposo está distribuído por todo o corpo e apresenta dois tipos de gorduras a multilocular e a unilocular. Ao nascimento observamos um tipo de gordura que apresenta um aspecto marrom pela presença de numerosas mitocôndrias e abundante vascularização que é:  
	
	
	
	Tecido cartilaginoso
	
	
	Gordura multilocular
	
	
	Gordura unilocular
	
	
	Tecido epitelial
 
	
	
	Nenhuma das respostas
	
Explicação:
O tecido adiposo está distribuído por todo o corpo e apresenta dois tipos de gorduras a multilocular e a unilocular. Ao nascimento observamos um tipo de gordura que apresenta um aspecto marrom pela presença de numerosas mitocôndrias e abundante vascularização que é a GORDURA MULTILOCULAR 
image4.wmf
image5.jpeg
image1.gif
image2.gif
image3.wmf

Continue navegando