Buscar

APOL Objetiva 1 - DIREITO CANÔNICO II

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Direito Canônico II
Leia o trecho de texto a seguir:
“Com relação aos padrinhos, o Código exorta que seja dado ao batizando, enquanto possível [...], um padrinho, a quem cabe acompanhar o batizando adulto na iniciação cristã e, junto com os pais, apresentar ao Batismo o batizando criança”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 70.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, assinale a alternativa que aponta qual a solução quando os pais insistem em padrinhos não católicos:
Nota: 10.0
	
	A
	A solução é não deixar batizar a criança.
	
	B
	A solução é admitir tal pessoa como testemunha junto com um padrinho católico.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: De acordo com o livro-base, p. 71, “E se os pais insistirem em nomear um padrinho que, embora batizado, pertence a uma comunidade eclesial não católica?  A solução encontrada pelo Cân. 874, parágrafo 2, é a de admitir tal pessoa apenas como testemunha do Batismo – e, mesmo assim, junto com um padrinho católico”.
	
	C
	A solução é batizar em outro momento.
	
	D
	A solução é ater-se a um batismo sem padrinhos.
	
	E
	A solução é obrigar a não participação de não católicos no batismo da criança.
Questão 2/10 - Direito Canônico II
Leia o trecho de texto a seguir:
“Embora caiba, primeiramente, ao Bispo diocesano administrar a Confirmação – até mesmo como momento de comunhão com seu rebanho, em que o fiel confirma sua fé perante o seu Bispo -, o Bispo local pode designar outro Bispo para fazê-lo”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 74.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, assinale a alternativa que aponta com qual idade a CNBB pede que a confirmação seja conferida ao crismando:
Nota: 10.0
	
	A
	Com mais de Doze anos.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: De acordo com o livro-base, p. 75, “No Brasil, a CNBB estabeleceu que a confirmação não seja licitamente conferida antes dos 12 anos, mas permite ao Ordinário local elevar essa idade”.
	
	B
	Com mais de 15 anos.
	
	C
	Com menos de dez anos.
	
	D
	Com menos de doze anos.
	
	E
	Com mais de 18 anos.
Questão 3/10 - Direito Canônico II
Leia o excerto de texto a seguir:
“Numa visão mais estreita, poderíamos pensar que a missão de anunciar a Palavra de Deus seria algo exclusivo do clero. De fato, o Código de Direito canônico de 1917 considerava o Ministério da Palavra de Deus como instrumento do magistério eclesiástico...”
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 29.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, sobre o anúncio da palavra a partir do Concilio vaticano II, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Permanece estritamente exclusivo do clero.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	É exclusivo do clero, religiosos e consagrados apenas.
	
	C
	É missão do clero e dos diáconos somente.
	
	D
	É obrigação somente dos leigos.
	
	E
	Espalhar a Boa Nova é missão de todo fiel batizado.
Comentário: De acordo com o livro-base, p. 29, “Contudo, o Concilio Vaticano II (1964) deixou bem claro que espalhar a Boa Nova é missão de todo fiel batizado”.
Questão 4/10 - Direito Canônico II
Leia o trecho de texto a seguir:
“Também está previsto que os missionários sejam auxiliados por catequistas, isto é, 'fiéis leigos que sejam devidamente instruídos e se distingam pela vivência cristã, os quais, sob a coordenação do missionário, se dediquem inteiramente à apresentação da doutrina evangélica...”
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 35.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, sobre como os missionários devem evangelizar, assinale a alternativa a seguir:
Nota: 10.0
	
	A
	Os missionários devem dialogar com outras culturas a partir da sua própria cultura.
	
	B
	Devem estabelecer diálogo com os que não tem fé em Cristo de modo adequado a sua capacidade e cultura.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: De acordo com o livro-base, p. 35, “Os missionários [...] devem estabelecer diálogo com os que não tem fé em Cristo de modo adequado a sua capacidade e cultura (inculturação), de maneira que possam se abrir ao conhecimento do anúncio evangélico”.
	
	C
	Devem estabelecer um discurso com linguagem canônica e romana para qualquer cultura e povo.
	
	D
	Devem estabelecer um discurso teológico trazendo os dogmas da Igreja, independente da cultura onde estão.
	
	E
	Devem estabelecer um diálogo em que a doutrina da Igreja deve ser transmitida de forma igual a todos os povos e culturas.
Questão 5/10 - Direito Canônico II
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Deve ficar clara a distinção entre invalidade e ilicitude na celebração dos sacramentos. A ilicitude sozinha nunca torna inválido um sacramento, embora possa, em casos graves, atrair para o violador da norma uma punição canônica severa”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 59.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, assinale a alternativa que aponta qual o sacramento que abre caminho para os demais, sem o qual os outros são inválidos:
Nota: 10.0
	
	A
	O matrimônio.
	
	B
	A Ordem.
	
	C
	A unção dos enfermos.
	
	D
	A penitência.
	
	E
	O Batismo.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: De acordo com o livro-base, p. 59, “O sacramento que abre caminho para os demais, sem o qual os outros são invalidamente recebidos, é o Batismo.”
Questão 6/10 - Direito Canônico II
Leia o fragmento de texto a seguir:
“No Cân. 781, o Código define que, sendo a Igreja missionária por sua natureza, e a obra e evangelização, dever fundamental do Povo de Deus, todos os fiéis, conscientes da própria responsabilidade, devem assumir sua parte na obra missionária, levando a todas as pessoas a Boa Nova da salvação”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 34.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, sobre a quem, primeiramente, compete a suprema direção e coordenação das obras missionárias, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Aos coordenadores pastorais.
	
	B
	Aos párocos.
	
	C
	Aos leigos.
	
	D
	Ao Romano Pontífice e ao Colégio dos Bispos.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: Segundo o livro-base, p. 34, “Compete ao Romano Pontífice e ao Colégio dos Bispos a suprema direção e coordenação das iniciativas e atividades próprias da obra das missões e da cooperação missionária”.
	
	E
	Às congregações religiosas.
Questão 7/10 - Direito Canônico II
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Essa formulação canônica acerca da infalibilidade como característica indissociável do ministério petrino é oriunda do Concilio Vaticano I, de 1870, na constituição dogmáticapastor aeternus”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 24.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, sobre o Concilio Ecumênico assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	É infalível em todas as suas decisões.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	Tudo o que se decide e se estabelece sobre questões pastorais e outras é imutável.
	
	C
	Sempre define em caráter irrevogável doutrinas de fé ou de costumes em tudo o que produz.
	
	D
	Nem tudo o que o concilio ecumênico decide é infalível e imutável.
Comentário: Segundo o livro-base, p. 26, “Não devemos incorrer, porém, no equivoco de pensar que qualquer decisão de um concilio ecumênico seja infalível, tais condições também decidem questões pastorais e de disciplina eclesiástica mutáveis, mas necessárias a determinadas épocas”.
	
	E
	A infalibilidade se refere a questões pastorais e de disciplina eclesiástica.
Questão 8/10 - Direito Canônico II
Leia o trecho de texto a seguir:
“Como exemplos desse tipo de doutrina que compõe o depósito da fé, podemos elencar: os artigos de fé do Credo (como a divindade de Cristo, [...]); os diversos dogmas cristológicos e marianos; a doutrina da instituição dos sacramentos por parte de Cristo...”
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 27.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, sobre em que consiste um cisma, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Recusa de sujeição ao Papa e de comunhão com os membros da Igreja sujeitos a ele.
Comentário: De acordo com o livro-base, p. 28, “Por sua vez, o cisma (delito de cisma) consiste na 'recusa da sujeição ao Sumo Pontífice ou de comunhão com os membros da Igreja a ele sujeitos'”.
	
	B
	Negação da doutrina católica.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	Repúdio total à fé Cristã.
	
	D
	Abandono da religião cristã e entrada em outras religiões não cristãs.
	
	E
	Negação de verdades que se deva crer com fé católica.
Questão 9/10 - Direito Canônico II
Leia o excerto de texto a seguir:
“Nos primórdios da Igreja, era bastante comum adultos serem batizados após uma longa preparação catequética. Atualmente, o adulto para receber o Batismo, deve ser admitido ao catecumenato...”
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 65.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, assinale a alternativa que apresenta o dia da semana recomendado para o Batismo:
Nota: 10.0
	
	A
	Domingo ou na vigília pascal. 
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: De acordo com o livro-base, p. 66, “Esse sacramento pode ser celebrado em qualquer dia do ano. Todavia, recomenda-se celebrá-lo num domingo ou, se possível, na vigília da Páscoa [...] o dia mais simbólico para a cerimônia por ser, nos primórdios do cristianismo, o dia em que se celebravam os batizados ordinariamente pelo Bispo local”.
	
	B
	Sábado de manhã.
	
	C
	Quarta-Feira.
	
	D
	Sexta-feira santa.
	
	E
	Segunda–feira.
Questão 10/10 - Direito Canônico II
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A matéria para a válida celebração do sacrifício eucarístico deve ser o pão e o vinho, e a este se deve misturar um pouco de água. Esse pão deve ser só de trigo e feito recentemente, de modo que não haja perigo de deterioração”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 83.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, assinale a alternativa que aponta o nome da bebida que um padre alcoólico pode usar na celebração da Eucaristia:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Vinho sem álcool.
	
	B
	Suco de Morango.
	
	C
	Sumo de Uva.
Comentário: Segundo o livro–base, p. 84, “Pessoas com problemas de ingestão de álcool (por exemplo, um sacerdote com problemas de alcoolismo) podem usar o mosto, isto é, o sumo de uva, quer fresco quer conservado, de modo a interromper a fermentação mediante métodos que não lhe alteram a natureza [...], sendo matéria válida para a Eucaristia".
	
	D
	Suco fermentado naturalmente.
	
	E
	Vinho não fermentado.
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 1/10 - Direito Canônico II
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A Igreja desempenha seu múnus de santificar especialmente por meio da Sagrada Liturgia, que é tida como exercício do sacerdócio de Jesus Cristo e na qual, mediante, sinais sensíveis, é significada e realizada a santificação dos homens...”
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 54.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, assinale a alternativa que aponta por que a Igreja regulamente a liturgia por normas canônicas:
Nota: 10.0
	
	A
	É porque a liturgia precisa ser igualzinha em todos os lugares do mundo.
	
	B
	Porque a liturgia trata daquilo que é mais católico e religioso.
	
	C
	Pela natureza de culto público da Liturgia. Não são ações privadas.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: Segundo o livro-base, p. 54, “É precisamente por essa natureza de culto público que a Igreja regulamenta a liturgia por normas canônicas, entendidas como regras de adequada ordenação do culto público destinado à glorificação de Deus e salvação da comunidade dos fiéis. As ações litúrgicas não são ações privadas, mas celebrações públicas da Igreja”.
	
	D
	Porque a liturgia trata de ações privadas.
	
	E
	Porque a liturgia trata não somente de ações privadas, mas também de ações rituais.
Questão 2/10 - Direito Canônico II
Leia o excerto de texto a seguir:
“Numa visão mais estreita, poderíamos pensar que a missão de anunciar a Palavra de Deus seria algo exclusivo do clero. De fato, o Código de Direito canônico de 1917 considerava o Ministério da Palavra de Deus como instrumento do magistério eclesiástico...”
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 29.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, sobre o anúncio da palavra a partir do Concilio vaticano II, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	Permanece estritamente exclusivo do clero.
	
	B
	É exclusivo do clero, religiosos e consagrados apenas.
	
	C
	É missão do clero e dos diáconos somente.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	É obrigação somente dos leigos.
	
	E
	Espalhar a Boa Nova é missão de todo fiel batizado.
Comentário: De acordo com o livro-base, p. 29, “Contudo, o Concilio Vaticano II (1964) deixou bem claro que espalhar a Boa Nova é missão de todo fiel batizado”.
Questão 3/10 - Direito Canônico II
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Essa formulação canônica acerca da infalibilidade como característica indissociável do ministério petrino é oriunda do Concilio Vaticano I, de 1870, na constituição dogmática pastor aeternus”.
Após esta avaliação caso queira ler o textointegralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 24.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, sobre o Concilio Ecumênico assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	É infalível em todas as suas decisões.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	Tudo o que se decide e se estabelece sobre questões pastorais e outras é imutável.
	
	C
	Sempre define em caráter irrevogável doutrinas de fé ou de costumes em tudo o que produz.
	
	D
	Nem tudo o que o concilio ecumênico decide é infalível e imutável.
Comentário: Segundo o livro-base, p. 26, “Não devemos incorrer, porém, no equivoco de pensar que qualquer decisão de um concilio ecumênico seja infalível, tais condições também decidem questões pastorais e de disciplina eclesiástica mutáveis, mas necessárias a determinadas épocas”.
	
	E
	A infalibilidade se refere a questões pastorais e de disciplina eclesiástica.
Questão 4/10 - Direito Canônico II
Leia o excerto de texto a seguir:
“E quando se tratar de filhos de mães solteiras, como deve ser feito esse registro? Em primeiro lugar, essa situação, por si só, não é motivo para se negar o Batismo de uma criança”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 72.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, assinale a alternativa que aponta por que o registro da ocorrência do Batismo é de suma relevância:
Nota: 10.0
	
	A
	Porque será necessário para poder frequentar missas.
	
	B
	Porque é necessário para comungar.
	
	C
	Porque é necessário para receber os demais sacramentos.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: Segundo o livro-base, p. 71, “Como o Batismo é porta para os demais sacramentos, o registro de sua ocorrência é de suma relevância, pois a pessoa precisará provar que foi batizada para receber os demais sacramentos”.
	
	D
	Porque é necessário para receber somente o matrimônio.
	
	E
	Porque é necessário apenas para se ordenar.
Questão 5/10 - Direito Canônico II
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A matéria para a válida celebração do sacrifício eucarístico deve ser o pão e o vinho, e a este se deve misturar um pouco de água. Esse pão deve ser só de trigo e feito recentemente, de modo que não haja perigo de deterioração”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 83.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, assinale a alternativa que aponta o nome da bebida que um padre alcoólico pode usar na celebração da Eucaristia:
Nota: 10.0
	
	A
	Vinho sem álcool.
	
	B
	Suco de Morango.
	
	C
	Sumo de Uva.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: Segundo o livro–base, p. 84, “Pessoas com problemas de ingestão de álcool (por exemplo, um sacerdote com problemas de alcoolismo) podem usar o mosto, isto é, o sumo de uva, quer fresco quer conservado, de modo a interromper a fermentação mediante métodos que não lhe alteram a natureza [...], sendo matéria válida para a Eucaristia".
	
	D
	Suco fermentado naturalmente.
	
	E
	Vinho não fermentado.
Questão 6/10 - Direito Canônico II
Leia o trecho de texto a seguir:
“Com relação aos padrinhos, o Código exorta que seja dado ao batizando, enquanto possível [...], um padrinho, a quem cabe acompanhar o batizando adulto na iniciação cristã e, junto com os pais, apresentar ao Batismo o batizando criança”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 70.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, assinale a alternativa que aponta qual a solução quando os pais insistem em padrinhos não católicos:
Nota: 10.0
	
	A
	A solução é não deixar batizar a criança.
	
	B
	A solução é admitir tal pessoa como testemunha junto com um padrinho católico.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: De acordo com o livro-base, p. 71, “E se os pais insistirem em nomear um padrinho que, embora batizado, pertence a uma comunidade eclesial não católica?  A solução encontrada pelo Cân. 874, parágrafo 2, é a de admitir tal pessoa apenas como testemunha do Batismo – e, mesmo assim, junto com um padrinho católico”.
	
	C
	A solução é batizar em outro momento.
	
	D
	A solução é ater-se a um batismo sem padrinhos.
	
	E
	A solução é obrigar a não participação de não católicos no batismo da criança.
Questão 7/10 - Direito Canônico II
Leia o excerto de texto a seguir:
“Augustíssimo sacramento é a santíssima Eucaristia, na qual se contém, se oferece e se recebe o próprio Cristo Senhor e pela qual continuamente vive e cresce a Igreja”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 76.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, assinale a alternativa que aponta quais pessoas podem receber a eucaristia em locais que não seja na missa:
Nota: 10.0
	
	A
	São as pessoas que trabalham aos domingos.
	
	B
	São os idosos e doentes.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: De acordo com o livro-base, p. 81, "É recomendável que os fiéis recebam a comunhão eucarística durante a missa, mas é possível recebê-la em outro momento e local quando a pedem por justa causa, observando-se os ritos litúrgicos para a comunhão fora da missa. Exemplos comuns dessa prática são a recepção da eucaristia por idosos e doentes em suas casas e em hospitais".
	
	C
	São os artistas que não podem ir às missas para não serem assediados.
	
	D
	São os padres que devem receber a eucaristia em outro local.
	
	E
	São os políticos que nunca podem ir à missa.
Questão 8/10 - Direito Canônico II
Leia o trecho de texto a seguir:
“Também está previsto que os missionários sejam auxiliados por catequistas, isto é, 'fiéis leigos que sejam devidamente instruídos e se distingam pela vivência cristã, os quais, sob a coordenação do missionário, se dediquem inteiramente à apresentação da doutrina evangélica...”
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 35.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, sobre como os missionários devem evangelizar, assinale a alternativa a seguir:
Nota: 10.0
	
	A
	Os missionários devem dialogar com outras culturas a partir da sua própria cultura.
	
	B
	Devem estabelecer diálogo com os que não tem fé em Cristo de modo adequado a sua capacidade e cultura.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: De acordo com o livro-base, p. 35, “Os missionários [...] devem estabelecer diálogo com os que não tem fé em Cristo de modo adequado a sua capacidade e cultura (inculturação), de maneira que possam se abrir ao conhecimento do anúncio evangélico”.
	
	C
	Devem estabelecer um discurso com linguagem canônica e romana para qualquer cultura e povo.
	
	D
	Devem estabelecer um discurso teológico trazendo os dogmas da Igreja, independente da cultura onde estão.
	
	E
	Devem estabelecer um diálogo em que a doutrina da Igreja deve ser transmitidade forma igual a todos os povos e culturas.
Questão 9/10 - Direito Canônico II
Leia o trecho de texto a seguir:
“Como exemplos desse tipo de doutrina que compõe o depósito da fé, podemos elencar: os artigos de fé do Credo (como a divindade de Cristo, [...]); os diversos dogmas cristológicos e marianos; a doutrina da instituição dos sacramentos por parte de Cristo...”
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 27.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, sobre em que consiste um cisma, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Recusa de sujeição ao Papa e de comunhão com os membros da Igreja sujeitos a ele.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: De acordo com o livro-base, p. 28, “Por sua vez, o cisma (delito de cisma) consiste na 'recusa da sujeição ao Sumo Pontífice ou de comunhão com os membros da Igreja a ele sujeitos'”.
	
	B
	Negação da doutrina católica.
	
	C
	Repúdio total à fé Cristã.
	
	D
	Abandono da religião cristã e entrada em outras religiões não cristãs.
	
	E
	Negação de verdades que se deva crer com fé católica.
Questão 10/10 - Direito Canônico II
Leia o excerto de texto a seguir:
“A Igreja crê que os sete sacramentos foram instituídos pelo Senhor Jesus e confiados a ela como ações do próprio Cristo e da Igreja por Ele fundada, constituindo sinais e meios pelos quais se exprime e se robustece a fé, se presta culto a Deus e se realiza a santificação dos homens”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 56.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, assinale a alternativa que apresenta o que seria um sacramento inválido:
Nota: 10.0
	
	A
	Um batismo celebrado com um padre que cometeu um delito.
	
	B
	Uma ordenação em que o Bispo que ordenou é infiel.
	
	C
	Uma eucaristia consagrada por um um bispo emérito
	
	D
	Um batismo feito com água de coco.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Segundo o livro-base, p. 57, “Retomando o exemplo anterior, pode ter havido uma aparente celebração de Batismo na Igreja, com padrinhos, pais, vestes brancas, leituras bíblicas, bênçãos, unção etc. Porém, se a pessoa que administrou o sacramento usou água de coco, a celebração é considerada inválida”.
	
	E
	Um batismo feito corretamente, mas de outra Igreja Cristã.
Questão 1/10 - Direito Canônico II
Leia o trecho de texto a seguir:
“Com base nessas definições, podemos comentar as condutas previstas no cân. 751 do Código: Heresia, apostasia e cisma. Estas violam gravemente o dever do fiel de aceitar as doutrinas infalivelmente definidas pela Igreja”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 28.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983 sobre o que é Heresia, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Heresia é a aceitação de toda a doutrina da Igreja, sem questionamentos.
	
	B
	Heresia é uma escolha saudável entre as várias opções que a Igreja oferece.
	
	C
	É quando um batizado nega qualquer verdade que se deva crer com fé católica ou dúvida dela.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: Segundo o livro-base, p. 28, “Denomina-se Heresia [...] a 'negação pertinaz', após a recepção do batismo, de qualquer verdade que se deva crer com fé divina e católica, ou a dúvida pertinaz a respeito dela”.
	
	D
	Ampliar os conhecimentos de outras religiões é considerado heresia.
	
	E
	É não duvidar das verdades eternas da fé católica e crer em todas elas de forma pertinaz.
Questão 2/10 - Direito Canônico II
Leia o excerto de texto a seguir:
“Numa visão mais estreita, poderíamos pensar que a missão de anunciar a Palavra de Deus seria algo exclusivo do clero. De fato, o Código de Direito canônico de 1917 considerava o Ministério da Palavra de Deus como instrumento do magistério eclesiástico...”
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 29.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, sobre o anúncio da palavra a partir do Concilio vaticano II, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Permanece estritamente exclusivo do clero.
	
	B
	É exclusivo do clero, religiosos e consagrados apenas.
	
	C
	É missão do clero e dos diáconos somente.
	
	D
	É obrigação somente dos leigos.
	
	E
	Espalhar a Boa Nova é missão de todo fiel batizado.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: De acordo com o livro-base, p. 29, “Contudo, o Concilio Vaticano II (1964) deixou bem claro que espalhar a Boa Nova é missão de todo fiel batizado”.
Questão 3/10 - Direito Canônico II
Leia o excerto de texto a seguir:
“E quando se tratar de filhos de mães solteiras, como deve ser feito esse registro? Em primeiro lugar, essa situação, por si só, não é motivo para se negar o Batismo de uma criança”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 72.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, assinale a alternativa que aponta por que o registro da ocorrência do Batismo é de suma relevância:
Nota: 10.0
	
	A
	Porque será necessário para poder frequentar missas.
	
	B
	Porque é necessário para comungar.
	
	C
	Porque é necessário para receber os demais sacramentos.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: Segundo o livro-base, p. 71, “Como o Batismo é porta para os demais sacramentos, o registro de sua ocorrência é de suma relevância, pois a pessoa precisará provar que foi batizada para receber os demais sacramentos”.
	
	D
	Porque é necessário para receber somente o matrimônio.
	
	E
	Porque é necessário apenas para se ordenar.
Questão 4/10 - Direito Canônico II
Leia o excerto de texto a seguir:
“Nos primórdios da Igreja, era bastante comum adultos serem batizados após uma longa preparação catequética. Atualmente, o adulto para receber o Batismo, deve ser admitido ao catecumenato...”
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 65.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, assinale a alternativa que apresenta o dia da semana recomendado para o Batismo:
Nota: 10.0
	
	A
	Domingo ou na vigília pascal. 
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: De acordo com o livro-base, p. 66, “Esse sacramento pode ser celebrado em qualquer dia do ano. Todavia, recomenda-se celebrá-lo num domingo ou, se possível, na vigília da Páscoa [...] o dia mais simbólico para a cerimônia por ser, nos primórdios do cristianismo, o dia em que se celebravam os batizados ordinariamente pelo Bispo local”.
	
	B
	Sábado de manhã.
	
	C
	Quarta-Feira.
	
	D
	Sexta-feira santa.
	
	E
	Segunda–feira.
Questão 5/10 - Direito Canônico II
Leia o excerto de texto a seguir:
“A Igreja crê que os sete sacramentos foram instituídos pelo Senhor Jesus e confiados a ela como ações do próprio Cristo e da Igreja por Ele fundada, constituindosinais e meios pelos quais se exprime e se robustece a fé, se presta culto a Deus e se realiza a santificação dos homens”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 56.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, assinale a alternativa que apresenta o que seria um sacramento inválido:
Nota: 10.0
	
	A
	Um batismo celebrado com um padre que cometeu um delito.
	
	B
	Uma ordenação em que o Bispo que ordenou é infiel.
	
	C
	Uma eucaristia consagrada por um um bispo emérito
	
	D
	Um batismo feito com água de coco.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Segundo o livro-base, p. 57, “Retomando o exemplo anterior, pode ter havido uma aparente celebração de Batismo na Igreja, com padrinhos, pais, vestes brancas, leituras bíblicas, bênçãos, unção etc. Porém, se a pessoa que administrou o sacramento usou água de coco, a celebração é considerada inválida”.
	
	E
	Um batismo feito corretamente, mas de outra Igreja Cristã.
Questão 6/10 - Direito Canônico II
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A matéria para a válida celebração do sacrifício eucarístico deve ser o pão e o vinho, e a este se deve misturar um pouco de água. Esse pão deve ser só de trigo e feito recentemente, de modo que não haja perigo de deterioração”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 83.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, assinale a alternativa que aponta o nome da bebida que um padre alcoólico pode usar na celebração da Eucaristia:
Nota: 10.0
	
	A
	Vinho sem álcool.
	
	B
	Suco de Morango.
	
	C
	Sumo de Uva.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: Segundo o livro–base, p. 84, “Pessoas com problemas de ingestão de álcool (por exemplo, um sacerdote com problemas de alcoolismo) podem usar o mosto, isto é, o sumo de uva, quer fresco quer conservado, de modo a interromper a fermentação mediante métodos que não lhe alteram a natureza [...], sendo matéria válida para a Eucaristia".
	
	D
	Suco fermentado naturalmente.
	
	E
	Vinho não fermentado.
Questão 7/10 - Direito Canônico II
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Essa formulação canônica acerca da infalibilidade como característica indissociável do ministério petrino é oriunda do Concilio Vaticano I, de 1870, na constituição dogmática pastor aeternus”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 24.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, sobre o Concilio Ecumênico assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	É infalível em todas as suas decisões.
	
	B
	Tudo o que se decide e se estabelece sobre questões pastorais e outras é imutável.
	
	C
	Sempre define em caráter irrevogável doutrinas de fé ou de costumes em tudo o que produz.
	
	D
	Nem tudo o que o concilio ecumênico decide é infalível e imutável.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: Segundo o livro-base, p. 26, “Não devemos incorrer, porém, no equivoco de pensar que qualquer decisão de um concilio ecumênico seja infalível, tais condições também decidem questões pastorais e de disciplina eclesiástica mutáveis, mas necessárias a determinadas épocas”.
	
	E
	A infalibilidade se refere a questões pastorais e de disciplina eclesiástica.
Questão 8/10 - Direito Canônico II
Leia o fragmento de texto a seguir:
“No Cân. 781, o Código define que, sendo a Igreja missionária por sua natureza, e a obra e evangelização, dever fundamental do Povo de Deus, todos os fiéis, conscientes da própria responsabilidade, devem assumir sua parte na obra missionária, levando a todas as pessoas a Boa Nova da salvação”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 34.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, sobre a quem, primeiramente, compete a suprema direção e coordenação das obras missionárias, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Aos coordenadores pastorais.
	
	B
	Aos párocos.
	
	C
	Aos leigos.
	
	D
	Ao Romano Pontífice e ao Colégio dos Bispos.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: Segundo o livro-base, p. 34, “Compete ao Romano Pontífice e ao Colégio dos Bispos a suprema direção e coordenação das iniciativas e atividades próprias da obra das missões e da cooperação missionária”.
	
	E
	Às congregações religiosas.
Questão 9/10 - Direito Canônico II
Leia o trecho de texto a seguir:
“Embora caiba, primeiramente, ao Bispo diocesano administrar a Confirmação – até mesmo como momento de comunhão com seu rebanho, em que o fiel confirma sua fé perante o seu Bispo -, o Bispo local pode designar outro Bispo para fazê-lo”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 74.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, assinale a alternativa que aponta com qual idade a CNBB pede que a confirmação seja conferida ao crismando:
Nota: 10.0
	
	A
	Com mais de Doze anos.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: De acordo com o livro-base, p. 75, “No Brasil, a CNBB estabeleceu que a confirmação não seja licitamente conferida antes dos 12 anos, mas permite ao Ordinário local elevar essa idade”.
	
	B
	Com mais de 15 anos.
	
	C
	Com menos de dez anos.
	
	D
	Com menos de doze anos.
	
	E
	Com mais de 18 anos.
Questão 10/10 - Direito Canônico II
Leia o excerto de texto a seguir:
“Na Igreja, a tarefa de educar é um poder – dever, ou seja, ao mesmo tempo em que há um direito de educar há um dever de fazê-lo”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em PEREIRA, Victor Pimentel. Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983. Intersaberes, 2019. p. 38.
Considerando a leitura acima e os conteúdos do livro-base Introdução ao Direito Canônico Livros III a VII do código de 1983, sobre o uso do título de escola católica, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Pode ser de qualquer pessoa que se denomina católica.
	
	B
	Não precisa do consentimento de autoridade eclesiástica competente.
	
	C
	A instrução e educação deve fundamentar-se nos princípios da doutrina católica.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentário: Segundo o livro-base, p. 38, por escola católica entendemos “aquela que é dirigida pela autoridade eclesiástica competente ou por pessoa jurídica eclesiástica pública, ou que a autoridade eclesiástica reconhece como tal mediante documento escrito[...]". Em uma escola católica, por obvio, “a instrução e educação deve fundamentar-se nos princípios da doutrina católica; os mestres devem distinguir-se pela retidão de doutrina e probidade de vida”.
	
	D
	Os mestres não precisam ter suas vidas pautadas na retidão da doutrina e probidade de vida.
	
	E
	É dirigida por pessoas que não necessariamente precisam ser católicas.
image1.wmf
image2.wmf

Continue navegando