Buscar

Propaganda e o Jornal

Prévia do material em texto

Propaganda e o Jornal
A propaganda, a publicidade, assim como o jornal, ele diz, são importantes instrumentos de controle social, na medida em que orientam a formação da opinião pública.
Alemanha Nazista (1933-1945)
Guerra Fria
(1947-1991)
Regime de Saddam Hussein no Iraque (1979-2003):
Notícia
A notícia, dotada de mecanismos específicos para descrever de forma convincente a realidade, é, em si, uma construção. Ao mesmo tempo, ela atua na construção da própria realidade social.
Notícia
Notícias são construções que, ao criarem visibilidade, darem existência pública aos fatos, podem e devem atuar na discussão e na consolidação dos interesses coletivos, na construção da racionalidade, isto é, um tipo de pensamento e de atitudes produzidos pela reflexão, pela deliberação consciente dos indivíduos. 
Notícia
A notícia não apenas informa, mas , informando cada um e todos do que está acontecendo. Uma notícia gera conversação, desperta comentários, suscita discussão:
“as discussões se transferem do plano da notícia para o dos problemas que ele suscita. O choque de opinião e pareceres, que a discussão invariavelmente evoca, termina, via de regra, numa espécie qualquer de consenso ou opinião coletiva - que nós denominamos opinião pública. É na interpretação dos acontecimentos presentes, ou seja, da notícia, que se funda a opinião pública (Park, 1970, p. 176)”.
Fake News
Fake news, ou "notícias falsas" em português, refere-se a informações deliberadamente enganosas, fabricadas ou distorcidas, apresentadas como fatos verdadeiros. O objetivo principal por trás da criação e disseminação de fake news geralmente é influenciar a opinião pública, manipular percepções ou atingir outros fins específicos, como ganhos políticos, econômicos ou sociais.
image1.png
image2.jpg
image3.PNG
image4.jpg
image5.PNG
image6.jpeg

Continue navegando