Buscar

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
1. Por qual motivo existem traços diferentes para o preparo da argamassa?
R: Como no concreto, as proporções dos ingredientes das argamassas também são representadas por traços. Para cada aplicação existe um traço certo, pois a variação da quantidade de cimento, areia e água criam produtos com resistências e propriedades diferentes
2. Qual foi a proporção de água/cimento para a argamassa escolhida que apresentou um índice de consistência adequado segundo a NBR 13276 (ABNT, 2016)?
R: A proporção de água/cimento para a argamassa escolhida que apresentou um índice de consistência adequado segundo a NBR 13276 (ABNT, 2016) foi de 2/2 água/cimento. A proporção de mistura correta seria 1 : 1,5: 1 — 1 cimento: 1,5 areia: 1 cascalho com 0,4 água. A argamassa que obteve melhor resultado foi a de Revestimento Externo, com 280g de cimento, 1975g de areia, 245g de cal e proporção de 2,2 água/cimento.
3. Qual foi o resultado obtido no índice de consistência ao aumentar a proporção água/cimento? Justifique.
R: O índice de consistência é uma medida da fluidez da argamassa ou concreto. Aumentar a proporção água/cimento pode aumentar a fluidez, mas também pode afetar negativamente a qualidade do concreto. Segundo a NBR 13276 (ABNT, 2016), o índice de consistência é medido em termos de centímetros de espalhamento do cone de Abrams. O resultado obtido no índice de consistência ao aumentar a proporção água/cimento depende da quantidade de água adicionada e da quantidade de cimento presente na mistura. Se a quantidade de água adicionada for muito alta, o concreto pode ficar excessivamente fluido e perder resistência. Por outro lado, se a quantidade de cimento for muito baixa, o concreto pode ficar fraco e quebradiço. Portanto, é importante encontrar um equilíbrio entre a proporção água/cimento para obter um concreto com boa fluidez e resistência adequada.

Continue navegando