Buscar

Definição de Célula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MÓDULO 1 - RESUMO
• Definição de Célula.
É a unidade que constitui os seres vivos, podendo ocorrer isoladamente, nos seres unicelulares (única célula), ou formar arranjos ou agrupamentos ordenados, que formam tecidos e constituem o corpo dos seres pluricelulares (muitas células, também conhecidos como multicelulares).
• Características Gerais dos Vírus.
✓ São parasitas intracelulares obrigatórios, isso significa, que um vírus, não é capaz de se multiplicar fora de uma célula. Estes necessitam de enzimas existentes dentro das células, para se multiplicar e formar novos vírus, também são conhecidos como parasitas moleculares, por induzir da maquinaria sintética das células a sintetizar as moléculas que irão formar outros vírus em vez de produzir moléculas da própria célula. ✓ Devido as relações dos vírus com as células, podem causar doenças de gravidade variável. ✓ Os vírus que parasitam células animais, não atacam células vegetais e vice-versa. Os vírus das bactérias são chamados de bacteriófagos. ✓ Cada vírus é formado, basicamente por duas partes: 1ª uma porção central que leva a informação genética, que poderá ser constituída por ácido desoxirribonucleico (DNA) ou ácido ribonucleico (RNA), estas moléculas ou fitas, contém todas as informações para a produção de novos vírus; e a 2ª uma porção periférica, constituída de proteínas, que protege o genoma (DNA ou RNA) e possibilita o vírus identificar células que ele pode parasitar. 
Estruturas Celulares e Funções
• Citoplasma.
É constituído pela matriz, organelas e substâncias diversas, como grânulos de glicogênio e gotículas lipídicas, preenchendo o espaço chamados encontra-se a matriz citoplasmática ou citosol. O citosol contém água, íons, aminoácidos, enzimas, micro fibrilas, microtúbulos.
• Membrana plasmática.
É a parte externa do citoplasma, que separa a célula do meio extracelular, contribuindo para manter constante o meio intracelular. Esta estrutura é trilaminar é comum as outras membranas encontradas nas células, sendo chamada de unidade de membrana. As unidades de membrana são bicamadas lipídicas formadas principalmente por fosfolipídios e contendo uma quantidade variável de moléculas proteicas. O folheto externo da bicamada lipídica apresenta muitas moléculas de glicolipídios, com porções glicídicas projetando para o exterior da célula. As porções glicídicas dos glicolipídios se juntam as porções glicídicas das proteínas da própria membrana, mas as glicoproteínas e proteoglicanas secretadas que são absorvidas pela superfície celular para formar um conjunto denominado glicocálice.
• Mitocôndrias.
As mitocôndrias são organelas esféricas, podendo se apresentar alongadas. Na sua parte interna as membranas apresentam pregas em forma de prateleiras ou túbulos. A principal função das mitocôndrias é liberar energia de forma gradual, provenientes dos alimentos, produzindo calor e ATP.
• Retículos endoplasmáticos.
Distinguem-se o retículo endoplasmático rugoso ou granular, e o liso.
✓ Reticulo endoplasmático rugoso, apresenta os ribossomos na sua superfície voltados para o citossol. Os ribossomos são partículas densas aos elétrons e constituídas de ácido ribonucleico (RNA ribossômico ou rRNA) e proteínas. Cada ribossomo é formado por duas subunidades de tamanhos diferentes, que se associa somente quando se ligam aos filamentos de RNA mensageiro (mRNA). Quando diversos ribossomos se associam a um único filamento de RNA mensageiro, formam os polirribossomos que ficam dispersos no citoplasma ou presos a superfície externa reticulo endoplasmático rugoso. 
✓ O retículo endoplasmático liso, se apresenta principalmente como túbulos que se anastomasam e se continuam no reticulo endoplasmático rugoso. O retículo endoplasmático liso, é muito desenvolvido em certos tipos de células, como por exemplo, nas que secretam hormônios esteroides, nas células hepáticas e nas células das glândulas adrenal.
• Endossomos.
Os endossomos, formam um compartimento que recebe as moléculas introduzidas no citoplasma das células pelas vesículas de pinocitose, que se originam da membrana plasmática. O compartimento endosso mal é constituído de elementos separados. É um sistema extenso, indo desde a periferia do citoplasma até as proximidades do núcleo celular. É formado por vesículas e túbulos, cujo o interior apresenta pH ácido.
• Complexo de Golgi ou Aparelho Golgi.
Conhecido como zona ou complexo de Golgi ou Aparelho de Golgi, estando constituída por um número variável de vesículas circulares achatadas e por vesículas esféricas de diversos tamanhos. Em muitas células, esta organela, quase sempre aparece ao lado do núcleo. Possui múltiplas funções, porém entre as mais importantes está a separação e endereçamento de moléculas sintetizadas, encaminhadas para vesículas de secreção, para os lisossomos, para os citoplasmas ou membrana celular.
• Lisossomos.
Os lisossomos são organelas de forma e tamanho variáveis, frequentemente medindo 0,5µm a 3µm de diâmetro, cujo o interior é ácido é contém diversas enzimas hidro líticas (enzimas que rompem moléculas, adicionando átomos de moléculas de água). São considerados depósitos de enzimas utilizadas pelas células para digerir moléculas introduzidas por pinocitose, por fagocitose, ou, então, organelas da própria célula. A destruição e renovação de organelas é um processo fisiológico que permite as células manterem seus componentes em bom estado funcional e em quantidade adequada às suas necessidades.
• Peroxissomo.
Essas organelas tem sido bem estudadas nas células do rim e do fígado de mamíferos, Entre outras enzimas da β-oxidação dos ácidos graxos, urato-oxidase e D-aminoácido oxidase. Participam da oxidação do ácido úrico, resultantes de bases púricas. A presença da enzima D-aminoácido está provavelmente relacionada com a metabolização dos D-aminoácidos na parede das bactérias
• Citoesqueleto.
Os principais elementos do citoesqueleto são os microtúbulos, filamentos de actina e filamentos intermediários. Os microtúbulos e os microfilamentos de actina, com a cooperação das proteínas motoras, participam dos movimentos celulares e dos deslocamentos de partículas dentro das células,
• Núcleo.
Uma das principais características da célula eucariota é a presença de um núcleo de forma variável, porém bem individualizado e separado do restante da célula por duas membranas. Essa membrana dupla, chamada envoltório nuclear, possui poros que regulam o intenso trânsito de macromoléculas do núcleo para o citoplasma e deste para dentro do núcleo. Todas as moléculas de RNA do citoplasma são sintetizadas no núcleo. A membrana externa do envoltório nuclear contém polirribossomos, fazendo parte do retículo endoplasmático rugoso. O núcleo celular contém grânulos de tamanho variável e de forma irregular, esses grânulos são chamados de cromatina. A cromatina é constituída por ácido desoxirribonucleico (DNA) associado a proteínas. As proteínas tem papel importante nas funções e na organização do DNA, tanto no núcleo interfásico, como na condensação dos cromossomos na divisão celular.
• Nucléolo.
Os nucléolos tem grande quantidade de ácido ribonucleico (RNA) e de proteínas básicas, do lado de uma pequena quantidade de DNA
As células dos vegetais superiores, se assemelham, em sua estrutura básica com as células animais. No entanto, pode-se distinguir as principais características, que estão presentes em células vegetais e ausentes em células animais: presença de parede celular, presença de plastídios (leucoplastos, cromoplastos, cloroplastos), vacúolos citoplasmáticos, presença de amido, presença de plasmodesmos (canais de trânsitos de moléculas).

Outros materiais