Buscar

Mesmo com a elevada e constante tecnificação no meio rural, ainda se verifica que suas práticas laborais ainda envolvem uma densa aplicação de mão de obra. Atividades como capinas, podas, aplicações d

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MAPA - SEG - SEGURANÇA DO TRABALHO AGRÍCOLA - 51/2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
 
Mesmo com a elevada e constante tecnificação no meio rural, ainda se verifica que suas práticas laborais ainda envolvem uma densa aplicação de mão de obra. Atividades como capinas, podas, aplicações dirigidas de agrotóxicos, polinização artificial e colheita são exemplos das quais se demanda um grande contingente de trabalhadores, em especial, quando consideramos cadeias produtivas de maior valor agregado, como as cadeias da horticultura e fruticultura.
Uma vez que a mão de obra humana ainda é uma necessidade, um dos grandes paradigmas a serem observados pelos profissionais de Segurança do Trabalho está ligado ao transporte destes trabalhadores. Interior à fora, é bastante comum se observar o transporte irregular destes trabalhadores, seja pelo uso de veículos altamente depreciados, ou ainda, pelo uso de veículos de carga, proibidos para esta finalidade.
O cuidado com o transporte dos trabalhadores é uma meta desejada não somente no contexto de se proteger uma “mão de obra”, ou seja, uma “peça” no processo produtivo, mas também no contexto de se proteger um dos maiores e melhores ativos que todas as empresas devem dispor: As pessoas.
Proteger as pessoas, dando-lhes condições de usufruir de seus postos de trabalho em condições seguras e saudáveis propicia um ambiente humanizado de trabalho, o que pode refletir em melhorias nos índices de segurança e de produtividade empresarial.
Elaborado pelo professor, 2024.
Neste ínterim, você deverá executar seu MAPA sobre as seguintes premissas:
1 – Você prestará consultoria para uma fabricante de veículos adaptados ao transporte de trabalhadores rurais; e
2 – Você deverá seguir as recomendações da Norma Regulamentadora n. 31 para orientar esta fabricante de veículos adaptados sobre os requisitos que ela deve atender para a construção de seus veículos.
 
Dessa forma, a sua tarefa neste MAPA, como futuro tecnólogo(a) em segurança do trabalho é:
 Você deverá criar um informativo ao fabricante de veículos adaptados, apresentando-lhe os requisitos da Norma Regulamentadora n. 31, os quais devem ser atendidos em cada veículo adaptado construído por este fabricante.
Este informativo poderá ser construído na forma de folheto e, neste folheto, você deverá desenvolver e inserir a logomarca de sua empresa de consultoria.
Distribua os requisitos neste folheto, sempre de maneira lúdica, permitido sua fácil compreensão.
Você pode se utilizar de imagens, caso julgue necessário. Todavia, fique atento à citar as fontes das imagens utilizadas, mesmo que você se utilize de ferramentas de inteligência artificial para sintetizar suas imagens.
Lembre-se que este é um folheto comercial. Desta forma, use uma linguagem que induza este cliente a entrar em contato com você, consultor, caso ele tenha dúvidas ou queira maiores esclarecimentos.
Viu como é simples? Abaixo, seguem algumas instruções adicionais:
Como você produzirá um folheto, independente de qual editor você utilize para cria-lo, recomendamos salvar o arquivo em JPEG ou PNG, seja no próprio editor ou em conversores online. Pois o mesmo deverá ser inserido no Formulário Padrão.
Após finalizar seu folheto, salve-o em um local de fácil acesso em seu computador.
Um editor fácil de utilizar e gratuito é o Canva: https://www.canva.com/pt_br/
Você também pode criar o seu folheto à mão e digitaliza-lo.
Segue a sugestão de alguns sites com direitos gratuitos, de imagens que podem ser utilizadas na sua arte:
- Pixabay: https://pixabay.com/pt/
- Pexels: https://www.pexels.com/pt-br/
- Unsplash: https://unsplash.com/
 
 
Orientações adicionais:
- Baixar o Formulário Padrão para resposta do MAPA, no "Material da Disciplina".
- O uso do Formulário Padrão para resposta é obrigatório.
- Assistir o vídeo de explicação do MAPA, presente na “Sala do Café”.
- Ler atentamente todas as informações apresentadas na atividade.
- Criar o folheto solicitado na atividade, incluindo todos os itens solicitados. Além de inserir o mesmo no Formulário Padrão, conforme indicado.
- Fundamentar sua resposta com citações de autores e/ou documentos da área de Segurança do Trabalho, não se esquecendo de colocar corretamente a referência. Siga as normas da ABNT NBR 6023:2018.
- Salvar o formulário padrão, com todos os itens solicitados. Coloque um nome simples no seu arquivo para não haver confusão no momento do envio.
- Anexar seu arquivo no espaço da atividade MAPA. Ao final do enunciado desta atividade, aqui, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até a caixa de envio de arquivo.
- Certifique-se que o arquivo a ser enviado é o correto, no momento do envio. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.
- Clique em "Responder".
- A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então, preencha tudo com cuidado. Alguns dos critérios de avaliação são a utilização do template; atendimento ao tema; constituição dos argumentos e organização das ideias; correção gramatical e atendimento às normas ABNT.
 
Abraço, bons estudos!
Equipe de Segurança do Trabalho 2
image0.wmf
image1.wmf

Continue navegando