Buscar

196

Prévia do material em texto

A respeito dos agentes biológicos responsáveis pelas DTAs e suas respectivas patologias, assinale a opção correta.
A 
O Clostridium botulinum é um microrganismo aeróbio obrigatório, não formador de esporos e o principal agente etiológico de intoxicações alimentares e de surtos de botulismo causados por alimentos de origem animal.
B 
Em humanos, a encefalopatia espongiforme bovina, ou síndrome da vaca louca, é uma enfermidade variante da síndrome de Creutzfeld-Jacobs, caracterizada como uma encefalopatia espongiforme, de curso benigno e de recuperação rápida.
C 
A salmonelose é considerada uma das zoonoses de menor distribuição mundial, de ocorrência restrita aos países europeus, cuja transmissão envolve praticamente todos os vertebrados, e está associada a ingestão de alimentos.
D 
Entre as síndromes pós-infecção e sequelas de DTAs, incluem-se a síndrome hemolítico-urêmica após infecção por Escherichia coli O157:H7, a síndrome de Guillain-Barre após campilobacteriose, o abortamento ou meningite em pacientes com listeriose e malformações congênitas por toxoplasmose.
E 
Nas aves, a transmissão de Salmonella spp ocorre de forma exclusivamente horizontal; não há relação entre o consumo de ovos crus e surtos de DTA causados pelo sorovar S. enteritidis, pois, como não ocorre transmissão transovariana, não há risco de contaminação humana.

Continue navegando