Buscar

EXERCÍCIO CONTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO-UNIDADE 2

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO CONTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO-UNIDADE 2
Questão 1
Correta
Questão com problema?
Na administração pública, o orçamento caminha paralelamente as ações de cunho contábil. Este orçamento é composto de estimativa das receitas e fixação das despesas. 
Desta forma, assinale a alternativa que apresenta corretamente a classificação como receitas orçamentárias de um recebimento de convênio para a construção de uma escola no Município.
Sua resposta
Correta
Transferência de capital.
Questão 2
Correta
Questão com problema?
A Companhia Habitacional de São José das Curvas contrai uma obrigação financeira por meio de um financiamento de longo prazo para construção de um conjunto habitacional, Minha Casa Meu Lar.
Diante disso, é correto afirmar que, do ponto de vista orçamentário, o ordenador de despesa deverá classificar a despesa referente as amortizações (principal e juros) das parcelas desta dívida como:
Sua resposta
Correta
Amortização de Dívidas e Juros e encargos da dívida.
Questão 3
Correta
Questão com problema?
As despesas orçamentárias são aquelas autorizadas pelo Poder Legislativo que constam na Lei de Orçamento Anual (LOA) e possuem classificações, sendo elas de alguns tipos. 
Portanto, a relação da despesa em categorias econômicas, grupos de despesas e elementos refere-se a classificação:
Sua resposta
Correta
por natureza.
Questão 4
Correta
Questão com problema?
A Constituição Federal de 1988 é um marco de inserção de direitos  individuais, sociais e políticos em nosso país e a partir desta lei maior se  tornou obrigatório a elaboração e publicação de alguns instrumentos de planejamento e um destes instrumentos é chamado de Lei Orçamentária Anual (LOA), que possui a estimativa de receitas e fixação das despesas públicas. A receita pública possui algumas etapas, dentre planejamento e execução.
Isto posto, é correto afirmar que as etapas de execução das receitas orçamentárias são:
Sua resposta
Correta
Lançamento, arrecadação e recolhimento.
Questão 5
Correta
Questão com problema?
No território brasileiro, a auditoria governamental encontra seu amparo legal na Lei nº 4.728/65, que veio normalizar o funcionamento do mercado financeiro e criou a obrigatoriedade da prática de Auditoria Governamental no Brasil, estabelecendo a comprovação da legalidade das ações pelos órgãos e entidades que compõem a administração pública direta e indireta.
Quanto à auditoria governamental, assinale a alternativa incorreta:
Sua resposta
Correta
Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da união é finalidade do Controle Interno do Poder Legislativo.

Continue navegando