Buscar

avaliações alfabetização e letramento

Prévia do material em texto

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA – CAPACITAÇÃO- tirei 9
Marque a única alternativa incorreta.
· Alfabetizar é exclusivamente ensinar códigos de língua escrita não deve de maneira alguma ser um processo mecânico hoje não basta apenas saber ler e escrever, mas que se saiba fazer uso da leitura e da escrita.
1
Dentre as principais diferenças de alfabetização pode-se dizer que:
· A alfabetização é o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever, já o letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais.
1
Quanto à aprendizagem psicomotora, marque a alternativa correta:
· É aquela que envolve respostas musculares adquiridas mediante treino e prática.
1
Quanto à aprendizagem afetiva psicomotora, marque a alternativa correta:
· É aquela que resulta de sinais internos ao indivíduo e pode ser identificada como experiências tais como prazer e dor, satisfação ou descontentamento, alegria ou ansiedade.
1
Quanto à aprendizagem cognitiva psicomotora, marque a alternativa correta:
· É aquela que resulta no armazenamento organizado de informações na mente do ser que aprende.
· É aquela que resulta de sinais internos ao indivíduo e pode ser identificada como experiências tais como prazer e dor, satisfação ou descontentamento, alegria ou ansiedade.
· É aquela que envolve respostas musculares adquiridas mediante treino e prática.
· É uma tentativa de interpretar sistematicamente, de reorganizar, de prever, conhecimentos sobre aprendizagem.
1
Analise as sentenças e marque a alternativa correta.
A. Behaviorismo, também é chamado de Comportamentalismoe Psicologia Comportamental,
B. Behaviorismo é um termo que abrange diversas teorias da psicanalise que tem como principal objeto de estudo o comportamento.
C. O behaviorismo contempla o comportamento como uma forma funcional e reacional de organismos vivos.
D. O Behaviorismo é teoria defende que, a capacidade do aluno em aprender coisas novas depende diretamente dos conhecimentos prévios que ele possui.
· São verdadeiras somente as alternativas B, C e D.
· São falsas as alternativas A, C e D.
· São falsas as alternativas B, C e D.
· São verdadeiras somente as alternativas A, C.
1
Marque a alternativa correta.
a.A teoria interacionista foi desenvolvida por Jean Vygotsky. Em sua abordagem, o conhecimento é, antes de tudo, impulsionado pelo desenvolvimento da linguagem no ser humano.
b.Para Vygotsky, é o próprio movimento de aprender e buscar conhecimento que irá gerar a aprendizagem efetiva.
c.O primeiro método que influenciou a alfabetização brasileira era denominado de método sintético. Este método priorizava a leitura utilizando o letramento e só depois se introduzia a cópia de documentos manuscritos.
d.No processo silábico ou silabação, a criança aprende a fazer a análise das sílabas, para formar as palavras. São propostas palavras chave em cartilhas com a finalidade de apresentar as sílabas e consequentemente formar as frases.
· V, V, F, V.
1
Este sistema funda-se na língua viva: não apresenta os seis ou oito abecedários do costume, senão um, do tipo mais frequente, e não todo, mas por partes, indo logo combinando esses elementos conhecidos em palavras que se digam, que se ouçam, que se entendam, que se expliquem; de modo que, em vez de o principiante apurar a paciência numa repetição néscia, se familiarize com as letras e os seus valores na leitura animada das palavras inteligíveis. Este método de alfabetização é referente à/ao:
· Cartilha.
1
Marque a alterativa incorreta.
· Sobre o papel do professor letrador, ao analisar a prática do letramento alguns dos passos para o desempenho desse papel é relevante citar:
· Reconhecer a importância do letramento, sem abandonar os métodos de aprendizado repetitivo, pois, são eles que fazem com que a criança memorize as silabas facilitando o processo de formação de palavras.
1
As tarefas que tradicionalmente o professor realizava fora da sala e na ausência das crianças, como preparar convites para as reuniões de pais, escrever uma carta para uma criança que está se ausentando, ler um bilhete deixado pelo professor do outro período etc., podem ser partilhadas com as crianças ou integrarem atividades de exploração dos diversos usos da escrita e da leitura. Pode-se dizer que esta alternativa está:
· Correta.
AVALIAÇÃO – FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CAPACITAÇÃO tirei 10
A educação básica de adultos começou a delimitar seu lugar na história da educação no Brasil a partir da década de:
· 30
A educação de adultos define sua identidade tomando a forma de uma campanha nacional de massa, a Campanha de Educação de Adultos. Esta foi lançada em:
· 1947
Houve uma década onde as críticas à Campanha de Educação de Adultos dirigiam-se tanto às suas deficiências administrativas e financeiras quanto à sua orientação pedagógica. Isto aconteceu no final da década de:
· 50
O pensamento pedagógico, assim como sua proposta para a alfabetização de adultos, inspiraram os principais programas de alfabetização e educação popular que se realizaram no país no início dos anos 60. Este movimento foi marcado pela contribuição de um grande autor:
· Paulo Freire
Foi aprovado o Plano Nacional de Alfabetização, que previa a disseminação por todo Brasil de programas de alfabetização orientados pela proposta de Paulo Freire. A preparação do plano, com forte engajamento de estudantes, sindicatos e diversos grupos estimulados pela efervescência política da época, seria interrompida alguns meses depois pelo golpe militar. O data que marcou esse acontecimento foi:
· Janeiro de 1964.
A alfabetização e a educação de base de adultos deveriam partir sempre de:
· Todas as respostas estão corretas.
Com o golpe militar de 1964, os programas de alfabetização e educação popular que se haviam multiplicado no período entre 1961 e 1964 foram vistos como uma grave ameaça à ordem e seus promotores duramente reprimidos. O governo só permitiu a realização de programas de alfabetização de adultos assistencialistas e conservadores, até que, em 1967, ele mesmo assumiu o controle dessa atividade lançando o:
· Mobral — Movimento Brasileiro de Alfabetização.
O Mobral expandiu-se por todo o território nacional, diversificando sua atuação. Isto aconteceu na década de:
· 70
Projetos de alfabetização se desdobraram em turmas de pós alfabetização, onde se avançava no trabalho com a língua escrita, além das operações matemáticas básicas. Também as administrações de alguns estados e municípios maiores ganhavam autonomia com relação ao Mobral, acolhendo educadores que se esforçaram por reorientar seus programas de educação básica de adultos. Desacreditado nos meios políticos e educacionais, o Mobral foi extinto em:
· 1985
Difundem-se entre os educadores brasileiros estudos e pesquisas sobre o aprendizado da língua escrita com bases na linguística e na psicologia, que lançam novas luzes sobre as práticas de alfabetização. Isto aconteceu em:
· Meados dos anos 80
AVALIAÇÃO – HABILIDADES METALINGUÍSTICAS E A ALFABETIZAÇÃO – CAPACITAÇÃO tirei 10
Marque a alternativa correta.
 
· Língua, segundo Saussure é um objeto de natureza concreta, o que oferece grande vantagem para seu estudo. A língua é um sistema de signos um conjunto de unidades, ocorrendo uma relação entre significante (imagem acústica) e o significado (conceito)
Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
(  ) A língua tem aspectos estáveis e instáveis, ou seja, ela é um sistema invariável, indeterminado e não fixo. Portanto, a língua a apresenta sistematicidade e a não variação a um só tempo.
(  ) A língua se constrói com símbolos convencionais, parcialmente motivados, também aleatórios, e arbitrários. A língua não é um fenômeno natural nem pode ser reduzida à realidade neurofisiológica.
(  )  A língua é uma atividade de natureza sociocognitivas, histórica e situacionalmente desenvolvida para promover a interação humana.
(  ) Linguagem, cultura, sociedade e experiência interagem de maneira intensa e variadapodendo postular uma visão universal para as línguas particulares.
(  ) A língua é transparente, e não  opaca, o que permite a variabilidade de interpretação nos textos e faz da compreensão um fenômeno especial na relação entre os seres humanos.
· F, F, V, F, F
No hemisfério esquerdo do cérebro, se localiza a área conhecida como fissura de Sílvio que é responsável pelo desenvolvimento de diversas habilidades de linguagem; as áreas posteriores da fissura são responsáveis pela compreensão da linguagem e a anterior, pela linguagem expressiva. O hemisfério direito é responsável pelos aspectos emocionais da comunicação que são transmitidos através da prosódia vocal, gestos e expressões faciais, mas ambos os hemisférios contribuem para a comunicação humana normal. Pode-se afirmar que esta afirmação é:
 
· Verdadeira
Todas as alternativas estão corretas. Exceto:
 
· Aos 9-10 meses a introdução da linguagem ocorre com as sinalizações, com o uso de sinais gestuais e vocais, exclusivamente para pedir objetos.
A habilidade metalinguística refere-se à capacidade de pensar a própria língua; que incluem as habilidades metalinguísticas sintática, semântica e fonológica. Mesmo sendo os processos cognitivos envolvidos na leitura e na escrita não sejam relacionados ao processamento fonológico, incluindo memória e consciência fonológica. Pode-se afirmar que esta afirmativa é?
 
· Falsa
1
Marque a alternativa incorreta.
 
· A oralidade é uma habilidade que se constrói no âmbito social, ou seja, a criança ainda não tem a capacidade para desenvolvê-la.
Marque a alternativa correta.
  
· O gesto é o signo visual inicial que contém a futura escrita da criança, ou seja, o reconhecimento e a utilização do gesto como valor simbólico são um marco precursor para a compreensão dos signos escritos.
Texto 01
A consciência fonológica é uma parte integrante da consciência metalinguística, está relacionada à habilidade de refletir e manipular os segmentos da fala, abrangendo, além da capacidade de reflexão (consultar e comparar), a capacidade de operar com rimas, aliteração, sílabas e fonemas (contar, segmentar, unir, adicionar, suprimir, substituir e transpor).
 
Texto 02
A consciência linguística emerge repentinamente, desenvolve-se em um contínuo de etapas evolutivas sucessivas, não necessariamente lineares. Resulta do desenvolvimento e do amadurecimento biológico em constantes trocas com o meio ou contexto, e é favorecida pelas complexas tarefas linguísticas a que é submetido, inclusive o aprendizado da leitura.
· O texto 01 é verdadeiro e o texto 02 é, portanto, falso.
É definida como a capacidade de fixar, conservar e reproduzir, sob a forma de lembranças, impressões e sensações obtidas ou vividas pelo indivíduo anteriormente. Esta frase se refere à:
· Memoria
Envolve um sistema elementar de reconhecimento da palavra, sendo referido como léxico —————— Este tem a função de reconhecer palavras que pertencem ao vocabulário de visão, podendo basear-se em características parciais, como letras, grupos de letras, posição das letras e comprimento das palavras, dando acesso direto à memória semântica. A palavra que completa a lacuna é:
· Logográfico.
AVALIAÇÃO – LITERATURA E LINGUAGEM INFANTIL tirei 9
A literatura é a arte da palavra e esta é a unidade básica da língua, podemos dizer que a literatura, assim como a língua que utiliza, é um instrumento de comunicação e, por isso, cumpre o papel social de:
· Transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.
1
Denotação pode ser entendida como:
· 
· Sentido figurado, passível de interpretações diferentes, dependendo do contexto em que é empregada.
· Sentido original, impessoal, independente do contexto, tal como aparece no dicionário.
Conotação pode ser entendida como:
· Sentido alterado, figurado, passível de interpretações diferentes, dependendo do contexto em que é empregada.
Linguagem contínua, não fragmentada, disposta em parágrafos. Crônicas, romances, reportagens, cartas, fábulas, dissertações. Estamos nos referindo a:
· Prosa
1
Texto organizado em linhas descontínuas, dispostos em estrofes; possui ritmo e, por vezes, rimas. A linguagem é subjetiva, expressando sentimentos. Estamos nos referindo ao (a):
· Versos
1
Segundo Aristóteles, o gênero dramático é aquele que imita a realidade por meio de personagens em ação, e não da narração. Sobre esse tipo marque a alternativa correta:
· Todas as respostas estão corretas.
1
Pertencem ao gênero narrativo os textos em que alguém (o narrador) conta uma história na qual há personagens que executam ações num determinado espaço físico durante um certo tempo. Os fatos encadeados formam o enredo da narrativa. Os textos narrativos podem ser escritos em prosa ou verso. São elementos da narrativa, exceto:
· Drama
1
Expressão da beleza estética, aquilo que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem. Embora possa haver poesia em qualquer manifestação artística, tradicionalmente o vocábulo poesia está ligado ao texto literário, ao poema. Estamos nos referindo a (ao):
· Poema
· Poesia
· Música
· Arte
A medida dos versos é dada pelo número de sílabas poéticas, contadas com base na fala e não na escrita, processo que recebe o nome de escansão. O nome dado a isso é:
· Poema
· Métrica
As figuras de palavra consistem no emprego de um termo com sentido diferente daquele convencionalmente empregado, a fim de se conseguir um efeito mais expressivo na comunicação. São figuras de palavras:
· Todas as respostas estão corretas.
AVALIAÇÃO – PRODUÇÃO TEXTUAL – CAPACITAÇÃO- essa errei 5 vou fazer de novo
1
As concepções de linguagem podem ser divididas em três modalidades. Consideremos essas modalidades, exceto:
 
· Linguagem como expressão de pensamento.
· Linguagem como instrumento de comunicação.
· Linguagem como forma de fundamento.
· Linguagem como forma de interação.
1
Sobre a produção de texto é incorreta a opção.
· As maiores dificuldades com relação a produções de textos pelos alunos não se devem a falta de objetivos claros nas propostas dos temas propostos.
1
“Ao produzir um texto, o aluno precisa dominar estratégias de organização e planejamento de texto; para tanto, faz-se necessária a elaboração de esquemas topicalizados, ou seja, o uso do pré-texto ou texto prévio que auxiliará o aprendiz a expor suas ideias, primeiramente de forma esquemática, para, então, construí-lo de forma clara, com argumentos consistentes e que atendam à proposta”.
Podemos definir essa informação como:
· Verdadeira
1
Para __________ (2008), o texto não é feito apenas de palavras e, portanto, não é composto apenas do material linguístico que aparece em sua superfície. Nele, o significado de uma parte depende das outras com que se relaciona. O seu significado global não é o resultado da mera soma de suas partes, mas de certa combinação geradora de sentidos.
· Marcuschi
1
Coloque verdadeiro (V) ou falso (F) e marque a opção correta.
(   )  Produzir textos é um processo que envolve diferentes etapas: planejar, escrever, revisar e reescrever.
(   )   Para conseguir desenvolver boas produções textuais é fundamental ter criatividade.
(  )  O estudante precisa conectar-se com a escrita. Para tanto, é fundamental que ele consiga expressar os seus sentimentos e valores por meio dela.
(  )  Abordar a produção textual como uma atividade divertida e útil para os estudantes também impede a autoconfiança.
· V, V, V, F
1
Os textos podem ser classificados em tipos textuais, conforme a finalidade e as características que apresentam. Relacione as informações de acordo com cada tipo de texto e marque a opção correspondente.
(1) Texto narrativo
(2) Texto descritivo
(3) Texto dissertativo
(4) Texto explicativo
(5) Texto injuntivo
(6) Texto prescritivo
(   4)  É fornecida uma informação acerca de um determinado procedimento visando instruir e guiar a ação do leitor.
(  6 )  Obrigam, exigem, ordenam e impõem, exigindo que as determinações sejam cumpridas da forma que estão referidas, sem margem para alterações.
(1   )  É caracterizado por narrar uma história,ou seja, contar uma história através de uma sequência de várias ações reais ou imaginárias.
(   5) Informam, ajudam, aconselham, recomendam e propõem, dando alguma liberdade de atuação ao interlocutor
(  3)  É feita uma exposição clara, objetiva e rigorosa sobre um determinado assunto, com o objetivo de informar e esclarecer o leitor.
( 2  )  É caracterizado por descrever algo ou alguém detalhadamente, sendo possível      ao leitor criar uma imagem mental do objeto ou ser descrito, de acordo com a descrição efetuada.
· 4, 6, 1, 5, 3, 2
O desenvolvimento da competência de escrita é um processo longo. Nele, está envolvido o domínio de uma série de conhecimentos linguísticos e gerais adquiridos gradualmente, no decorrer da escolaridade. Entre as qualidades que contribuem para a proficiência na escrita, podemos destacar, exceto:
· Vocabulário;
· Bom uso da pontuação e da gramática;
· Compreensão da finalidade e da estrutura de cada gênero textual;
· Valorização do conhecimento linguístico;
1
O que é preciso para elaborar bons textos? Marque a opção incorreta.
· Leitura e produção de textos;
· Ter conhecimento e boa ortografia;
· Estrutura dos textos;
· Dicas para facilitar a produção de textos
1
“A concepção interacional que vimos apresentando para entender a linguagem e o texto nos impede de abordar a prática de produção de texto apenas com foco na língua ou no autor do texto. Considerando o caráter dialógico da língua, é possível compreender que, tanto aquele que escreve um texto, quanto o leitor desse texto são construtores sociais que, no processo de interação, dão sentido à escrita”.
A informação acima é:
· Falsa
· Verdadeira
1
Além de aspectos básicos relacionados à ortografia correta das palavras, a concordância e a regência nominal e verbal, a acentuação e a pontuação, existem outros aspectos fundamentais que formam:
· A progressão textual;
· A produção textual;
· A construção textual;
· A formação textual;
· 
AVALIAÇÃO – TEORIAS DA APRENDIZAGEM – CAPACITAÇÃO tirei 10
· A aprendizagem é um processo contínuo, que pode ocorrer em qualquer situação. Nesse sentido, podemos dizer que um dos fatores essenciais do aprendizado é a cultura, pois ela molda o sujeito por meio de suas relações com o meio. Existem vários tipos de aprendizagem dentre elas podemos citar: Marque a única alternativa correta.
Resposta Marcada : Aprendizagem cognitiva, Aprendizagem afetiva, Aprendizagem psicomotora.
· Watson é o fundador do behaviorismo no mundo ocidental e utilizou o termo behaviorismo para enfatizar sua preocupação com os aspectos observáveis do comportamento. Ele foi fortemente influenciado pelo trabalho de Pavlov e enfatizou suas pesquisas mais nos estímulos do que nas consequências destes, realizando experimentos com animais e seres humanos (bebês, inclusive). Podemos afirmar que esta afirmativa é:
 
Resposta Marcada : VERDADEIRA
· Marque V para as alternativas verdadeiras e F para Falsas.
(   ) O behaviorismo tem como foco principal o comportamento, que é denominado como a resposta dada por determinado organismo a algum fator externo que o estimule, resposta observável, portanto, passível de descrição e quantificação.
(   ) O behaviorismo metodológico foi criado por John Brados Watson, para ele  o  indivíduo já   nasce com apetidões e conhecimento.
(  ) O behaviorismo radical tem como fundador Burrhus Frederic Skinner.
(  ) Para Skinner, o behaviorismo não era um estudo científico do comportamento, mas sim, uma Filosofia da Ciência que se preocupava com os métodos e objetos de estudo da psicologia.
(  ) Skinner, assim como Watson, não nega a visão mentalista da psicologia. Para eles, os chamados fenômenos da privacidade (processos mentais) são de natureza física, material e, portanto, mensuráveis.
 
Resposta Marcada : V, F, V, V, F.
· Marque a única alternativa correta.
Resposta Marcada :A teoria de Tolman pode ser classificada como uma abordagem behaviorista intencional, pois, diferentemente da linha behaviorista clássica, se ocupa muito mais de variáveis intervenientes do tipo cognições e intenções, dos chamados processos mentais superiores do que de estímulos e respostas.
· Unindo-se ao behaviorismo que centra a sua atenção no comportamento humano, o cognitivismo propõe analisar a mente, o ato de conhecer; como o homem desenvolve seu conhecimento acerca do mundo, analisando os aspectos que intervém no processo estímulo/resposta. Esta alternativa está:
 
Resposta Marcada : ERRADA
· Texto 01
A abordagem cognitivista, apesar de ter surgido quase no mesmo período que o behaviorismo, teve grande efervescência nos anos de 1990, resgatando estudos teóricos da Psicologia Cognitiva como aqueles desenvolvidos por Piaget e Vigotsky. Seus estudos serviram de pressuposto para teóricos do campo educacional, que se apropriando desse referencial elaboraram e desenvolveram a teoria da aprendizagem denominada de Construtivismo.
 
Texto 02
Construtivismo “é a ideia que sustenta que o indivíduo – tanto nos aspectos cognitivos quanto sociais do comportamento como nos afetivos – não é um mero produto do ambiente nem um simples resultado de suas disposições internas, mas, sim, uma construção própria que vai se produzindo, dia a dia, como resultado da interação entre esses dois fatores. Em consequência, segundo a posição construtivista, o conhecimento não é uma cópia da realidade, mas, sim, uma construção do ser humano”.
 
 
Resposta Marcada : O texto um assim como o texto dois é verdadeiro, e estabelecem 
relações entre si.
· No que se refere a Jean Piaget, marque a alternativa incorreta.
 
 
Resposta Marcada : Piaget orientado por seus estudos observou que durante a aquisição do conhecimento, a criança, ao interagir com o seu meio utiliza-se de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao meio que ocorre via assimilação e aprendizagem.
· A evolução cognitiva da criança nesse período pode ser descrita em seis sub-estágios nos quais se estabelecem as bases para a construção das principais categorias do conhecimento que possibilitam ao ser humano organizar a sua experiência na construção do mundo: objeto, espaço, causalidade e tempo. Este período se refere á/ao
 
Resposta Marcada : Sensório-motora.
· Diante das experiências vivenciadas, a criança se oportuniza a se educar quanto à moralidade, aos poucos, até atingir a fase autônoma. As pesquisas de Piaget sobre o desenvolvimento moral mostraram que como a inteligência, a moralidade faz parte de um processo construtivo.Com relação as regras do jogo, encontraram níveis diferentes tanto de consciência das regras como sobre sua prática. Exceto.
 
Resposta Marcada : 3º estágio – entre os 7 e 10 anos – nesse estágio a criança passa do prazer psicomotor dos estágios anteriores para o desinteresse da competição segundo uma série de regras e um consenso comum. Esse estágio está ainda dominado pela heteronomia, as regras deixam de ser sagradas, mas são reconhecidas como necessárias para bem dirigir o jogo. Há um forte desejo de entender as regras e de jogar respeitando o combinado.
Marque V para verdadeiro e F para falso.
 
(  ) “Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho.”
(  ) “Quando o professor faz perguntas, dá devoluções aos alunos sobre suas colocações e produções, problematiza o conteúdo, com o objetivo de colocar o pensamento do aluno em movimento e, também, quando estimula os alunos a dialogarem entre si sobre suas atividades. À medida que o ensino passa a ser entendido como um processo de mediação, o professor deixa de ser o centro do processo para se tornar-se uma ponte entre o aluno e o conhecimento. ”
(  ) “É a orientação consciente do mediador em ensinar olhando para o futuro, para outros contextos, para situações além do “aqui-e-agora”. O ensino não deve ser pontual,restrito a uma única situação ou contexto, precisa ser passível de aplicação, precisa ser capaz de ser útil e integrável a outras estruturas conceituais, outros saberes, outros momentos da vida do aprendiz e em outros contextos. ”
(  )” Com significações, a transmissão cultural de umas gerações para outras seria viável. Deixar os indivíduos na pura exploração das tarefas lhes vai permitir atingir as significações, é preciso orientá-los no sentido de delas se apropriarem. O mediador (psicólogo ou professor, reeducador ou terapeuta) está incumbido, e culturalmente comprometido, de transmitir significações. Sem tais atribuições, as tarefas de aprendizagem, por si só, não produzem a desejada modificabilidade cognitiva. ”
(  ) “A reciprocidade torna-se possível quando mediador compartilha, com seu interlocutor, a intenção que move a proposta de interação: coloca à disposição do aluno processos didáticos que ele utilizará quando tomar suas próprias decisões. A reciprocidade manifesta a interiorização do ato de mediação. Manifesta-se como uma mediação vicariante: nela, o sujeito torna-se seu próprio mediador. ”
 
Resposta Marcada : V, V, V, F, V.

Continue navegando