Buscar

ESTUDO DE CASO FARMACIA HOSPITALAR

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO 
As cabines de fluxo laminar ou capelas são equipamentos usados para promover uma atmosfera de ar com quantidade mínima de partículas se comparadas com a atmosfera do ambiente. Para isso, o ar é puxado com o auxílio de um motor e passa através de filtros HEPA (Filtros de alta eficiência com a capacidade de reter 99,97 % das partículas maiores de 0,3 micrômetros de diâmetro) forçado por ventiladores. 
ESPECIFIQUE qual tipo de capela de fluxo laminar deve ser usado no preparo de:
· antimicrobianos, 
· hormônios, 
· nutrição parenteral, 
· citostáticos, 
· outros injetáveis. 
RESPOSTA
	Segundo Amadei (2022) a cabine de segurança Classe II A2 é a mais indicada para inoculações de amostras em análise de microrganismos patogênicos, pois são cabines com fluxo de ar controlado e também denominadas de capelas. 
 	Sendo assim, na forma de preparação de medicamentos antimicrobianos, citostáticos e hormonais, são utilizadas cabines verticais. Já os injetáveis (excluindo-se hormônios e antimicrobianos) e a nutrição parenteral utilizam cabines horizontais e assim distribuem o mínimo de partículas no ar ao lhe compararmos com a atmosfera do ambiente. 
	Ainda de acordo com Amadei, existem também medicamentos sólidos e líquidos que devem ser separados a partir da distribuição, bem como na área de fracionamento, em que o único equipamento necessário é um selador para embalar o dosador oral em um saco plástico, após seu fracionamento, não sendo necessárias as chamadas capelas. 
	Também de acordo com Amadei (2022), para evitar a propagação de aerossóis em um ambiente controlado, recomenda-se operar a cabine de fluxo laminar ininterruptamente por 24 horas para evitar refluxo quando religada. 
	Para Amadei, faz parte dos equipamentos ainda, uma pia exclusiva para a lavagem das mãos e um refrigerador para guardar os frascos de medicamentos abertos. 
Referências 
 AMADEI, Lane Janete. Farmácia Hospitalar e Gestão. Uningá, 2022.

Continue navegando