Buscar

trb AV2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA SISTEMA DE ENSINO EAD - ADMINISTRAÇÃO
Emerson da Silva Rocha
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
 (
1
)
Duque de Caxias 2023
 (
.
)
Emerson da Silva Rocha
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Universidade Veiga de Almeida, para a disciplina de Administração da Produção.
Duque de Caxias 2023
Introdução
	Um restaurante oferece dois tipos de cardápio no centro de São Paulo: cardápio rápido e cardápio à la carte. O fluxo de processo para ambos os tipos de clientes é mostrado no diagrama abaixo. Ambos os tipos de clientes são processados primeiro pelas etapas A1 e A2. Os clientes do cardápio rápido passam, então, pelas etapas A3 e A4, enquanto os clientes do cardápio à la carte passam pelas etapas A5, A6 e A7. Os dois tipos de clientes terminam na mesma estação de pagamento A8. Os números entre parênteses indicam os minutos necessários para a atividade do processo para um cliente.
Desenvolvimento
a) Qual é a etapa gargalo para os cardápios rápidos e à la carte?
A etapa gargalo é a ETAPA A2, pois nessa etapa será feita a escolha de cardápio e onde ocorrerá a divisão entre os que vão querer o cardápio rápido e o cardápio la carte.
b) Qual é a capacidade (medida como clientes atendidos por hora) desse restaurante para processar cardápios rápidos e à la carte? Suponha que nenhum cliente esteja esperando no passoA1, A2 ou passo A8.
A capacidade é de 12 cardápios Rápidos e 5 a La Carte. Nesse caso, o restaurante teria sérias dificuldades, se todos os clientes da etapa 2 escolhessem o cardápio a La Carte.
	
c) Se 60 por cento dos clientes são de cardápios rápidos e40 por cento de cardápios à la carte, qual a capacidade média do restaurante em clientes por hora?
t = 5.6+12.4
t = 78 m
11= 78
x 60
		x = 8,5 clientes/hora
d) Onde você esperaria que os clientes do cardápio rápido enfrentassem fila de espera, supondo que novos clientes estejam sempre entrando no restaurante e que nenhum cliente à la carte esteja na loja? Onde os clientes à la carte teriam de esperar, supondo que não haja nenhum cliente de cardápio rápido?
Considerando que as etapas A1, A2, A3, são as menos demoradas, os clientes do cardápio rápido aguardariam na etapa A4. Enquanto os clientes do cardápio la carte, aguardariam, também na etapa A6, uma vez que as etapas anteriores são comuns as do cardápio rápido.
image2.png
image1.jpeg

Continue navegando