Buscar

Políticas Sociais da Saúde e Previdência Social (PART 3)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1No Brasil, as políticas públicas de saúde e assistência social seguem a lógica da Seguridade Social, que subentende a articulação de políticas setoriais e estratégias articuladas de ação buscando a superarão de situações de vida, saúde, risco e vulnerabilidade social da população sob a lógica do princípio da intersetorialidade. Com relação a essa lógica de previdência social, o que vem se percebendo no cenário nacional em relação à cobertura da população?
Resposta esperada
Na atualidade brasileira os princípios da seguridade social estão sendo gradativamente diluídos em sucessivas contrarreformas que desencadeiam a sua desestruturação, na qual as pessoas que estão a mercê do mercado de trabalho ou contribuição autônoma vem sendo cada vez mais excluídos, as pessoas que estão incluídas, precisam se submeter a comprovação sobre sua capacidade laborar para o trabalho e na ausência desta, precisam de exames cada vez mais tecnológicos, vivenciando um momento de desmonte de direitos e a presença de cada vez mais condicionalidades de acesso. Ou seja, a necessária integração de dos setores sociais em torno de objetivos comuns,
Minha resposta
No cenário nacional incontestávelmente temos uma administração deficiente, que contribuem para a grande desigualdade social. A população em relação a previdência social , está cercada de desafios e algumas mudanças ao longo dos anos, junto com uma má gestão de recursos . Necessidade de serviços de emergência supera e muito os recursos disponíveis . Debates sobre os direitos adquiridos e as condições de acesso aos benefícios , as ações sócias devem ocorrer em sintonia e articulada com outras políticas públicas. O país com um sistema previdenciário que tem como foco garantir a proteção social . Esse país passou por reformas previdenciárias com o intuito de auxiliar o sistema, as demandas atuais e futuras . O objetivo é equilibrar as contas públicas e garantir a sustentabilidade . A intersentorialidade pode trazer ganhos para a população enfatizando a relação entre as políticas de desenvolvimento urbano e social. A rede de proteção social viabilizando o acesso efetivo da população dos equipamentos e serviços da assistência social. Políticas estão sendo implementadas para ampliar a produção social, através de programas de transferência de renda de assistência social e políticas de inclusão, com o objetivo de diminuir a desigualdade e vulnerabilidade social . Os ajustes são necessários por meio de estratégias articuladas, políticas setoriais, para superar situações de risco e vulnerabilidade
Retorno da correção
Parabéns acadêmico, sua resposta se aproximou dos objetivos da questão, poderia apenas ter apresentado mais argumentos acerca dos conteúdos disponibilizados nos materiais didáticos e estudos.
2A Constituição Federal de 1988 para a saúde no Brasil foi de uma importância fundamental para a conceituação do direito. O texto sobre a saúde pontuou de direito pessoal público, isso quer dizer que o sujeito é possuidor do direito e ao Estado a obrigação de garantir todo o acesso a esse direito. A pessoa também tem suas responsabilidades sobre sua saúde, tendo que levar uma vida equilibrada preservando sua e coletivamente a saúde do outro. Partindo desse pressuposto, descreva quais os pontos determinantes com relação à saúde.
Resposta esperada
Os pontos determinantes em relação a saúde são o contexto Social, econômicos, culturais, étnicos, psicológicos e relação com o comportamento que pode influenciar nos problemas de saúde.
Minha resposta
A universalidade, direito a saúde é garantido a todos os cidadãos, sem preconceitos ou privilégios , acesso aos serviços de saúde. Cabe ao poder público regulamentar , fiscalizar e controlar o sistema de saúde. Igualdade na assistência. A responsabilidade deve ser compartilhada, Estado, mas também os indivíduos de forma coligada. Os indivíduos tem suas responsabilidades em relação a sua própria saúde, integrar alimentação, moradia, meio ambiente, saneamento básico, condições de trabalho e até lazer e bem - estar , físico , mental e social. A população tem direitos de participar da implementação e formulação das políticas de saúde. Eqüidade, a constituição tem como alvo reduzir as desigualdades que na teoria funcionam, mas na prática chega a crueldade, mesmo assim o objetivo é garantir que os recursos e serviços , de forma justa, priorizem os que mas necessitam. Assistência abrangente com prevenção, tratamento e reabilitação.
Retorno da correção
Parabéns acadêmico, sua resposta se aproximou dos objetivos da questão, poderia apenas ter apresentado mais argumentos acerca dos conteúdos disponibilizados nos materiais didáticos e estudos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais