Buscar

O Agronegócio é um setor fundamental da economia brasileira, contribuindo de forma significativa para o Produto Interno Bruto (PIB) do país e para as exportações brasileiras. Engloba uma série de ativ

Prévia do material em texto

MAPA – AGRO - ECONOMIA BRASILEIRA - 51/2024
 (21) 99887-9815
ASSESSORIA NOS SEUS TRABALHOS
 (21) 99887-9815
 (21) 99887-9815
O Agronegócio é um setor fundamental da economia brasileira, contribuindo de forma significativa para o Produto Interno Bruto (PIB) do país e para as exportações brasileiras. Engloba uma série de atividades relacionadas à produção, ao processamento e à comercialização de produtos agrícolas, pecuários e florestais. O Brasil é um dos grandes produtores mundiais de commodities agrícolas, como soja, milho, café, açúcar e carne bovina, dentre outros. Esses produtos têm grande importância no mercado internacional, o que faz com que o Agronegócio seja responsável por uma parcela significativa das exportações brasileiras, gerando divisas para o país. O PIB do Agronegócio brasileiro, calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, alcançou recordes sucessivos em 2020 e em 2021, com esse biênio se caracterizando como um dos melhores da história recente do 
Agronegócio nacional. Contudo, em 2022, o PIB do setor teve recuos sucessivos ao longo dos três primeiros trimestres do ano, acumulando queda de 4,28% de janeiro a setembro de 2022. Dessa forma, considerando-se os desempenhos parciais da economia brasileira e do Agronegócio, estima-se que a participação do setor no total fique por volta de 25% em 2022, pouco abaixo dos 27% registrados em 2021.
Fonte: adaptado de: https://www.cepea.esalq.usp.br/upload.... Acesso em: 23 mar. 2023. 
O texto anterior destaca a relevância do Agronegócio para o PIB da economia brasileira, chamando atenção para os recordes sucessivos atingidos pelo setor, em termos de produto, em 2020 e 2021. Entretanto, o texto também apresenta uma estimativa pessimista para o setor em 2022, que demonstrou queda no PIB de janeiro a setembro. Diante disso, analisando o relatório do Cepea, citado anteriormente e disponibilizado, desenvolva os itens a seguir:
1. Demonstre, resumidamente, qual foi a taxa de variação acumulada do PIB dos diferentes segmentos do agronegócio brasileiro — insumos, primário, agroindústria e agrosserviços — de janeiro a setembro de 2022 — dica: analise a Tabela 1 do relatório.
2. Explique resumidamente quais foram os motivos que levaram a um desempenho tão ruim do segmento agrícola no período.
3. Descreva como você avalia o desempenho do Agronegócio em 2022 na região em que você reside ou trabalha — a safra foi boa ou houve problemas? E a produção pecuária? Foram gerados mais ou menos empregos no Agronegócio em relação aos anos anteriores? Etc.
#DICAS:
* Lembre-se de responder aos questionamentos da maneira mais completa e embasada possível. 
* Gravamos um vídeo com dicas para ajudá-lo(a) nesse processo de criação e desenvolvimento desta atividade MAPA. O vídeo está em Material da Disciplina — abaixo do Calendário.
* Veja outros materiais extras — Material de Apoio — que também podem ajudá-lo(a) em Material da Disciplina.
#IMPORTANTE!
- Para montar sua resposta, você deve utilizar o arquivo "Atividade MAPA - Modelo Padrão de Resposta", que está em Material da Disciplina. Você deve baixar o modelo, montar sua resposta nele e enviar a resposta anexando o arquivo neste ambiente.
- Lembre-se de que você só pode anexar um único arquivo com a resposta final desta atividade e, após finalizar, não será mais possível alterar o arquivo ou a resposta — então, muita atenção na hora de selecionar o arquivo com a resposta
- A resposta deve ser escrita com suas PRÓPRIAS PALAVRAS, não é permitida a cópia na íntegra de textos, sites, vídeos, livros etc., pois isso pode ser considerado como cópia indevida (plágio). Caso aconteça, o trabalho poderá ser zerado. Caso utilize alguma informação, dados ou imagens de outros autores para incrementar seu trabalho, você deve elaborar as referências bibliográficas para os trechos utilizados.
- Esta é uma atividade para ser realizada de forma INDIVIDUAL, caso seja identificada cópia indevida de colegas, os trabalhos de ambos serão zerados.
- Lembre-se de que este é um trabalho de um curso de Ensino Superior, muito importante para o seu desenvolvimento profissional, então, busque realizar um trabalho de ótima qualidade.
- E lembre-se: quanto mais informações na sua resposta, mais completa estará sua atividade.
BONS ESTUDOS!
OLÁ! SOMOS A HELP EDUCACIONAL! ELABORAMOS ESSE TRABALHO POR UM PREÇO ACESSÍVEL.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO
 (21) 99887-9815
image1.png
image2.png
image3.png

Continue navegando

Outros materiais