Buscar

Atividade 1 (A1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A análise de vibração é obrigatória em sistemas mecânicos vibratórios de equipamentos ou máquinas, possibilitando o entendimento de situações que impactarão o bom desempenho do objeto analisado. Durante a análise, deve-se identificar o tipo de vibração existente, por meio da observação dos elementos presentes dentro do sistema mecânico. Além da verificação visual, deve-se averiguar o manual do fabricante do equipamento, o qual estabelece informações necessárias quanto ao tipo de vibração admissível no equipamento ou máquina analisados, evitando, assim, que o objeto estrague por ter vibrações excedentes.
INMAN, D. J. Vibrações mecânicas. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. 
Com base nisso e de acordo com o conteúdo estudado, em um veículo automotor, um automóvel de quatro rodas utilizado para transporte de até cinco passageiros, popularmente conhecido como carro, qual será o tipo de vibração existente que esse veículo poderá apresentar durante o seu funcionamento, isto é, ligado e em movimento?
Em um veículo automotor, ou seja, em um automóvel de quatro rodas utilizado para transporte de até cinco passageiros, popularmente conhecido como carro, temos um sistema de vibração amortecido, pois os amortecedores do veículo atuam como dissipador de energia, sendo assim quando há oscilação de vibração, pode significar danos aos amortecedores ou as rodas do veículo. Essa oscilação pode ser notada no volante ou na estrutura do veículo. Há também o sistema de vibração determinística relacionada ao funcionamento do motor, em função do movimento de pistões e virabrequim, e caso haja oscilação de vibração sejam sinais de danos ao motor, ao eixo do virabrequim ou os rolamentos internos do eixo principal.
Vibração determinística é quando a magnitude da vibração é conhecida em qualquer instante, ou seja, é possível representar o movimento de vibração através de uma equação.
Por outro lado, se a magnitude da vibração não é conhecida em qualquer instante, ou seja, não podemos representar o movimento de vibração através de uma equação, temos um sistema sob vibração aleatória, ao que representaria algum tipo de anomalia ou danos. 
• Vibração determinística ou periódica é aquela em que se consegue prever todas as características do movimento vibratório em qualquer instante de tempo.
Figura 1: (A) Excitação Determinística ou Periódica;
• Vibração aleatória ou simplesmente não determinística é aquela em que não seja possível prever o que irá acontecer no movimento vibratório;
Figura 2: (B) Excitação Aleatória;
Fonte: Rao, 2008
image1.png
image2.png

Continue navegando