Buscar

CONTROLE DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICO com gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTROLE DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICO
1) O meio de cultura é o modo empregado em laboratório a fim de cultivar os microrganismos, sendo constituído de substâncias para o seu crescimento e multiplicação. Quanto a função dos meios de cultura, é CORRETO afirmar:
A) Meio enriquecedor permite o crescimento de microrganismos que necessitam de fatores de crescimento e provoca a inibição do crescimento de outros;
B) Meio seletivo possui substâncias que permitem o crescimento de qualquer microrganismo;
C) Meio diferenciado possui substâncias que separam um grupo do outro, como carboidrato e/ou sangue;
D) Meio de manutenção possui substâncias que inibem o crescimento de certos microrganismos e impedem a contaminação.
2) Assinale a alternativa correta que relaciona o meio de cultura e sua função nas análises microbiológicas.
A) O Ágar sangue apresenta base rica que oferece condições de crescimento à maioria dos micro-organismos, além de permitir a interpretação do perfil de hemólise, útil para Streptococcus spp. e Staphylococcus spp. 
B) O Ágar Mac Conkey apresenta cristal violeta que inibe o crescimento de micro-organismos Gram-negativos, especialmente os pertencentes à família Enterobacteriaceae. 
C) O meio de Tioglicolato é amplamente utilizado no transporte e conservação de amostras, devido à carência de uma fonte de nitrogênio que impede consideravelmente a multiplicação microbiana, bem como em função de sua composição nutritiva, que garante a sobrevivência de micróbios. 
D) O ágar nutriente é usado para isolamento e quantificação de micro-organismos presentes em amostras destinadas à hemocultura. A deficiência de eletrólitos específicos no meio inibe o crescimento de microorganismos provenientes de contaminações cruzadas.
3) Para a maioria dos procedimentos em laboratório, os requisitos essenciais presentes no Manual de Biossegurança Laboratorial (Opas, 2021) serão suficientes para manter os riscos em nível aceitável. Medidas intensificadas de controle de riscos em biossegurança podem incluir o uso de equipamento de proteção individual (EPI) especializado e/ou protocolos especializados que ajudam a reduzir os riscos. São considerados EPIs:
A) Jalecos, protetor ocular e Cabine de Segurança Biológica.
B) Proteção respiratória, Cabine de Segurança Biológica e protetor ocular.
C) Luvas, lava-olhos e chuveiro de segurança.
D) Cabine de Segurança Biológica, chuveiro de segurança e lava-olhos.
E) Protetor ocular, jalecos e proteção respiratória.
4) Analise as sentenças abaixo com relação as noções de biossegurança:
I – Contenção é o termo que descreve os métodos de segurança que devem ser utilizados na manipulação de agentes de risco no local onde estão sendo manejados ou mantidos. II - Risco ocupacional é a probabilidade de ocorrerem acidentes ou agravos à saúde ou à vida do trabalhador, decorrentes de condições inadequadas durante suas atividades no trabalho. III – Risco biológico é qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde.
Marque a alternativa correta.
A) Apenas a alternativa I está correta.
B) Apenas a alternativa III está correta.
C) Apenas as alternativas II e III estão corretas.
D) Apenas as alternativas I e III estão corretas.
E) Apenas as alternativas I e II estão corretas.
5) A respeito dos requisitos de biossegurança estabelecidos pela Portaria MS 3.204/2010, assinale a alternativa correta. 
A) Biossegurança é a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar os fatores de risco inerentes às atividades que possam comprometer, exclusivamente, a saúde humana e a qualidade do trabalho realizado. 
B) Contenção é o termo usado para descrever os métodos de segurança utilizados no manejo de agentes de risco em meio laboratorial. 
C) As atividades realizadas por empresas terceirizadas para o laboratório não precisam atender aos requisitos da lei. 
D) Caso o laboratório tenha seu sistema de gestão da qualidade certificado, não é necessário o atendimento aos requisitos de biossegurança, pois eles integram as normas de certificação de sistemas de gestão.
E) As políticas e procedimentos relativos às ações de biossegurança do laboratório devem se restringir às "Diretrizes Gerais para o Trabalho em Contenção com Agentes Biológicos" do Ministério da Saúde.
6) As normas de biossegurança englobam medidas que visam evitar riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos. Assinale a alternativa que trata dos riscos biológicos.
A) Abrange os riscos relacionados aos produtos (gases, líquidos ou sólidos) que podem penetrar no organismo por via respiratória, pela pele ou por ingestão.
B) Abrange os riscos que possam interferir nas características do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde, como: problemas com a altura da bancada de trabalho e cadeira desconfortável.
C) Abrange os riscos de acidentes com o profissional, que possam afetar sua integridade física, como: probabilidade de incêndio e/ou explosões.
D) Abrange os riscos relacionados ao manuseio de amostras provenientes de seres vivos (sangue, urina, entre outros).
E) Abrange os riscos derivados das diversas formas de energia, originadas de equipamentos ou do ambiente do laboratório, como: ruídos, radiações e temperaturas extremas.
7) Deve-se considerar o nível de Biossegurança do laboratório para os requisitos necessários da área física e instalações. O Nível de Biossegurança 1 (NB1) requer procedimentos para o trabalho com micro-organismos.
A) que geralmente causam doenças em seres humanos ou em animais e podem representar um risco se disseminados na comunidade, mas usualmente existem medidas de tratamento e prevenção.
B) que causam doenças graves ou letais para seres humanos e animais, com fácil transmissão por contato individual casual.
C) que normalmente não causam doença em seres humanos ou em animais de laboratório.
D) capazes de causar doenças em seres humanos ou em animais de laboratório sem apresentar risco grave aos trabalhadores, comunidade ou ambiente, que é o caso de agentes não transmissíveis pelo ar.
E) capazes de causar doenças somente em seres humanos, apresentando risco grave aos trabalhadores, comunidade ou ambiente.
8) Sobre teste de esterilidade de meio é INCORRETO afirmar:
A) Após esterilização, selecionar 02 unidades (fracos, tubos ou placas, emplacadas sob cabine de fluxo laminar) e incubar nas temperaturas de 20-25°C (meios destinados e crescimento de bactérias) pelo período de 05 dias.
B) Após esterilização, selecionar 02 unidades (fracos, tubos ou placas, emplacadas sob cabine de fluxo laminar) e incubar nas temperaturas 20-25°C (meios destinados a crescimento de fungos e leveduras), pelo período de 05 dias
C) No resultado do teste de esterilidade não deve haver crescimento de microrganismo.
D) Crescimento microbiano em meio sólido (ágar) é evidenciado por formação de colônia (UFC).
E) Crescimento microbiano em meio líquido (caldo) é evidenciado por turvação e formação de precipitado.
9) As técnicas de semeadura são utilizadas para inoculação de microrganismos em meios de cultura. Assinale a alternativa que associa CORRETAMENTE a técnica de semeadura com a sua finalidade: 
A) Técnica de estriamento quaternário: contagem de colônias.
B) Técnica de spread-plate ou espalhamento: avaliação de motilidade.
C) Técnica de picada em profundidade: isolamento de colônias.
D) Técnica de pour-plate ou incorporação: contagem de colônias.
E) Técnica de estriamento simples: isolamento de colônias.
10) A contaminação microbiana de um produto farmacêutico pode conduzir não somente à sua deterioração com mudanças físicas e químicas associadas, como também ao risco de infecção para o usuário. Para evitar a contaminação, tais produtos devem ser submetidos aos controles de contaminação microbiana. Nos ensaios microbiológicos para produtos não estéreis, são utilizadas as seguintes técnicas:
A) Titulação de hemaglutininas anti-A e anti-B e avaliação da atividade do fator VIII.
B) Pesquisade micro-organismos patogênicos e avaliação da atividade do fator VIII
C) Fator de Von Willebrand humano e titulação de hemaglutininas anti-A e anti-B.
D) Contagem do número total de micro-organismos mesofílicos e fator de Von Willebrand humano.
E) Contagem do número total de micro-organismos mesófilicos e pesquisa de micro-organismos patogênicos.
Gabarito
1-C
2-A
3-E
4-E
5-B
6-D
7- C
8-A
9-D
10-E

Outros materiais

Outros materiais