Buscar

126

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Foi atendido um gato de 6 meses de idade com lesões alopécicas multifocais e não pruriginosas. A pelagem estava fosca, ressecada e tonsurada, apresentando fácil epilação. Havia áreas de dermatite miliar associadas à alopecia acometendo segmento cefálico, pavilhões auriculares e membros. Sabe-se que o felino habitava com um gato assintomático em apartamento e apresentava pulíase. Considerando o caso hipotético, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O gato deve ser submetido ao raspado cutâneo, tricografia e exame sob a luz de Wood, que revela fluorescência amarelo-esverdeada para todos os fungos dermatofitos (M. canis, T. mentagrophytes e M. gypseum).
( ) A dermatite alérgica à picada de pulgas é o diagnóstico definitivo, uma vez que gatos são coçadores silenciosos, ou seja, se coçam escondidos. Sendo assim, não são necessários exames adicionais.
( ) Embora não haja padrão-ouro para o diagnóstico da dermatofitose, a cultura fúngica é um exame amplamente utilizado e indicado, sobretudo para a identificação da espécie do fungo.
( ) A dermatofitose é um provável diagnóstico, pois, apesar de ser uma doença infectocontagiosa, os gatos podem ser portadores assintomáticos do fungo, representando uma fonte de contaminação contínua.
A sequência está correta em
A 
F, V, F, F.
B 
V, F, V, V.
C 
V, F, V, F.
D 
F, V, F, V.
E 
F, F, V, V.

Continue navegando