Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Empreendedorismo Criativo (159474)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod.:954198) Empreendedorismo Criativo (159474)
Prova: 77102660 – PESO: 2,00 – NOTA: 
Período para responder: 06/03/2024 - 22/03/2024
Parte superior do formulário
1- Texto 1: 
O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos materiais (SCHUMPETER, 1975).
Texto 2: 
Negócios sustentáveis, conhecidos como empreendimentos verdes, direcionam suas operações para produtos ou serviços que geram impacto positivo na questão ambiental, promovendo assim o desenvolvimento da economia verde. Isso implica não apenas em benefícios para o meio ambiente, mas também em vantagens econômicas e sociais, através da promoção de práticas sustentáveis (BIAZÚS, 2020).
Fonte: adaptado de: SCHUMPETER, J. Capitalism, Socialism and Democracy. New York: Harper, 1975.
Fonte: adaptado de: BIAZÚS, G. A. Homo Economicus ou sustinens a caminho da sustentabilidade em startups verdes? 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio grande do Sul, Escola de Administração, Porto Alegre.
Considerando os textos apresentados, descreva dois exemplos de ideias voltadas para o empreendedorismo verde com base no conceito de Schumpeter.
RESPOSTA:
Resposta:O texto 1 cita Schumpeter e sua visão de empreendedorismo como ação disruptiva que destrói a ordem econômica existente através da introdução de novidades. Já o texto 2 aborda os negócios sustentáveis, também conhecidos como empreendimentos verdes, que focam em produtos ou serviços com impacto positivo no meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento da economia verde e trazendo benefícios econômicos e sociais.
Fast (1978) Como novos empreendimentos po- dem ser desenvolvidos em empresas já existentes, ou de forma mais ampla, como essas empresas podem se tornar mais inovadoras. Empreendedorismo empresarial. Brockhaus (1980) A propensão para a 'tomada de risco' é igual entre empreendedores, gestores e população em geral. O empreendedorismo é o motor da economia capitalista, pois é responsável por criar novos negócios e empregos, que é essencial para o crescimento econômico.São duas as principais estratégias de Expansão Empresarial: expansão orgânica ou expansão por fusão ou aquisição de outra empresa
2- O modo beta em looping é um processo iterativo de experimentação e aprendizado contínuo, onde empresas testam produtos e serviços antes do lançamento oficial, coletando feedbacks para aprimorá-los. Essa abordagem permite às empresas se adaptarem às mudanças do mercado, reduzir riscos e identificar oportunidades de melhoria. Yu-kai Chou destaca a importância desse modo beta em looping no empreendedorismo para alcançar a excelência e inovação nos negócios, utilizando feedback e experimentação para melhorar a experiência do usuário (CHOU, 2015).
Fonte: adaptado de: CHOU, Y. Actionable Gamification: Beyond Points, Badges, and Leaderboards. Milpitas: Octalysis Media, 2015.
Considerando as informações apresentadas, descreva de que forma a experimentação contínua pode ajudar as empresas a se adaptarem às mudanças do mercado e a inovarem constantemente?
RESPOSTA:
A experimentação contínua oferece uma vantagem competitiva, permitindo às empresas ajustar seus produtos e serviços conforme as demandas do mercado em constante mudança. Isso proporciona uma adaptação ágil, reduzindo os riscos associados ao lançamento de novos produtos e serviços.
A experimentação contínua é um ciclo iterativo de feedback e ajustes que permite às empresas adaptarem-se rapidamente às mudanças do mercado. Ao testar produtos e serviços antes do lançamento oficial, as empresas podem identificar falhas, antecipar tendências e otimizar a experiência do usuário.
Isso não apenas reduz os riscos e custos associados ao lançamento, mas também promove a inovação constante, garantindo a competitividade e a relevância no mercado em evolução. Assim, a experimentação contínua é fundamental para alcançar a excelência e inovação nos negócios.
Parte inferior do formulário

Continue navegando