Buscar

At PsiSocial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Revisão
1. Contextualize o momento do surgimento da Psicologia Social:
- A psicologia social surge nos EUA, após a Segunda Guerra Mundial, para estudar o ser humano a partir do comportamento, visando alterar ou criar atitudes, interferir nas relações grupais afim de harmoniza-las.
 
- A psicologia social europeia, começa motivada pela crise da psicologia social na América do Norte, afim de adquirir sua própria identidade e demonstra maior preocupação com a estrutura social. Enxergando o indivíduo na sua subjetividade. 
- Na América Latina, a Psicologia social emerge em decorrência das críticas que se iniciaram na França e na Inglaterra – no Congresso Interamericano de Psicologia e nos subsequentes – sobre a ausência de relações entre a produção da chamada psicologia social e os problemas emergentes dos países latino-americanos. É nesse contexto que a Abrapso (Associação Brasileira de Psicologia Social) é criada com a proposta de trazer novos significados, recursos e métodos para o campo da Psicologia Social. 
- No Brasil, acompanhando a tendência europeia e as diferenças características e próprias dos países da América Latina, começa assurgir uma nova psicologia social, representada pela Abrapso, que expressa uma perspectiva crítica em relação a psicologia social hegemônica trazendo o conceito de ser humano como produto histórico-social e produtor desta sociedade, podendo transformá-la. Essa concepção traz mudanças na perspectiva, rompendo com a ideia dualista e dicotômica entre indivíduo e sociedade e propondo a construção de um espaço de inter-relações mútuas.
2. Justifique a afirmação: “Toda Psicologia é social”.
- Tendo em vista, que independente das especialidades das psicologias, a mesma deve levar em consideração a natureza histórico-social do ser humano. E, como nos fala Lane: “a psicologia social nos possibilita responder à questão de como o ser humano é sujeito da história e transformador de sua própria vida e da sua sociedade, assim como qualquer outra área da psicologia”.
3. Quais são as principais temáticas trabalhadas pela Psicologia Social Crítica? Ela parte de qual perspectiva? Qual sua principal crítica à Psicologia Social tradicional?
- A Psicologia Social Crítica rompe com a lógica pragmática norte-americana (dicotômica, descritiva e dualista), alinhando-se a uma perspectiva materialista-história com um viés mais psicológico e social. 
- Esta nova psicologia social é explicativa/compreensiva, se abre para os novos modos ser e agir no contexto social, buscando explicar/compreender as interações deste sujeitos mediante as dinâmicas histórico-sociais, bem como, os processos subjetivos. E, para isso, aborda conceitos como o de atividade, consciência e identidade, possibilitando um estudo mais aprofundado sobre o fazer, o pensar e o agir dos homens em nossa sociedade. Visto que concebe que “o homem é um ser social, que constrói a si próprio, ao mesmo tempo que constrói, com outros homens, a sociedade e a sua história”. 
- As principais críticas reside na concepção do ser humano como um ser que reage as estimulações externas. Como também, no fato de utilizar um método descritivo, se propondo apenas a descrever aquilo que é observável sem estabelecer relações com o contexto sócio-histórico, ou seja, partindo de uma visão estreita do social e do ser humano.

Outros materiais