Buscar

RECURSO ORDINÁRIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RECURSO ORDINÁRIO
CONCEITO
O recurso ordinário constitui um meio hábil a assegurar a parte vencida, a facultatividade de postular aos órgãos jurisdicionais um novo pronunciamento acerca da questão decidida. Ou seja, é um instrumento para impugnar as sentenças de primeiro grau, sejam elas definitivas (mérito) ou terminativas (quando não apreciam o mérito), segundo a doutrina majoritária.
O recurso ordinário segundo Cairo Junior (2012, p. 644):
“é aquele destinado a impugnar as sentenças eivadas de error in iudicando ou error in procedendo, desde que proferidas pelos juízes ou Tribunais do Trabalho no exercício de sua competência originária em processos de conhecimento, com ou sem a resolução do mérito da causa”.
Obs.: o recurso ordinário tem grande semelhança com a apelação utilizada no juízo civil, sendo sem sombra de dúvida, o mais amplo dos recursos do processo trabalhista. Além disso, o recurso ordinário é um recurso voluntário, podendo a parte utilizar desse remédio ou não.
É o exercício do duplo grau da jurisdição por excelência.
CARACTERÍSTICAS
Verbo: interpor
Partes: recorrente 
· polo ativo do recurso recorrido
· polo passivo do recurso
LEGISLAÇÃO E JURISPRUDÊNCIA
· Art. 895 da CLT
· Art. 1.013 CPC
· Súmula 393, TST
· Súmula 414, TST
CABIMENTO
Poderá ser cabível contra uma decisão da Vara do Trabalho.
Também caberá o recurso ordinário contra decisão do Tribunal (com relação à competência originária).
Art. 895, CLT - Cabe recurso ordinário para a instância superior: (Vide Lei 5.584, de 1970)
I - das decisões definitivas ou terminativas das Varas e Juízos, no prazo de 8 (oito) dias; e
II - das decisões definitivas ou terminativas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competência originária, no prazo de 8 (oito) dias, quer nos dissídios individuais, quer nos dissídios coletivos. 
Decisão das Varas	
Com base no artigo 895 da CLT é o recurso interposto das decisões terminativas (não resolvem o mérito) ou definitivas proferidas pelas Varas do Trabalho
Decisão dos Tribunais
Também é cabível das decisões definitivas ou terminativas dos Tribunais Regionais do Trabalho, em processos de sua competência originária, tanto para dissídios individuais, como coletivos.
Art. 678, CLT - Aos Tribunais Regionais, quando divididos em Turmas, compete:
I- ao Tribunal Pleno, especialmente:
a) processar, conciliar e julgar originariamente os dissídios coletivos;
b) processar e julgar originariamente:
1) as revisões de sentenças normativas;
2) a extensão das decisões proferidas em dissídios coletivos;
3) os mandados de segurança;
4) as impugnações à investidura de vogais e seus suplentes nas Juntas de Conciliação e Julgamento;
(Súmula nº 158 do TST).
AÇÃO RESCISÓRIA (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003
Da decisão de Tribunal Regional do Trabalho, em ação rescisória, é cabível recurso ordinário para o Tribunal Superior do Trabalho, em face da organização judiciária trabalhista (ex-Prejulgado nº 35).
OBS: Em Decisão sem julgamento do mérito caberá o Recurso Ordinário? 
Exemplo: Inépcia da Inicial, carência da ação e etc.
R: Sim, cabe também a interposição de Recurso Ordinário das decisões que encerram relação processual sem o julgamento de mérito.
Obs.: para o aluno recorrer, o juiz tem que ter errado em sua decisão. Para se elaborar um bom recurso tem-se que detectar o(s) ERRO(S) cometido(s) pelo juiz
Importante – o aluno deve atacar todas as decisões prejudiciais ao seu cliente, sejam as interlocutórias, incluindo aquelas exaradas em audiência, sejam as que constam da própria sentença
ENDEREÇAMENTO
PEÇA/PARTE DE INTERPOSIÇÃO – JUÍZO A QUO
PEÇA/PARTE DE RAZÕES – JUÍZO AD QUEM
Juízo de admissibilidade - O Juízo a quo (proferiu a decisão impugnada) realizará o juízo de admissibilidade prévio (com relação os pressupostos processuais/recursais) recebendo/admitindo ou não o recurso.
O Juízo ad quem fará o juízo de admissibilidade definitivo, e conhecerá ou não do recurso
ele ratifica ou não o exame dos pressupostos realizado pelo juízo a quo
Ratificando passa-se a análise das razões, de forma a ser prolatada uma decisão de provimento ou de improvimento/desprovimento.
EFEITOS
Efeito devolutivo: Significa dizer que a essência do recurso é o reexame da decisão, ou seja, sua devolução para o poder judiciário, o que é comum a todos os recursos.
EFEITO DEVOLUTIVO EM PROFUNDIDADE: O Recurso Ordinário será sempre recebido no efeito DEVOLUTIVO em profundidade (transferência ao TRT/TST da apreciação de todos os fundamentos da p.i. e da contestação, inclusive aqueles não examinados pelo juiz na sentença).
O efeito devolutivo em profundidade do recurso ordinário, que se extrai do § 1º do art. 1013 do CPC, transfere ao Tribunal a apreciação dos fundamentos da inicial ou da defesa, não examinados pela sentença, ainda que não renovados em contrarrazões.
Art. 1.013. A apelação devolverá ao tribunal o conhecimento da matéria impugnada.
§ 1º Serão, porém, objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal todas as questões suscitadas e discutidas no processo, ainda que não tenham sido solucionadas, desde que relativas ao capítulo impugnado.
SÚMULA Nº 393 – TST - RECURSO ORDINÁRIO. EFEITO DEVOLUTIVO EM PROFUNDIDADE. (art. 1.013, § 1º CPC)
O efeito devolutivo em profundidade do recurso ordinário, que se extrai do § 1º do art. 1.013, do CPC, transfere automaticamente ao Tribunal a apreciação de fundamento da defesa não examinado pela sentença, ainda que não renovado em contrarrazões.
EFEITO SUSPENSIVO
Regra: O processo não ficará suspenso, ou seja, a parte que tem a sentença favorável já poderá executar os valores de forma provisória através da extração de carta de sentença.
Exceção: Em uma determinada situação é possível se conseguir o efeito suspensivo através de pleito nas razões recursais, ou seja, na parte dirigida ao juízo ad quem expondo os fundamentos da Súmula 414, I, do TST.
SÚMULA 414 – TST - MANDADO DE SEGURANÇA. TUTELA PROVISÓRIA CONCEDIDA ANTES OU NA SENTENÇA (nova redação em decorrência do CPC de 2015)
I – A tutela provisória concedida na sentença não comporta impugnação pela via do mandado de segurança, por ser impugnável mediante recurso ordinário. É admissível a obtenção de efeito suspensivo ao recurso ordinário mediante requerimento dirigido ao tribunal, ao relator ou ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal recorrido, por aplicação subsidiária ao processo do trabalho do artigo 1.029, § 5º, do CPC de 2015.
II - No caso de a tutela provisória haver sido concedida ou indeferida antes da sentença, cabe mandado de segurança, em face da inexistência de recurso próprio
Art. 1029- CPC (recurso extraordinário ou especial)
[...]
§ 5º O pedido de concessão de efeito suspensivo a recurso extraordinário ou a recurso especial poderá ser formulado por requerimento dirigido:
I - ao tribunal superior respectivo, no período compreendido entre a publicação da decisão de admissão do recurso e sua distribuição, ficando o relator designado para seu exame prevento para julgá-lo; (Redação dada pela Lei nº 13.256, de 2016) (Vigência)
II - ao relator, se já distribuído o recurso;
III - ao presidente ou vice-presidente do tribunal local, no caso de o recurso ter sido sobrestado, nos termos do art. 1.037.
Possibilidades do Juízo de Retratação (EFEITO REGRESSIVO) (art. 485 § 7º do CPC)
No entanto, em três hipóteses será possível o juiz retratar-se. São elas:
· indeferimento da petição inicial – Art. 331, CPC;
· extinção do processo sem resolução mérito;
· improcedência liminar.
art. 485, § 7º. CPC - Interposta a apelação em qualquer dos casos de que tratam os incisos deste artigo, o juiz terá 5 (cinco) dias para retratar-se.
O indeferimento da petição inicial é pronunciado por sentença, provocando a extinção do processo sem resolução do mérito. Tratando-se de sentença, o recurso cabível, no âmbito trabalhista, é o recurso ordinário, a ser interposto no prazo de 8 dias. Nessa hipótese, é facultado o juízo de retração, no prazo de 5 dias (NCPC, art. 331- Indeferida a petição inicial, o autor poderá apelar, facultado
ao juiz, no prazo de 5 (cinco) dias, retratar-se.), ou seja, o próprio juízo que prolatou a decisão poderá reformá-la, passando a entender que a petição inicial é apta. Não havendo retratação, o recurso segue seu trâmite normal.
Obs.: havendo retratação o processo vai ser retomado a partir da petição inicial, ensejando a necessidade de citação da reclamada.
Quanto à extinção do processo sem resolução do mérito, o art. 485, § 7º do CPC, aplicável ao processo do trabalho (TST-IN nº 39/2016, art. 3º, VIII), estabelece que interposto recurso ordinário, em qualquer hipótese de sentença sem resolução do mérito, o juiz terá 5 dias para retratar-se.
Art. 485. O juiz não resolverá o mérito quando:
I - indeferir a petição inicial;
II - o processo ficar parado durante mais de 1 (um) ano por negligência das partes;
III - por não promover os atos e as diligências que lhe incumbir, o autor abandonar a causa por mais de 30 (trinta) dias;
IV - verificar a ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo;
V - reconhecer a existência de perempção, de litispendência ou de coisa julgada;
VI - verificar ausência de legitimidade ou de interesse processual;
VII - acolher a alegação de existência de convenção de arbitragem ou quando o juízo arbitral reconhecer sua competência;
VIII - homologar a desistência da ação;
IX - em caso de morte da parte, a ação for considerada intransmissível por disposição legal; e
X - nos demais casos prescritos neste Código.
Obs.: o processo é retomado do ponto em que havia parado, em razão da sentença terminativa.
No que se refere à improcedência liminar, interposto o recurso ordinário, o juiz poderá retratar-se em 5 dias. Se houver retratação, o juiz determinará o prosseguimento do processo, com a citação do réu, e, se não houver retratação, determinará a citação do réu para apresentar contrarrazões, no prazo de 8 dias (NCPC, art. 332, §§ 3º e 4º; TST-IN nº 39/2016, art. 7º).
Art. 332. CPC Nas causas que dispensem a fase instrutória, o juiz, independentemente da citação do réu, julgará liminarmente improcedente o pedido que contrariar:
[...]
§ 3º Interposta a apelação, o juiz poderá retratar-se em 5 (cinco) dias.
§ 4º Se houver retratação, o juiz determinará o prosseguimento do processo, com a citação do réu, e, se não houver retratação, determinará a citação do réu para apresentar contrarrazões, no prazo de 15 (quinze) dias.
Art. 900 CLT
Art. 900 - Interposto o recurso, será notificado o recorrido para oferecer as suas razões, em prazo igual ao que tiver tido o recorrente.
MATÉRIA FÁTICA E DE DIREITO
O Recurso Ordinário leva a debate no Tribunal competente tanto matéria fática quanto de direito, na formatação clássica dos recursos.
Matéria fática: Se discute o fato
Matéria de Direito: Se discute a aplicação da lei
PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS/RECURSAIS DE ADMISSIBILIDADE
São considerados como pressupostos recursais o seu cabimento, a legitimidade das partes, o interesse recursal, a tempestividade, a regularidade formal, preparo (o depósito recursal, o pagamento das custas), representação e inexistência de fato extintivo ou impeditivo do poder de recorrer.
Representação
Jus postulandi – a parte se autorrepresenta
PARA O TST NÃO CABE O JUS POSTULANDI
SÚMULA Nº 425 – TST - JUS POSTULANDI NA JUSTIÇA DO TRABALHO. ALCANCE.
O jus postulandi das partes, estabelecido no art. 791 da CLT, limita-se às Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, não alcançando a ação rescisória, a ação cautelar, o mandado de segurança e os recursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho.
Mandato – representação por advogado
regra - é possível o exercício do jus postulandi
exceções - as previstas na súmula 425. TST, em especial se a decisão for de competência originária do TRT
Tempestividade
Prazo – 8 dias úteis (art. 895 CLT)
prazo das contrarrazões é de 8 dias úteis (art. 900 CLT)
Preparo
DEPÓSITO RECURSAL
o novo valor consta no Ato do TST N° 414/2023 e foi reajustado pela variação acumulada do índice nacional de preços ao consumidor (INPC/IBGE) e passou a vigorar em agosto de 2023, sendo o valor máximo de R$ 12.665,14.
tem por objetivo a garantia de pagamento da futura execução trabalhista
o trabalhador não arcará com o pagamento do depósito recursal
Súmula 463/TST - 01/06/2015 - Assistência judiciária gratuita. Pessoa natural. Comprovação. (conversão da Orientação Jurisprudencial 304/TST-SDI-I, com alterações decorrentes do CPC/2015). CPC/2015, art. 105
I - A partir de 26/06/2017, para a concessão da assistência judiciária gratuita à pessoa natural, basta a declaração de hipossuficiência econômica firmada pela parte ou por seu advogado, desde que munido de procuração com poderes específicos para esse fim (CPC/2015, art. 105);
II - No caso de pessoa jurídica, não basta a mera declaração: é necessária a demonstração cabal de impossibilidade de a parte arcar com as despesas do processo.»
Súmulas Do TST-SDI-I (1 A 419) - LEGJUR
Ação rescisória. Sindicato. Legitimidade passiva. CPC/1973, art. 485. CLT, art. 836.
são isentos do depósito recursal os beneficiários da justiça gratuita, as entidades filantrópicas e as empresas em recuperação judicial, (parágrafo 10 do artigo 899 da CLT)
valor do depósito recursal será reduzido pela metade para entidades sem fins lucrativos, empregadores domésticos, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. (§ 9º, art. 899 da CLT)
Obs.: Outrossim o depósito recursal poderá, inclusive, ser substituído por fiança bancária ou seguro garantia judicial. (§ 11, art. 899, CLT)
CUSTAS
Art. 789. CLT -Nos dissídios individuais e nos dissídios coletivos do trabalho, nas ações e procedimentos de competência da Justiça do Trabalho, bem como nas demandas propostas perante a Justiça Estadual, no exercício da jurisdição trabalhista, as custas relativas ao processo de conhecimento incidirão à base de 2% (dois por cento), observado o mínimo de R$ 10,64 (dez reais e sessenta e quatro centavos) e o máximo de quatro vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social, (R$ 7.786,02) e serão calculadas: (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017)
I – quando houver acordo ou condenação, sobre o respectivo valor; (Redação dada pela Lei nº 10.537, de 27.8.2002)
II – quando houver extinção do processo, sem julgamento do mérito, ou julgado totalmente improcedente o pedido, sobre o valor da causa; (Redação dada pela Lei nº 10.537, de 27.8.2002)
III – no caso de procedência do pedido formulado em ação declaratória e em ação constitutiva, sobre o valor da causa; (Redação dada pela Lei nº 10.537, de 27.8.2002)
IV – quando o valor for indeterminado, sobre o que o juiz fixar. (Redação dada pela Lei nº 10.537, de 27.8.2002)
§ 1o As custas serão pagas pelo vencido, após o trânsito em julgado da decisão. No caso de recurso, as custas serão pagas e comprovado o recolhimento dentro do prazo recursal. (Redação dada pela Lei nº 10.537, de 27.8.2002)
§ 2o Não sendo líquida a condenação, o juízo arbitrar-lhe-á o valor e fixará o montante das custas processuais. (Redação dada pela Lei nº 10.537, de 27.8.2002)
§ 3o Sempre que houver acordo, se de outra forma não for convencionado, o pagamento das custas caberá em partes iguais aos litigantes
Valor máximo – R$ 31.144,08
Obs.: a falta do preparo faz com que o recurso seja considerado deserto e ele não será recebido
RESUMO
Previsão legal: Art. 895 da CLT.
Cabimento: Cabe recurso ordinário para a instância superior: a) das decisões definitivas ou terminativas das Varas e Juízo; e b) das decisões definitivas ou terminativas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competência originaria, quer nos dissídios individuais, quer nos dissídios coletivos.
Tempestividade: 8 (oito) dias.
Forma: Simples petição.
Preparo: Depósito recursal – só a empresa / Custas 2% do valor da condenação
Representação: Jus postulandi ou mandato judicial.
ESQUELETO – RECURSO ORDINÁRIO
PARTE DE INTERPOSIÇÃO
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL/ DO TRABALHO DA ... VARA DO TRABALHO
DE ...
Processo nº ....
Recorrente: ...
Recorrido: ...
"EMPRESA", já qualificada nos autos do processo acima descrito, por seu advogado que esta subscreve, na Reclamação Trabalhista proposta por "empregado", também devidamente qualificado, inconformada com a respeitável sentença de folhas ___, vem, tempestiva e respeitosamente á presença de Vossa Excelência, interpor
RECURSO ORDINÁRIO
com base no artigo 895, CLT, de acordo com a razões anexas as quais requer que sejam recebidas e remetidas ao Egrégio Tribunal Regional da ___ Região.
DOS PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE
recorrente é parte legítima para interpor o recurso
representação
Segue comprovante do recolhimento das custas e depósito recursal.
Tempestividade
notificação/intimação do recorrido
A Recorrente, por fim, solicita que Vossa Excelência determine que o Recorrido se manifeste acerca do presente recurso (CLT, art. 900).
Requer-se o juízo de retratação (o art. 485 § 7º do Novo CPC). Caso contrário, pleiteia-se a remessa desses autos, com as Razões do Recurso, ao Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da ...ª Região. (esse somente se for necessário)
Local e data
Advogado... OAB/... n...
(na vida real, vamos começar na outra página. Aqui na prova vamos pular uma linha e já começar a fazer as razões do recurso ordinário)
RAZÕES DE RECURSO ORDINÁRIO (não precisa escrever isso, só pra gente entender aqui)
EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA ... REGIÃO
Origem: __ Vara do Trabalho de ___________.
Processo nº ____________
Recorrente: "EMPRESA"
Recorrido: "EMPREGADO"
1 - RESUMO DOS FATOS.
Foi proferida sentença que condenou a recorrente ao pagamento de hora in itinere, sendo que o recorrido se locomovia por transporte público até a recorrente.
Nos autos do processo em epígrafe foi prolatada a sentença que julgou improcedente os pedidos
DA REFORMA DA SENTENÇA/DAS RAZÕES DO RECURSO ORDINÁRIO
DO NÃO CABIMENTO DAS HORAS IN ITINERE.
Após a reforma não é mais possível o pagamento de horas in itinere, mesmo se for disponibilizado o transporte pelo empregador
A 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que, mesmo em contrato de trabalho firmado anteriormente à Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017), não é devido o pagamento de horas de deslocamento (in itinere) a partir da entrada em vigor de tal lei
art. 58, parágrafo segundo, da CLT
4- DOS PEDIDOS
Desta forma, requer a reforma da respeitável sentença de folhas __, excluindo o recorrente do pagamento no que tange as horas in itinere.
Por fim, requer que o presente recurso seja conhecido e provido pelos mais puros motivos de justiça.
Postula, por fim, o recorrente, a inversão do ônus de sucumbência, para que seja ressarcido das custas processuais.
Endereço do advogado para intimações (art. 70, CPC).
Local e Data
Advogado OAB/... n°...
ENUNCIADO: 
Carlos Bala, operador de bomba de gasolina do Posto Corinthians Ltda., descobriu, depois de frequentar algumas aulas no Espaço Jurídico, que teria direito ao adicional de periculosidade. Propôs reclamação trabalhista, pleiteando adicional de periculosidade de 30% sobre o salário contratual e diferença do adicional noturno, indicando que cumpria jornada das 22h às 8h, de segunda a sábado, com uma hora de intervalo intrajornada, recebendo apenas o adicional noturno restrito à jornada das 22h às 5h. Atribuiu à causa o valor de R$ 20.000,00. À audiência compareceram as partes, acompanhads de seus respectivos advogados, quando, na oportunidade, o reclamado, depois de rejeitada a proposta de conciliação apresentou contestação, carta de preposição e procuração. O magistrado, diante da ausência de prova documental, dispensou os depoimentos pessoais e a oitiva da única testemunha ofertada (Mano Menezes, colega de Carlos Bala no Posto Reclamado). Na sentença, o juiz considerou infundada a pretensão autoral, julgando improcedentes os pedidos, assim fundamentando: a)” Improcedente o pedido de adicional de periculosidade, pois o trabalho de bombeiro de posto de gasolina é intermitente, ou seja, o empregado não trabalha em contato permanente com inflamáveis ou explosivos, sendo notório o fato de que vários minutos se passam entre um e outro abastecimento”; b) “Improcedente o pedido de diferença do adicional noturno, por ausência de previsão legal ou consuetudinária, considerando que o art. 73 da CLT define como horário noturno aquele compreendido entre 22h de um dia e 5h do dia seguinte, cujo lapso já vem sendo corretamente remunerado pelo empregador, como bem especifica a própria petição inicial”. Na condição de advogado de Carlos Bala, elabore a peça processual cabível, defendendo os interesses de seu cliente e refutando os argumentos contidos na sentença.
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image11.png
image12.png
image13.png
image14.png
image15.png
image16.png
image17.png
image18.png
image19.png
image20.png
image21.png
image22.png
image1.png
image2.png

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando