Buscar

Teste 05

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	SDE4527_A5_202008563658_V1
	
	
	
	
		Aluno: 
	Matr.: 
	Disc.: FUND.EPIDEM.BIOEST. 
	2022.1 - F (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Assinale a alternativa CORRETA relacionada aos conceitos aprendidos em epidemiologia: Em um(a) ___________ observamos o aumentada o (a)_______________ de um fator indesejado em uma população ao longo do tempo em determinada região. Já em um(a) ____________ observamos o aumento do (a) ______________ acima dos valores normais observados ao longo do tempo.
	
	
	
	Endemia - frequência - epidemia - incidência;
	
	
	Pandemia - incidência - Surto - prevalência;
	
	
	Surto - Pandemia - frequência - Epidemia;
	
	
	Surto - frequência - Pandemia - incidência;
	
	
	Epidemia - frequência - endemia - incidência;
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A temporalidade de uma associação entre uma causa e um efeito (doença) ao mesmo tempo pode ser garantida no estudo:
	
	
	
	transversal.
	
	
	prevalência.
	
	
	incidência
	
	
	de coorte.
	
	
	caso-controle.
	 
		
	
		3.
		Para efetivar o cálculo da mortalidade infantil e mortalidade materna, é correto afirmar que a divisão do número de óbitos, em específico, seria pelo número :
	
	
	
	de menores de 5 anos
	
	
	de menores de 18 anos
	
	
	de nascidos vivos
	
	
	de mulheres em idade fértil
	
	
	total de habitantes
	
Explicação:
Para calcular a mortalidade infantil e mortalidade materna, no denominador, deve-se colocar o número de nascidos vivos. a alternativa correta é a letra a.
	
	 
		
	
		4.
		O termo vulnerabilidade tem sido usado em vários estudos epidemiológicos, principalmente focalizado para a perspectiva de risco. MUNÕZ SÁNCHEZ & BERTOLOZZI (2007) demonstraram que o modelo de vulnerabilidade deve ser analisado de acordo com a relação entre a vulnerabilidade individual/social/programática em uma mesma população. Sobre o modelo de vulnerabilidade proposto por esses autores são feitas as seguintes afirmações: I A vulnerabilidade individual refere-se ao grau e à qualidade da informação que os indivíduos dispõem sobre os problemas de saúde, sua elaboração e aplicação na prática. II A vulnerabilidade social avalia a obtenção das informações, o acesso aos meios de comunicação, a disponibilidade de recursos cognitivos e materiais, o poder de participar de decisões políticas e em instituições. III A vulnerabilidade programática consiste na avaliação dos programas para responder ao controle de enfermidades, além do grau e qualidade de compromisso das instituições, dos recursos, da gerência e do monitoramento dos programas nos diferentes níveis de atenção. IV A determinação social da doença é destacada através do modelo de vulnerabilidade que interliga os aspectos individuais, sociais e programáticos. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	 
		
	
		5.
		De acordo com a procedência da equipe de investigação, estudos cooperativos entre diversas instituições que permitem a obtenção de casuísticas maiores (megatrials) e que exigem uma elaboração mais complexa quanto a protocolos, assim como treinamento e integração das equipes são chamados de:
	
	
	
	Multicêntricos.
	
	
	Transversais.
	
	
	Ecológicos.
	
	
	Longitudinais.
	
	
	Descritivos.
	 
		
	
		6.
		Assinale a opçcao correta
.......pode ser conceituada como a ocorrência de um agravo dentro de um número esperado de casos para aquela região, naquele período de tempo, baseado na sua ocorrência em anos anteriores não epidêmicos.
	
	
	
	pandemia
	
	
	epidemia
	
	
	ademia
	
	
	endemia
	
	
	surto viral
	Explicação:
Endemia pode ser conceituada como a ocorrência de um agravo dentro de um número esperado de casos para aquela região, naquele período de tempo, baseado na sua ocorrência em anos anteriores não epidêmicos. Desta forma, a incidência de uma doença endêmica é relativamente constante, podendo ocorrer variações sazonais no comportamento esperado para o agravo em questão
image4.png
image5.gif
image6.gif
image7.wmf
image8.wmf
image1.png
image2.gif
image3.gif

Continue navegando