Buscar

079 - 07 - 21586 - Normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

079 - 21586 - Normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho
EXERCÍCIOS
1) As normas regulamentadoras (NRs) são fundamentais para a segurança e saúde do trabalhador. Assim sendo, seguir à risca as normas e diretrizes é a prova de que o setor está comprometido não apenas com o crescimento de seus associados, mas, sobretudo, com a garantia de condições ideais de trabalho. A NR 1 estabelece disposições gerais relativas à segurança e medicina do trabalho, sendo, dessa maneira, aplicáveis a todas as outras normas regulamentadoras. É preciso relembrar que as organizações não estão dispensadas de observar e de cumprir outras diretrizes normativas, mesmo que estejam cumprindo as normas regulamentadoras.
Logo, em relação à NR 1, duas empresas que tenham personalidade jurídica própria, mas uma está sob a direção da outra, constituindo um grupo industrial, serão para efeito de aplicação das NRs:
a) solidariamente responsáveis ao Ministério do Trabalho.
b) secundariamente responsáveis à empresa subordinada e ao Ministério do Trabalho.
c) secundariamente responsáveis a cada uma das subordinadas.
d) solidariamente responsáveis à empresa principal e a cada uma das subordinadas.
e) solidariamente responsáveis à empresa principal.
2) A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CANPAT) tem a sua origem atrelada à Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), instituída em 1953, sendo somente formada em 1971, tornando-se de caráter permanente. A CANPAT corresponde a um conjunto de ações com o intuito de mobilizar funcionários e empregadores sobre a importância da prevenção e redução de acidentes. Dessa forma, cada vez mais no Brasil, a prevenção de acidentes e doenças do trabalho está sendo tratada como prioridade devido à necessidade de substituir a cultura de remediação pela cultura da prevenção; isso abrange a participação de todos os envolvidos no processo. Sobre essa campanha, é correto afirmar que:
a) A Secretaria de Inspeção do Trabalho coordena e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego executa as ações da campanha.
b) A Superintendência Regional do Trabalho supervisiona e a Secretaria de Inspeção do Trabalho executa as atividades da campanha.
c) O Ministério do Trabalho tem o papel de coordenar, supervisionar, controlar, orientar e executar as atividades da campanha.
d) Cabe à empresa o papel de coordenar, supervisionar, controlar, orientar e executar as atividades da campanha.
e) O Ministério da Saúde juntamente com o Ministério do Trabalho coordena e a empresa executa as ações da campanha.
3) Faz-se necessária a existência de órgãos públicos para identificar irregularidades no ambiente de trabalho e formular propostas com o objetivo de eliminar as causas de acidentes e doenças ocupacionais que provocam danos à integridade física e mental do trabalhador e dispor de material de prevenção e conhecimento das doenças relacionadas ao trabalho. Frente a esse conhecimento, as obras de duplicação de estradas têm aumentado cada vez mais no país, visando à maior capacidade de transporte, não somente de cargas, como também sob aspectos turísticos da região, tendo, dessa forma, grande relevância à sociedade. Contudo, algumas irregularidades são observadas com relação à segurança e saúde dos trabalhadores, como, por exemplo, equipamentos elétricos com as partes vivas expostas e a utilização de andaimes sem a forração completa e antiderrapante. A quem cabe à imposição de penalidades nesse caso?
a) Auditores Fiscais do Trabalho.
b) Superintendente Regional do Trabalho.
c) Secretário de Inspeção do Trabalho.
d) Secretário de Segurança e Saúde do Trabalho.
e) Justiça do Trabalho.
4) As Normas Regulamentadoras relativas à segurança e medicina do trabalho são obrigatórias pelas empresas privadas e públicas, regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Contudo, também devem ser seguidas pelos órgãos públicos da administração direta e indireta e pelos órgãos dos poderes legislativo e judiciário. As normas regulamentadoras devem ser observadas a fim de promover a saúde e a
segurança do trabalho na empresa, estabelecendo também determinados conceitos para a aplicabilidade dessas regras. Dessa maneira, em uma fábrica, os locais como a usinagem, a pintura e a expedição serão considerados como:
a) empresas, pois fazem parte da organização como um todo.
b) estabelecimentos, pois são unidades que se localizam em um mesmo local.
c) setores de serviço desde que funcionem no mesmo local.
d) frentes de trabalho, pois são áreas fixas e não temporárias.
e) frentes de trabalho, pois são áreas móveis e temporárias.
5) Foi, principalmente, a partir da norma regulamentadora que se estabeleceram os requisitos técnicos e legais acerca dos aspectos mínimos de segurança e saúde ocupacional. O empregador tem várias funções obrigatórias a serem cumpridas a fim de garantir a segurança do trabalho a ser exercido pelo colaborador, prevenindo este contra doenças e acidentes provocados pelo trabalho. Têm-se também, com a NR 1, as obrigações dos empregados para o cumprimento das normas regulamentadoras. Por isso, a importância dessa norma, que traz a definição para cada um desses elementos envolvidos no processo de trabalho. Dessa maneira, com relação ao empregado, é seu dever:
a) cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho.
b) elaborar juntamente com o empregador o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
c) cumprir as ordens de serviço expedidas pelo empregador sobre segurança e saúde do trabalho.
d) determinar os procedimentos necessários para a investigação e análise das causas do acidente.
e) utilizar o equipamento de proteção individual, mesmo que este lhe acarrete um desconforto excessivo.

Continue navegando