Buscar

SENAC EAD-atividade 3-tecnico

Prévia do material em texto

SENAC EAD
UILIS ODORICO DOS SANTOS
ELABORAR, IMPLANTAR E IMPLEMENTAR A POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Atividade 3
SALVADOR-BA
2024
1. Descreva a política de saúde e segurança do trabalho (SST) que pode ser adotada pela empresa Bom Sabor.
PSST - POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
APRESENTAÇÃO
O presente documento apresenta os fundamentos de uma Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, a ser desenvolvida de modo articulado e cooperativo pelo empregador e o empregado, com vistas a garantir que o trabalho, base da organização social e direito humano fundamental, seja realizado em condições que contribuam para a melhoria da qualidade de vida físico, mental e social dos colaboradores. A PSST define as diretrizes, responsabilidades institucionais e mecanismos de financiamento, gestão, acompanhamento e controle social, que deverão orientar os planos de trabalho e ações intra e intersetoriais. Além de estar diretamente relacionada com as políticas dos setores Trabalho, Previdência Social, Meio Ambiente e Saúde, apresenta interfaces com as políticas econômicas, de Indústria e Comércio, Agricultura, Ciência e Tecnologia, Educação e Justiça, em uma perspectiva intersetorial e de transversalidade. Sendo assim as seguintes competências devem ser seguidas:
PELÀ DIRETORIA
1. Imputar a cada gestor a responsabilidade pela saúde, segurança no trabalho e à referência para suas equipes no cumprimento de normas e legislação em vigor, sendo tal responsabilidade intransferível.
2. Garantir que os assuntos relacionados à saúde, segurança do trabalho sejam parte integrante dos processos de avaliação e tomada de decisão sobre investimentos, aquisições e compras de bens e serviços da empresa como um todo;
3. Assegurar durante a contratação de empresas de prestação de serviços, o cumprimento dos Requisitos Normativos de Saúde, Segurança para empresas contratadas; evitando penalidades como multas, interdição de atividades e processos legais contra a empresa.
4. Assegurar que o desempenho e metas da empresa em questões de saúde, segurança do trabalho seja avaliado regularmente pela Diretoria de Recursos Humanos, para auxiliar o departamento competente na implantação de melhorias.
PELOS GESTORES
5. Garantir todos os meios disponíveis, técnicos e economicamente viáveis, utilizados para que as atividades sejam desempenhadas sem causar doenças ou acidentes do trabalho a seus colaboradores ou prestadores de serviço, assim como danos ao meio ambiente;
6. Prover recursos para capacitar, treinar e conscientizar os colaboradores em procedimentos seguros de trabalho;
7. Tornar cada colaborador da Bom Sabor e das Contratadas, responsável pela sua própria saúde, segurança e aspectos ambientais no seu ambiente de trabalho.
8. Suportar a alta direção quanto à importância da Saúde, Segurança do Trabalho e Ambiente na Bom Sabor;
9. Desenvolver, implementar e fazer valer programas de prevenção e técnicas que possam garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro, além de minimizar as causas dos acidentes, doenças ocupacionais e danos ambientais;
10. Promover a capacitação necessária dos colaboradores para o desenvolvimento das atividades de risco no ambiente da Bom Sabor;
11. Promover a inexistência de práticas na Bom Sabor que possam degradar o meio ambiente.
PELOS FUNCIONÁRIOS
12. Cumprir as disposições legais e regulamentares sobre Saúde, Segurança do Trabalho;
13. Utilizar os Equipamentos de Proteção Individuais fornecidos pela Bom Sabor;
14. Submeter-se aos exames médicos previstos, conforme cada atividade desempenhada;
15. Participar dos treinamentos promovidos pela Gerência de SST da Bom Sabor.
16. Atender todas as leis e requisitos determinados pela legislação e pelo sistema de gestão da empresa.
ATENÇÃO
· A revisão desta Política deverá ser feita anualmente, ou sempre que houver alguma alteração nos processos, objetivando a sua atualização através da implantação de melhorias contínuas no sistema de gestão de Saúde e Segurança da Bom Sabor. Também poderá ser alterado em decorrência de melhorias sugeridas durante a investigação de acidentes ou incidentes.
· O não cumprimento desta Política será considerado falta grave e como tal tratada.
2. Descreva a maneira como essa política de saúde e segurança do trabalho será divulgada aos funcionários.
A divulgação Política de Saúde e Segurança do Trabalho (PSST) ocorrerá de forma eficiente por meio de reuniões de rotina entre o gestor e suas equipes de trabalho. Informações no quadro de avisos nos setores e no portal da empresa. Também nas reuniões da CIPA e na SIPAT, além de treinamentos orientativos e nos Jornal e revistas da empresa.
3. Explique a importância da divulgação da política para os funcionários (responda utilizando 2 a 5 linhas).
É essencial as divulgações de política de saúde e segurança dentro de uma empresa para que o ambiente de trabalho se torne seguro, evitando risco de quaisquer tipos de acidentes, sempre buscando a melhoria contínua para que todos saibam da importância de seguir e respeitar as diretrizes, garantindo um ambiente seguro em todos os aspectos, e demonstrar aos colaboradores que eles são parte da política de segurança, e tem responsabilidade de suas ações Diante de uma falha dessa política problemas coletivos se instauram trazendo danos tanto a empresa quanto ao colaborador. O conhecimento da política possibilita que cada parte saiba como atuar.

Continue navegando