Logo Passei Direto
Buscar

Simulado Ciências da Natureza (1)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O cobre, muito utilizado em fios da rede elética e com considerável valor de mercado, pode ser encontrado na natureza na forma de calcocita, Cu2S (s), de massa molar 159 g/mol. Por meio da reação Cu2S (s) + O2(g) → 2Cu(s) + SO2(g), é posível obtê-lo a forma metálica.
A quantidade de matéria de cobre metálico produzida a partir de uma tonelada de calcocita com 7,95% (m/m) de pureza é
1,0 × 10^3 mol.
5,0 x 10^2 mol.
1,0 × 10^0 mol.
5,0 x 10^-1 mol.
4,0 x 10^-3 mol.

Observe a imagem a seguir.
Os seres que apresentam o maior nível de energia acumulada são:
onça, cobra e porco-do-mato.
porco-do-mato, gambá e planta.
tatu, cupim e madeira.
madeira, fruto e planta.

O uso de defensivos agrícolas é preocupante pela sua toxidade aos ecossistemas, tanto ao meio biótico como abiótico, afetando as cadeias alimentares. Alguns defensivos, como o DDT (dicloro-difeniltricloroetano), por serem muito estáveis, entram nas cadeias alimentares e permanecem nos ecossistemas.
Com base nas informações e na figura, o elo da cadeia alimentar que apresentará as maiores concentrações do defensivo é o do(a)
sapo, devido ao tempo de vida ser longo, acumulando maior quantidade de compostos tóxicos ao longo da vida.
cobra, devido à digestão lenta dos alimentos, resultando na concentração dos compostos tóxicos neste organismo.
gafanhoto, devido ao elevado consumo de milho, resultando em altas concentrações dos compostos tóxicos no seu organismo.
milho, devido à aplicação direta de defensivo na gramínea, gerando altas concentrações de compostos tóxicos em toda a planta.
gavião, devido à acumulação de compostos tóxicos ao longo da cadeia alimentar, resultando nas maiores concentrações neste organismo.

Um dos parâmetros de controle de qualidade de polpas de frutas destinadas ao consumo como bebida é a acidez total expressa em ácido cítrico, que corresponde à massa dessa substância em 100 gramas de polpa de fruta. O ácido cítrico é uma molécula orgânica que apresenta três hidrogênios ionizáveis (ácido triprótico) e massa molar 192 g mol^-1. O quadro indica o valor mínimo desse parâmetro de qualidade para polpas comerciais de algumas frutas.
Entre as listadas, a amostra analisada pode ser de qual polpa de fruta?
Apenas caju.
Apenas maracujá.
Caju ou graviola.
Acerola ou cupuaçu.
Cupuaçu ou graviola.

Para um salto no Grand Canyon usando motos, dois paraquedistas vão utilizar uma moto cada, sendo que uma delas possui massa três vezes maior. Foram construídas duas pistas idênticas até a beira do precipício, de forma que no momento do salto as motos deixem a pista horizontalmente e ao mesmo tempo. No instante em que saltam, os paraquedistas abandonam suas motos e elas caem praticamente sem resistência do ar.
As motos atingem o solo simultaneamente porque
possuem a mesma inércia.
estão sujeitas à mesma força resultante.
têm a mesma quantidade de movimento inicial.
adquirem a mesma aceleração durante a queda.
são lançadas com a mesma velocidade horizontal.

Pesquisadores desenvolveram uma nova e mais eficiente rota sintética para produzir a substância atorvastatina, empregada para reduzir os níveis de colesterol. Segundo os autores, com base nessa descoberta, a síntese da atorvastatina cálcica (CaC66 H68F2N4O10, massa molar igual a) é realizada a partir do éster 4-metil-3-oxopentanoato de metila (C7H12O3, massa molar igual a).
Considerando o processo descrito, a massa, em grama, de atorvastatina cálcica obtida a partir de 100 g do éster é mais próxima de
20.
29.
160.
202.
231.

O mercúrio é um metal muito utilizado, em indústrias e garimpos, para extração de ouro. As perdas decorrentes da má utilização desse metal atingem os ecossistemas aquáticos e chegam ao homem quando este come peixes pescados em ecossistemas contaminados.
Suponha que um curso d’ água esteja contaminado por mercúrio proveniente de local onde se desenvolvam atividades de garimpo. Nesse caso, ao se examinarem os seres que vivem nesse ambiente aquático, é possível encontrar
maior concentração de mercúrio nos consumidores primários da cadeia alimentar.
baixíssima concentração de mercúrio no pescado consumido pelos seres humanos.
maior concentração de mercúrio nos animais que estão no topo da cadeia alimentar.
alta concentração de mercúrio nos seres que compõem o zooplancton e o fitoplancton.
ausência de mercúrio nas plantas aquáticas, pois eles são seres que estão fora da cadeia trófica.

O salto, movimento natural do homem, está presente em ações cotidianas e também nas artes, nas lutas, nos esportes, entre outras atividades.
Com relação a esse movimento, considera-se que
é realizado para cima, sem que a impulsão determine o tempo de perda de contato com o solo.
é na fase de voo que se inicia o impulso, que, dado pelos braços, determina o tipo e o tempo de duração do salto.
é verificado o mesmo tempo de perda de contato com o solo nas situações em que é praticado.
é realizado após uma breve corrida para local mais alto, sem que se utilize apoio para o impulso.
é a perda momentânea de contato dos pés com o solo e apresenta as fases de impulsão, voo e queda.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de sal de cozinha não exceda 5 g. Sabe-se que o sal de cozinha é composto por 40% de sódio e 60% de cloro.
Qual é a quantidade máxima de sódio proveniente do sal de cozinha, recomendada pela OMS, que uma pessoa pode ingerir por dia?
1 250 mg
2 000 mg
3 000 mg
5 000 mg
12 500 mg

As emissões de dióxido de carbono (CO2) por veículos são dependentes da constituição de cada tipo de combustível. Sabe-se que é possível determinar a quantidade emitida de CO2, a partir das massas molares do carbono e do oxigênio, iguais a 12 g/mol e 16g/mol, respectivamente.
A massa de CO2 emitida pelo veículo no ambiente, durante a viagem de férias descrita, é igual a
24 kg.
33 kg.
40 kg.
88 kg.
147 kg.

Ao percorrer o trajeto de uma cadeia alimentar, o carbono, elemento essencial e majoritário da matéria orgânica que compõe os indivíduos, ora se encontra em sua forma inorgânica, ora se encontra em sua forma orgânica.
Em qual grupo de organismos ocorre essa transição?
Fitoplâncton.
Zooplâncton.
Moluscos.
Crustáceos.
Peixes.

No ano de 2000, um vazamento em um duto de óleo na baía de Guanabara (RJ) causou um dos maiores acidentes ambientais do Brasil. Além de afetar a fauna e a flora, o acidente abalou o equilíbrio da cadeia alimentar de toda a baía. O petróleo forma uma película na superfície da água, o que prejudica as trocas gasosas da atmosfera com a água e desfavorece a realização de fotossíntese pelas algas, que estão na base da cadeia alimentar hídrica. Além disso, o derramamento de óleo contribuiu para o envenenamento das árvores e, consequentemente, para a intoxicação da fauna e flora aquáticas, bem como conduziu à morte diversas espécies de animais, entre outras formas de vida, afetando também a atividade pesqueira.
A situação exposta no texto e suas implicações indicam:
a- a independência da espécie humana com a relação ao ambiente marinho.
b- alertam para a necessidade do controle da poluição ambiental para redução do efeito estufa.
c- ilustram a interdependência das diversas formas de vida (animal, vegetal e outras) e o seu habitat.
d- indicam a alta resistência do meio ambiente à ação do homem, além de evidenciar a sua sustentabilidade mesmo em condições extremas de poluição.
e- evidenciam a grande capacidade animal de se adaptar às mudanças ambientais, em contraste com a baixa capacidade das espécies vegetais, que estão na base da cadeia alimentar hídrica.

Em apresentações musicais realizadas em espaços onde o público fica longe do palco, é necessária a instalação de alto-falantes adicionais a grandes distâncias, além daqueles localizados no palco. Como a velocidade com que o som se propaga no ar (vsom = 3,4 × 10² m/s) é muito menor do que a velocidade com que o sinal elétrico se propaga nos cabos (vsinal = 2,6 × 10⁸ m/s), é necessário atrasar o sinal elétrico de modo que este chegue pelo cabo ao alto-falante no mesmo instante em que o som vindo do palco chega pelo ar.
Para tentar contornar esse problema, um técnico de som pensou em simplesmente instalar um cabo elétrico com comprimento suficiente para o sinal elétrico chegar ao mesmo tempo que o som, em um alto-falante que está a uma distância de 680 metros do palco. A solução é inviável, pois seria necessário um cabo elétrico de comprimento mais próximo de:
1,1 × 10³ km.
8,9 × 10⁴ km.
1,3 × 10⁵ km.
5,2 × 10⁵ km.
6,0 × 10¹³ km.

Cerca de 1% do lixo urbano é constituído por resíduos sólidos contendo elementos tóxicos. Entre esses elementos estão metais pesados como o cádmio, o chumbo e o mercúrio, componentes de pilhas e baterias, que são perigosos à saúde humana e ao meio ambiente. Quando descartadas em lixos comuns, pilhas e baterias vão para aterros sanitários ou lixões a céu aberto, e o vazamento de seus componentes contamina o solo, os rios e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna. Por serem bioacumulativos e não biodegradáveis, esses metais chegam de forma acumulada aos seres humanos, por meio da cadeia alimentar. A legislação vigente (Resolução CONAMA no 257/1999) regulamenta o destino de pilhas e baterias após seu esgotamento energético e determina aos fabricantes e/ou importadores a quantidade máxima permitida desses metais em cada tipo de pilha/bateria, porém o problema ainda persiste.
Uma medida que poderia contribuir para acabar definitivamente com o problema da poluição ambiental por metais pesados relatado no texto seria:
deixar de consumir aparelhos elétricos que utilizem pilha ou bateria como fonte de energia.
usar apenas pilhas ou baterias recarregáveis e de vida útil longa e evitar ingerir alimentos contaminados, especialmente peixes.
devolver pilhas e baterias, após o esgotamento da energia armazenada, à rede de assistência técnica especializada para repasse a fabricantes e/ou importadores.
criar nas cidades, especialmente naquelas com mais de 100 mil habitantes, pontos estratégicos de coleta de baterias e pilhas, para posterior repasse a fabricantes e/ou importadores.
exigir que fabricantes invistam em pesquisa para a substituição desses metais tóxicos por substâncias menos nocivas ao homem e ao ambiente, e que não sejam bioacumulativas.

A minimização do tempo e custo de uma reação química, bem como o aumento na sua taxa de conversão, caracterizam a eficiência de um processo químico. Como consequência, produtos podem chegar ao consumidor mais baratos. Um dos parâmetros que mede a eficiência de uma reação química é o seu rendimento molar (R, em %), definido com em que n corresponde ao número de mols. O metanol pode ser obtido pela reação entre brometo de metila e hidróxido de sódio, conforme a equação química: CH3Br + NaOH → CH3OH + NaBr. As massas molares (em g/mol) desses elementos são: H = 1; C = 12; O = 16; Na = 23; Br = 80.
O rendimento molar da reação, em que 32 g de metanol foram obtidos a partir de 142,5 g de brometo de metila e 80 g de hidróxido de sódio, é mais próximo de:
22%.
40%.
50%.
67%.
75%.

Pesquisadores conseguiram produzir grafita magnética por um processo inédito em forno com atmosfera controlada e em temperaturas elevadas. No forno são colocados grafita comercial em pó e óxido metálico, tal como CuO. Nessas condições, o óxido é reduzido e ocorre a oxidação da grafita, com a introdução de pequenos defeitos, dando origem à propriedade magnética do material.
Considerando o processo descrito com um rendimento de 100%, 8 g de CuO produzirão uma massa de CO2 igual a:
2,2 g.
2,8 g.
3,7 g.
4,4 g.
5,5 g.

A figura mostra o fluxo de energia em diferentes níveis tróficos de uma cadeia alimentar.
Entre os consumidores representados nessa cadeia alimentar, aquele cujo nível trófico apresenta menor quantidade de energia disponível é o(a):
gavião, porque parte da energia transferida vai se dissipando a cada nível trófico.
sapo, pois ele se alimenta de grande quantidade de consumidores secundários.
libélula, pois ela se alimenta diretamente de consumidores primários.
borboleta, pois a energia vai se acumulando em cada nível trófico.
cobra, pois ela se alimenta de consumidores terciários.

O processo de produção de etanol a partir da sacarose é representado pelas equações a seguir: Considerando que a partir de 68,4g de sacarose obtém-se 0,3 mol de etanol, o rendimento da reação é de aproximadamente:
100%.
75%.
25%.
50%.

Considere a seguinte cadeia alimentar em um ambiente marinho: Fitoplânctons → Copépodos → Sardinhas → Atuns. Imagine que nessa cadeia sejam introduzidas águas-vivas, que se alimentam dos copépodos (crustáceos planctônicos). Nessa área as águas-vivas não são alimentos para outros organismos. No mesmo período ocorre sobrepesca das populações de sardinhas.
Como consequência das interferências descritas na cadeia alimentar será observada:
diminuição da população de copépodos em decorrência da diminuição do estoque de sardinhas.
diminuição da população de atuns em consequência da diminuição da população de sardinhas.
diminuição da quantidade de fitoplâncton devido à redução no estoque de copépodos.
diminuição do estoque de copépodos em função do aumento da população de atuns.
diminuição da população de atuns pelo aumento da população de copépodos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O cobre, muito utilizado em fios da rede elética e com considerável valor de mercado, pode ser encontrado na natureza na forma de calcocita, Cu2S (s), de massa molar 159 g/mol. Por meio da reação Cu2S (s) + O2(g) → 2Cu(s) + SO2(g), é posível obtê-lo a forma metálica.
A quantidade de matéria de cobre metálico produzida a partir de uma tonelada de calcocita com 7,95% (m/m) de pureza é
1,0 × 10^3 mol.
5,0 x 10^2 mol.
1,0 × 10^0 mol.
5,0 x 10^-1 mol.
4,0 x 10^-3 mol.

Observe a imagem a seguir.
Os seres que apresentam o maior nível de energia acumulada são:
onça, cobra e porco-do-mato.
porco-do-mato, gambá e planta.
tatu, cupim e madeira.
madeira, fruto e planta.

O uso de defensivos agrícolas é preocupante pela sua toxidade aos ecossistemas, tanto ao meio biótico como abiótico, afetando as cadeias alimentares. Alguns defensivos, como o DDT (dicloro-difeniltricloroetano), por serem muito estáveis, entram nas cadeias alimentares e permanecem nos ecossistemas.
Com base nas informações e na figura, o elo da cadeia alimentar que apresentará as maiores concentrações do defensivo é o do(a)
sapo, devido ao tempo de vida ser longo, acumulando maior quantidade de compostos tóxicos ao longo da vida.
cobra, devido à digestão lenta dos alimentos, resultando na concentração dos compostos tóxicos neste organismo.
gafanhoto, devido ao elevado consumo de milho, resultando em altas concentrações dos compostos tóxicos no seu organismo.
milho, devido à aplicação direta de defensivo na gramínea, gerando altas concentrações de compostos tóxicos em toda a planta.
gavião, devido à acumulação de compostos tóxicos ao longo da cadeia alimentar, resultando nas maiores concentrações neste organismo.

Um dos parâmetros de controle de qualidade de polpas de frutas destinadas ao consumo como bebida é a acidez total expressa em ácido cítrico, que corresponde à massa dessa substância em 100 gramas de polpa de fruta. O ácido cítrico é uma molécula orgânica que apresenta três hidrogênios ionizáveis (ácido triprótico) e massa molar 192 g mol^-1. O quadro indica o valor mínimo desse parâmetro de qualidade para polpas comerciais de algumas frutas.
Entre as listadas, a amostra analisada pode ser de qual polpa de fruta?
Apenas caju.
Apenas maracujá.
Caju ou graviola.
Acerola ou cupuaçu.
Cupuaçu ou graviola.

Para um salto no Grand Canyon usando motos, dois paraquedistas vão utilizar uma moto cada, sendo que uma delas possui massa três vezes maior. Foram construídas duas pistas idênticas até a beira do precipício, de forma que no momento do salto as motos deixem a pista horizontalmente e ao mesmo tempo. No instante em que saltam, os paraquedistas abandonam suas motos e elas caem praticamente sem resistência do ar.
As motos atingem o solo simultaneamente porque
possuem a mesma inércia.
estão sujeitas à mesma força resultante.
têm a mesma quantidade de movimento inicial.
adquirem a mesma aceleração durante a queda.
são lançadas com a mesma velocidade horizontal.

Pesquisadores desenvolveram uma nova e mais eficiente rota sintética para produzir a substância atorvastatina, empregada para reduzir os níveis de colesterol. Segundo os autores, com base nessa descoberta, a síntese da atorvastatina cálcica (CaC66 H68F2N4O10, massa molar igual a) é realizada a partir do éster 4-metil-3-oxopentanoato de metila (C7H12O3, massa molar igual a).
Considerando o processo descrito, a massa, em grama, de atorvastatina cálcica obtida a partir de 100 g do éster é mais próxima de
20.
29.
160.
202.
231.

O mercúrio é um metal muito utilizado, em indústrias e garimpos, para extração de ouro. As perdas decorrentes da má utilização desse metal atingem os ecossistemas aquáticos e chegam ao homem quando este come peixes pescados em ecossistemas contaminados.
Suponha que um curso d’ água esteja contaminado por mercúrio proveniente de local onde se desenvolvam atividades de garimpo. Nesse caso, ao se examinarem os seres que vivem nesse ambiente aquático, é possível encontrar
maior concentração de mercúrio nos consumidores primários da cadeia alimentar.
baixíssima concentração de mercúrio no pescado consumido pelos seres humanos.
maior concentração de mercúrio nos animais que estão no topo da cadeia alimentar.
alta concentração de mercúrio nos seres que compõem o zooplancton e o fitoplancton.
ausência de mercúrio nas plantas aquáticas, pois eles são seres que estão fora da cadeia trófica.

O salto, movimento natural do homem, está presente em ações cotidianas e também nas artes, nas lutas, nos esportes, entre outras atividades.
Com relação a esse movimento, considera-se que
é realizado para cima, sem que a impulsão determine o tempo de perda de contato com o solo.
é na fase de voo que se inicia o impulso, que, dado pelos braços, determina o tipo e o tempo de duração do salto.
é verificado o mesmo tempo de perda de contato com o solo nas situações em que é praticado.
é realizado após uma breve corrida para local mais alto, sem que se utilize apoio para o impulso.
é a perda momentânea de contato dos pés com o solo e apresenta as fases de impulsão, voo e queda.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de sal de cozinha não exceda 5 g. Sabe-se que o sal de cozinha é composto por 40% de sódio e 60% de cloro.
Qual é a quantidade máxima de sódio proveniente do sal de cozinha, recomendada pela OMS, que uma pessoa pode ingerir por dia?
1 250 mg
2 000 mg
3 000 mg
5 000 mg
12 500 mg

As emissões de dióxido de carbono (CO2) por veículos são dependentes da constituição de cada tipo de combustível. Sabe-se que é possível determinar a quantidade emitida de CO2, a partir das massas molares do carbono e do oxigênio, iguais a 12 g/mol e 16g/mol, respectivamente.
A massa de CO2 emitida pelo veículo no ambiente, durante a viagem de férias descrita, é igual a
24 kg.
33 kg.
40 kg.
88 kg.
147 kg.

Ao percorrer o trajeto de uma cadeia alimentar, o carbono, elemento essencial e majoritário da matéria orgânica que compõe os indivíduos, ora se encontra em sua forma inorgânica, ora se encontra em sua forma orgânica.
Em qual grupo de organismos ocorre essa transição?
Fitoplâncton.
Zooplâncton.
Moluscos.
Crustáceos.
Peixes.

No ano de 2000, um vazamento em um duto de óleo na baía de Guanabara (RJ) causou um dos maiores acidentes ambientais do Brasil. Além de afetar a fauna e a flora, o acidente abalou o equilíbrio da cadeia alimentar de toda a baía. O petróleo forma uma película na superfície da água, o que prejudica as trocas gasosas da atmosfera com a água e desfavorece a realização de fotossíntese pelas algas, que estão na base da cadeia alimentar hídrica. Além disso, o derramamento de óleo contribuiu para o envenenamento das árvores e, consequentemente, para a intoxicação da fauna e flora aquáticas, bem como conduziu à morte diversas espécies de animais, entre outras formas de vida, afetando também a atividade pesqueira.
A situação exposta no texto e suas implicações indicam:
a- a independência da espécie humana com a relação ao ambiente marinho.
b- alertam para a necessidade do controle da poluição ambiental para redução do efeito estufa.
c- ilustram a interdependência das diversas formas de vida (animal, vegetal e outras) e o seu habitat.
d- indicam a alta resistência do meio ambiente à ação do homem, além de evidenciar a sua sustentabilidade mesmo em condições extremas de poluição.
e- evidenciam a grande capacidade animal de se adaptar às mudanças ambientais, em contraste com a baixa capacidade das espécies vegetais, que estão na base da cadeia alimentar hídrica.

Em apresentações musicais realizadas em espaços onde o público fica longe do palco, é necessária a instalação de alto-falantes adicionais a grandes distâncias, além daqueles localizados no palco. Como a velocidade com que o som se propaga no ar (vsom = 3,4 × 10² m/s) é muito menor do que a velocidade com que o sinal elétrico se propaga nos cabos (vsinal = 2,6 × 10⁸ m/s), é necessário atrasar o sinal elétrico de modo que este chegue pelo cabo ao alto-falante no mesmo instante em que o som vindo do palco chega pelo ar.
Para tentar contornar esse problema, um técnico de som pensou em simplesmente instalar um cabo elétrico com comprimento suficiente para o sinal elétrico chegar ao mesmo tempo que o som, em um alto-falante que está a uma distância de 680 metros do palco. A solução é inviável, pois seria necessário um cabo elétrico de comprimento mais próximo de:
1,1 × 10³ km.
8,9 × 10⁴ km.
1,3 × 10⁵ km.
5,2 × 10⁵ km.
6,0 × 10¹³ km.

Cerca de 1% do lixo urbano é constituído por resíduos sólidos contendo elementos tóxicos. Entre esses elementos estão metais pesados como o cádmio, o chumbo e o mercúrio, componentes de pilhas e baterias, que são perigosos à saúde humana e ao meio ambiente. Quando descartadas em lixos comuns, pilhas e baterias vão para aterros sanitários ou lixões a céu aberto, e o vazamento de seus componentes contamina o solo, os rios e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna. Por serem bioacumulativos e não biodegradáveis, esses metais chegam de forma acumulada aos seres humanos, por meio da cadeia alimentar. A legislação vigente (Resolução CONAMA no 257/1999) regulamenta o destino de pilhas e baterias após seu esgotamento energético e determina aos fabricantes e/ou importadores a quantidade máxima permitida desses metais em cada tipo de pilha/bateria, porém o problema ainda persiste.
Uma medida que poderia contribuir para acabar definitivamente com o problema da poluição ambiental por metais pesados relatado no texto seria:
deixar de consumir aparelhos elétricos que utilizem pilha ou bateria como fonte de energia.
usar apenas pilhas ou baterias recarregáveis e de vida útil longa e evitar ingerir alimentos contaminados, especialmente peixes.
devolver pilhas e baterias, após o esgotamento da energia armazenada, à rede de assistência técnica especializada para repasse a fabricantes e/ou importadores.
criar nas cidades, especialmente naquelas com mais de 100 mil habitantes, pontos estratégicos de coleta de baterias e pilhas, para posterior repasse a fabricantes e/ou importadores.
exigir que fabricantes invistam em pesquisa para a substituição desses metais tóxicos por substâncias menos nocivas ao homem e ao ambiente, e que não sejam bioacumulativas.

A minimização do tempo e custo de uma reação química, bem como o aumento na sua taxa de conversão, caracterizam a eficiência de um processo químico. Como consequência, produtos podem chegar ao consumidor mais baratos. Um dos parâmetros que mede a eficiência de uma reação química é o seu rendimento molar (R, em %), definido com em que n corresponde ao número de mols. O metanol pode ser obtido pela reação entre brometo de metila e hidróxido de sódio, conforme a equação química: CH3Br + NaOH → CH3OH + NaBr. As massas molares (em g/mol) desses elementos são: H = 1; C = 12; O = 16; Na = 23; Br = 80.
O rendimento molar da reação, em que 32 g de metanol foram obtidos a partir de 142,5 g de brometo de metila e 80 g de hidróxido de sódio, é mais próximo de:
22%.
40%.
50%.
67%.
75%.

Pesquisadores conseguiram produzir grafita magnética por um processo inédito em forno com atmosfera controlada e em temperaturas elevadas. No forno são colocados grafita comercial em pó e óxido metálico, tal como CuO. Nessas condições, o óxido é reduzido e ocorre a oxidação da grafita, com a introdução de pequenos defeitos, dando origem à propriedade magnética do material.
Considerando o processo descrito com um rendimento de 100%, 8 g de CuO produzirão uma massa de CO2 igual a:
2,2 g.
2,8 g.
3,7 g.
4,4 g.
5,5 g.

A figura mostra o fluxo de energia em diferentes níveis tróficos de uma cadeia alimentar.
Entre os consumidores representados nessa cadeia alimentar, aquele cujo nível trófico apresenta menor quantidade de energia disponível é o(a):
gavião, porque parte da energia transferida vai se dissipando a cada nível trófico.
sapo, pois ele se alimenta de grande quantidade de consumidores secundários.
libélula, pois ela se alimenta diretamente de consumidores primários.
borboleta, pois a energia vai se acumulando em cada nível trófico.
cobra, pois ela se alimenta de consumidores terciários.

O processo de produção de etanol a partir da sacarose é representado pelas equações a seguir: Considerando que a partir de 68,4g de sacarose obtém-se 0,3 mol de etanol, o rendimento da reação é de aproximadamente:
100%.
75%.
25%.
50%.

Considere a seguinte cadeia alimentar em um ambiente marinho: Fitoplânctons → Copépodos → Sardinhas → Atuns. Imagine que nessa cadeia sejam introduzidas águas-vivas, que se alimentam dos copépodos (crustáceos planctônicos). Nessa área as águas-vivas não são alimentos para outros organismos. No mesmo período ocorre sobrepesca das populações de sardinhas.
Como consequência das interferências descritas na cadeia alimentar será observada:
diminuição da população de copépodos em decorrência da diminuição do estoque de sardinhas.
diminuição da população de atuns em consequência da diminuição da população de sardinhas.
diminuição da quantidade de fitoplâncton devido à redução no estoque de copépodos.
diminuição do estoque de copépodos em função do aumento da população de atuns.
diminuição da população de atuns pelo aumento da população de copépodos.

Prévia do material em texto

Simulado Médio 35 questões
ENEM PPL
a
b
c
d
e
FASA
a
b
c
d
ENEM PPL
a
b
c
d
e
Questão 1
O cobre, muito utilizado em fios da rede elética e com
considerável valor de mercado, pode ser encontrado na
natureza na forma de calcocita, Cu2S (s), de massa molar
159 g/mol. Por meio da reação Cu2S (s) + O2(g) → 2Cu(s)
+ SO2(g), é posível obtê-lo a forma metálica. 
 
A quantidade de matéria de cobre metálico produzida a
partir de uma tonelada de calcocita com 7,95% (m/m) de
pureza é
1,0 × 10
3
 mol.
5,0 x 10
2
 mol.
1,0 × 10
0
 mol.
5,0 x 10
-1
 mol.
4,0 x 10
-3
 mol.
Questão 2
Observe a imagem a seguir.
Os seres que apresentam o maior nível de energia
acumulada são: 
onça, cobra e porco-do-mato. 
porco-do-mato, gambá e planta. 
tatu, cupim e madeira. 
madeira, fruto e planta.
Questão 3
O uso de defensivos agrícolas é preocupante pela sua
toxidade aos ecossistemas, tanto ao meio biótico como
abiótico, afetando as cadeias alimentares. Alguns
defensivos, como o DDT (dicloro-difeniltricloroetano), por
serem muito estáveis, entram nas cadeias alimentares e
permanecem nos ecossistemas. 
Com base nas informações e na figura, o elo da cadeia
alimentar que apresentará as maiores concentrações do
defensivo é o do(a)
sapo, devido ao tempo de vida ser longo, acumulando
maior quantidade de compostos tóxicos ao longo da vida.
cobra, devido à digestão lenta dos alimentos,
resultando na concentração dos compostos tóxicos neste
organismo.
gafanhoto, devido ao elevado consumo de milho,
resultando em altas concentrações dos compostos tóxicos
no seu organismo.
milho, devido à aplicação direta de defensivo na
gramínea, gerando altas concentrações de compostos
tóxicos em toda a planta.
gavião, devido à acumulação de compostos tóxicos ao
longo da cadeia alimentar, resultando nas maiores
concentrações neste organismo.
Free Hand
Free Hand
Free Hand
ENEM
a
b
c
d
e
ENEM
a
b
c
d
e
ENEM PPL
a
b
c
d
e
ENEM PPL
a
b
c
d
e
Questão 4
    Um dos parâmetros de controle de qualidade de polpas
de frutas destinadas ao consumo como bebida é a acidez
total expressa em ácido cítrico, que corresponde à massa
dessa substância em 100 gramas de polpa de fruta. O
ácido cítrico é uma molécula orgânica que apresenta três
hidrogênios ionizáveis (ácido triprótico) e massa molar 192
g mol
-1
. O quadro indica o valor mínimo desse parâmetro
de qualidade para polpas comerciais de algumas frutas.
    A acidez total expressa em ácido cítrico de uma amostra
comercial de polpa de fruta foi determinada. No
procedimento, adicionou-se água destilada a 2,2 g da
amostra e, após a solubilização do ácido cítrico, o sólido
remanescente foi filtrado. A solução obtida foi titulada com
solução de hidróxido de sódio 0,01 mol L
-1
, em que se
consumiram 24 mL da solução básica (titulante).
BRASIL. Ministério da Agricultura c do Abastecimento.
Instrução normativa n. 1, de 7 de janeiro de 2000.
Disponivel em: www agricultura gov.br, Acesso em: 9 maio
2019 (adaptado).
 
Entre as listadas, a amostra analisada pode ser de qual
polpa de fruta?
Apenas caju.
Apenas maracujá.
Caju ou graviola.
Acerola ou cupuaçu.
Cupuaçu ou graviola.
Questão 5
Para um salto no Grand Canyon usando motos, dois
paraquedistas vão utilizar uma moto cada, sendo que uma
delas possui massa três vezes maior. Foram construídas
  duas pistas idênticas até a beira do precipício, de
formaque no momento do salto as motos deixem a pista
horizontalmente e ao mesmo tempo. No instante em que
saltam, os paraquedistas abandonam suas motos e elas
caem praticamente sem resistência do ar.
As motos atingem o solo simultaneamente porque
possuem a mesma inércia.
estão sujeitas à mesma força resultante.
têm a mesma quantidade de movimento inicial.
adquirem a mesma aceleração durante a queda.
são lançadas com a mesma velocidade horizontal.
Questão 6
      Na busca por ouro, os garimpeiros se confundem
facilmente entre o ouro verdadeiro e o chamado ouro de
tolo, que tem em sua composição de um minério
chamado pirita Apesar do engano, a pirita não é
descartada, pois é utilizada na produção do ácido sulfúrico,
que ocorre com rendimento global de conforme as
equações químicas apresentadas.  Considere as massas
molares:
 
Qual é o valor mais próximo da massa de ácido sulfúrico,
em quilograma, que será produzida a partir de de
ouro de tolo?
Questão 7
  Pesquisadores desenvolveram uma nova e mais eficiente
rota sintética para produzir a substância atorvastatina,
empregada para reduzir os níveis de colesterol. Segundo
os autores, com base nessa descoberta, a síntese da
atorvastatina cálcica (CaC66 H68F2N4O10, massa molar
igual a  é realizada a partir do éster 4-metil-3-
oxopentanoato de metila (C7H12O3, massa molar igual a 
 
Unicamp descobre nova rota para produzir medicamento
mais vendido no mundo. Disponível em: www.unicamp.br.
Acesso em: 26 out. 2015 (adaptado).
 
Considere o rendimento global de 20% na síntese da
atorvastatina cálcica a partir desse éster, na proporção de
1 : 1. Simplificadamente, o processo é ilustrado na figura.
Considerando o processo descrito, a massa, em grama, de
atorvastatina cálcica obtida a partir de 100 g do éster é
mais próxima de
20.
29.
160.
202.
231.
Free Hand
Free Hand
Free Hand
Free Hand
Free Hand
Free Hand
ENEM
a
b
c
d
e
ENEM PPL
a
b
c
d
e
ENEM PPL
a
b
c
d
e
ENEM PPL
a
b
c
d
e
ENEM PPL
a
b
c
d
e
Questão 8
A hidroponia pode ser definida como uma técnica de
produção de vegetais sem necessariamente a presença de
solo. Uma das formas de implementação é manter as
plantas com suas raízes suspensas em meio líquido, de
onde retiram os nutrientes essenciais. Suponha que um
produtor de rúcula hidropônica precise ajustar a
concentração do íon nitrato (NO
-
3) para 0,009 mol/L em
um tanque de 5 000 litros e, para tanto, tem em mãos
uma solução comercial nutritiva de nitrato de cálcio 90 g/L.
As massas molares dos elementos N, O e Ca são iguais a
14 g/mol, 16 g/mol e 40 g/mol, respectivamente. 
 
Qual o valor mais próximo do volume da solução nutritiva,
em litros, que o produtor deve adicionar ao tanque?
26
41
45
51
82
Questão 9
O mercúrio é um metal muito utilizado, em indústrias e
garimpos, para extração de ouro. As perdas decorrentes da
má utilização desse metal atingem os ecossistemas
aquáticos e chegam ao homem quando este come peixes
pescados em ecossistemas contaminados. O processo que
torna o peixe prejudicial à saúde humana é chamado
bioacumulação, na qual a concentração do mercúrio
aumenta em cada organismo ao longo da cadeia alimentar
trófica, de modo que o homem consome alimento com alta
concentração de mercúrio e, portanto, com alta toxicidade.
A utilização de métodos de reaproveitamento do mercúrio
nas atividades industriais e mineradoras constitui
importante medida de controle da poluição causada por
esse metal e capaz de reduzir as consequências nefastas
para a biota aquática e para a saúde humana. 
 
Suponha que um curso d’ água esteja contaminado por
mercúrio proveniente de local onde se desenvolvam
atividades de garimpo. Nesse caso, ao se examinarem os
seres que vivem nesse ambiente aquático, é possível
encontrar
maior concentração de mercúrio nos consumidores
primários da cadeia alimentar.
baixíssima concentração de mercúrio no pescado
consumido pelos seres humanos.
maior concentração de mercúrio nos animais que estão
no topo da cadeia alimentar.
alta concentração de mercúrio nos seres que compõem
o zooplancton e o fitoplancton.
ausência de mercúrio nas plantas aquáticas, pois eles
são seres que estão fora da cadeia trófica.
Questão 10
O salto, movimento natural do homem, está presente em
ações cotidianas e também nas artes, nas lutas, nos
esportes, entre outras atividades. Com relação a esse
movimento, considera-se que
é realizado para cima, sem que a impulsão determine o
tempo de perda de contato com o solo.
éna fase de voo que se inicia o impulso, que, dado
pelos braços, determina o tipo e o tempo de duração do
salto.
é verificado o mesmo tempo de perda de contato com
o solo nas situações em que é praticado.
é realizado após uma breve corrida para local mais
alto, sem que se utilize apoio para o impulso.
é a perda momentânea de contato dos pés com o solo
e apresenta as fases de impulsão, voo e queda.
Questão 11
    O etanol é um combustível renovável obtido da cana-de-
açúcar e é menos poluente do que os combustíveis fósseis,
como a gasolina e o diesel. O etanol tem densidade 
  massa molar    e calor de combustão
aproximado de    Com o grande aumento da
frota de veículos, tem sido incentivada a produção de
carros bicombustíveis econômicos, que são capazes de
render até    em rodovias, para diminuir a emissão
de poluentes atmosféricos.
 
O valor correspondente à energia consumida para que o
motorista de um carro econômico, movido a álcool,
percorra na condição de máximo rendimento é
mais próximo de
Questão 12
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o
consumo diário de sal de cozinha não exceda 5 g. Sabe-se
que o sal de cozinha é composto por 40% de sódio e 60%
de cloro.
 
Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 29
fev. 2012 (adaptado).
Qual é a quantidade máxima de sódio proveniente do sal
de cozinha, recomendada pela OMS, que uma pessoa pode
ingerir por dia?
1 250 mg
2 000 mg
3 000 mg
5 000 mg
12 500 mg
Free Hand
ENEM
a
b
c
d
e
ENEM
a
b
c
d
e
ENEM PPL
a
b
c
d
e
ENEM
a
b
c
d
e
ENEM
a
b
c
d
e
Questão 13
As emissões de dióxido de carbono (CO2) por veículos são
dependentes da constituição de cada tipo de combustível.
Sabe-se que é possível determinar a quantidade emitida
de CO2, a partir das massas molares do carbono e do
oxigênio, iguais a 12 g/mol e 16g/mol, repectivamente. Em
uma viagem de férias, um indivíduo percorreu 600 km em
um veículo que consome um litro de gasolina a cada 15
km de percurso.
 
Considerando que o conteúdo de carbono em um litro
dessa gasolina é igual a 0,6 kg, a massa de CO2 emitida
pelo veículo no ambiente, durante a viagem de férias
descrita, é igual a 
24 kg.
33 kg.
40 kg. 
88 kg.
147 kg.
Questão 14
Ao percorrer o trajeto de uma cadeia alimentar, o carbono,
elemento essencial e majoritário da matéria orgânica que
compõe os indivíduos, ora se encontra em sua forma
inorgânica, ora se encontra em sua forma orgânica. Em
uma cadeia alimentar composta por fitoplâncton,
zooplâncton, moluscos, crustáceos e peixes ocorre a
transição desse elemento da forma inorgânica para a
orgânica.
Em qual grupo de organismos ocorre essa transição?
Fitoplâncton.
Zooplâncton.
Moluscos.
Crustáceos.
Peixes.
Questão 15
    Os esgotos domésticos são, em geral, fontes do íon
tripolifosfato (P3O10
5−
, de massa molar igual a 253 g
mol
−1
), um possível constituinte dos detergentes. Esse íon
reage com a água, como mostra a equação a seguir, e
produz o íon fosfato (PO4
3−
, de massa molar igual a 95 g
mol
−1
), um contaminante que pode causar a morte de um
corpo hídrico. Em um lago de 8 000 m
3
, todo o fósforo
presente é proveniente da liberação de esgoto que contém
0,085 mg L
−1
 de íon tripolifosfato, numa taxa de 16 m
3
por dia. De acordo com a legislação brasileira, a
concentração máxima de fosfato permitido para água de
consumo humano é de 0,030 mg L
−1
.
 
P3O10
5−
 (aq) + 2 H2O (l) → 3 PO4
3−
 (aq) + 4 H
+
 (aq)
 
O número de dias necessário para que o lago alcance a
concentração máxima de fósforo (na forma de íon fosfato)
permitida para o consumo humano está mais próximo de
158.
177.
444.
1 258.
1 596.
Questão 16
Há quatro séculos alguns animais domésticos foram
introduzidos na Ilha da Trindade como "reserva de
alimento".  Porcos e cabras soltos davam boa carne aos
navegantes de passagem, cansados de tanto peixe no
cardápio.  Entretanto, as cabras consumiram toda a
vegetação rasteira e ainda comeram a casca dos arbustos
sobreviventes.  Os porcos revolveram raízes e a terra na
busca de semente. Depois de consumir todo o verde, de
volta ao estado selvagem, os porcos passaram a devorar
qualquer coisa: ovos de tartarugas, de aves marinhas,
caranguejos e até cabritos pequenos. 
  
Com base nos fatos acima, pode-se afirmar que
a introdução desses animais domésticos, trouxe, com o
passar dos anos, o equilíbrio ecológico.
o ecossistema da Ilha da Trindade foi alterado, pois não
houve uma interação equilibrada entre os seres vivos.
a principal alteração do ecossistema foi a presença dos
homens, pois animais nunca geram desequilíbrios
no ecossistema.
o desequilíbrio só apareceu quando os porcos
começaram a comer os cabritos pequenos.
o aumento da biodiversidade, a longo prazo, foi
favorecido pela introdução de mais dois tipos de animais
na ilha.
Questão 17
No ano de 2000, um vazamento em um duto de óleo na
baía de Guanabara (RJ) causou um dos maiores acidentes
ambientais do Brasil. Além de afetar a fauna e a flora, o
acidente abalou o  equilíbrio da cadeia alimentar de toda a
baía. O petróleo forma uma película na superfície da água,
o que prejudica as trocas gasosas da atmosfera com a
água e desfavorece a realização de fotossíntese pelas
algas, que estão na base da cadeia alimentar hídrica. Além
disso, o derramamento de óleo contribuiu para o
envenenamento das árvores e, consequentemente, para a
intoxicação da fauna e flora aquáticas, bem como
conduziu à morte diversas espécies de animais, entre
outras formas de vida, afetando também a atividade
pesqueira. 
LAUBIER, L. Diversidade da Maré Negra. In: Scientific
American Brasil. 4(39), ago. 2005 (adaptado).
A situação exposta no texto e suas implicações
indicam a independência da espécie humana com a
relação ao ambiente marinho.
alertam para a necessidade do controle da poluição
ambiental para redução do efeito estufa.
ilustram a interdependência das diversas formas de
vida (animal, vegetal e outras) e o seu habitat.
indicam a alta resistência do meio ambiente à ação do
homem, além de evidenciar a sua sustentabilidade mesmo
em condições extremas de poluição.
evidenciam a grande capacidade animal de se adaptar
às mudanças ambientais, em contraste com a baixa
capacidade das espécies vegetais, que estão na base da
cadeia alimentar hídrica.
ENEM PPL
a
b
c
d
e
ENEM PPL
a
b
c
d
e
ENEM
a
b
c
d
e
ENEM
a
b
c
d
e
Questão 18
Em apresentações musicais realizadas em espaços onde o
público fica longe do palco, é necessária a instalação de
alto-falantes adicionais a grandes distâncias, além
daqueles localizados no palco. Como a velocidade com que
o som se propaga no ar (vsom = 3,4 × 10
2
 m/s) é muito
menor do que a velocidade com que o sinal elétrico se
propaga nos cabos (vsinal = 2,6 × 10
8
 m/s), é necessário
atrasar o sinal elétrico de modo que este chegue pelo cabo
ao alto-falante no mesmo instante em que o som vindo do
palco chega pelo ar. Para tentar contornar esse problema,
um técnico de som pensou em simplesmente instalar um
cabo elétrico com comprimento suficiente para o sinal
elétrico chegar ao mesmo tempo que o som, em um alto-
falante que está a uma distância de 680 metros do palco. 
 
A solução é inviável, pois seria necessário um cabo elétrico
de comprimento mais próximo de 
1,1 × 10
3
 km.
8,9 × 10
4
 km.
1,3 × 10
5
 km.
5,2 × 10
5
 km.
6,0 × 10
13
 km.
Questão 19
Os combustíveis de origem fóssil, como o petróleo e o gás
natural, geram um sério problema ambiental, devido à
liberação de dióxido de carbono durante o processo de
combustão. O quadro apresenta as massas molares e as
reações de combustão não balanceadas de diferentes
combustíveis.
Considerando a combustão completa de 58 g de cada um
dos combustíveis listados no quadro, a substância que
emite mais CO2 é o 
etano.
butano.
metano.
propano.
acetileno.
Questão 20
Cerca de 1% do lixo urbano é constituído por resíduossólidos contendo elementos tóxicos. Entre esses
elementos estão metais pesados como o cádmio, o
chumbo e o mercúrio, componentes de pilhas e baterias,
que são perigosos à saúde humana e ao meio ambiente.
Quando descartadas em lixos comuns, pilhas e baterias
vão para aterros sanitários ou lixões a céu aberto, e o
vazamento de seus componentes contamina o solo, os rios
e o lençol freático, atingindo a flora e a fauna. Por serem
bioacumulativos e não biodegradáveis, esses metais
chegam de forma acumulada aos seres humanos, por meio
da cadeia alimentar. A legislação vigente (Resolução
CONAMA no 257/1999) regulamenta o destino de pilhas e
baterias após seu esgotamento energético e determina
aos fabricantes e/ou importadores a quantidade máxima
permitida desses metais em cada tipo de pilha/bateria,
porém o problema ainda persiste. 
Disponível em: http://www.mma.gov.br.  Acesso em: 11 jul.
2009 (adaptado). 
Uma medida que poderia contribuir para
acabar  definitivamente com o problema da poluição
ambiental por metais pesados relatado no texto seria
deixar de consumir aparelhos elétricos que
utilizem pilha ou bateria como fonte de energia.
usar apenas pilhas ou baterias recarregáveis e de
vida útil longa e evitar ingerir alimentos
contaminados, especialmente peixes.
devolver pilhas e baterias, após o esgotamento
da energia armazenada, à rede de assistência
técnica especializada para repasse a fabricantes
e/ou importadores.
criar nas cidades, especialmente naquelas com mais de
100 mil habitantes, pontos estratégicos de coleta
de baterias e pilhas, para posterior repasse a
fabricantes e/ou importadores.
exigir que fabricantes invistam em pesquisa para
a substituição desses metais tóxicos por
substâncias menos nocivas ao homem e ao ambiente, e
que não sejam bioacumulativas.
Questão 21
A minimização do tempo e custo de uma reação química,
bem como o aumento na sua taxa de conversão,
caracterizam a eficiência de um processo químico. Como
consequência, produtos podem chegar ao consumidor
mais baratos. Um dos parâmetros que mede a eficiência
de uma reação química é o seu rendimento molar (R, em
%), definido com
em que n corresponde ao número de mols. O metanol
pode ser obtido pela reação entre brometo de metila e
hidróxido de sódio, conforme a equação química:
CH3Br + NaOH → CH3OH + NaBr
As massas molares (em g/mol) desses elementos  são: H =
1; C = 12; O =16; Na = 23; Br = 80.
O rendimento molar da reação, em que 32 g de metanol
foram obtidos a partir de 142,5 g de brometo de metila e
80 g de hidróxido de sódio, é mais próximo de
22%.
40%.
50%.
67%
75%
ENEM PPL
a
b
c
d
e
ENEMQuestão 22
Pesquisadores conseguiram produzir grafita  magnética
por um processo inédito em forno com  atmosfera
controlada e em temperaturas elevadas.  No forno são
colocados grafita comercial em pó e  óxido metálico, tal
como CuO. Nessas condições, o  óxido é reduzido e ocorre
a oxidação da grafita, com  a introdução de pequenos
defeitos, dando origem à  propriedade magnética do
material. 
VASCONCELOS, Y. Um ímã diferente. Disponível em:
http://revistapesquisa.fapesp.br.  Acesso em: 24 fev. 2012
(adaptado).
Considerando o processo descrito com um rendimento de
100%, 8 g de CuO produzirão uma massa de CO2 igual a 
 
Dados: Massa molar em g/mol: C = 12; O = 16; Cu = 64
2,2 g.
2,8 g.
3,7 g.
4,4 g.
5,5 g.
Questão 23
 Dados compilados por Jeremy Jackson, do Instituto Scripps
de Oceanografia (EUA), mostram que o declínio de 90%
dos indivíduos de 11 espécies de tubarões do Atlântico
Norte, causado pelo excesso de pesca, fez com que a
população de uma arraia, normalmente devorada por eles,
explodisse para 40 milhões de indivíduos. Doce vingança:
essa horda de arraias é capaz de devorar 840 mil
toneladas de moluscos por ano, o que provavelmente
explica o colapso da antes lucrativa pesca de mariscos na
Baía de Chesapeake (EUA). 
LOPES, R. J. Nós, o asteroide. Revista Unesp Ciência, abr.
2010. Disponível em: https://issuu.com. Acesso em: 9 maio
2017 (adaptado).
 
Qual das figuras representa a variação do tamanho
populacional de tubarões, arraias e moluscos no Atlântico
Norte, a partir do momento em que a pesca de tubarões
foi iniciada (tempo zero)?
a
b
c
d
e
ENEM LIBRAS
a
b
c
d
e
Questão 24
    A figura mostra o fluxo de energia em diferentes níveis
tróficos de uma cadeia alimentar.
 
Entre os consumidores representados nessa cadeia
alimentar, aquele cujo nível trófico apresenta menor
quantidade de energia disponível é o(a)
gavião, porque parte da energia transferida vai se
dissipando a cada nível trófico.
sapo, pois ele se alimenta de grande quantidade de
consumidores secundários.
libélula, pois ela se alimenta diretamente de
consumidores primários.
borboleta, pois a energia vai se acumulando em cada
nível trófico.
cobra, pois ela se alimenta de consumidores terciários.
FASA
a
b
c
d
ENEM PPL
a
b
c
d
e
ENEM
a
b
c
d
e
ENEM PPL
a
b
c
d
e
Questão 25
O processo de produção de etanol a partir da sacarose é
representado pelas equações a seguir:
Considerando que a partir de 68,4g de sacarose obtém-se
0,3 mol de etanol, o rendimento da reação é de
aproximadamente:
100%. 
75%. 
25%. 
50%.
Questão 26
Considere a seguinte cadeia alimentar em um ambiente
marinho: 
 
Fitoplânctons → Copépodos → Sardinhas → Atuns  
 
Imagine que nessa cadeia sejam introduzidas águas-vivas,
que se alimentam dos copépodos (crustáceos
planctônicos). Nessa área as águasvivas não são alimentos
para outros organismos. No mesmo período ocorre
sobrepesca das populações de sardinhas. 
 
Como consequência das interferências descritas na cadeia
alimentar será observada diminuição
da população de copépodos em decorrência da
diminuição do estoque de sardinhas.
da população de atuns em consequência da diminuição
da população de sardinhas.
da quantidade de fitoplâncton devido à redução no
estoque de copépodos.
do estoque de copépodos em função do aumento da
população de atuns.
da população de atuns pelo aumento da população de
copépodos.
Questão 27
Para cada litro de etanol produzido em uma indústria de
cana-de-açúcar são gerados cerca de 18 L de vinhaça que
é utilizada na irrigação das plantações  de cana-de-açúcar,
já que contém teores médios de nutrientes N, P e K iguais
a 357 mg/L, 60mg/L e 2 034 mg/L, respectivamente.
SILVA, M. A. S.; GRIEBELER, N. P.; BORGES, L. C. Uso de
vinhaça e impactos nas propriedades do solo e lençol
freático. Revista Brasileira de Engenharia  Agrícola e
Ambiental, n. 1, 2007 (adaptado)
Na produção de 27 000 L de etanol, a quantidade total de
fósforo, em kg, disponível na vinhaça será mais próxima
de
1.
29.
60.
170.
1 000.
Questão 28
Um pesquisador avaliou o efeito da temperatura do motor
(em velocidade constante) e da vlocidade média de um
veículo (com temperatura do motor constante) sobre a
emissão de monóxido de carbon (CO) em dois tipos de
percurso, aclive e declive, com iguais distâncias
percorridas em linha reta. Os resultados são apresentados
nas duas figuras.
A partir dos resultados, a situação em que ocorre maior
emissão de poluentes é aquela na qual o percurso é feito
com o motor
aquecimento, em menores velocidades médias e em
pista em declive.
aquecido, em maiores velocidades médias e em pista
em aclive.
frio, em menores velocidades médias e em pista em
declive.
frio, em menores velocidades médias e em pista em
aclive.
frio, em maiores velocidades médias e em pista em
aclive.
ENEM
a
b
c
d
e
ENEM
a
b
c
d
e
Questão 29
Os botos-cinza (Sotalia guianensis), mamíferos da família
dos golfinhos, são excelentes indicadores da poluição das
áreas em que vivem, pois passam toda a sua vida — cerca
de 30 anos — na mesma região. Além disso, a espécie
acumula mais contaminantes em seu organismo, como o
mercúrio, do que outros animais da sua cadeia alimentar.
MARCOLINO, B. Sentinelas do mar. Disponível em:
http://denciahoje.uol.oom.br.Acesso em: 1 ago. 2012
(adaptado).
 
Os botos-cinza acumulam maior concentração dessas
substâncias porque 
são animais herbívoros.
 são animais detritívoros
são animais de grande porte.
digerem o alimento lentamente.
estão no topo da cadeia alimentar.
Questão 30
    Nos desenhos animados, com frequência se vê um
personagem correndo na direção de um abismo, mas, ao
invés de cair, ele continua andando no vazio e só quando
percebe que não há nada sob seus pês é que ele para de
andar e cai verticalmente. No entanto, para observar uma
trajetória de queda num experimento real, pode-se lançar
uma bolinha, com velocidade constante (V0), sobre a
superfície de uma mesa e verificar o seu movimento de
queda até o chão.
 
Qual figura melhor representa a trajetória de queda da
bolinha?
FASA
a
b
c
d
ENEM
a
b
c
d
e
ENEM
a
b
c
d
e
ENEM
a
b
c
d
e
ENEM
a
b
c
d
e
Questão 31
O estômago usa HCl para digerir os alimentos. O excesso
do ácido no estômago, porém, causa problemas de saúde
e, em muitos casos, esse excesso é neutralizado com
pastilhas de antiácido que contêm uma base, como
hidróxido de magnésio (Mg(OH)2 ) e o carbonato de cálcio
(CaCO3 ).
Uma pastilha de antiácido contém 400 mg de CaCO3 e 200
mg de Mg(OH)2 .
Considerando que o estômago produziu 600 mg de HCl, é
correto afirmar que após o consumo total do antiácido
sobrou um excesso do ácido, aproximadamente, igual a:
0 mg.
30 mg. 
60 mg. 
100 mg.
Questão 32
Os personagens da figura estão representando
uma situação hipotética de cadeia alimentar.
Suponha que, em cena anterior à apresentada, o
homem  tenha se alimentado de frutas e grãos que
conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o
tigre ser  bem-sucedido e, posteriormente, servir de
alimento aos  abutres, tigre e abutres ocuparão,
respectivamente, os níveis tróficos de
produtor e consumidor primário.
consumidor primário e consumidor secundário.
consumidor secundário e consumidor terciário.
consumidor terciário e produtor.
consumidor secundário e consumidor primário.
Questão 33
    Estudo aponta que a extinção de preguiças-gigantes,
cuja base da dieta eram frutos e sementes, provocou
impactos consideráveis na vegetação do Pantanal
brasileiro. A flora, embora não tenha desaparecido, tornou-
se menos abundante que no passado, além de ocupar
áreas mais restritas.
BICUDO, F. Jardineiros da pesada. Ecologia. Pesquisa
Fapesp, ed. 231, maio 2015 (adaptado). 
 
O evento descrito com a flora ocorreu em razão da
redução
da produção de flores.
do tamanho das plantas.
de fatores de disseminação das sementes.
da quantidade de sementes por fruto.
dos hábitats disponíveis para as plantas.
Questão 34
O nitrogênio é essencial para a vida e o maior reservatório
global desse elemento, na forma de N2, é a atmosfera. Os
principais responsáveis por sua incorporação na matéria
orgânica são microrganismos fixadores de N2, que
ocorrem de forma livre ou simbiontes com plantas.
 
ADUAN, R. E. et al. Os grandes ciclos biogeoquímicos do
planeta. Planaltina: Embrapa, 2004 (adaptado).
Animais garantem suas necessidades metabólicas desse
elemento pela
absorção do gás nitrogênio pela respiração.
ingestão de moléculas de carboidratos vegetais.
incorporação de nitritos dissolvidos na água
consumida.
transferência da matéria orgânica pelas cadeias
tróficas.
protocooperação com microrganismos fixadores
de nitrogênio.
Questão 35
      Com o objetivo de substituir as sacolas de polietileno,
alguns supermercados têm utilizado um novo tipo de
plástico ecológico, que apresenta em sua composição
amido de milho e uma resina polimérica termoplástica,
obtida a partir de uma fonte petroquímica.
ERENO, D. Plásticos de vegetais. Pesquisa Fapesp, n. 179,
jan. 2011 (adaptado).
Nesses plásticos, a fragmentação da resina polimérica é
facilitada porque os carboidratos presentes
dissolvem-se na água.
absorvem água com facilidade.
caramelizam por aquecimento e quebram.
são digeridos por organismos decompositores.
decompõem-se espontaneamente em contato com
água e gás carbônico.

Mais conteúdos dessa disciplina